Uma memória de Jane Austen

Uma memória de Jane Austen James Edward Austen-Leigh

Resenhas - Uma memória de Jane Austen

booklvred 28/05/2021

Como admiradora e grande fã do trabalho da Jane, a leitura desta biografia foi um deleite ao coração. Adorei acompanhar alguns detalhes da intimidade da autora e seus pensamentos, além de também ver a evolução dos seus escritos desde as primeiras tentativas de publicação, até o seu reconhecimento e consolidação como uma das maiores romancistas que já passaram por este mundo. É um livro excelente para todos que amam e querem conhecer um pouco mais de Jane Austen através das memórias de seu sobrinho, James Edward Austen-Leigh.

Jerba 21/03/2021

Uma memória de Jane Austen.James Edward Austen L.Pedra Azul
Considerada a ?mãe? de todas as biografias de Jane Austen, esta obra escrita pelo sobrinho da autora, retrata a intimidade da escritora mais querida de todos os tempos. James Edward conviveu com a tia na infância e a biografia traz os registros de suas reminiscências e de outros parentes. Cartas, curiosidades, sua infância e juventude em Steventon; suas primeiras composições; a mudança de Steventon para Bath; descrição de sua pessoa, personalidade e gostos. Jane Austen irmã; tia, filha, amiga e escritora. Uma biografia completa e emocionante. Anexos: capítulo cancelado de ?Persuasão? e textos inéditos da juvenília da autora.

Tamires 15/01/2015

Uma memória de Jane Austen
O livro "Uma Memória de Jane Austen", escrito por James Edward Austen-Leigh é adorável!

A vida de Jane Austen é um mistério para muita gente. Várias publicações com o intuito de biografar a vida da autora acabam por falar mais de seus livros do que de sua intimidade. Felizmente, a Pedrazul Editora decidiu publicar esta “Memória”, considerada a mãe de todas as biografias de Jane Austen, em língua portuguesa!
O livro não responde a todas as perguntas, mas certamente é o mais próximo que conseguimos de informações sobre a intimidade da autora de "Orgulho e Preconceito", tendo em vista que foi escrito por seu sobrinho. Além de detalhes sobre a vida da autora, podemos ler algumas composições e o capítulo cancelado de "Persuasão".

Esta edição é uma obra prima, tanto no acabamento, quanto no conjunto de ilustrações que enriquecem a leitura. É um item obrigatório para colecionadores, além de uma leitura muito prazerosa. Recomendo muitíssimo!

site: alguemdisseque.tumblr.com

Dri 21/12/2022

Relato parcial
O autor era sobrinho de Jane Austen e publicou esse livro 50 anos após a morte da tia. Aqui está condensada a tentativa da família de criar uma imagem santificada de Jane. Há relatos de lembranças do autor, fragmentos de cartas, cartas integrais, dois capítulos excluídos de Persuasão e alguns escritos da Juvenilia. Como diz uma sábia professora de Literatura: "o que sabemos sobre Jane Austen está nos romances que ela escreveu". E é exatamente isso, como prova uma carta reproduzida aqui, na qual Jane se recusa a aceitar uma "dica" para um próximo romance, dada por um bibliotecário real, com argumentos incisivos ao estilo Elizabeth Bennet. No restante da obra seu sobrinho repete insistentemente que ela "era humilde, nunca buscou a fama como escritora ou dinheiro". Recomendo a leitura, com ressalvas às opiniões parciais da família.

Leitorafalida_ 24/10/2022

Quem é fã vai amar!
Autora de Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Emma, entre outras obras que encantaram leitores do mundo todo, Jane Austen foi uma escritora inglesa, que se tornou um dos maiores nomes do seu gênero ? se não o maior ? através da sua escrita realista e ao mesmo tempo irônica dos costumes da época.

Nessa obra biográfica, escrita pelo o sobrinho-neto de Jane Austen, conhecemos mais sobre a vida pessoal da autora que deu vida a grandes personagens, acompanhando desde sua formação como escritora até a sua morte precoce em 1817, quando tinha apenas seus 41 anos.

James Edward Austen-Leigh, trás memórias suas e de familiares que conviveram com sua tia, também trazendo a público cartas que foram trocadas pela a mesma em diversos momentos da sua vida, incluindo comentários feitos após a conclusão de suas obras. A edição também conta com um capítulo cancelado de Persuasão(seu último livro concluído) e com 4 manuscritos de sua juvenília.

Como fã de Jane Austen, foi magnífico acompanhar cada descrição sobre ela, principalmente referente a sua personalidade, que a todo momento foi descrita como tranquila e dócil. Conhecer melhor seus hábitos e a vida que levava de certa forma me conectou mais ainda com seus trabalhos que tanto admiro. Valeu super a pena ler!

