A lição de anatomia do temível Dr. Louison

A lição de anatomia do temível Dr. Louison Enéias Tavares

Resenhas - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adriana F. 21/11/2014

Um romance epistolar regado a cultura, sangue e engrenagens...
Faz tempo que não escrevo e, para ser sincera, nunca soube fazer uma resenha bem feita. No entanto, hoje preciso falar sobre esta obra, A lição de anatomia do temível Dr. Louison (Leya, Casa da Palavra, Fantasy), primeiro livro da série Brasiliana Steampunk, de Enéias Tavares.

Quanto à forma, a narrativa fluida se dá por uma série de missivas trocadas entre os personagens de maneira poética, reflexiva, melancólica, dolorida. O autor faz uso da “graphia” original de alguns “phonemas”, abusa de maneira deliciosa de adjetivos riquíssimos e, muitas vezes, divertidos e pouco usados hoje em dia – o que me faz mencionar a riqueza do vocabulário de forma geral, totalmente pertinente a um romance de época –, utiliza-se de rimas elaboradas (destaque especial ao sumário, que está fantástico) e aliterações... Ah, as aliterações... Como eu as amo! Um texto deveras bem escrito e elaborado.

Os personagens são profundos, bem construídos, críveis ainda que místicos (e míticos). A releitura de alguns nomes consagrados da nossa literatura torna a obra ainda mais valiosa: são personagens de Aluízio de Azevedo, Machado de Assis, Raul Pompeia, entre outros grandes.

Ambientada numa Porto Alegre do início do século XX, a história faz uso de tecnologias à frente do seu tempo como autômatos, carruagens mecânicas, dirigíveis a jato, gravadores de voz, armas de choque... Além dos tratamentos avançados do Alienista. Tais elementos fazem da obra um genuíno romance steampunk, no qual toda essa produção científica transforma tal sociedade do final da Era Vitoriana.

A valorização da cultura nacional se faz presente ao longo de toda a obra, e em especial, ouso citar, em Vitória Acauã e Rita Baiana. A diversidade étnica, cultural, de valores e crenças também dá ao romance um tom universal, no qual o preconceito não pode, de forma alguma, existir senão dentro das barbáries ditas e feitas por alguns personagens dentro da trama.

E a trama... Bem amarrada, original, rica, crítica, ácida, bela.

A lição de anatomia do temível Dr. Louison veio reforçar que ficção científica é literatura de qualidade, de altíssimo valor literário quando escrita por uma mente vastamente culta e caprichosa.
Enéias Tavares 24/04/2015minha estante
Que bom que gostaste, Adriana. Fiquei bem feliz com seu comentário e espero que os próximos volumes da série possam causar impressão similar. Grande abraço, querida.

Portal Caneca 28/01/2015

Já imaginou uma Porto Alegre (Rio Grande do Sul) repleta de assassinos, investigações, zepelins e robôs mecânicos? Agora você pode conhecer esse universo em Brasiliana Steampunk.

Essa é uma história em um Brasil retrofuturista, onde um perigoso assassino chamado Dr. Antoine Louison é aprisionado no asilo São Pedro para Psicóticos e Histéricas, após ter exposto os órgãos de suas vítimas. O jornalista Isaías Caminha vai lá para a cidade de Porto Alegre, procurando cobrir o assunto. Porém, quando o criminoso está prestes a receber sua execução, ele escapa e Isaías se encontra em meio ao mistério do desaparecimento. “A Lição de Anatomia” carrega seu tema de investigação de forma incomum: com certeza você vai acabar se surpreendendo com as reviravoltas.

