Perdido em Marte

MARAVILHOSO DE LER.
FILME PECOU NO FINAL

MariCarolina 27/07/2020

uma comédia sci-fi
Assisti ao filme na época que saiu nos cinemas e me apaixonei, o carisma do personagem, o seu bom humor e a sua desenvoltura eram características que me fizeram amar à obra cinematográfica, então esperei até que o filme saísse um pouco da minha cabeça para ler o livro e poder opinar sobre a sua narrativa sem sofrer uma influencia grande do seu enredo nas telonas.
Pois bem, inicialmente cumpre ressaltar que o narrador principal do livro, esse biólogo/engenheiro que ficou preso no planeta vermelho é extremamente carismático, sarcástico e possuí um instinto de sobrevivência de dar inveja a qualquer um, e, em alguns momentos, faz umas gambiarras no maior estilo brasileiro de fazer as coisas, é impossível não construir uma relação de empatia com ele. A medida que o livro avança somos expostos a outros pontos de vista, no caso, do grupo de resgate dele formado na NASA e do grupo de astronautas que deixou a pobre alma em Marte, dando uma profundidade a mais a circunstancia que é vivida pelo protagonista, seu inegável risco de vida e as manobras que tiveram que ser feitas para proporcionar a sua volta ao planeta Terra.
Cumpre ressaltar que, eu não entendo nada de química/física/biologia nem em solo terrestre, imagina em Marte, mas o livro tem diversos detalhes, cálculos matemáticos, exposição de conceitos físicos que foram explanados de uma maneira que essas informações não são jogadas de qualquer jeito, mas sim acrescentam a nossa sensação de verossimilhança com o que está sendo retratado - novamente, como sou uma noob no assunto, só acreditei no que tava escrito.
É um livro curto, com uma aventura diferenciada, um narrador principal que deveria ser coroado como o rei do sarcasmo e uma escrita fluída, me peguei rindo horrores da maneira como o astronauta falava.
Eu adorei.

Lucas Apostolo 20/08/2020

Um convite a ver beleza na ciência
É um livro do gênero ficção científica hard science então (quase) tudo que há de científico apresentado é possível, pode não ter sido realizado ainda, mas é possível e, nesse ponto, o autor descreve com detalhes todos os procedimentos que o protagonista realiza em Marte para tentar sobreviver. Isso é incrível, você vê como ele se vira com o que tem e tenta resolver cada problema usando ciência. A cada vez que Watney pensa numa maneira para se safar de um problema, a cada descrição de como as coisas funcionam em Marte ou a cada explicação sobre os foguetes, o livro te convida a ver mais beleza na ciência.

A parte ruim é que não tem muito desenvolvimento de personagem: apesar de você acompanhar a vida de Watney em Marte, você não fica sabendo muito sobre ele (ou sobre outros personagens), mas isso não chega nem perto de estragar o livro.

A adaptação pros cinemas é muito boa: perde-se um pouco dessas explicações que no livro são mais detalhadas, mas a história é tão bem contada nas telas quanto nas páginas.

Dea 25/11/2020

Superação ou Resiliência?
Não, não é auto ajuda, mas a forma que foi escrito o livro, cumpre bem o papel no quesito: SUPERAÇÃO.

Amei do início ao fim. Watney foi escolhido para a missão, não somente por sua inteligência, mas pela capacidade de pensar por si só, por ser proativo e conseguir manter a relação de equipe em.bons e saudáveis níveis de otimismo e astral alto. E foram essas qualidades que o mantiveram vivo durante 549 sóis ou 687 dias.

Amei os detalhes muito bem inseridos da pesquisa para cada adversidade encontrada pelo protagonista em Marte. Talvez você não goste, mas eu amei! Conhecimento adquirido com sucesso. Desde a produção de água e a química pra produzi-la até às adaptações mais loucas nos aparelhos da NASA, perfeito. Detalhe: algumas partes são mais emocionantes que o filme. ;)

Superação ou Resiliência? Fico com a primeira. Não tem como passar por uma experiência dessas e não ser transformado por ela. Com certeza Watney não será o mesmo. (Porque sou dessas que trata personagem como se fosse real, :D ).

Houve desespero, riso, bom humor, humor negro, humanidade. Enfim... Super Recomendo.

Boa leitura.

RNA 20/02/2021

Ótimo livro, tão bom quanto o filme.

Pedro.Melo 03/03/2021

Cientificamente acurado
Livro muito interessante pra quem gosta de ciência. O autor realmente estudou pra escrever essa história. Além de todo suspense que daz você virar uma página após a outra

Tailane.Carine 26/12/2021

Leitura divertida, em nenhum momento o protagonista deixa as coisas parecerem ruins, por mais que fossem super ruins kkk ele levava sua desgraça para um tom mais divertido, em alguns momentos fiquei entediada, mas considerei uma leitura proveitosa.

