Adeus, Aposentadoria

Adeus, Aposentadoria Gustavo Cerbasi

Resenhas - Adeus, aposentadoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Henrique 13/03/2022

Leitura mais do que necessária
O autor nesta obra teve, como principal objetivo, retratar o atual modelo ineficiente de aposentadoria dos brasileiros em geral. Um modelo que não é suficiente para suprir até mesmo as necessidades mais básicas dos aposentados e que, ao passar dos anos, a expectativa é que as coisas piorem cada vez mais.

Em contrapartida, Gustavo com toda sua experiência e dedicação, nos traz uma série de soluções (investimentos, empreendedorismo, estudos, consumo inteligente, entre outros) para que possamos depender cada vez menos do Estado e se aposentar de forma digna e com muito mais qualidade de vida!
Vale muito a pena a leitura! ?

Diegopctba 15/09/2014

Planejamento a longo prazo
O autor aborda o conceito sobre a aposentadoria, daquela que todos param de trabalhar para curtirem o resto da vida... Como já ocorre hoje, sabemos que a aposentadoria no Brasil é das mais difíceis, e daqui 30, 40 anos a tendência é ser mais difícil ainda. O autor comenta várias alternativas para nos prepararmos para esta fase, além de diversas dicas de planejamento a longo prazo para quem quer possuir o mínimo de conforto daqui vários anos sem depender exclusivamente do INSS...
Narah 17/09/2014minha estante
Parece ser um livro bom. Ótima resenha.

Andréa Almendros 10/03/2022

Um grande incentivo ao futuro promissor
Não se trata do fim da aposentadoria propriamente dita, mas o fim das preocupações que costumam fazer parte da vida da maior parte do aposentados.
Planejar o futuro é se preparar para uma vida com melhor qualidade e disposição.

Uma frase perfeita:
Um pássaro que repousa numa árvore nunca teme que seu galho quebre, porque sua confiança não é no galho, mas em suas próprias asas. Sempre confie em si mesmo.

Solangeeoliv 26/12/2020

Aprendizado eficaz pra garantir o futuro!
O negócio de trabalhar a vida toda com a expectativa daquele salário da aposentadoria no futuro já era, rsrs!
Esse é um conceito ultrapassado!

Está na hora de adotar um modelo realista pra começar hoje... Tem tópicos específicos para galera até 20 anos, dos 20 aos 30, dos 30 aos 40, dos 40 aos 50 e assim vai...

É bem bacana!! Me ajudou a completar os estudos de finanças.

Bora se organizar pro futuro!!

Mari 07/02/2021

Adeus aposentadoria
O livro esclarece um pouco sobre as razões de não contar 100% com a aposentadoria do INSS e nos ajuda q ver outras possibilidades para não ficarmos dependentes de uma única fonte de renda e realmente enriquecermos.

Cíntia 14/12/2021

Sempre simples e sábio
Gustavo Cerbasi sempre tendo sua forma simples de explicar finanças, um tema que existe tanta falta de conhecimento (infelizmente). Gostei do livro, aborda bons conceitos básicos de finanças pessoais - pensando na aposentadoria
Hector Zanini 07/01/2022minha estante
Gostei da recomendação, vou ter que ler

Karol 03/10/2020

Bom para alertar sobre os perigos de confiar apenas na aposentadoria do INSS. Aponta como ponto chave empreender. Mas senti falta da abordagem sobre PGBL, VGBL e outros tipos de opções de investimento voltados para aposentadoria.

Hector Zanini 10/05/2022

Bom para iniciantes
Para quem tem interesse em aprender um pouco sobre alternativas financeiras e construir uma mentalidade mais visionária, vale o tempo investido. Recomendo a leitura para iniciantes que gostariam de entender conceitos básicos sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e investimentos.

mariahlemos 09/05/2020

Amei!
Incrível e de linguagem bem fácil. Livro de muito aprendizado e para todo o tipo de público. É válido que todos leiamos a livros como esse. É ensinamento pra vida.

Eduzawardo 25/02/2022

Aposentadoria
O livro é bom, ele traz mais de 20 maneiras de se aposentar, tem tons de humor.
Ele tem minha recomendação pelo fato de o melhor jeito de você se aposentar, ser não se aposentar!

Andre350 05/03/2024

Um livro bem ruim, totalmente inútil para quem já sabe um pouco de economia, e incrivelmente prejudicial para quem não sabe e não tem ainda o discernimento e acaba acreditando nas bobagens escritas. Faz uma abordagem inicial correta na identificação do problema e conceituações iniciais, mas erra nas soluções propostas e estimativas de risco. Inútil para quem entende, prejudicial para quem não entende.

Alan 17/01/2022

Gustavo Cerbasi, mais uma vez, trás, com carisma e simplicidade, ensinamentos que deveríamos ter acesso desde o nosso nascer.

Rafael 17/06/2018

Boralá
3/5 porque acredito que por já ter lido outros livros do autor, materiais e vídeos sobre o assunto, além de formação profissional em finanças me levou a lê-lo com o sentimento de não está aprendendo muita coisa nova.
Contudo, em defesa do livro, penso que seja muito útil para quem tem ilusões sobre aposentadoria tradicional e até a privada. "Adeus, Aposentadoria" lhe oferece um prisma mais libertador no sentido financeiro. Indico.

Adrian.Daniel 17/04/2024

Um guia sobre finanças
O guia é bem do campo teórico, parece bem voltado a uma classe média alta, não achei aplicavel em questões de ideias especificas, parece que evita que o ser humano seja ócio

Marta__A 13/02/2019

Vivendo hoje e construindo o amanhã
O livro é ótimo, pois o autor coloca questões que nos fazem refletir como planejamos e nos preparamos para o futuro e também faz questionar algumas crenças que temos na tão sonhada aposentadoria.
É um ótimo livro para se ler, assim como colocar em prática algumas recomendações do autor, planejando a aposentadoria para que na idade mais velha tenhamos conforto e tranquilidade, e isto sendo construído diariamente, através do trabalho, estudo e esforço.

1 | 2 | 3 | 4 | 5