Para quem não sabe, o gênero steampunk envolve uma época em que a tecnologia chega mais cedo historicamente, mais ou menos entre 1800 e 1900. E esse livro cobre muito bem a época e ainda te faz sentir que está entre esse universo. Além de ter transcrições de cartas e outras características fortes do gênero, a escrita do autor Enéias Tavares é muito bem planejada. É perceptível a pesquisa que ele se preocupou a fazer para criar “Lição de Anatomia”. Logo no início ele avisa que algumas palavras não foram atualizadas para a ortografia portuguesa atual, fazendo com que o leitor passe os olhos por vocábulos como “photografia” e “Guayba”, que trazem aquela atmosfera da época e não atrapalham o entendimento, visto que a fonologia continua a mesma. Como se isso já não bastasse, personagens já conhecidos como o próprio Isaías Caminha (de “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, 1909) e Rita Baiana (de “O Cortiço”, por de Aluízo de Azevedo, 1890) completam com chave de ouro ao aparecerem ao lado de personagens criados por Enéias.

Conforme o autor Enéias Tavares disse em uma entrevista que nós do Portal Caneca fizemos a ele (confira clicando aqui), esse deve ser o primeiro livro de uma série de 5 no total, sendo a coleção chamada Brasiliana Steampunk. O livro te deixa com gostinho de quero mais, mas isso só traz curiosidade e não incomoda com o fechamento da história de “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”. O livro vale muito a pena e ainda te dá um orgulhinho por ser mais um ótimo autor brasileiro de fantasia.

site: http://portalcaneca.com.br/
Enéias Tavares 24/04/2015minha estante
Agradeço aos leitores do Portal Caneca pela resenha de "Lição de Anatomia". Aos leitores que desejam saber mais da série ou encontrar material completar (contos inéditos, artes e um tarot exclusivo) indico o nosso site oficial: www.brasilianasteampunk.com.br. Um grande abraço, amigos.

@aiinulindale 12/01/2023

Carruagens elétricas, bondes eletrostáticos, zeppelins e... Porto Alegre? Rio de janeiro?
Afinal de contas, sobre o que é LIÇÃO DE ANATOMIA?

Com certeza você já assistiu, ou já ouviu falar, de filmes com a estética Steampunk, como a invenção de Hugo Cabret ou As loucas aventuras de James West, roupas de época, corsets de couro, enormes cartolas, óculos, maquinários gigantes e engenhocas com seu interior cheio de engrenagens e vapor à mostra.

Agora pense nessa temática, e misture com pitadas de O silêncio dos inocentes. Crimes horrendos, o médico que os cometeu parecendo extremamente ciente de si e coeso, a imprensa sensacionalista tentando aproveitar do tumulto, conspirações surgindo, atmosfera obscura.

Porém, tudo isso acontece aqui, no Brasil. Sim, Lição de Anatomia é um "novo clássico" nacional que une toda a estética que amamos e intercala com a cultura brasileira e lugares que já conhecemos.

De início acompanhamos o jornalista carioca Isaías Caminha, enquanto investiga e entrevista pessoas envolvidas em uma série de assassinatos onde o suposto culpado, conhecido como "estripador da Perdição", que curiosamente não nega seus feitos, foi preso em um sanatório. Eventualmente o autor nos oferece outros pontos de vista sobre os fatos, sempre utilizando a narrativa para fazer inúmeras críticas ácidas à preconceitos, misoginia, sensacionalismo, violência e a forma de lidar com transtornos psicológicos.

A leitura é completamente imersiva nesta edição da Caveirinha, contendo diários, anotações, notas do suposto "editor" que compilou os escritos, e inúmeras ilustrações interessantes.

Os cortes de passagem de tempo fazem com que a leitura não fique cansativa, mesmo que a linguagem seja mais rebuscada, e a leitura é sim muito indicada para quem gosta de thriller, tramas misteriosas e uma boa dose de ironias.
Isadora 12/01/2023minha estante
Esse autor chama muita atenção desde que li de Alcova da Morte, livro em que ele é um dos escritores... estou com vontade de ler Lição de Anatomia agora tbm haha ótima resenha!

