Uma memória de Jane Austen

Uma memória de Jane Austen James Edward Austen-Leigh

Resenhas - Uma memória de Jane Austen

Camila2076 30/12/2022

Jane
Ter lido essa biografia escrita pelo sobrinho dela foi muito lindo e uma homenagem incrível a essa autora que escreveu sobre pessoas e situações do seu tempo de um jeito mordaz, cômico, crítico e que tinha uma vida caseira! Ameiiii
Mateuzinhz 30/12/2022minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr? ;)

Tamires 15/01/2015

Uma memória de Jane Austen
O livro "Uma Memória de Jane Austen", escrito por James Edward Austen-Leigh é adorável!

A vida de Jane Austen é um mistério para muita gente. Várias publicações com o intuito de biografar a vida da autora acabam por falar mais de seus livros do que de sua intimidade. Felizmente, a Pedrazul Editora decidiu publicar esta “Memória”, considerada a mãe de todas as biografias de Jane Austen, em língua portuguesa!
O livro não responde a todas as perguntas, mas certamente é o mais próximo que conseguimos de informações sobre a intimidade da autora de "Orgulho e Preconceito", tendo em vista que foi escrito por seu sobrinho. Além de detalhes sobre a vida da autora, podemos ler algumas composições e o capítulo cancelado de "Persuasão".

Esta edição é uma obra prima, tanto no acabamento, quanto no conjunto de ilustrações que enriquecem a leitura. É um item obrigatório para colecionadores, além de uma leitura muito prazerosa. Recomendo muitíssimo!

site: alguemdisseque.tumblr.com

Magna 19/02/2015

Como não se apaixonar por essa memória maravilhosa?! Ela nos mostra a linda Austen criança, jovem, adulta, como um dos mais lindos seres; doce, amável, inteligente, cristã, bondosa, família. Uma mulher sem preconceito e com uma mente muito a frente do século em que vivia, enfim, esse é uma das melhores memórias que li, ela mostra realmente a Jane que nós fãs imaginávamos. Editora Pedrazul, obrigada por nos dar o prazer dessa leitura.

Katherine 20/05/2015

Adorável Jane - Um livro 10 estrelas
Bom, confesso que já comecei essa leitura com expectativa beeeem lá em cima. E de modo algum fui frustrada, pelo contrário.
Ano passado já tinha lido uma outra biografia de Jane Austen, da qual gostei muito, mas essa tem um quê especial. Posso dizer que foi uma das minhas melhores leituras desse ano, senão a melhor.
O modo como jane é retratada pelo sobrinho como uma pessoa comum, sem nada excêntrico ou diferente das outras mulheres da época, só torna sua figura mais interessante.
Seu estilo de escrita, tal como modo de produção, são coisas espantosas para a época, contrastando com sua personalidade simples.
Nunca me senti tão próxima de Jane Austen. Meu primeiro contato com um livro dela foi aos 14 anos e a primeira leitura aos 15, desde então não parei de procurar seus escritos. Então para mim, essa obra foi fundamental também pelo fato de conter o capítulo cancelado de Persuasão (um dos meus preferidos dela) e 4 contos de sua juventude.
Um desses contos, chamado "Carta de uma jovem dama, cujos sentimentos sendo muito fortes para o próprio julgamento, levam-na a cometer erros que seu coração desaprova. " - Ainda que o livro não fosse tão bom quanto é, só por esse conto a leitura valeria a pena. Outro detalhe maravilhoso são as cartas escritas pela jane, é incrível como isso me causou uma proximidade a ela.
Sem falar que a linguagem dele é maravilhosa, coisa da tradução impecável.
A diagramação maravilhosa e a imagem da capa é super fofa. A Pedrazul, editora que nos deu esse presente em português, está de parabéns.
É que o skoob só nos permite dar 5 estrelas, senão, eu não pensaria duas vezes e daria logo 10 estrelas.

tullyehlers 25/06/2015

Admirável Jane
Parece até um clichê falar sobre Jane Austen ser uma pessoa admirável. O nome dela é e sempre foi associado à boa literatura, isso todo mundo já sabe.
Mas como será que era a mulher Jane? A tia? A filha? A irmã?
Por trás daquela mente fértil e imaginativa, jazia uma personalidade incrível, um caráter doce e afável. E é o que descobrimos neste livro simples, mas de uma riqueza incrível.
Baseado em cartas, histórias de família, e as próprias lembranças do autor, que era sobrinho da escritora, esta obra traz um vislumbre de quem era a pessoa por trás de todos os personagens maravilhosos por quem todos nós nos apaixonamos.
Confesso que comecei a ler este livro sem nenhum tipo de expectativa, achei que seriam só algumas histórias familiares, de uma biografia distante, mas terminei a leitura me sentindo dentro da casa dos Austen, e quase podia escutar a voz da Jane e de sua querida irmã Cassandra. Recomendadíssimo para quem ama esta escritora maravilhosa e quer saber quem ela foi.

