A cidade e a cidade

Resenhas - A Cidade e A Cidade

1 | 2 | 3 | 4

Inn Moura 30/01/2021

Bom, mas não surpreendente
Quando comecei a ler A Cidade e A Cidade, me senti num torpor, parecia que eu estava lendo e não lendo ao mesmo tempo, o livro não me pegou de imediato, tive que insistir na leitura. A escrita de Mieville não é inovadora como muita gente diz, já vi vários livros que são escritos como o fluxo de ideias da nossa cabeça, cheio de repetições, maneirismo, gírias, erros de dicção. Como o próprio tradutor diz, o autor parece ter escrito em sua língua fictícia, o Bész é traduzido espontaneamente para o inglês, por isso, o texto parece tão confuso de início. Em geral é uma boa leitura, mas extremamente confusa, o desfecho não é interessante, pelo contrário, bastante previsível, demorei horrores pra ler pq não tinha muito interesse de ficar lendo durante o dia, a escrita é muito arrastada e lenta e enrolada.
Assisti também a série baseada no livro e o começo, o primeiro episódio é bem parecido, porém, a partir do segundo episódio, distorce bastante do livro e ainda inventaram uma esposa fictícia pro protagonista sem necessidade alguma.

1 | 2 | 3 | 4