Aguinaldo 06/10/2014

a lição de anatomia do temível dr. louison
Se o sujeito gosta de ficção científica, mundos alternativos, realidades inventadas, fantasias descompromissadas, sociedades secretas, narrativas onde tecnologia e história se fundem (e que sejam fundamentalmente bem escritas), irá divertir-se um bocado com "A lição de anatomia do temível Dr. Louison", de Enéias Tavares, vencedor do concurso Fantasy Casa da Palavra (editora carioca que faz parte do grupo português Leya). Descobri que os sub-gêneros da literatura fantástica são quase tão numerosos como os grãos de areia de um mar. O livro do Enéias pertence a categoria steampunk, onde são utilizados elementos que remetem à era vitoriana, personagens históricos reais (ou ficcionais, de outros autores) e alta tecnologia, sobretudo mecanismos movidos a vapor (daí o steam - vapor em inglês). Enéias povoa seu livro com personagens de Lima Barreto, Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Raul Pompéia e vários outros numa cidade que poderia ser Porto Alegre, fosse o planeta Terra um lugar ligeiramente mais bizarro do que esse em que vivemos. A história é movimentada, não dá fôlego ao leitor e faz uso de várias técnicas narrativas: cartas, diários, entrevistas, transcrição de documentos. Enéias consegue manter atento mesmo o leitor não familiarizado com o gênero com uma série de mimos, na forma de citações, alusões e associações com textos clássicos, crítica literária, teorias sociológicas, filosóficas ou psicanalíticas. Claro, diverte-se mesmo o leitor que embarca de imediato na proposta e aprecia as ironias recorrentes que ali encontra (num certo sentido parece que o autor, Enéias, tenta desculpar o histrionismo de seus narradores, tenta estabelecer uma ligação direta com o leitor). Os personagens, quase todos empolados, retóricos, afetados cada um à seu modo, propiciam o exercício de vários registros de linguagem, e nisso Enéias demonstra total controle e versatilidade (e um sarcasmo quase cruel), criando o aspecto mais saboroso do livro. A história que se conta é a de uma vingança bem elaborada, a eterna luta do nobre bem e do absoluto mal. Um sujeito é acusado pelo desaparecimento de personalidades importantes da cidade. Um grupo de amigos tenta entender sua motivação e eventualmente ajudá-lo. As duas partes finais me pareceram demasiadamente explicativas, como se o narrador não pudesse deixar nada sem ser elucidado (mas talvez isso faça parte dos estatutos deste gênero literário). Aparentemente haverá mais sucessos dos protagonistas do livro a serem contados no futuro, numa série chamada "Brasiliana Steampunk". A ver.
[início: 01/10/2014 - fim: 03/10/2014]
"A lição de anatomia do temível Dr. Louison", Enéias Tavares, Rio de Janeiro: editora Casa da Palavra (Grupo Leya) selo Fantasy, 1a. edição (2014), brochura 16x23 cm., 303 págs., ISBN: 978-85-7734-489-5

Kaio 31/10/2014

"A natureza devora lobos e cordeiros, sem nenhuma diferenciação."
A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é o livro de estréia de Enéias Tavares, professor de literatura clássica e vencedor do concurso "A Fantasy quer seu mundo".
O livro, inicialmente, mostra Isaías Caminha, um escrivão, indo a Porto Alegre de dirigível cobrir o grande ocorrido do ano: a morte de oito pessoas pelo médico e psicopata Dr. Louison. Antoine Louison, agora preso em um hospital psiquiátrico, é estudado pelo alienista Simão Bacamarte, um facínora com ideais controversos. Entretanto, O Pathernon Místico, uma sociedade secreta composta por um grupo bem peculiar, não descansará enquanto Dr. Louison não estiver em liberdade.
Ainda em Porto Alegre, Rita Baiana, Léonie e Pombinha, donas do Palacete dos Prazeres acabam participando dos acontecimentos, mesmo que de longe.
A obra lembra muito "A Liga Extraordinária", de Alan Moore.

O livro é todo cuidadosamente escrito, lembrando os livros clássicos, além de usar a "graphia" da época. Até mesmo porque a história se passa no início do século XX. Toda a história, toda a escrita, é visivelmente feita com esmero, o que é algo positivo, mas pode acabar atrapalhando alguns leitores, aqueles que gostam de uma leitura "fast food".

