Uma memória de Jane Austen

Uma memória de Jane Austen James Edward Austen-Leigh

Resenhas - Uma memória de Jane Austen

Beatriz 22/06/2023

Emocionada
É simplesmente perfeito esse livro/memórias escrito pelo sobrinho de Jane Austen.
Recomendo a todos, seja fã ou não. As curiosidades sobre uma autora mundialmente conhecida são incríveis.

Rodrigo719 12/03/2023

A intelectual do caráter: Jane Austen
? Achei o começo bem difuso em relação a origem da família dela, muitos nomes e relações, você se pergunta quem é quem nos textos, mas tudo com uma linha que tem como fim Jane Austen. Sinceramente, ( não desmerecendo a obra do autor) eu esperava mais da vida íntima dela, mas o autor sempre deixa claro que a própria família zelou pela sua vida privada e que somente alguns detalhes seriam permitidos. De fato, não temos muito dela em si, mas nos é dado cartas de Jane, que ela escreveu para sua irmã e outros, além de pequenos contos que ela escreveu, um capítulo de Persuasão não publicado e um breve trecho de Sanditon, sua última obra antes de falecer.

Entretanto, para mim , como grande admirador de suas obras, foi bastante satisfatório conhecer mais dela, bem como suas inspirações (que dão entender que vem mais da sua mente genial do que da vida real), e sua relação com a família e amigos. Ela amava Cassandra a ponto de morrer com ela (caso fosse a irmã guilhotinada, Jane desejaria o mesmo destino, segunda sua mãe); vemos seus carinho por crianças, que embora não tenha se casado e constituído família, acho que ela usufruiu de habilidades maternais cuidando dos sobrinhos, sendo até inspiração para estes na escrita (obviamente). Seu temperamento era de uma mulher humilde , mas firme e decente nas suas decisões, ao defender seu estilo de escrita, criticado por uns e elogiado por outros: ponto forte deste livro, que nos mostra a perspectiva de outros autores de sua época , inclusive de Charlotte Brontë, que me surpreendeu com um comentário nada interessante sobre Jane. No geral ela foi muito bem elogiada pela intelectualidade e profunda capacidade de delinear seus personagens e analisar seu caráter. No geral é uma biografia bem construída. Me faltou mais sobre sua vida amorosa, como o relacionamento com Tom Lefroy que foi citado em uma linha, apesar disso, o livro me mostrou o quanto Jane era satisfeita com sua vida, não almejou grande sucesso e não tinha ambições, e ela tinha consciência disso.

???A sua vida bucólica e sem grandes acontecimentos, nos revela o poder da simplicidade e como dela se origina o que menos esperamos: uma alma generosa e um coração sábio.

Luísa Anjos 06/02/2023

Livro riquíssimo e bem expansivo para os fãs e admiradores de Jane Austen. Eu gostei bastante da organização: é dividido em biografia, cartas, comentários sobre as obras e ao final ainda encontramos trechos não publicados. Então tem bastante coisa. O que eu realmente não gostei foi a escrita em primeira pessoa (o sobrinho dela) que não economizou em vários momentos dizendo que ela simplesmente não era inteligente. Que ela seria lembrada por ser bondosa e boa com crianças, não pelos livros ou pela sabedoria. Isso me fez querer rasgar as páginas em alguns momentos, mas me segurei.

A edição é boa, além da boa divisão que comentei, é bem ilustrada e cheia de notas para acompanhar a leitura. Ótimo também para estudantes e pesquisadores, vale a pena

Mari 04/01/2023

Como grande fã da autora, sempre gosto de conhecer mais detalhes de quem ela foi, mas essas memórias de seu sobrinho revelam mais sobre a percepção dos outros sobre a Jane do que aspectos mais pessoais.

As várias cartas não são interessantes, mas servem p/ mostrar sua escrita bem-humorada ao falar de banalidades. Em alguns aspectos, a obra parecia mais um TCC sobre a autora rs

Gostei que tem o capítulo cancelado de Persuasão e breves histórias escritas em sua juventude.

Prefiro outras biografias que li sobre ela, mas acredito que esta seja a mais próxima de quem ela foi de verdade já que foi escrita por um familiar.

