Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

Carolini 29/09/2015

Mar da Tranquilidade
Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele. A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida. À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer. Esse livro me supreendeu demais assim que comprei ouvi varios comentários otimos, é fantástico a escrita da autora os relatos de nastya, simplismente encantada, achei que talves a autora poderia ter explorado melhor o tema do livro, mais não deixa de ser perfeito.. conferem !!!!

site: Livros & Fuxicos ( Comentário Meu)

Aline Natália 28/09/2015

Mar da Tranquilidade - Katja Millay
"Eu vivo num mundo sem magia nem milagre. Um lugar onde não há clarividentes nem metamorfos, anjos ou garotos super-humanos para nos salvar. Um lugar onde as pessoas morrem e a música se desintegra e tudo é um saco. O peso da realidade nos meus ombros é tão grande que às vezes me pergunto como ainda consigo erguer os pés para caminhar."

Narrado em primeira pessoa, podemos acompanhar o ponto de vista dos dois protagonistas, o livro é dinâmico, envolvente, durante todo o desenrolar da trama fiquei buscando respostas. O que aconteceu com a personagem? Por quê?

Uma a uma elas foram sanadas, porém tinha uma que me intrigava mais: qual motivo levou Nastya a confiar em Josh, sendo que ela afastava todos? Foi passando e nada, já tinha me decidido, era um livro bom, só bom, nada mais, até que a última frase chegou, com ela minha resposta, e que resposta, o livro me ganhou completamente nessa hora.

Uma história de esperança, que não deixa pontas soltas, tudo se encaixa perfeitamente, cada coisa tem seu motivo, os personagens são profundos, romance e drama na medida certa. Em suma, um livro reflexivo que ganhou meu coração e estará para sempre entre meus favoritos.

"... Ela é capaz de fazer mais do que pensa. Mas, por alguma razão, não quer nem tentar. – E eu posso ser sua outra mão quando você precisar."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

Releitura feita em 2023 e continuo amando esse livro

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/09/livro-mar-da-tranquilidade.html

Dani 27/09/2015

Pra degustar e refletir com carinho
Honestamente, estou com um pouco de dificuldade sobre o que escrever nesta resenha...
Passei da metade do livro e recordo da pergunta que, constantemente se repetia em minha cabeça: "Por que este livro tem recebido uma nota tão alta?".
Os personagens em momento algum se mostram perfeitos. Vemos os defeitos se sobressair muito mais que as qualidades. A todo momento, com o passar das páginas, você entra em uma batalha interna por querer fazer algo por Josh, Nastya e todos os demais.
"Mar da tranquilidade" não chega a ser um livro complexo, mas é um livro que te obriga a pensar, a entender as atitudes que cada um opta por tomar... E quando você menos espera. está ali, apegado a história e quando termina, só consegue pensar em uma única palavra: "Uau!".

Stéfanie 24/09/2015

Um livro para chamar de meu...
Acredito que todo o leitor já tenha passado pela pergunta “Qual seu livro favorito?”. A minha resposta sempre foi “Gosto de tantos, não consigo escolher um.”. Mas após Mar da Tranquilidade, esta resposta chegou ao seu fim súbito e definitivo.
A escritora Katja Millay acertou em cheio em seu livro de estreia e por ter me dado um livro preferido, espero de todo o coração que não pare por aí.
Com uma escrita simples, sem muito apego àquele romance onde só usam palavrinhas “mimimi”, o livro nos prende da primeira à última página. Ele é narrado em primeira pessoa pelos dois personagens principais, o que poderia ficar um pouco confuso, mas NÃO ficou. Ficou perfeito e não foi repetitivo, pois embora tenhamos o ponto de vista dos dois, nunca é sobre o mesmo fato, o que faz com que a história se desenrole a cada página.

"Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez.
E eu já morri.
Não tenho mais medo da morte.
Tenho medo de todo o resto"

Mar da Tranquilidade traz a história de Nastya, uma personagem nitidamente problemática e de Josh Benett, tão problemático quanto ela. Ambos extremamente antissociais, cada um com seu motivo, sentem-se atraídos pelos segredos do outro. Embora a história de Josh seja conhecida por todos, Nastya, nova na cidade é a única que a desconhece e sem que possa perguntar e sem ter certeza se quer saber, apenas o observa e deseja um “campo de força” como o dele, para afastar qualquer pessoa de perto.
A história toda flui com monólogos/diálogos inteligentes, engraçados e cativantes.
Mas cuidado, não leia muito rápido, pois ao chegar ao fim, vai ficar com saudade imediata deste lindo livro, que até me fez chorar um pouquinho :’)

Nos agradecimentos, Katja diz:

"A vida é curta e as listas de livros por ler são longas. Sei que o tempo é precioso e agradeço por ter dedicado parte do seu a este livro."
Eu é quem agradeço a você, Katja, por não ter feito deste livro apenas mais um da lista. Não que não existam vários livros ótimos por aí, mas este, para mim, se tornou O livro.
Espero que quem venha a ler goste tanto quanto eu ^^

ana luiza 12/09/2015

Tão maravilhoso que pode ser considerado desumano.
Não sei como colocar em palavras o que esse livro foi pra mim. Acabo de terminá-lo e simplesmente não sei o que dizer e nem por onde começar.

Nastya é a garota com mais mistérios que eu já conheci. Já Josh tem sua vida exposta. Aos poucos um vai descobrindo um pouco mais da vida do outro. As vezes a verdade pode ser dura de mais.

Ao começar a ler este livro muitas e muitas perguntas irão surgir em sua cabeça, mas tenha certeza de uma coisa: todas elas serão respondidas.

Katja Millay não deixa uma sequer ponta solta em sua obra. Quando eu achei que estava tudo resolvido e que o livro não poderia ter sido melhor, ela me destroi com a ultima frase e eu percebo que ela virou minha escritora predileta. Assim como Mar da Tranquilidade virou meu livro predileto.

Não se apaixonar pelos personagens é impossível. Eles são tão reais que chega a ser cruel.

A capa é perfeita e não poderia se encaixar melhor.
"Acontecem coisas ruins quando passo muito tempo sem sorvete."
À diagramação é maravilhosa e a escrita de Katja mais ainda, flui de uma maneira muito boa. Se alguem encontrar defeitos, por favor me avise.

Concluo que cada pessoa desse planeta deve reservar um tempo da sua vida para ler esse livro. É um favor que cada um faz a si mesmo.

Eu estou apaixonada e não sei quando vou me recuperar desse livro. E pode ser que quando eu me recupere eu o releia, pois essa sensação é maravilhosa.

E por fim, espero que cada um de vocês encontrem seu próprio Josh Bennett, inclusive eu.

Emii 02/09/2015

Inesquecível!!
Nastya Kashnikov acaba de se mudar para a casa de sua tia, na Florida. Um lugar onde ninguém a conhece, ninguém sabe da tragédia que aconteceu no seu passado. A tragédia que a matou, abalou sua vida, sua identidade e sua vontade de falar. Ela não diz uma palavra sequer a qualquer outro ser humano há exatamente 452 dias.

Nastya é uma personagem que despertou minha empatia logo de cara. Ela é reflexiva, autodestrutiva, coleciona nomes e seus significados, e prefere usar um disfarce de vadia com maquiagem pesada e roupas pretas curtas coladas, para esconder a pessoa quem ela realmente é por dentro. Uma pessoa que está morta desde aquela tragedia.

A fantasia de vadia também serve para afastar as pessoas. Isso é tudo o que ela mais deseja. Quer ser ignorada para que todos a deixem em paz. Mas querer não é poder.

No colégio, as pessoas a olham torto e com repulsa. Os garotos mais safados, com malícia. Principalmente Drew. O lindo, perfeito, engraçado, maravilhoso Drew, que vive dando em cima de Nastya. Surpreendentemente, ela acha divertido em vez de irritante, levando sempre na brincadeira.
Certo momento quando Nastya está andando pelo pátio, procurando um lugar para se isolar, ela avista Josh Bennett. Ele está sentado sozinho, num banco do pátio. Ninguém ao seu redor, ninguém por perto. Ela fica muito intrigada com ele. Era como se Josh fosse invisível, algo que ela invejou bastante. Ninguém fala ou incomoda ele. Como se tivesse campo de força ao seu redor, repelindo todos esses seres humanos inconvenientes.

