Americanah

Americanah Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Americanah

jambarbosa 16/05/2020

Brilhante!
Superou todas as minhas expectativas! Americanah não é só um romance, ele trata de temas importantes, como o racismo, sem perder a leveza e fluidez.
Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

Lore 17/02/2023

Bom demais, ô.
4.5 porque não me prendeu tanto do início para o meio. Depois disso, voei na leitura.
O livro é bem gostoso e fala sobre questões muito importantes acerca do racismo nos Estados Unidos e sobre imigração. Também fala sobre a vida na Nigéria e a forma como a negritude é vista neste país.
Infelizmente o livro não me prendeu tanto quanto eu gostaria, em parte por eu estar meio paralisada na vida e em parte por ter muitos momentos do livro que são bem enrolados. Todavia, não me deixou desinteressada, apenas cansada. Amei Ifemelu do início ao fim, mesmo com todos os traços desagradáveis da personalidade dela, que honestamente a torna mais humana para nós leitores e foi justamenre o que fez eu me identificar muitas vezes com ela. O romance me deixou ansiosa do início ao fim, temendo que algo desse muito errado. Mas eu até gostei do desfecho, me deixou um gostinho de quero mais porque acho que passei tanto tempo na companhia de Ifemelu que ela se parece real e eu fiquei curiosa para saber o que aconteceria a seguir em sua vida kkkk.
Eu super recomendo este livro para qualquer pessoa e apesar de ter me arrastado na leitura, este foi o tipo raro de história que me deixou com vontade de futuramente ler mais uma vez.
É o meu segundo livro da Chimamanda e estou ansiosa para ler os demais.

anicca 19/05/2020

Leitura indispensável e inigualável!
O tom de denúncia que Chimamanda sustenta através das páginas é provocante e muito inteligente. Ela consegue estabelecer uma trama detalhada e agridoce, que nos guia por acontecimentos dolorosos e que trazem grandes reflexões, se estiver aberto a enfrentá-las.

"Americanah" é palatável em sua prosa envolvente e lírica, mas também sabe dedilhar feridas socioculturais com maestria. É cru, honesto e enfático de maneira peculiar e grandiosa.

Ela traz sutilezas e nuances interessantíssimas sobre o comportamento humano, o que se percebe em trechos como: "Era como se acreditasse que eles compartilhavam uma série de piadas intrínsecas que não precisavam ser verbalizadas" ; "ficou surpreendida por ele parecer reconhecer o ego dos outros, embora estivesse perdido na névoa do seu"; "com os olhos cálidos de interesse indisfarçado".

Em suma, é um livro delicado e ardente, do qual é dificílimo de se despedir e que decerto ficará gravado na memória por sua excelência resplandecente.

Luccas 19/05/2020

Americanah sob a perspectiva de um negro de pele clara diaspórico
Comovente, inquietante, avassalador, sensível e direto. São esses adjetivos que me veem a mente quando se trata de americanah. Esse livro é uma verdadeira obra prima, traz à tona inúmeras reflexões que pensamos ter sobre estar em um ambiente totalmente desconhecido e ser um estrangeiro no meio de milhões. A narrativa é muito cativante, abraça questões raciais, sociais, políticas e amorosas. É um verdadeiro romance épico. Ifemelu é uma personagem forte, peculiar e verdadeira demais para ser vista como uma personagem de ficção. Conheço alguns trabalhos da Chimamanda, já vi vários TEDs que ela participou, é muito engraçado como a voz do narrador se personifica bastante com a personagem principal, a maneira que a narrativa nos transporta é de tirar o fôlego. Com o passar da narrativa, podemos observar a evolução dos personagens, ao mesmo tempo que se tem uma retomada ao passado, é interessante como as coisas vão se encaixando. Não é um enredo cansativo, mesmo sendo um romance longo de 520 páginas, eu não sou do tipo de pessoa que possui uma leitura rápida, mesmo assim, levei em torno de doze dias para concluir a leitura, mesmo tendo lido poucas páginas em determinado dia. Enfim, é um romance que espero um dia fazer parte dos clássicos literários, porque ele é tão marcante, é tão contemporâneo, este trata de questões tão importantes, é difícil você encontrar um livro que trate de racismo, feminismo, imigração, amor, tudo isso dentro de um romance de mais de quinhentas páginas não canstivo... Chimamanda Ngori conseguiu reestruturar a visão que eu tenho do mundo atualmente. Ler esse livro foi um verdadeiro aprendizado.