Coruja 14/07/2015

Essa foi a primeira biografia escrita sobre Jane Austen – e escrita por seu sobrinho, alguém que de fato a conheceu. Tal fato representa vantagens e desvantagens: por um lado, temos um relato em primeira mão sobre a autora; por outro, Austen-Leigh não foi dos mais imparciais biógrafos.

Uma Memória de Jane Austen serve como um bom ponto de partida para conhecer a pessoa por trás do ícone literário que Austen se tornou em tempos modernos; bem como para entender o contexto histórico-social em que ela cresceu. A prosa elegante e - porque não dizer? - afetuosa de Austen-Leigh demonstra que talento literário não era uma exclusividade da tia e flui com tranquilidade.

Curiosamente, esse é um livro importante tanto por suas revelações quanto pelo que omite. Cassandra, ao destruir boa parte das cartas escritas pela irmã, começou o trabalho de ‘editar’ a imagem de Jane, trabalho esse completado pelo sobrinho nesse livro. Ausentes ou apenas sutilmente mencionadas estão questões como o pedido de casamento de Harris Bigg-Wither; a falência de Henry; o irmão deficiente criado à parte do resto da família.

Tudo de polêmico ou potencialmente escandaloso foi suprimido, de modo a formar a imagem delicada da ‘Tia Jane’ – imagem essa tida como absoluta durante muito tempo, antes que pesquisadores começassem a escaramuçar com mais atenção os relatos de outros conhecidos de Austen na época, bem como suas cartas que sobreviveram ao grande expurgo.

Austen-Leigh é fruto da era vitoriana e, como tal, prende-se à moral da época e censura tudo aquilo que não seria considerado de bom-tom. Mais que isso, escrever a biografia da tia, adiantar-se a outros que poderiam querer empreender o mesmo trabalho, era uma forma de preservar a família.

Enfim, para quem quer conhecer a biografia de Jane Austen, eu recomendo não tomar como única fonte, mas começar por Uma Memória de Jane Austen combinada com alguma coleção de suas cartas – meu sonho de consumo é a edição anotada por Deirdre Le Faye, com todas as cartas em ordem cronológica e repletas de material contextual.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2015/07/gazeta-de-longbourn-uma-memoria-de-jane.html

Aria.Verso 01/07/2016

Uma Oportunidade
“Mais de meio século se passou desde que eu, o mais jovem daqueles em luto, compareci ao funeral de minha querida tia Jane na catedral de Winchester;”

Uma memória de Jane Austen, é um livro clássico para aqueles que são apaixonados pela autora e desejam conhecer mais dela. Escrito por seu sobrinho, a obra reúne carinhosamente cada parte da vida da simples Jane. Sua infância, sua família, seu talento, sua vida reclusa, etc.
James começa a falar de sua família, seus muitos irmãos, seus pais amorosos, sua linda irmã Cassandra e sua própria vida inicial. Com uma descrição incrível, James relata de forma saudosa os pequenos fatos da vida de sua tia. Como ele próprio diz, Jane não passou por grandes acontecimentos ou teve grandes amores. Uma vida “parada” foi a que ela teve e mesmo assim, rica de informações.

“De acontecimentos, sua vida foi singularmente precária: poucas mudanças e nenhuma grande crise jamais afetaram a fluida corrente de seu curso.”

Somos levados a admirar a singela Jane Austen, que ficou ao lado da irmã quando esta perdeu seu noivo, como deve ter escrito Orgulho e Preconceito em sua juventude, inspirada em alguns detalhes de sua própria vida, como se tornou amiga de Thomas Lefroy e sua esposa, e esta amizade leva à suspeitas de um envolvimento amoroso, embora ainda no livro, descobrimos que a jovem Jane, nunca se apaixonou por alguém, e sentia aquele eleve desejo de um dia sentir-se cativada dessa forma. Intrigante não é? Nunca ter se apaixonado, não a impediu de escrever sobre grandes amores.
Esta resenha é curta, mas espero que aqueles que já amam a autora, procurem o livro e descubram por si mesmos como Jane Austen era ainda mais maravilhosa do que pensávamos. Se você é fã de biografias ou não, veja como a vida de Jane é fielmente retratada, não sendo de forma alguma “enfadonha” e sim cativante.