Todo mundo sabe que as pessoas mais próximas de Josh morreram e quando seu nome é muito relacionado a morte, as pessoas tendem a se manter afastadas. Elas tem até medo dele.

Josh só tem um avó, que já está a beira da morte também. E Drew, que é seu melhor amigo. Fora isso, Josh estava sozinho no mundo.

Ele é emancipado e passa todo o seu tempo livre fazendo moveis em sua garagem. É o que ele mais gosta de fazer.
Nastya gosta de correr. Era como uma terapia para ela.

Justamente a corrida a levou até Josh, certa noite, e depois disso, seus encontros acabam virando rotina.

Nasce uma estranha amizade entre os dois. Josh é a primeira pessoa com quem ela fala em mais de uma ano e meio. De alguma forma, eles se identificam. Os dois são fodidos na vida.
Mas Josh pelo menos não faz mistério. Toda sua família morreu, ele tá sozinho no mundo, e é isso ai. Mas é um mistério o jeito de Nastya, suas cicatrizes, a mão esquerda que sempre tem espasmos, o motivo de tanta maquiagem e roupas vulgares. Á medida que vai se apaixonado por Nastya, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde. Segredos que talvez que ele não goste muito de descobrir.

Uma história linda de superação e esperança. Josh e Nastya nos ensinam a acreditar no sonho das segundas chances. Uma verdadeira lição de vida que eu acredito que todo mundo deveria ler conhecer. Sou muito grata por ter encontrado essa história. Virou meu livro favorito em disparada. Me deu vontade de entrar na história e abraçar bem forte os personagens. Josh é o amor da minha vida. Eu conheço muitos personagens marcantes, mas Josh tem um lugar especial no meu coração. Terá para sempre. É impossível não ama-lo. Confesso que sinto um pouco de compaixão. Minha vontade é de arranca-lo das paginas e cuidar dele. E morder!!!

Escrita completamente perfeita, faz o leitor refletir. Os pontos de vista variam, um capitulo é narrado por Josh, o outro por Nastya. Ou não. Algumas vezes muda dentro do capitulo.

pessoas que não conheciam esse livro; cara, vc ñ sabe oq tá perdendo. Recomendo muito que você leia. E prepare um lencinho.

Eu posso ler esse livro 10 vezes, e em todas essas dez vezes, eu vou chora.

Milinha 23/08/2015

Simplesmente lindo!!!
Comecei a ler este livro com todas as expectativas possíveis e fui surpreendida: é melhor do que eu esperava!

Encantador, sensível e cativante.. Estou com vontade de pegar cada personagem, abraçá-lo e nunca mais soltar. Com toda certeza Mar da Tranquilidade entrou para o meu Top 10.

Bianquinha 22/08/2015

Mar de Tranquilidade - Apaixonadas por Livros
A voz da minha mãe. É a primeira coisa de que me lembro depois de abrir os olhos.Minha menina linda.Você voltou para nós.
Mas ela estava enganada.”

Nastya foi morar com a sua tia em outra cidade para fugir das lembranças do terrível ataque que sofreu há três anos, ela não quer mais ser o objeto de piedade das pessoas e precisa ir a um lugar onde ninguém a conheça.

A dor é constante, continua, interminável.É a única coisa que eu sei.”

Josh Bennet também é alvo de fofocas, mas ele se esconde atrás de sua atitude agressiva e ninguém em sua escola mexe com ele.

Os dois têm traumas e atitudes diferentes de todos na escola, ela com roupas pretas mínimas e muita maquiagem e ele se distanciando de todos, e acabam se conhecendo e sendo o alento um do outro.

Mar da Tranquilidade é narrado em primeira pessoa, alternando os pontos de vista de Nastya e Josh.