Apesar da trama se passar em um Brasil do século XX, não é exatamente como conhecemos. Vemos a mesma sociedade aprendendo a viver com o fim da escravidão, mas pelo menos eles tem robôs. Todo esse mundo Steampunk, com armas eléctrostástica, dirigíveis gigantescos, geringonças mecanizadas e serviçais robóticos é muito bem construído e acaba sendo muito importante para a história.

Os personagens, parte emprestados dos grandes nomes, como Isaías Caminha, de Lima Barreto, Simão Bacamarte, de Machado de Assis e Rita, Léonie e Pombinha, de Aluízio de Azevedo e parte criados pelo autor são muito carismáticos e vai, com certeza, agradar os leitores.
Algo que me chamou a atenção, é que Dr. Louison, o grande "vilão", a priori, seria um misto de Hannibal Lecter e Jack, O Estripador. Não tem como não amar, não é mesmo?
Lendo esse livro, eu agradeci ao meu professor de português, pela primeira e última vez, por ter me forçado a ler ou conhecer livros como O Ateneu e O Cortiço. Mas se você não conhece, não tem problema, você vai entender perfeitamente a história, além de ter um glossário no fim do livro, mostrando quais personagens foram baseados em quias obras.

O livro é dividido em 7 partes. Cada parte, cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de um personagem diferente e, não apenas isso, cada capítulo é um noitário, uma carta, uma gravação ou um telegrama de um personagem.

Outro ponto positivo do livro é que a história vai seguindo um rumo diferente do que parecia inicialmente, deixando quase tudo imprevisível e surpreendente ao leitor.

A edição é muito boa. Sem muitos erros de português, páginas amareladas e letras grandes, do jeito que eu gosto. Além da belíssima capa!
Há um mapa da cidade de Porto Alegre e um glossário com os personagens presentes no livro, algo que todo livro de ficção científica ou fantasia deveria ter!

Em suma, um bom livro, diferente do que tem se popularizado, mas ainda sim um bom livro. Bem escrito, instigante e que não te deixará em paz enquanto a leitura não acabar.

site: http://osdragoesdefogo.blogspot.com/2014/10/livro-licao-de-anatomia-do-temivel-dr.html

Gabriela 03/11/2014

RESENHANDO: A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON
Essa resenha também está disponível no blog: www.oultimojuro.com e em vídeo no youtube.com/oultimojuro
NOTA: 5/5

PONTOS FORTES: Bom, por onde começar? Rs. Gostei tanto desse livro, que fico até confusa... Acho que posso destacar aqui, esse universo maravilhoso que Enéias Tavares nos apresentou. Esse ar retro que o livro tem é o que dá todo o toque especial, trás aquela sensação de um mundo elegante, de pessoas finas, intelectualizadas, aquele sofisticado antigo que não temos mais, sabe? Adorei isso! Ao mesmo tempo em que o universo é criado ele está entre nós, porque se passa no Brasil, com cenários já conhecidos, então trás uma naturalidade que deixa o livro familiar, o que também é muito bom.
Os personagens são um show a parte. Adorei a ideia de trazer nomes já conhecidos da nossa literatura e transforma-los em heróis dessa história convivendo juntos e em amizade (ou não, rs). Achei que esse desenvolvimento de personalidades para caber nessa história foi demais.

PONTOS FRACOS: Eu ando em uma fase bem feliz das minhas escolhas, e esse livro, como os últimos que li, não posso levantar nada que tenha me incomodado, quebrado minha leitura ou me desanimado.

O QUE MAIS GOSTEI: Bomm, o que eu mais gostei no livro foi: o formato da narrativa! A história é contada sob diversos pontos de vista e por troca de cartas e mensagens. Achei isso demais e deixa a leitura muito fluida! Você vai interagindo com a conversa daqueles personagens, formando a linha dos acontecimentos na sua cabeça e nem vê as páginas passarem. Adorei isso!
Gostei demais também do formato de escrita que Enéias usa. O livro é todo escrito com a grafia da época, o que na minha opinião, ajuda muito a trazer aquele clima que falei ali em cima. Achei essa ideia boa demais e que casou perfeitamente com a pegada da história.
Último ponto que não poderia deixar de falar: adorei o sarcasmo fino que toma conta de todo o livro, aquela coisa que você lê sorrindo, sabe? Achei uma sacada muito inteligente da história e que faz toda a diferença para trama do Dr. Louison e o desenvolvimento da história.