Camila2076 30/12/2022

Jane
Ter lido essa biografia escrita pelo sobrinho dela foi muito lindo e uma homenagem incrível a essa autora que escreveu sobre pessoas e situações do seu tempo de um jeito mordaz, cômico, crítico e que tinha uma vida caseira! Ameiiii
Mateuzinhz 30/12/2022minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr? ;)

Gabriella.Helena 30/03/2021

Um exemplo de mulher
Para quem é fã das obras da Jane Austen (como eu) vai se deliciar com essa leitura. Não possui nada de extraordinário aqui, mas é justamente o ordinário da vida da autora que é tão fascinante.

Ela foi uma mulher simples, humilde, gentil e muito, mas muito inteligente. Ela prezava pelo cultivo das virtudes do caráter humano, tendo como base sua educação cristã e bíblica. E tudo o que ela escreveu em suas obras são um reflexo daquilo que ela acreditava e procurava viver na prática.

A única coisa que o livro não aborda muito é sua vida pessoal, por exemplo se ela se apaixonou fortemente por alguém ou não. O autor não faz grandes suposições a esse respeito, o que pra mim foi um pouco decepcionante porque eu tinha curiosidade em saber mais sobre isso. Porém ainda assim é um livro que mostra de maneira bem completa os costumes da época, a vida e eventos do dia a dia, os relacionamentos diversos entre família e amigos, cartas que a autora escreveu, como morreu, e mais alguns extras como o capítulo reescrito pela autora de Persuasão (amei demais essa parte inclusive).

Recomendo fortemente a quem tem curiosidade e gostaria de conhecer melhor Jane Austen.

Magna 19/02/2015

Como não se apaixonar por essa memória maravilhosa?! Ela nos mostra a linda Austen criança, jovem, adulta, como um dos mais lindos seres; doce, amável, inteligente, cristã, bondosa, família. Uma mulher sem preconceito e com uma mente muito a frente do século em que vivia, enfim, esse é uma das melhores memórias que li, ela mostra realmente a Jane que nós fãs imaginávamos. Editora Pedrazul, obrigada por nos dar o prazer dessa leitura.

Jéssika 03/04/2021

Interessante.
Achei a leitura bem difícil no início, muitos nomes, datas e histórias, que achei desnecessárias. Mas, do meio para o fim começou a prender minha atenção, mostrando mais detalhes sobre a vida de Jane Austen e transcrição de cartas mais interessantes.
Pulei o capítulo com a transcrição do capítulo retirado de Persuasão. Deixei para lê-lo após a leitura daquele livro.
Achei as juvenílias bem engraçadas e surreais... rsrs
Foi uma boa leitura, enriquecedora de fatos sobre a vida é personalidade de Jane Austen.

@fran_rodrigues_92 13/04/2020

Vamos fala de Jane Austen!
Leitura 2020
#14 #bookpen

Título: Uma Memória de Jane Austen
Autor: James Edward Austen-Leigh
Editora: @pedrazuleditora
Páginas: 231
1870

São as memórias, que depois de meio século o sobrinho da autora escreve, por meio de suas próprias lembranças e correspondências com a tia, além de memórias das irmãs Anna e Caroline. É a biografia precursora e serve como ponto de partida para todas as outras. Há também algumas transcrições de cartas que deixa claro a personalidade marcante da autora além de sua sagacidade e ironia.

No ano passado iniciei minha participação no grupo de leitura coletiva da @sanabriabooks que tem um lugar muito especial no meu coração. Nesse grupo passei a ler as obras de Jane Austen e uma das leitura era esta biografia. Muito me incentivou ganhar o sorteio do grupo e poder ler nessa edição linda da pedra azul*.
Como toda biografia, o livro nos dá uma visão mais clara da época, costumes e vida da autora o que é extremamente enriquecedor para conhecer melhor as obras e o estilo de escrita. É triste pensar que em vida Jane não colheu os frutos da fama que posteriormente envolveu suas obras e impressionante o espírito desinteressado e paciente que esta compreendia o anonimato, as críticas e os palpites da sociedade. Não se orgulhou ao ser solicitada a dedicar uma de suas obras ao Príncipe Regente, mas se contrariou com o pedido e até riu de tal situação.
Sem dúvidas é uma obra muito importante para todos os 'janites' e apreciadores da elegância e humor.

"Ela certamente tinha um tipo de interesse familiar nos seres que criava, e não os removida de seus pensamentos depois de terminar o capítulo."

#livros #literatura #leiaclassicos #janeausten #jamesedwardaustenleigh

Sinopse da editora.

Mari 04/01/2023

Como grande fã da autora, sempre gosto de conhecer mais detalhes de quem ela foi, mas essas memórias de seu sobrinho revelam mais sobre a percepção dos outros sobre a Jane do que aspectos mais pessoais.