Luiza Bugelli Valença 24/08/2021

Uma obra necessária aos cidadãos contemporâneos
O livro ?Americanah?, concebido por Chimamanda Ngozi Adichie, é um verdadeiro marco da literatura moderna! Reflexões sobre a sociedade racista estadunidense, uma linda história de amor que transcende os limites do tempo e a representatividade africana são apenas alguns dos elementos que tornam esta história tão marcante.

Ifemelu é uma nigeriana que mora nos Estados Unidos. Durante os seus anos na nação norte americana, a mulher passa a perceber diversas atitudes e posicionamentos racistas. Tais preconceitos serviram de motivação para que a protagonista fundasse um blog, no qual ela fala sobre os racismos diários que percebe. Ao se conectar com suas raizes, Ifemelu sente saudade de casa e decide voltar para a Nigéria, mas para isto, ela terá que lidar com o seu passado.

A narrativa de ?Americanah? é construída por meio de diversas digressões, na qual o leitor acompanha o passado da protagonista na Nigéria. Este passado é construído de forma extremamente rica, pois o público tem a possibilidade de ter um vislumbre sobre a África real e não aquela que sempre é retratado na mídia; ou seja, uma visão do continente sem esteriótipos. Ademais, os personagens que compõe o enredo são extremamente profundos e humanos, de forma que a história se torna mais real. Também vale ressaltar, que em diversas partes do enredo se tem a possibilidade de se refletir não só sobre o racismo estrutural e maneiras de combatê-lo; como também sobre as condições dos imigrantes nos países desenvolvidos. Por fim, ?Americanah? também se trata de uma linda história de amor. Contudo não é qualquer tipo de história, é uma tão bem construída que se sente a emoção dos personagens flutuando sobre as linhas.

Recomenda-se este livro para os cidadãos contemporâneos; que visam combater o racismo, tornar o mundo para um lugar melhor para todos os gêneros/etnias/nacionalidades/sexualidades e claro, que visam sempre priorizar o amor.

Jubs 27/05/2020

Romance mais vida real
Gostei muito dos personagens principais. ifemelu e obinze são cheios de virtudes e defeitos e ver a perspectiva deles como negros, nigerianos, que vão morar num país de "primeiro mundo", sobre a vida dos familiares e amigos na Nigéria e fora, e a volta ao país de origem, foi ao mesmo tempo distante de mim e como se eu conseguisse me identificar. Acho que isso é o que um bom livro faz... Vc se coloca no lugar do outro e vive uma realidade a qual desconhece.

becka 05/06/2020

Eu esperava mais. Quer dizer, o livro é ótimo quando se trata do assunto racismo, a forma como aborda é profunda e acessível ao mesmo tempo. Mas todo o resto é um saco, os personagens não chamam a atenção, não dá pra você criar uma conexão com nenhum. O casal além de não ter química é irritante, revirei os olhos em toda cena que tinha eles juntos, a personagem principal é arrogante e chata. O livro é MUITO denso, parece que meia hora com ele são três horas, a escrita dela é muito enrolada. Não digo que é uma escrita ruim, só densa e um tanto chata ? pra mim.

O livro como um todo é bom, porque é uma boa obra e fala sobre racismo de forma muito boa e importante. Ele em si é um livro importante, mas não é tão bom em alguns aspectos.

Roberta 06/04/2021

Americanah
Livro muito bem escrito, leitura fluida e cheia de camadas. O livro conta a história de Ifemelu que é Nigeriana e mostra a mudança dela para os EUA, como se descobriu negra lá, as diferenças entre um negro americano e um africano e as diversas diferenças culturais. Ela conta sobre a cultura da Nigéria também, sobre o momento político que expulsa tantos jovens do país em busca de condições melhores, e mesmo não tendo nenhuma ligação com essa experiência de vida contada no livro, ainda assim me senti ligada a ela. Ela é uma mulher negra, feminista e com opinião autêntica que mesmo vindo de um país tão distante tem várias experiências, como mulher negra, iguais a minha. Essa ligação e a forma clara de explicar provoca empatia de forma diferenciada. Indico!