A protagonista não aguenta mais ver sua família desmoronar por causa dela, ninguém entende que ela não vai melhorar que ela morreu naquele ataque, mas foi trazida de volta contra a sua vontade, só que a menina que ela era realmente morreu. Nastya parou de falar e só se comunica esporadicamente por mensagens e bilhetes. Sua tia Margot a aceita e ela vai morar em sua casa, pois assim em uma nova cidade, em uma nova escola, Natya vai poder fazer tudo para esconder seu segredo e todos os sentimentos que a assombram, para isso ela se veste de forma provocante e exagera na maquiagem, para esconder o que está abaixo da superfície e para que ninguém a enxergue de verdade. Mas mesmo tentando afastar a todos a sua volta , ela acaba fazendo amigos, Drew o cara gatinho e super galinha,mas que é engraçado , com quem ela não quer nada ,mas ele é tão divertido que Nastya acaba não resistindo e ainda a família dele que a acolhe e esses pequenos períodos de normalidade fazem tão bem a ela,que é impossível se distanciar, e ainda tem Josh, o carinha caladão e que parece ter um segredo tão ruim quanto o dela, e os dois acabam ficando amigos, mesmo que seja de uma forma bem tosca e meio forçada, porque Nastya gosta muito de passar seu tempo na garagem dele,e entre palavras não ditas, conversas unilaterais e algumas confissões, os dois se envolvem,mas nenhum deles quer isso,na verdade só querem uma fuga da triste e desoladora realidade dos dois.

Eles fazem muito bem um ao outro, mas Nastya acha que está arruinada e não consegue lidar com o que está sentindo e muito menos com o que Josh sente por ele e acaba fugindo de tudo, mas o amor realmente os redime, mas ela vai ter que encontrar um caminho que a leve de volta a vida e a felicidade que ela acha que não merece.

Demorei demais a ler esse livro e só posso lamentar todo o tempo em que fiquei sem vivenciar essa história linda, sim, cheia de lugares escuros, dor, perdas, mas também de perdão, recomeços e principalmente de aprender a deixar o passado para trás e se permitir ser feliz.

Eu a abracei de volta, pois era o meu único jeito de agradecer a ela por me deixar continuar com ele sem ter que brigar por isso.Ela não iria dificultar as coisas, e eu precisava desesperadamente de algo na vida que não fosse difícil.”

Nem preciso dizer o quanto esse livro mexeu comigo, a autora nos mostra e nos faz sentir o sofrimento de forma crua dos dois personagens, mas mantém o mistério, e você pode estar achando que é um livro pesado, mas não, a forma como ela vai encaminhando os personagens para uma realidade mais leve e para o amor é incrível de acompanhar, ela não nos promete um felizes para sempre, mas nos presenteia com um final mais crível, onde a felicidade existe, mas não apaga tudo de ruim que já aconteceu, mas deixa tudo mais suportável.

Livro imperdível para todos os tipos de leitores, mas aviso, vocês vão se envolver demais com a trama e vão se emocionar como nunca imaginaram.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-mar-da-tranquilidade-de-katja-millay/

Zilda Peixoto 17/08/2015

Mar da Tranquilidade
Depois de um tempo longe dos livros do gênero New Adult eis que me surpreendo com essa preciosidade chamada Mar da Tranquilidade, livro de estreia da autora Katja Millay. Eleito como um dos melhores livros de ficção em 2013 pelo School Library Journal - Mar da Tranquilidade faz jus ao prêmio.

Do início ao fim Katja Millay constrói uma narrativa envolvente, com uma temática forte e personagens envoltos em situações dramáticas. Aliás, devo ressaltar que o livro foi muito além das minhas expectativas, tendo em vista, a avalanche de livros do gênero que foram lançados nos últimos tempos. É comum nos depararmos com histórias clichês e superficiais em meio a tantos livros, mas Mar da Tranquilidade seguiu um caminho completamente diferente.

O romance de Katja se destaca por sua maturidade em descrever personagens com tanta segurança apesar de todas as dificuldades que cada um enfrenta ao longo da narrativa. Não tem essa de “mimimi” entre dois jovens que se sentem atraídos, mas que não sabem lidar com os hormônios. Aqui, os protagonistas Josh e Nastya passaram por situações bem difíceis em suas vidas para perderem o seu tempo com frivolidades e paixões tempestuosas.

