Adeus, Aposentadoria

Resenhas - Adeus, aposentadoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Zaqueu 08/01/2020

Esclarecedor
Livro que nos traz um certa reflexão de como somos responsáveis para criar nossa própria aposentadoria futura sem depender totalmente do governo. Vários exemplos de como devemos se colocar seja no mundo dos investimentos, nos negócios, na vida pessoal e sem se sacrificar o presente, uma leitura obrigatória para todos aqueles que se preocupa com o seu futuro financeiro.

17/07/2020

Livro excelente! Na minha opinião, é leitura obrigada p qq pessoa q quer ter uma vida financeira mais tranquila.

Leitura fácil, flui bem e não exige nenhum conhecimento aprofundado em finanças.

Bruno 15/11/2021

Estratégias para o futuro
A máxima de autor desconhecido explica a essência do livro ao tratar sobre a aposentadoria e as necessidades vindouras: ?Um pássaro que repousa numa árvore nunca teme que seu galho quebre, porque sua confiança não é no galho, mas em suas próprias asas. Sempre confie em si mesmo.? O quanto antes ler melhor.

Adrian.Daniel 17/04/2024

Um guia sobre finanças
O guia é bem do campo teórico, parece bem voltado a uma classe média alta, não achei aplicavel em questões de ideias especificas, parece que evita que o ser humano seja ócio

beeanka 14/12/2015

Esperava mais
Depois de ter lido Casais Inteligentes Enriquecem Juntos achei esse livro beeeem fraquinho. Tá mais com cara de artigo de algum site do que de livro

Tem uma ou outra dica que se salva, mas achei muito focado em fórmulas prontas como se todos fossem seguir o mesmo caminho. Talvez não seja adequado para mim. De qualquer forma o primeiro livro dele é o mais interessante, especialmente para quem está começando a se interessar por esse tipo de assunto.

Marta__A 13/02/2019

Vivendo hoje e construindo o amanhã
O livro é ótimo, pois o autor coloca questões que nos fazem refletir como planejamos e nos preparamos para o futuro e também faz questionar algumas crenças que temos na tão sonhada aposentadoria.
É um ótimo livro para se ler, assim como colocar em prática algumas recomendações do autor, planejando a aposentadoria para que na idade mais velha tenhamos conforto e tranquilidade, e isto sendo construído diariamente, através do trabalho, estudo e esforço.

Rocha 29/08/2021

Preparação para o Futuro
Assim como todas as obras do Cerbasi, muito dinâmico e ?cirúrgico? em suas colocações. O Livro fala principalmente de se preparar bem no presente, onde o futuro vai sendo adornado.
Fala de estratégias possíveis para termos um conforto financeiro e sem muitas privações. A constância e inteligência trás seus benefícios surpreendentes.

Bruno 12/08/2016

Aposentadoria um quesito que deve ser analisado o quanto antes
Sempre achei que no quesito aposentadoria eu deveria me preocupar quando estive-se com uma idade de 30-40 anos, mas encontrei ao acaso este livro, e o autor me provou o contrário, e ainda apresentou uma nova perspectiva, uma perspectiva visando empreendedorismo e investimentos.

O quanto antes se começar a planejar, melhor. Recomendo este livro a qualquer pessoa de qualquer idade, mesmo porque o autor dá exemplo de métodos e melhores opções para cada faixa etária.

Estelia 22/08/2020

Já fez o seu "pé de meia"?
Amo esse tema. Finanças. E sempre busco ler os livros dentro desta temática, incluindo os do Cerbasi, mesmo depois de ter feito o curso dele. Sempre tem algo novo para se aprender. Este livro deveria ser uma leitura básica, para que todos pudessem compreender que investir é cuidar do seu futuro. Neste livro é possível encontrar tipos de investimentos e atitudes que devemos ter para termos a possibilidade de um futuro melhor. Recomendo muito a leitura.

Eleonardo 10/04/2021

Esperava mais do livro. O livro foca mais na questão de se aposentar através do empreendedorismo do que através de escolhas de investimentos. Fala da importância de poupar e de não depender do governo mas achei as estratégias apresentadas com base na idade sem muito sentido.

Carla.Zuqueti 15/07/2018

Adeus Aposentadoria - Opinião
Livro de Gustavo Cerbasi, ?Adeus, Aposentadoria ? traz uma visão sobre os caminhos que podemos seguir para nos prepararmos para essa fase tão incerta da vida, onde teremos mais gastos e um salário menor. Fala sobre a insegurança do benefício pago pelo Inss e como precisamos de um plano B a ser feito agora, enquanto estamos em fase produtiva, para evitar o alto custo vindouro. As ideias propostas me pareceram muito fáceis, quando na verdade sabemos que não é bem assim. A maioria das pessoas não conseguem seguir os conselhos de guardar x% do salário para empreender ou para poupança futura ou mesmo consegue pagar cursos de aperfeiçoamento. É uma introdução para alguém que queira e possa se dedicar a isso, mas não traz nenhuma mágica ou ideia inédita. Muitas informações, intuitivamente já sabemos. Realizar é que são elas. Esperava mais dicas concretas.

Rafael 17/06/2018

Boralá
3/5 porque acredito que por já ter lido outros livros do autor, materiais e vídeos sobre o assunto, além de formação profissional em finanças me levou a lê-lo com o sentimento de não está aprendendo muita coisa nova.
Contudo, em defesa do livro, penso que seja muito útil para quem tem ilusões sobre aposentadoria tradicional e até a privada. "Adeus, Aposentadoria" lhe oferece um prisma mais libertador no sentido financeiro. Indico.

Felipe.Tostes 27/03/2017

Não dependa do governo para se aposentar!
Com as recentes mudanças no sistema previdenciário brasileiro, esta publicação passa a ter maior relevância. Vivemos em um país de alta burocracia, com leis e regulamentos alterados e expedidos a todo momento. Entender que a geração atual trabalha para pagar os rendimentos dos aposentados de hoje e que este é um ciclo geração a geração, é crucial. Além do mais, avaliar os efeitos inflacionários sobre os ganhos futuros de rendas passivas, é muito importante. O autor chama para a construção de ideias empreendedoras e salienta cada vez mais a diversificação das fontes de renda. A grande mensagem é não depender do sistema previdenciário e atribuir que o conceito de aposentadoria é totalmente discutível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5