“Sua mente era bem equilibrada sobre uma base de bom-senso, adoçada por um coração afetuoso e regulada por princípios estabelecidos; podendo ser, assim, distinguida de várias outras mulheres amáveis e sensatas apenas pelo gênio peculiar que reluz de forma clara o suficiente em seus trabalhos, mas do qual um biógrafo pode fazer pouco uso.”

site: http://www.oclubedameianoite.com/2016/07/resenha-uma-memoria-de-jane-austen.html#.V3bINTV1C00

@garotadeleituras 09/01/2017

Uma biografia adorável!

Escrita pelo sobrinho e publicada em 1870, “Uma memória de Jane Austen” é considerada mãe de todas as biografias relacionadas à autora. Conhecemos uma Jane singela, acessível, carinhos, gente como a gente, de fácil de idealização.
James Edward constrói com esmero a imagem de uma tia afetuosa, uma irmã dedicada, uma filha obediente e uma escritora talentosa, com uma delicadeza que encanta o leitor desde as primeiras páginas; através de memórias resgatadas, seja pela convivência na tenra infância, ou por relatos de pessoas próximas, conhecemos a rotina familiar, lemos fragmentos de cartas redigidas e enviadas por Jane, além das peculiaridades da infância e juventude, aspectos da personalidade, gostos e o processo criativo que originou grandes romances como Orgulho e Preconceito, Razão e sensibilidade, Persuasão entre outros. Outro aspecto interessante era o seu amor aos personagens, que continuavam como companheiros, muito tempo após o último capitulo escrito...
A biografia é composta por quatorze capítulos, nos quais discorre sobre os aspectos já mencionados, além das opiniões do público sobre a sua obra no período de publicação, seu reconhecimento no meio literário da época e os momentos finais. Contém ainda o capitulo cancelado de Persuasão, epílogo, notas do autor e anexos contendo textos inéditos, desconhecidos do público até 1870, como o “Pároco generoso”, “carta de uma jovem Dama”, “um passeio por Gales” e “Evelyn”. É uma biografia deliciosa, que permite ao leitor sentir-se próximo, e porque não, íntimo da autora. Particularmente, li super-rápido. São 231 páginas com uma edição primorosa da Pedrazul, que publica a obra pela primeira vez no Brasil. Com certeza uma excelente indicação para quem é fã de uma das escritoras inglesas mais amadas de todos os tempos!!!

“Aquela jovem dama possuía um talento para descrever os envolvimentos, sentimentos e personagens da vida cotidiana, o qual é, a meu ver, o mais maravilhoso que já conheci.”
(Sir Walter Scott)

Priscila 04/11/2018

Um pouco e muito sobre Jane Austen
Um livro para ser lido sem a preocupação de obter o maior número possível de dados biográficos de Jane Austen, pois não se trata de um registro minucioso de sua vida.
Escrito por seu sobrinho, mais de 50 anos após a morte da escritora, essa biografia revela muito mais parte da essência de Jane Austen do que fatos de sua trajetória. E é essa a verdadeira riqueza desse trabalho realizado por seu sobrinho que nunca se esqueceu de sua tia e carregou por toda a sua vida doces lembranças daquela que soube ser, além de exímia escritora, uma pessoa muito querida e admirada por sua família e amigos.
James Edward conseguiu, nessa memória de Jane Austen, transportar o leitor para a época e para os lugares onde ela viveu. Um pouco de sua história familiar, características de suas moradias, várias cartas que escreveu para parentes e amigos, comentários pessoais e de outros sobre seus romances e aspectos de sua personalidade vão trazendo o leitor, a cada página lida, mais próximo de Jane Austen e, principalmente, deixando-o mais encantado com o que ela foi, com o seu legado e com sua importância para a literatura mundial.

Gih 21/07/2019

Jane Austen
Uma biografia que só poderia ter sido escrita por alguém que realmente a conheceu e que ratifica o que intuímos ao conhecer a obra de Jane, ela prezava a verdade em cada linha que escreveu e sua honestidade vai direto ao recôndito mais profundo de nosso coração! Amei!