Camila2076 30/12/2022

Jane
Ter lido essa biografia escrita pelo sobrinho dela foi muito lindo e uma homenagem incrível a essa autora que escreveu sobre pessoas e situações do seu tempo de um jeito mordaz, cômico, crítico e que tinha uma vida caseira! Ameiiii
Mateuzinhz 30/12/2022minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr? ;)

Dri 21/12/2022

Relato parcial
O autor era sobrinho de Jane Austen e publicou esse livro 50 anos após a morte da tia. Aqui está condensada a tentativa da família de criar uma imagem santificada de Jane. Há relatos de lembranças do autor, fragmentos de cartas, cartas integrais, dois capítulos excluídos de Persuasão e alguns escritos da Juvenilia. Como diz uma sábia professora de Literatura: "o que sabemos sobre Jane Austen está nos romances que ela escreveu". E é exatamente isso, como prova uma carta reproduzida aqui, na qual Jane se recusa a aceitar uma "dica" para um próximo romance, dada por um bibliotecário real, com argumentos incisivos ao estilo Elizabeth Bennet. No restante da obra seu sobrinho repete insistentemente que ela "era humilde, nunca buscou a fama como escritora ou dinheiro". Recomendo a leitura, com ressalvas às opiniões parciais da família.

Leitorafalida_ 24/10/2022

Quem é fã vai amar!
Autora de Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Emma, entre outras obras que encantaram leitores do mundo todo, Jane Austen foi uma escritora inglesa, que se tornou um dos maiores nomes do seu gênero ? se não o maior ? através da sua escrita realista e ao mesmo tempo irônica dos costumes da época.

Nessa obra biográfica, escrita pelo o sobrinho-neto de Jane Austen, conhecemos mais sobre a vida pessoal da autora que deu vida a grandes personagens, acompanhando desde sua formação como escritora até a sua morte precoce em 1817, quando tinha apenas seus 41 anos.

James Edward Austen-Leigh, trás memórias suas e de familiares que conviveram com sua tia, também trazendo a público cartas que foram trocadas pela a mesma em diversos momentos da sua vida, incluindo comentários feitos após a conclusão de suas obras. A edição também conta com um capítulo cancelado de Persuasão(seu último livro concluído) e com 4 manuscritos de sua juvenília.

Como fã de Jane Austen, foi magnífico acompanhar cada descrição sobre ela, principalmente referente a sua personalidade, que a todo momento foi descrita como tranquila e dócil. Conhecer melhor seus hábitos e a vida que levava de certa forma me conectou mais ainda com seus trabalhos que tanto admiro. Valeu super a pena ler!

Gabi 17/02/2022

Como fã apaixonada do trabalho de Jane Austen, essa leitura foi um presente. Foi muito bom saber um pouco mais sobre essa mulher cuja escrita admiro desde o primeiro contato. Recomendo pra qualquer um que goste dos trabalhos da autora.

Niconi 10/02/2022

Boa leitura para os fãs de Jane Austen
Foi uma leitura agradável. Sou apaixonada pela autora e sempre quis conhecer, nem que seja um pouco, a sua vida cotidiana e personalidade. O início do livro pode ser tedioso, visto que não fala exatamente sobre a vida de Jane, mas traz alguns aspectos sobre o contexto histórico da época que podem ser interessantes de conhecer; como também uma breve descrição dos componentes da família Austen.

regifreitas 20/01/2022

UMA MEMÓRIA DE JANE AUSTEN (A memoir of Jane Austen by her nephew, 1869), de James Edward Austen-Leigh; tradução Stephanie Savalla; José Loureiro. / JANE AUSTEN: UMA VIDA REVELADA (Jane Austen - a life revealed, 2011), de Catherine Reef; tradução Kátia Hanna.

Jane Austen tornou-se, ao longo dos anos, um dos principais nomes da literatura universal. Mas nem sempre foi assim. Quando em vida, a autora pôde aproveitar um sucesso bem limitado do seu trabalho. Foi somente após sua morte, em 1817, com apenas 41 anos de idade, que seu nome começou a repercutir no público e na crítica.

Jane levou uma vida discreta, frequentando um restrito círculo social, o qual foi a principal fonte de inspiração para a construção das suas histórias e personagens. Por conta dessa vida reservada, o material disponível sobre ela é muito escasso.

Na sua época ainda não existia a fotografia, por exemplo. E mesmo a imagem usada hoje para representá-la - o retrato pintado por sua irmã Cassandra -, já sofreu contestações. Relatos de pessoas que conheceram a autora dizem que a aparência física de Jane Austen era bem diferente da retratada. Jane também não deixou um diário, como era comum na época. E grande parte da sua correspondência, trocada principalmente com Cassandra, foi destruída por esta última. Da vasta correspondência entre as duas - dizem que trocavam cartas entre si quase diariamente - apenas uma centena delas sobreviveu.