Laura 01/01/2022

Perdido Em Marte
Sendo bem sincera, pensei que seria diferente, achei que fosse mais "ficção"
O livro tem bastante cálculos e coisas técnicas, as vezes bem complicadinhas de entender.
Não fala nada sobre a parte psicológica do Mark, afinal ele está preso em Marte sozinho, é meio obv que ele teria alguns surtos, mas o livro não toca nesse assunto, é quase como se fosse super normal. Mas em geral eu gostei bastante do livro mesmo assim, ele me entreteu bastante, passei sufoco, fiquei aflita, enfim, senti várias coisas.
Eu não vi o filme ainda, mas imagino que seja muito bom tbm.

Duda 11/01/2022

Razoável
A narrativa da história é super bem contada e te prende inúmeras vezes, algumas eu sentia a sensação de estar em Marte com Mark...
Me decepcionei pela falta de sentimentalismo na parte do protagonista, são poucos os momentos em que o autor trata o psicológico do personagem como importante, o livro em si foca muito em informações tecnológicas, experimentos, botânica e química.
Para quem ama um livro conteudista, é esse que eu recomendo! Mas para quem ama escutar as experiências, as frustrações de um ponto de vista HUMANO e não de um "robô nerd", pode ter certeza que esse livro não é para você!
Ele é sim, super bem formulado e com muita história, mas me deixou entediada muitas vezes, por isso dou minha nota "razoável" com duas estrelas e meia.
Enfim, esperava mais!

Giovanni 25/01/2022

"Eu estou basicamente fodido."

"Diante de perspectivas tão adversas, só me resta uma opção: Vou ter de usar a ciência para sair dessa."

É um livro muito bom, e eu amo o filme.
Recomendo para qualquer leitor.

Cortina 09/02/2022

Muito bom, recomendo a leitura a todos Consegue envolver o leitor e você não vê a hora de terminar o livro.

Thamires.Tecila 14/02/2022

No começo me incomodou um pouco os detalhes mais técnicos, mas em dado momento passei a me importar com o Watney e sua história e a parte mais teórica foi ficando em segundo plano.
Estava com esse livro parado há bastante tempo, com preguiça pra ler, por isso parti pro audiobook e foi uma ótima decisão!

Gabriela.Jeronymo 16/02/2022

Não é o meu estilo que gosto de leitura...
No geral eu achei um livro bem legal, mas por não ser o estilo de livros que eu costumo ler, achei um pouquinho cansativo, muito explicativo.
Não entendo muito sobre o assunto, o que fez com que eu pulasse várias partes das explicações para mim terminar de ler.
Mas pra quem gosta, tenho certeza que vão amar.

Badu 23/03/2022

O melhor diário adolescente pertence a um homem adulto
Eu tenho uma teoria que, se um filme é bom, o livro é muito melhor. ?Perdido em Marte? é a primeira obra literária que eu li que confirma minha teoria.
Nos primeiros capítulos, você já tem uma ideia de como esse livro é fantástico. A maior parte da história é basicamente contada pelo personagem principal por meio de registros no Diário de Bordo da missão. É um grande diário adolescente escrito por um homem adulto ?abandonado? em Marte, o que deixa as coisas melhores.
A escrita em primeira pessoa deixa a leitura leve e é divertido, porque o personagem se expressa livremente ao relatar sua situação infeliz ? mas ele tem um humor fantástico e um lado extremamente otimista para balancear as coisas.
Me senti um pouco burra lendo, porque tem uns problemas matemáticos e explicações sobre reações químicas que os personagens relatam, mas nada muito extremo. Só pra mostrar que os personagens são inteligentes para caramba.
A parte que não gostei do livro é a quantidade de sessões em diversos capítulos, o que fez a história parecer uma fanfic mal escrita onde a pessoa fica alternando o ponto de vista dos personagens. Mas eu entendo o motivo do autor, afinal, ele tinha que mostrar o que estava ao mesmo tempo acontecendo em três lugares diferentes. Então ele tá perdoado, mas os ?º°°? dividindo as sessões eram irritantes.
Por fim, super recomendo! Entrou, definitivamente, para a minha lista de livros favoritos e merece todo o amor que tem.
Aliás, acredito que Mark Damon nasceu para interpretar Mark Watney

Ryan Oliveira Dos Santos 25/03/2022

Uma ficção científica que irá lhe deixar em alguns momentos com suas emoções a flor da pele. Mas em outros instantes, você estará pedindo para pular de capítulo, por conta de seus prolixos em algumas cenas.
Perdido em marte tem um protagonista bem humorado para situações horríveis ( que são bem presentes no livro ). O livro tambem conta com saídas de situações explêndidas e palpáveis.
Por ser uma ficção científica com bastante ciência, a obra dá uma aula nessa matéria para o leitor, mas em alguns momentos, sentimos que esta aula necessitava ser um pouco resumida.