Babi 06/04/2020

Em 1870, foi publicado a biografia de Jane Austen, mais de meio século após sua morte, escrita por seu sobrinho.
A biografia contém várias lembranças de Jane, pelos olhos de seus sobrinhos, James (o autor) e suas irmãs (Anna e Caroline). É considera a mais verdadeira biografia da tão querida Jane Austen.
Nela vemos o carinho que Jane tinha com sua família, como foi o início da sua carreira como escritora, as correspondências que ela trocava com seus parentes, os traços de sua personalidade, todas as lembranças que seus sobrinhos tiveram de sua tão adorada tia.
Essa edição traz além da biografia escrita por James, o capitulo cancelado de Persuasão e textos da juventude de Jane. Não entrarei em detalhes, pois o conteúdo desse livro, ao mesmo tempo que tem pouco para saciar a vontade de conhece-la melhor, é também muito gratificante poder saber um pouquinho mais da vida dela. É uma obra prima para todo fã da Austen.

site: https://www.instagram.com/p/B-YVo03jc6c/

@fran_rodrigues_92 13/04/2020

Vamos fala de Jane Austen!
Leitura 2020
#14 #bookpen

Título: Uma Memória de Jane Austen
Autor: James Edward Austen-Leigh
Editora: @pedrazuleditora
Páginas: 231
1870

Considerada a ?mãe? de todas as biografias de Jane Austen, esta obra escrita pelo sobrinho da autora, retrata a intimidade da escritora mais querida de todos os tempos. James Edward conviveu com a tia na infância e a biografia traz os registros de suas reminiscências e de outros parentes. Cartas, curiosidades, sua infância e juventude em Steventon; suas primeiras composições; a mudança de Steventon para Bath; descrição de sua pessoa, personalidade e gostos. Jane Austen irmã; tia, filha, amiga e escritora. Uma biografia completa e emocionante.
São as memórias, que depois de meio século o sobrinho da autora escreve, por meio de suas próprias lembranças e correspondências com a tia, além de memórias das irmãs Anna e Caroline. É a biografia precursora e serve como ponto de partida para todas as outras. Há também algumas transcrições de cartas que deixa claro a personalidade marcante da autora além de sua sagacidade e ironia.

No ano passado iniciei minha participação no grupo de leitura coletiva da @sanabriabooks que tem um lugar muito especial no meu coração. Nesse grupo passei a ler as obras de Jane Austen e uma das leitura era esta biografia. Muito me incentivou ganhar o sorteio do grupo e poder ler nessa edição linda da pedra azul*.
Como toda biografia, o livro nos dá uma visão mais clara da época, costumes e vida da autora o que é extremamente enriquecedor para conhecer melhor as obras e o estilo de escrita. É triste pensar que em vida Jane não colheu os frutos da fama que posteriormente envolveu suas obras e impressionante o espírito desinteressado e paciente que esta compreendia o anonimato, as críticas e os palpites da sociedade. Não se orgulhou ao ser solicitada a dedicar uma de suas obras ao Príncipe Regente, mas se contrariou com o pedido e até riu de tal situação.
Sem dúvidas é uma obra muito importante para todos os 'janites' e apreciadores da elegância e humor.

"Ela certamente tinha um tipo de interesse familiar nos seres que criava, e não os removida de seus pensamentos depois de terminar o capítulo."

#livros #literatura #leiaclassicos #janeausten #jamesedwardaustenleigh

Sinopse da editora.

Dayane 10/12/2020

Aquele abraço quentinho com essa Biografia!
Sem dúvida, tenho em mãos algo que foi escrito com muito carinho por uma pessoa que amou muito a tia. Essa biografia escrita pelo sobrinho da Jane Austen, retrata para nós particularidades sobre a Jane que até então , nós não conhecíamos. Uma pena , preciso falar, que várias cartas da Jane foram queimadas, sobrando tão pouco do que foi escrito por ela de cunho pessoal para familiares e amigos. Isso deixa algumas lacunas na memória do próprio sobrinho, que tenta através de seus memórias e de memórias de terceiros, resgatar momentos da tia , como a tia era com a família e amigos. Sem dúvida é uma biografia que deveria ser lida por todos que admiram a Jane.

Quer saber mais sobre a biografia? Então conferi a vídeo resenha no link abaixo!
#1livroem5minutos

site: https://www.instagram.com/daylneves/channel/