A trama é iniciada com a mudança de Nastya para Flórida onde irá morar com sua tia Margot. Nastya está tentando recomeçar a sua vida após uma grande tragédia. Aos 15 anos de idade Nastya sofre um trauma terrível e, por isso, saiu da cidade onde mora com a família para viver com a tia. Agora, aos 17 anos de idade, Nastya é uma jovem cheia de amargura e revolta. E não é para menos já que todos os seus sonhos lhe foram arrancados com tanta crueldade.

Nastya tem um temperamento forte. Ela é arredia, mal humorada e não dá a mínima para o que os outros pensem a seu respeito. Ela faz de tudo para parecer uma vadia e, por muitas vezes, ela quase consegue convencer. Voltar ao ensino médio numa nova escola é um dos grandes desafios e para Nastya isso se tornará ainda mais complicado já que ela não fala desde a tragédia. O que Nastya mas deseja é se tornar invisível aos olhos alheios, mas graças a sua aparência isso pode se tornar algo impossível.

Enquanto Nastya se esforça para ser invisível, Josh Bennett não faz esforço algum. Josh é um jovem de 17 anos que já passou por perdas e situações tão difíceis quanto Nastya. Josh acostumou-se a perder a todos que ama e, isso o levou a se tornar um rapaz triste. O único a permanecer ao seu lado é Drew, seu amigo inseparável.
Drew é o típico garoto galinha que não pode faltar a uma história. É graças a ele que a história toma um rumo um pouco mais leve quando a dramaticidade dos fatos tende a levar a narrativa para um lado mais denso. A sua semelhança com um “Ken” foi extremamente adequada, pois não há como imaginá-lo de outra maneira. A imagem do garoto popular garanhão faz todo o sentido.

Em contrapartida Josh é um jovem lindo, gostoso, gentil, atraente, cavalheiro, cheio de qualidades ultra fenomenais. Josh arranca suspiros incontroláveis do início ao fim. Por viver sozinho já algum tempo Josh não se deixa envolver com ninguém verdadeiramente. Obviamente, após Josh conhecer Nastya o destino trabalhará a favor dessa união. O único problema é que Nastya tem um segredo muito sério e talvez, ele não esteja preparado para tamanha revelação.

Eu fiquei extremamente encantada com a narrativa de Katja. Mar da Tranquilidade é um romance tão maduro com problemáticas e situações tão reais que fico sem palavras para descrever tamanha grandeza. A autora nos apresenta uma história particularmente triste, já que os personagens possuem uma vida destruída por conta de suas tragédias particulares. Mas o que mais me chamou a atenção foi a maneira como ela conduziu a narrativa. É de se esperar que a “pegação” entre os personagens seja uma das marcas predominantes neste tipo de narrativa, mas é aí que Katja surpreende o leitor. Sua história possui um conteúdo bem elaborado deixando claro que a intenção é destacar o crescimento de cada um dos personagens. Cada um precisa de um novo rumo. Nastya precisa ser salva, assim como Josh, mas ambos precisam ser salvos de si mesmo.

Ainda que Nastya seja uma jovem problemática não dá para dizer que ela esteja errada perante suas escolhas. É totalmente plausível e aceitável o seu comportamento caso, o leitor entenda a complexidade envolvida.

Fiquei apaixonada por Josh. Ele é realmente tudo o que idealizamos num personagem. É válido destacar, mais uma vez, a construção do caráter do personagem. Mesmo sendo GGG (gato, gentil e gostoso) a autora decidiu levar sua história a outro patamar. Os diálogos são ricos em conteúdo ainda que protagonizados por dois jovens provando-nos que esse livro não deve ser comparado a nenhum outro livro do gênero.

Apesar de tantos elogios há de frisar que o início da narrativa alongou-se demais em alguns aspectos. Talvez, não fosse necessário tamanho enfoque na apresentação de Nastya. Em alguns momentos torna-se um pouco repetitivo a descrição das ações da personagem. É bom ressaltar que isso não comprometeu em nada o desenvolvimento da narrativa. É apenas um detalhe que não deixei passar.
Termino essa resenha com a sensação de que falei mais do que devia, mas é praticamente impossível não se derreter por essa história.

