Uma memória de Jane Austen

Uma memória de Jane Austen James Edward Austen-Leigh

Resenhas - Uma memória de Jane Austen

Dayane 10/12/2020

Aquele abraço quentinho com essa Biografia!
Sem dúvida, tenho em mãos algo que foi escrito com muito carinho por uma pessoa que amou muito a tia. Essa biografia escrita pelo sobrinho da Jane Austen, retrata para nós particularidades sobre a Jane que até então , nós não conhecíamos. Uma pena , preciso falar, que várias cartas da Jane foram queimadas, sobrando tão pouco do que foi escrito por ela de cunho pessoal para familiares e amigos. Isso deixa algumas lacunas na memória do próprio sobrinho, que tenta através de seus memórias e de memórias de terceiros, resgatar momentos da tia , como a tia era com a família e amigos. Sem dúvida é uma biografia que deveria ser lida por todos que admiram a Jane.

Quer saber mais sobre a biografia? Então conferi a vídeo resenha no link abaixo!
#1livroem5minutos

site: https://www.instagram.com/daylneves/channel/

regifreitas 20/01/2022

UMA MEMÓRIA DE JANE AUSTEN (A memoir of Jane Austen by her nephew, 1869), de James Edward Austen-Leigh; tradução Stephanie Savalla; José Loureiro. / JANE AUSTEN: UMA VIDA REVELADA (Jane Austen - a life revealed, 2011), de Catherine Reef; tradução Kátia Hanna.

Jane Austen tornou-se, ao longo dos anos, um dos principais nomes da literatura universal. Mas nem sempre foi assim. Quando em vida, a autora pôde aproveitar um sucesso bem limitado do seu trabalho. Foi somente após sua morte, em 1817, com apenas 41 anos de idade, que seu nome começou a repercutir no público e na crítica.

Jane levou uma vida discreta, frequentando um restrito círculo social, o qual foi a principal fonte de inspiração para a construção das suas histórias e personagens. Por conta dessa vida reservada, o material disponível sobre ela é muito escasso.

Na sua época ainda não existia a fotografia, por exemplo. E mesmo a imagem usada hoje para representá-la - o retrato pintado por sua irmã Cassandra -, já sofreu contestações. Relatos de pessoas que conheceram a autora dizem que a aparência física de Jane Austen era bem diferente da retratada. Jane também não deixou um diário, como era comum na época. E grande parte da sua correspondência, trocada principalmente com Cassandra, foi destruída por esta última. Da vasta correspondência entre as duas - dizem que trocavam cartas entre si quase diariamente - apenas uma centena delas sobreviveu.

UMA MEMÓRIA DE JANE AUSTEN, escrito por seu sobrinho mais de cinquenta anos após a morte da autora, é considerado o primeiro relato consistente sobre sua vida. Austen-Leigh se utiliza principalmente das cartas remanescentes e do relato de familiares para traçar um retrato da personalidade de Jane. Destaque para a reconstituição do contexto social da época.

Já o livro de Catherine Reef - JANE AUSTEN: UMA VIDA REVELADA - foi uma releitura. Um texto muito bom, mas com um grande “porém”: Reef resenha muitas das obras, detalhadamente, o que pode não agradar a quem deseja conhecer os livros de Austen diretamente da fonte.

Caroline1091 02/06/2021

"É provável que se tudo fosse como Miss. Cassandra Austen queria, nada teríamos de Jane Austen, exceto seus romances" - Virginia Woolf

Cassandra, sua irmã e sua confidente, levou para o túmulo qualquer segredo que as duas tenham compartilhado; cartas ou qualquer papel que colocaria mulher e não escritora em foco, foi destruído. É provável que muitos temiam a sua língua afiada e seu olhar irônico.
Sabemos, por alguns boatos, que não era considerada "bonita". Com alguma surpresa, descobrimos que já se apaixonou, mas devido a sua condição financeira, ela e o cavalheiro foram afastados. Pouco sabemos da mulher, mas da escritora podemos dizer que era dona de uma escrita refinada, irônica e que a sagacidade com a qual analisava a natureza humana nos diverte até hoje.

Devido à época, a autora publicou todos os seus romances anonimamente, nunca em vida assinando com seu nome. Por esse motivo, apenas no fim de sua vida, as pessoas começaram a descobrir que, a filha de um reverendo do interior, era a escritora por trás de grandes romances como "Razão e Sensibilidade" e "Orgulho e Preconceito".