UMA MEMÓRIA DE JANE AUSTEN, escrito por seu sobrinho mais de cinquenta anos após a morte da autora, é considerado o primeiro relato consistente sobre sua vida. Austen-Leigh se utiliza principalmente das cartas remanescentes e do relato de familiares para traçar um retrato da personalidade de Jane. Destaque para a reconstituição do contexto social da época.

Já o livro de Catherine Reef - JANE AUSTEN: UMA VIDA REVELADA - foi uma releitura. Um texto muito bom, mas com um grande “porém”: Reef resenha muitas das obras, detalhadamente, o que pode não agradar a quem deseja conhecer os livros de Austen diretamente da fonte.

Caroline1091 02/06/2021

"É provável que se tudo fosse como Miss. Cassandra Austen queria, nada teríamos de Jane Austen, exceto seus romances" - Virginia Woolf

Cassandra, sua irmã e sua confidente, levou para o túmulo qualquer segredo que as duas tenham compartilhado; cartas ou qualquer papel que colocaria mulher e não escritora em foco, foi destruído. É provável que muitos temiam a sua língua afiada e seu olhar irônico.
Sabemos, por alguns boatos, que não era considerada "bonita". Com alguma surpresa, descobrimos que já se apaixonou, mas devido a sua condição financeira, ela e o cavalheiro foram afastados. Pouco sabemos da mulher, mas da escritora podemos dizer que era dona de uma escrita refinada, irônica e que a sagacidade com a qual analisava a natureza humana nos diverte até hoje.

Devido à época, a autora publicou todos os seus romances anonimamente, nunca em vida assinando com seu nome. Por esse motivo, apenas no fim de sua vida, as pessoas começaram a descobrir que, a filha de um reverendo do interior, era a escritora por trás de grandes romances como "Razão e Sensibilidade" e "Orgulho e Preconceito".

Em todos os seus romances é retratado um ambiente do interior da Inglaterra, com foco em suas heroínas, que são inteligentes, irônicas, mas não são perfeitas. Não existe linearidade em seus sentimentos; elas falham em seus julgamentos e são mulheres com um grande senso de responsabilidade. Em uma época em que uma mulher não podia garantir seu próprio sustento, Jane Austen criou heroínas inteligentes, perspicazes, e cheias de vida.

booklvred 28/05/2021

Como admiradora e grande fã do trabalho da Jane, a leitura desta biografia foi um deleite ao coração. Adorei acompanhar alguns detalhes da intimidade da autora e seus pensamentos, além de também ver a evolução dos seus escritos desde as primeiras tentativas de publicação, até o seu reconhecimento e consolidação como uma das maiores romancistas que já passaram por este mundo. É um livro excelente para todos que amam e querem conhecer um pouco mais de Jane Austen através das memórias de seu sobrinho, James Edward Austen-Leigh.

Jéssika 03/04/2021

Interessante.
Achei a leitura bem difícil no início, muitos nomes, datas e histórias, que achei desnecessárias. Mas, do meio para o fim começou a prender minha atenção, mostrando mais detalhes sobre a vida de Jane Austen e transcrição de cartas mais interessantes.
Pulei o capítulo com a transcrição do capítulo retirado de Persuasão. Deixei para lê-lo após a leitura daquele livro.
Achei as juvenílias bem engraçadas e surreais... rsrs
Foi uma boa leitura, enriquecedora de fatos sobre a vida é personalidade de Jane Austen.

Gabriella.Helena 30/03/2021

Um exemplo de mulher
Para quem é fã das obras da Jane Austen (como eu) vai se deliciar com essa leitura. Não possui nada de extraordinário aqui, mas é justamente o ordinário da vida da autora que é tão fascinante.

Ela foi uma mulher simples, humilde, gentil e muito, mas muito inteligente. Ela prezava pelo cultivo das virtudes do caráter humano, tendo como base sua educação cristã e bíblica. E tudo o que ela escreveu em suas obras são um reflexo daquilo que ela acreditava e procurava viver na prática.

A única coisa que o livro não aborda muito é sua vida pessoal, por exemplo se ela se apaixonou fortemente por alguém ou não. O autor não faz grandes suposições a esse respeito, o que pra mim foi um pouco decepcionante porque eu tinha curiosidade em saber mais sobre isso. Porém ainda assim é um livro que mostra de maneira bem completa os costumes da época, a vida e eventos do dia a dia, os relacionamentos diversos entre família e amigos, cartas que a autora escreveu, como morreu, e mais alguns extras como o capítulo reescrito pela autora de Persuasão (amei demais essa parte inclusive).

Recomendo fortemente a quem tem curiosidade e gostaria de conhecer melhor Jane Austen.