Mar da Tranquilidade é um dos melhores livros do gênero New Adult. Um livro com uma temática forte que impressionará o leitor desde o primeiro capítulo. Espero em breve conhecer outros romances da autora, pois, daqui por diante, ela conquista merecidamente um lugar especial na minha estante.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2015/08/resenha-mar-da-tranquilidade-katja.html

Débora 11/08/2015

Agora, eu pergunto: Para quem vocês seriam o Mar da Tranquilidade?
Quando me deparo com leituras de classificações New Adult, uma pulga acaba nascendo em minha orelha. Essa categoria literária sempre me traz a sensação de passatempo, aonde o autor acaba seguindo uma fórmula de personagens problemáticos que acabam se encontrando e desempenhando um papel fundamental na vida um do outro. Tudo acaba se tornando bem clichê e o leitor não precisa pensar absolutamente nada por causa do enredo de outros livros. Então, por que você leu Mar da Tranquilidade? Por causa das personagens auto suficientes.

Katja não abriu mão do clichê do primeiro encontro das personagens, no qual a personagem acha o rapaz perfeitamente lindo e ao mesmo tempo insuportável. E o rapaz? Este faz questão de ignorá-la até o ponto da mesma se tornar importante em sua vida. Entretanto, no meio desses clichês, a autora soube lidar com a diferença de pensamentos e situações de cada personagem, deixando-os completamente expostos ao leitor.

Nastya tem muito o que esconder. Seu passado a atormenta, deixando marcas em sua pele juntamente com a sensação de que acabara morrendo e a única coisa que lhe restou foi um corpo no qual insiste em respirar. Magoada e confusa, Nastya quer começar a vida do zero, aonde as pessoas não saibam do seu passado e seja capaz de mentir para si mesma dizendo que tudo está bem. Roupas vulgares, forma calada, a personagem acaba se apresentando como alguém que não precisa de ninguém e o seu passatempo é suportar Drew e invejar o campo de força de Josh no momento do recreio.

Josh não tem o que esconder, a questão do personagem é: por que ninguém pergunta? Todos ao seu redor sabem de sua dor, entretanto, não comentam ou muito menos perguntam… como se fizessem um favor e, silenciosamente, dizem: Esqueça o que aconteceu. No meio de sua dor, Drew desempenha não apenas o papel de amigo, mas de alguém imaturo e que precisa que Josh seja o responsável, presente, o livrando das confusões e é aonde o mundo catastrófico de ambas as personagens se cruzam.

A autora surpreendeu. O clichê em uma leitura pode ser o porto seguro de um leitor ou o tédio, tudo é questão de como o escritor o resolve conduzir, mas Katja inovou na apresentação dos clichês, nos deixando refletir sobre as ações das personagens, o que fez a palavra fantástico se tornar uma ótima definição.

A autora não apenas apresentou o problema das personagens principais, mas soube explorar também as personagens adjacentes, envolvendo todos em um ciclo de problemas, onde todos acabam buscando uma mesma solução para que ninguém saia magoado. Acredito que essa seja A questão do livro: Por quanto tempo vale apena aguardar a mágoa?

Mar da Tranquilidade apresenta, em diversos pontos de vista, o quanto uma mágoa guardada ao longo dos anos pode destruir a si mesmo, sua família e a oportunidade de começar a se relacionar com quem está ao redor. Uma frase que ficou na minha mente foi: “Se eu pudesse te daria o mar da tranquilidade”.

Originalmente postado no Drafts da Nica

site: http://draftsdanica.com.br/mar-da-tranquilidade/

Jaqueline 15/07/2015

Uma adorável Surpresa
Quando comecei a ler "Mar da Tranquilidade" sinceramente pensei em desistir da leitura devido à um pequeno defeito que infelizmente eu cultivo: quando o personagem principal não me cativa, imediatamente abandono o livro (sim, sei o quanto isso é horrível e inaceitável para nós, leitores compulsivos).

Eu não gostei inicialmente de Nastya, não via motivos concretos para ser o que ela era, agir como ela agia, pensar como ela pensava e, principalmente, tratar as pessoas como ela tratava. Isso me revoltava e, à cada novo capitulo sem explicações, eu ficava frustrada.