Em todos os seus romances é retratado um ambiente do interior da Inglaterra, com foco em suas heroínas, que são inteligentes, irônicas, mas não são perfeitas. Não existe linearidade em seus sentimentos; elas falham em seus julgamentos e são mulheres com um grande senso de responsabilidade. Em uma época em que uma mulher não podia garantir seu próprio sustento, Jane Austen criou heroínas inteligentes, perspicazes, e cheias de vida.

tullyehlers 25/06/2015

Admirável Jane
Parece até um clichê falar sobre Jane Austen ser uma pessoa admirável. O nome dela é e sempre foi associado à boa literatura, isso todo mundo já sabe.
Mas como será que era a mulher Jane? A tia? A filha? A irmã?
Por trás daquela mente fértil e imaginativa, jazia uma personalidade incrível, um caráter doce e afável. E é o que descobrimos neste livro simples, mas de uma riqueza incrível.
Baseado em cartas, histórias de família, e as próprias lembranças do autor, que era sobrinho da escritora, esta obra traz um vislumbre de quem era a pessoa por trás de todos os personagens maravilhosos por quem todos nós nos apaixonamos.
Confesso que comecei a ler este livro sem nenhum tipo de expectativa, achei que seriam só algumas histórias familiares, de uma biografia distante, mas terminei a leitura me sentindo dentro da casa dos Austen, e quase podia escutar a voz da Jane e de sua querida irmã Cassandra. Recomendadíssimo para quem ama esta escritora maravilhosa e quer saber quem ela foi.

Katherine 20/05/2015

Adorável Jane - Um livro 10 estrelas
Bom, confesso que já comecei essa leitura com expectativa beeeem lá em cima. E de modo algum fui frustrada, pelo contrário.
Ano passado já tinha lido uma outra biografia de Jane Austen, da qual gostei muito, mas essa tem um quê especial. Posso dizer que foi uma das minhas melhores leituras desse ano, senão a melhor.
O modo como jane é retratada pelo sobrinho como uma pessoa comum, sem nada excêntrico ou diferente das outras mulheres da época, só torna sua figura mais interessante.
Seu estilo de escrita, tal como modo de produção, são coisas espantosas para a época, contrastando com sua personalidade simples.
Nunca me senti tão próxima de Jane Austen. Meu primeiro contato com um livro dela foi aos 14 anos e a primeira leitura aos 15, desde então não parei de procurar seus escritos. Então para mim, essa obra foi fundamental também pelo fato de conter o capítulo cancelado de Persuasão (um dos meus preferidos dela) e 4 contos de sua juventude.
Um desses contos, chamado "Carta de uma jovem dama, cujos sentimentos sendo muito fortes para o próprio julgamento, levam-na a cometer erros que seu coração desaprova. " - Ainda que o livro não fosse tão bom quanto é, só por esse conto a leitura valeria a pena. Outro detalhe maravilhoso são as cartas escritas pela jane, é incrível como isso me causou uma proximidade a ela.
Sem falar que a linguagem dele é maravilhosa, coisa da tradução impecável.
A diagramação maravilhosa e a imagem da capa é super fofa. A Pedrazul, editora que nos deu esse presente em português, está de parabéns.
É que o skoob só nos permite dar 5 estrelas, senão, eu não pensaria duas vezes e daria logo 10 estrelas.

Niconi 10/02/2022

Boa leitura para os fãs de Jane Austen
Foi uma leitura agradável. Sou apaixonada pela autora e sempre quis conhecer, nem que seja um pouco, a sua vida cotidiana e personalidade. O início do livro pode ser tedioso, visto que não fala exatamente sobre a vida de Jane, mas traz alguns aspectos sobre o contexto histórico da época que podem ser interessantes de conhecer; como também uma breve descrição dos componentes da família Austen.

@garotadeleituras 09/01/2017

Uma biografia adorável!