Rodrigo.Souza 25/09/2021

americanah
a realidade que imigrantes negros vivem nos estados unidos e em outros paises do "primeiro mundo". o racismo estrutural escancarado no cotidiano e trazido ao leitor por meio do olhar da protagonista. um livro que com certeza será relembrado como um clássico dos anos 2010.

Letícia 20/06/2020

Autenticah
Confesso que demorei a me conectar com a personagem principal, Ifemelu, mas foi uma leitura extremamente válida e necessária.
Já conhecia a autora pelo livro "Sejamos todos Feministas" e gosto da fluidez que Chimamanda consegue conduzir o leitor.
É um romance sincero, sem rodeios, em que aprendi muito sobre a cultura nigeriana e como a mesma se aproxima e afasta da brasileira.

Natalia Médice 22/06/2020

"você vai se tornar uma Americanah"
Americanah é o tipo de livro contemporâneo que te faz enxergar o mundo pelos olhos dos personagens. A protagonista Ifemeu, uma imigrante nigeriana nos Estados Unidos, esboça sua história para o leitor em um salão de beleza em New Jersei. Nesses pensamentos, Ifemeu se transporta para sua infância/adolescência na Nigéria no tempo em que o país vivia sob uma administração militar. Motivo pelo qual, Ifemeu se candidata para uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e consegue. No país da "liberdade e prosperidade" Ifemeu, vivencia diversos episódios de racismo e a partir das suas experiencias como mulher negra, ela cria um blog contando suas histórias de forma critica e ousada. Entretanto, além de ser um livro que aborde as questões de raça e gênero de maneira brilhante, Americanah também inclui em seu enredo um romance cheio de desencontros e desentendimentos. A protagonista não é nada convencional (o que torna o livro muito mais interessante) muito além ser uma mulher negra idealizada, ou seja, sempre forte e "empoderada", Ifemeu erra, debocha, sofre, ama, sente medo, não consegue superar traumas e também é empática, mesmo que as vezes deixe escapar tons de esnobismo e mesquinharia... A autora caminha por uma temporalidade anacrônica, contudo, um anacronismo no bom sentindo(não aquele condenado pela História) esse dispositivo de narrativa acrescenta potencia para leitura, ou seja, a falta do alinhamento cronológico toma forma de pinceladas de descrições em que o leitor monta uma tela dos eventos do livros, sente os traumas, as felicidades, as injustiças e desigualdades... Um dos poucos livros que me fez chorar.

Denise.Salla 25/12/2023

Gostei da proposta da autora sobre a imigração e o preconceito racial. Mas, na minha opinião, a história se torna arrastada e acaba se perdendo um pouco. Algumas informações são desnecessárias e outras não ficam bem explicadas. O livro poderia ter menos páginas.
Achei que o amor entre Ifemelu e Obinze perdeu a conexão durante a narrativa, terminando com um reencontro morno e um desfecho que, para mim, deixou a desejar.

DebyCCruz 30/06/2020

Maravilhoso
Americanah foi para mim, um livro que me trouxe identificação enorme com a trajetória da personagem principal. Por ser negra, posso afirmar que este livro é emocionante as pessoas pretas, e explicita e crítica para os outros, partículas de algumas vivência do povo negro. É um livro super importante, principalmente atualmente.

Meury3 07/11/2021

Essencial, como todos os outros livros que já li de Chimamanda...
Americanah é uma história maravilhosa que condensa muito do senso critico, humano e inteligente de Chimamanda Adichie, umas das minhas escritoras contemporâneas preferidas. Todos os temas tratados no livro são apresentados ao leitor com uma perspicácia que são próprios da escritora. Chimamanda faz questão principalmente de debater os problemas que envolvem seu País de origem, a Nigéria, mas, ao mesmo tempo, apresentar o lado oposto, toda a riqueza cultural e humana, geralmente esquecidas..
A homogeneização colonizadora referente ao continente africano, através da redução de inúmeros países com culturas, dialetos e realidades diversas a uma única palavra: África, é um tema sempre trabalhado por Adichie em seus livros, inclusive em Americanah...
Além de ser um romance maravilhoso, esse livro é altamente educativo e necessário.. Obinze e Efemelu estarão para sempre em meu coração..

Lanna 18/12/2020

Um romance que nos ajuda a compreender um pouco mais assuntos como imigração e racismo abordando-os em situações cotidianas.