Mas, finalmente, a história começou a fazer sentido em algum momento que passou despercebido por mim por que de repente eu já estava viciada no livro e não queria largá-lo! Lia no meu horário de almoço, no ônibus, em casa, no horário do café da manhã...

"Mar da Tranquilidade" não é um romance água com açucar, é complexo e envolvente como um bom livro deve ser. Ele te prende quando você nem percebe! A maneira que a autora escreveu e descreveu os pensamentos dos personagens principais (cada capítulo visto sob a ótica ora de Nastya, ora de Josh) me fez sentir o que eles sentiam: a dor, a esperança, o rancor, a raiva, o ódio, a solidão e o amor. A narrativa é surpreendente, frases inteligentes e bem escritas, encaixadas no momento certo!

Recomendo a leitura e garanto que será uma experiência incrível!

GabriellaLGarcia 01/07/2015

New adult favorito (?)
Mar de Tranquilidade conta a história de Nastya, uma garota cheia de mistérios e segredos. Após sofrer uma tragédia, ela se coloca no mundo como uma bomba perto de explodir, afasta a tudo e a todos. Ninguém pode se aproximar e a mesma usa todos os métodos possiveis para isso, até mesmo usar roupas fora do padrão e parar de falar. Sim, PARAR de falar. Até que um dia ela encontra Josh, um garoto que a intriga por viver dentro de sua própria bolha, um campo de força. Josh não é segredo, o que o deixou daquela forma é acessível a todos, porém ninguém chega perto do mesmo por medo de usar palavras erradas. Afinal, Josh perdera todas as pessoas que amou, não restara ninguém. Os dois sentem uma atração que não sabem explicar, não sabem como reagir. As tragédias que enfrentaram tiraram toda a beleza da adolescência, eles foram privados de ter uma vida de descobertas. Ao decorrer do livro, eles vão se descobrindo e conduzem o leitor a entendê-los.

Esse livro mexeu comigo de uma forma bem intensa, apesar de eu ter achado levemente cansativo na metade. O livro tem um romance real. Não é clichê, pois todas as vezes que parece ser previsível, algo totalmente inesperado acontece. Os personagens são extremamente humanos, pois a autora não tenta "pincelar" os defeitos deles, são estampados e bem nítidos. Josh é um personagem peculiar, até um pouco mais que Nastya. Ele tem uma cabeça feita, mas ao mesmo tempo não consegue deixar de ser um jovem de 17 anos, não importa o quão maduro ele seja. O hobbie dele é o diferencial para mim. Não existe o menino safado que vira principe ou até mesmo o principe. Existe o garoto que do modo dele tenta enfrentar os problemas da vida. Personagem super bem trabalhado.

Nastya me irritou em certas partes na metade do livro. Ela foi se contradizendo e apesar dela explicar que sabia que estava sendo contraditória, ficou cansativo de ler inúmeras páginas com aquele mesmo discurso.

Enfim, o livro é de superação. É para mostrar para o mundo que sempre existe uma saída e não importa o que aconteça, a vida continua e sim, podemos ser feliz. Tudo fica bem, mesmo que na hora pareça idiota e clichê pensar assim. Não dá para viver o mundo dentro de uma bolha. Não dá para viver sozinho(a).

Erica Carla 30/06/2015

" Muitas coisas podem nos destruir se não há nada para manter nossos pés no chão. " - Página 347 Que leitura! Que fofo é o Josh, o Drew! Sobre a maldade e como às vezes somos massacrados por ela, mesmo sem merecer. Sobre julgar as pessoas e seu caráter, pelas roupas e atitudes, sem pensar no motivo por trás disto. O poder de amigos. O poder do amor. De cura. Transformador. De se permitir uma segunda chance. De se perdoar. De parar de se culpar por aquilo que não está em nossas mãos decidir, evitar. De seguir em frente apesar de toda dor. Moral da história: É impossível ser feliz sozinho!
Débora Dian 30/06/2015minha estante
to querendo comprar esse livro, vale a pena ?

Erica Carla 30/06/2015minha estante
Eu amei! Acho que vale muito a pena.

Isadora 27/06/2015

Talvez esse tenha seja um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Nunca li algo tão imensamente delicado e genial.