Escrita pelo sobrinho e publicada em 1870, “Uma memória de Jane Austen” é considerada mãe de todas as biografias relacionadas à autora. Conhecemos uma Jane singela, acessível, carinhos, gente como a gente, de fácil de idealização.
James Edward constrói com esmero a imagem de uma tia afetuosa, uma irmã dedicada, uma filha obediente e uma escritora talentosa, com uma delicadeza que encanta o leitor desde as primeiras páginas; através de memórias resgatadas, seja pela convivência na tenra infância, ou por relatos de pessoas próximas, conhecemos a rotina familiar, lemos fragmentos de cartas redigidas e enviadas por Jane, além das peculiaridades da infância e juventude, aspectos da personalidade, gostos e o processo criativo que originou grandes romances como Orgulho e Preconceito, Razão e sensibilidade, Persuasão entre outros. Outro aspecto interessante era o seu amor aos personagens, que continuavam como companheiros, muito tempo após o último capitulo escrito...
A biografia é composta por quatorze capítulos, nos quais discorre sobre os aspectos já mencionados, além das opiniões do público sobre a sua obra no período de publicação, seu reconhecimento no meio literário da época e os momentos finais. Contém ainda o capitulo cancelado de Persuasão, epílogo, notas do autor e anexos contendo textos inéditos, desconhecidos do público até 1870, como o “Pároco generoso”, “carta de uma jovem Dama”, “um passeio por Gales” e “Evelyn”. É uma biografia deliciosa, que permite ao leitor sentir-se próximo, e porque não, íntimo da autora. Particularmente, li super-rápido. São 231 páginas com uma edição primorosa da Pedrazul, que publica a obra pela primeira vez no Brasil. Com certeza uma excelente indicação para quem é fã de uma das escritoras inglesas mais amadas de todos os tempos!!!

“Aquela jovem dama possuía um talento para descrever os envolvimentos, sentimentos e personagens da vida cotidiana, o qual é, a meu ver, o mais maravilhoso que já conheci.”
(Sir Walter Scott)

Luísa Anjos 06/02/2023

Livro riquíssimo e bem expansivo para os fãs e admiradores de Jane Austen. Eu gostei bastante da organização: é dividido em biografia, cartas, comentários sobre as obras e ao final ainda encontramos trechos não publicados. Então tem bastante coisa. O que eu realmente não gostei foi a escrita em primeira pessoa (o sobrinho dela) que não economizou em vários momentos dizendo que ela simplesmente não era inteligente. Que ela seria lembrada por ser bondosa e boa com crianças, não pelos livros ou pela sabedoria. Isso me fez querer rasgar as páginas em alguns momentos, mas me segurei.

A edição é boa, além da boa divisão que comentei, é bem ilustrada e cheia de notas para acompanhar a leitura. Ótimo também para estudantes e pesquisadores, vale a pena

Rodrigo719 12/03/2023

A intelectual do caráter: Jane Austen
? Achei o começo bem difuso em relação a origem da família dela, muitos nomes e relações, você se pergunta quem é quem nos textos, mas tudo com uma linha que tem como fim Jane Austen. Sinceramente, ( não desmerecendo a obra do autor) eu esperava mais da vida íntima dela, mas o autor sempre deixa claro que a própria família zelou pela sua vida privada e que somente alguns detalhes seriam permitidos. De fato, não temos muito dela em si, mas nos é dado cartas de Jane, que ela escreveu para sua irmã e outros, além de pequenos contos que ela escreveu, um capítulo de Persuasão não publicado e um breve trecho de Sanditon, sua última obra antes de falecer.

Entretanto, para mim , como grande admirador de suas obras, foi bastante satisfatório conhecer mais dela, bem como suas inspirações (que dão entender que vem mais da sua mente genial do que da vida real), e sua relação com a família e amigos. Ela amava Cassandra a ponto de morrer com ela (caso fosse a irmã guilhotinada, Jane desejaria o mesmo destino, segunda sua mãe); vemos seus carinho por crianças, que embora não tenha se casado e constituído família, acho que ela usufruiu de habilidades maternais cuidando dos sobrinhos, sendo até inspiração para estes na escrita (obviamente). Seu temperamento era de uma mulher humilde , mas firme e decente nas suas decisões, ao defender seu estilo de escrita, criticado por uns e elogiado por outros: ponto forte deste livro, que nos mostra a perspectiva de outros autores de sua época , inclusive de Charlotte Brontë, que me surpreendeu com um comentário nada interessante sobre Jane. No geral ela foi muito bem elogiada pela intelectualidade e profunda capacidade de delinear seus personagens e analisar seu caráter. No geral é uma biografia bem construída. Me faltou mais sobre sua vida amorosa, como o relacionamento com Tom Lefroy que foi citado em uma linha, apesar disso, o livro me mostrou o quanto Jane era satisfeita com sua vida, não almejou grande sucesso e não tinha ambições, e ela tinha consciência disso.

