Harry Potter and the Goblet of Fire

Harry Potter and the Goblet of Fire J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Goblet of Fire

Lucas 06/05/2021

O Cálice de Fogo
Na quarta edição da fantástica saga do menino bruxo um torneio mágico interescolar está prestes a começar.

Teka Maia 02/05/2021

Quarto ano. Novos desafios. Alguém colocou o nome de Harry dentro do calice. quem? Três provas Harry cumpre todas as três e finalmente descobre quem era o culpado.

tata 30/04/2021

Harry Potter and The Globet of Fire
Misericórdia acho que esse é o livro que Harry Potter está mais mimado e chato!!!!!
Brigar com Ronny? Dá licença.
O livro só foi ficar divertido quando Voldemort entrou em cena (infelizmente)

Lari Ribeiro 30/04/2021

O Ponto de Cisão
Se na resenha do livro anterior, Prisioneiro de Azkaban, eu havia dito que nós tivemos uma visão diferente do que estávamos habituados nos dois primeiros livros, aqui ocorre exatamente o ponto de cisão do fim da inocência do Harry. É assim que eu começo essa resenha.

O livro já começa trazendo uma presença muito mais marcante do Voldemort que nos livros anteriores. Pode-se dizer que isso foi uma das dicas da autora para o que viria a ser mostrado mais para frente.

Para quem estava habituado a ver o filme, vai estranhar bastante, porque o Torneio Tribruxo fica como plano de fundo quando comparado a magnitude que esse livro trouxe acerca do mundo bruxo e do maniqueísmo entre Harry e Voldemort.

É palpável a tensão e o medo que os Comensais da Morte e a própria figura do Voldemort causam. Isso pode ser sentido logo no início, quando a marca dos comensais da morte é evocada no céu. E isso se intensifica nas cenas finais. A parte do cemitério é de se arrepiar de tensão com o retorno, porque a gente sabe que aquilo de fato está ocorrendo. Ver os pensamentos do Harry nesse momento também é muito desesperador.

Um outro diferencial desse livro também a questão que ele apresenta e aprofunda mais personagens. Eu me apaixonei pelo Dumbledore nesse livro, e pela Molly Weasley. Senti raiva do Ron pelo modo como ele agiu, e defendi a Hermione com unhas e dentes (a causa mostrada a partir dela acerca dos direitos dos Elfos da até pra ser discutida pelo viés da Psicologia Social). O Sirius era um personagem OK pra mim nos filmes, mas aqui nos livros eu já to sentindo o pesar por ele, porque ele é muitoo importante pro Harry. E o que falar do representante da minha casa né, Cedrico Diggory ?. No filme, ele teve uma participação muito pequena, apesar de marcante, por conta do ator Robert Pattinson. No entanto, aqui no livro a gente vê como Cedrico tinha um futuro brilhante pela frente, como ele era um bruxo empenhado, inteligente, e amado por todos: um símbolo de esperança para a casa da lufa-lufa. Isso tudo torna as coisas muito mais tristes e difíceis de serem assimilados, porque a gente sabe o que vai acontecer. É triste, realmente triste.

Para finalizar, eu quero trazer como o Ministério da Magia foi trago nesse livro. Por conta do Torneio Tribruxo, a gente teve uma presença maior de alguns membros do ministério da magia, incluindo o ministro da magia. Através da Pensieve, e das memórias do Dumbledore, a gente viu como o ministério da magia lidou quando Voldemort estava no seu auge, o que agrega muito para gente conhecer o universo de Harry Potter e as questões políticos-sociais que o livro aborda. Eu diria que foi exatamente no final desse livro que iniciou o declínio desse ministério da magia.

Portanto, recomendo MUITO esse livro! Depois de "A Câmara Secreta" ele tá sendo meu segundo favorito, e eu estou muito ansiosa para ler o "Ordem da Fênix" por conta de que esse é o meu filme favorito.