As várias cartas não são interessantes, mas servem p/ mostrar sua escrita bem-humorada ao falar de banalidades. Em alguns aspectos, a obra parecia mais um TCC sobre a autora rs

Gostei que tem o capítulo cancelado de Persuasão e breves histórias escritas em sua juventude.

Prefiro outras biografias que li sobre ela, mas acredito que esta seja a mais próxima de quem ela foi de verdade já que foi escrita por um familiar.

Coruja 14/07/2015

Essa foi a primeira biografia escrita sobre Jane Austen – e escrita por seu sobrinho, alguém que de fato a conheceu. Tal fato representa vantagens e desvantagens: por um lado, temos um relato em primeira mão sobre a autora; por outro, Austen-Leigh não foi dos mais imparciais biógrafos.

Uma Memória de Jane Austen serve como um bom ponto de partida para conhecer a pessoa por trás do ícone literário que Austen se tornou em tempos modernos; bem como para entender o contexto histórico-social em que ela cresceu. A prosa elegante e - porque não dizer? - afetuosa de Austen-Leigh demonstra que talento literário não era uma exclusividade da tia e flui com tranquilidade.

Curiosamente, esse é um livro importante tanto por suas revelações quanto pelo que omite. Cassandra, ao destruir boa parte das cartas escritas pela irmã, começou o trabalho de ‘editar’ a imagem de Jane, trabalho esse completado pelo sobrinho nesse livro. Ausentes ou apenas sutilmente mencionadas estão questões como o pedido de casamento de Harris Bigg-Wither; a falência de Henry; o irmão deficiente criado à parte do resto da família.

Tudo de polêmico ou potencialmente escandaloso foi suprimido, de modo a formar a imagem delicada da ‘Tia Jane’ – imagem essa tida como absoluta durante muito tempo, antes que pesquisadores começassem a escaramuçar com mais atenção os relatos de outros conhecidos de Austen na época, bem como suas cartas que sobreviveram ao grande expurgo.

Austen-Leigh é fruto da era vitoriana e, como tal, prende-se à moral da época e censura tudo aquilo que não seria considerado de bom-tom. Mais que isso, escrever a biografia da tia, adiantar-se a outros que poderiam querer empreender o mesmo trabalho, era uma forma de preservar a família.

Enfim, para quem quer conhecer a biografia de Jane Austen, eu recomendo não tomar como única fonte, mas começar por Uma Memória de Jane Austen combinada com alguma coleção de suas cartas – meu sonho de consumo é a edição anotada por Deirdre Le Faye, com todas as cartas em ordem cronológica e repletas de material contextual.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2015/07/gazeta-de-longbourn-uma-memoria-de-jane.html

Gabi 17/02/2022

Como fã apaixonada do trabalho de Jane Austen, essa leitura foi um presente. Foi muito bom saber um pouco mais sobre essa mulher cuja escrita admiro desde o primeiro contato. Recomendo pra qualquer um que goste dos trabalhos da autora.

Babi 06/04/2020

Em 1870, foi publicado a biografia de Jane Austen, mais de meio século após sua morte, escrita por seu sobrinho.
A biografia contém várias lembranças de Jane, pelos olhos de seus sobrinhos, James (o autor) e suas irmãs (Anna e Caroline). É considera a mais verdadeira biografia da tão querida Jane Austen.
Nela vemos o carinho que Jane tinha com sua família, como foi o início da sua carreira como escritora, as correspondências que ela trocava com seus parentes, os traços de sua personalidade, todas as lembranças que seus sobrinhos tiveram de sua tão adorada tia.
Essa edição traz além da biografia escrita por James, o capitulo cancelado de Persuasão e textos da juventude de Jane. Não entrarei em detalhes, pois o conteúdo desse livro, ao mesmo tempo que tem pouco para saciar a vontade de conhece-la melhor, é também muito gratificante poder saber um pouquinho mais da vida dela. É uma obra prima para todo fã da Austen.

site: https://www.instagram.com/p/B-YVo03jc6c/

Dayane 10/12/2020

Aquele abraço quentinho com essa Biografia!
Sem dúvida, tenho em mãos algo que foi escrito com muito carinho por uma pessoa que amou muito a tia. Essa biografia escrita pelo sobrinho da Jane Austen, retrata para nós particularidades sobre a Jane que até então , nós não conhecíamos. Uma pena , preciso falar, que várias cartas da Jane foram queimadas, sobrando tão pouco do que foi escrito por ela de cunho pessoal para familiares e amigos. Isso deixa algumas lacunas na memória do próprio sobrinho, que tenta através de seus memórias e de memórias de terceiros, resgatar momentos da tia , como a tia era com a família e amigos. Sem dúvida é uma biografia que deveria ser lida por todos que admiram a Jane.

Quer saber mais sobre a biografia? Então conferi a vídeo resenha no link abaixo!
#1livroem5minutos

site: https://www.instagram.com/daylneves/channel/