???A sua vida bucólica e sem grandes acontecimentos, nos revela o poder da simplicidade e como dela se origina o que menos esperamos: uma alma generosa e um coração sábio.

Gih 21/07/2019

Jane Austen
Uma biografia que só poderia ter sido escrita por alguém que realmente a conheceu e que ratifica o que intuímos ao conhecer a obra de Jane, ela prezava a verdade em cada linha que escreveu e sua honestidade vai direto ao recôndito mais profundo de nosso coração! Amei!

Priscila 04/11/2018

Um pouco e muito sobre Jane Austen
Um livro para ser lido sem a preocupação de obter o maior número possível de dados biográficos de Jane Austen, pois não se trata de um registro minucioso de sua vida.
Escrito por seu sobrinho, mais de 50 anos após a morte da escritora, essa biografia revela muito mais parte da essência de Jane Austen do que fatos de sua trajetória. E é essa a verdadeira riqueza desse trabalho realizado por seu sobrinho que nunca se esqueceu de sua tia e carregou por toda a sua vida doces lembranças daquela que soube ser, além de exímia escritora, uma pessoa muito querida e admirada por sua família e amigos.
James Edward conseguiu, nessa memória de Jane Austen, transportar o leitor para a época e para os lugares onde ela viveu. Um pouco de sua história familiar, características de suas moradias, várias cartas que escreveu para parentes e amigos, comentários pessoais e de outros sobre seus romances e aspectos de sua personalidade vão trazendo o leitor, a cada página lida, mais próximo de Jane Austen e, principalmente, deixando-o mais encantado com o que ela foi, com o seu legado e com sua importância para a literatura mundial.

Aria.Verso 01/07/2016

Uma Oportunidade
“Mais de meio século se passou desde que eu, o mais jovem daqueles em luto, compareci ao funeral de minha querida tia Jane na catedral de Winchester;”

Uma memória de Jane Austen, é um livro clássico para aqueles que são apaixonados pela autora e desejam conhecer mais dela. Escrito por seu sobrinho, a obra reúne carinhosamente cada parte da vida da simples Jane. Sua infância, sua família, seu talento, sua vida reclusa, etc.
James começa a falar de sua família, seus muitos irmãos, seus pais amorosos, sua linda irmã Cassandra e sua própria vida inicial. Com uma descrição incrível, James relata de forma saudosa os pequenos fatos da vida de sua tia. Como ele próprio diz, Jane não passou por grandes acontecimentos ou teve grandes amores. Uma vida “parada” foi a que ela teve e mesmo assim, rica de informações.

“De acontecimentos, sua vida foi singularmente precária: poucas mudanças e nenhuma grande crise jamais afetaram a fluida corrente de seu curso.”

Somos levados a admirar a singela Jane Austen, que ficou ao lado da irmã quando esta perdeu seu noivo, como deve ter escrito Orgulho e Preconceito em sua juventude, inspirada em alguns detalhes de sua própria vida, como se tornou amiga de Thomas Lefroy e sua esposa, e esta amizade leva à suspeitas de um envolvimento amoroso, embora ainda no livro, descobrimos que a jovem Jane, nunca se apaixonou por alguém, e sentia aquele eleve desejo de um dia sentir-se cativada dessa forma. Intrigante não é? Nunca ter se apaixonado, não a impediu de escrever sobre grandes amores.
Esta resenha é curta, mas espero que aqueles que já amam a autora, procurem o livro e descubram por si mesmos como Jane Austen era ainda mais maravilhosa do que pensávamos. Se você é fã de biografias ou não, veja como a vida de Jane é fielmente retratada, não sendo de forma alguma “enfadonha” e sim cativante.

“Sua mente era bem equilibrada sobre uma base de bom-senso, adoçada por um coração afetuoso e regulada por princípios estabelecidos; podendo ser, assim, distinguida de várias outras mulheres amáveis e sensatas apenas pelo gênio peculiar que reluz de forma clara o suficiente em seus trabalhos, mas do qual um biógrafo pode fazer pouco uso.”

site: http://www.oclubedameianoite.com/2016/07/resenha-uma-memoria-de-jane-austen.html#.V3bINTV1C00