Barbara 21/04/2021

Releituras são importantes
Reler Harry Potter está sendo algo maravilhosos. É interessante observar os comportamentos das personagens, principalmente do Harry, sabendo como tudo termina e com um olhar mais adulto. Claro que existem compartimentos dos adultos em relação ao Harry que são extremamente incômodos, mas também há muito que deixei passar pela minha inocência. Cálice de fogo é com toda certeza um dos meus favoritos de toda série e acredito que seja um dos mais subestimados entre os 7 livros.

giostavahr 08/04/2021

gostei mais do filme
quando comecei a leitura achei que ia gostar bastante pq amo o filme mas não foi o caso, livro maçante também até que não é tão tuim mas o desenvolvimento deixa a desejar.

Emi 06/04/2021

Bateu uma nostalgia da adolescência, quando a gente praticamente respirava Harry Potter. Encarar em inglês foi um desafio que foi ficando mais fácil, conforme a leitura avançava. Difícil mesmo foi lidar com a leitura sob um novo olhar, mais maduro, mais crítico. Questões raciais e de gênero me incomodaram muito. Mas nada novo sob o Sol tb

Hugo 03/04/2021

Transição de fases
Continuando meu projeto de ler Harry Potter em inglês.

É no quarto ano da saga que as coisas ficam mais sombrias de vez. Mesmo com a história principal rodando em torno do divertido torneio tri-bruxo, a eminência do retorno de Voldemort e a atmosfera de perigo e tensão constante tomam conta a partir da metade do livro... Tudo isso tira um pouco daquela roupagem mais infanto-juvenil da saga e dá uma cara toda mais pesada e igualmente interessante pra história.

É legal perceber como a autora conseguiu fazer essa transição de forma não brusca, construindo toda essa atmosfera aos poucos, desde o livro 2.

Continua sendo muito bom acompanhar essa saga, na verdade, cada vez fica ainda melhor. Ansioso demais para continuar. Recomendo muito!

Fontana 31/03/2021

muito bom! Foram revaladas muitas coisas que me deixaram chocada. é impressionante como a autora consegue te prender do início ao fim.
Comecei a sentir um sentimento do Ron em relação a Hermione em algumas falas dele. muito fofo.

Luane 24/03/2021

Um dos melhores livros da saga até agora
Com certeza o melhor livro até agora. Emoção a cada página e descobertas que deixam o leitor bem chocado. Ansiosa para o próximo.

clara 23/03/2021

nao gwnttw mas o tanto que esse livro me fez chorar vcs nao tem nocao plsss 5 estrelas

Pedro 16/03/2021

Fantástico, inexplicável!
Dos quatro primeiros livros (e apesar de amar Prisoner of Azkaban) esse é o meu preferido. Apesar dos capítulos mais longos (o que atrasa meu ritmo de leitura), a gente tem um desenvolvimento muito grande dos personagens e da trama, fazendo com que seja uma história muito envolvente e emocionante!

Sirius e Dumbledore são dois pontos altos do livro (apesar de aparecerem pouco), mas nada bate o nosso trio tão amado e querido, desenvolvendo essa amizade deles q é de se invejar, e amadurecendo junto com a gente.

Harry Potter nunca decepciona, e se é a sua primeira vez lendo, ou se você já viu os filmes, não muda absolutamente nada. Leia e aproveite!
_lucash1707 17/03/2021minha estante
O meu tbm... Parece q esse livro te prende sla
Eu quando comecei ler, eu li 14 caps direto sem parar de tão viciante q era esse livro.

Pedro 17/03/2021minha estante
Sim!! Prende mesmo!

Bruna3005 13/03/2021

Mais um livro de Harry Potter lido em inglês ? esse foi o primeiro calhamaço e o próximo é ainda maior!!

lumybea 23/02/2021

Harry Potter and the Goblet of Fire
O começo é meio chato, mas da primeira tarefa e depois fica tudo MUITO legal! E o final... DEMAIS.