O QUE MAIS: Bom, acho que todos mundo percebeu que amei a história, né? Rsrs. Foi minha primeira leitura no estilo steampunk e amei! Quero muito me jogar e ler mais coisas desse universo, inclusive aceito sugestões!
A edição do livro está linda demais! O pessoal da Fantasy caprichou e fez uma edição à altura da história, recomendo fortemente pelo conjunto total da obra!

site: https://www.youtube.com/user/oultimojuro

Ruindade 21/04/2015

Bom.

Vinicius 18/06/2015

Livros nacionais que valem a pena!
Para mais informações, veja no blog Quatro Sentidos! (quatrosentidos.com.br)

A primeira parte do livro demora um pouco para se desenrolar, devido ao modo de escrita de Isaías Caminha, o personagem principal na primeira parte da história. O jornalista, que acaba de chegar à cidade, descreve todos os detalhes que vê à sua frente, mas isso não faz com que o livro perca o seu brilho, principalmente a partir do segundo grupo de capítulos, onde a história se desenrola com fluidez e belas reflexões.

No ano de 1911, Isaías é incumbido de cobrir a prisão do temível assassino Antoine Louison, que assassinara a sangue frio e desenhara diversos órgãos e partes do corpo de suas vítimas. Capturado pelo detetive Pedro Britto, Louison é mandado para o Hospício São Pedro para Lunáticos Incontroláveis e Histéricas Perigosas, sob a supervisão do macabro alienista Simão Bacamarte.

O livro é dividido em 9 partes, incluindo prólogo e epílogo, cada uma contada por um ponto de vista e por pessoas diferentes.

As personagens são marcantes e bem caricatas, você sente tudo o que aquela pessoa é pelos noitários apresentados e gravações narrativas, pelo fato do livro ser escrito todo em primeira pessoa por meio de cartas e diários noturnos. Minhas personagens favoritas são Simão Bacamarte, por ser um horrível e asqueroso verme, Rita Baiana, por toda a sensualidade e franqueza e Beatriz de Almeida e Souza pela sua história de vida.
Com enredo bem desenvolvido, a história se desenrola muito bem, fazendo com que o leitor se surpreenda e fique curioso com os ocorridos, como por exemplo a fuga do Doutor do hospício. Além disso as referências a outras obras renomadas, principalmente os clássicos da literatura brasileira, enriquecem e dão asas ao leitor.

Com trejeitos e escrita rebuscada, máquinas a vapor e engrenagens fervilhando, este livro é uma boa pedida para quem quer entrar no mundo do Steampunk, este foi meu primeiro contato literário com essa tribo e digo que fiquei bastante satisfeito. Não deixem de ler :)

site: http://www.quatrosentidos.com.br/

Fred 05/07/2015

Optarás pelo correto ou pelo justo? - Banqueteiem-se com essa obra de arte.
"Optarás pelo correto ou pelo justo?"
Tenho aqui em mãos uma obra maravilhosa da nossa contemporaneidade. Uma obra literária de Enéias Tavares, que reúne uma história fantástica com uma discussão moral e filosófica de abalar qualquer crença ou qualquer certeza.
Não estou recomendando a leitura desse livro para destituir ninguem de suas crenças, mas para que adicionem pontos à sua própria filosofia interna, para que repensem a ordem da nossa sociedade. Recomendo também, que leiam esse livro apenas aqueles que entendem o que é liberdade artística e de expressão, entenda que palavras bonitas não ditam a verdade e que tenham incutidos a ferro e fogo em suas mentes suas crenças mais íntimas, porque aos fracos de ideal, palavras belas e pensamentos lógicos induzem a opiniões alheias, sendo que o mais belo e importante da opinião, é que ela é pessoal.
Enfim, leiam a obra os que gostam de arte, os que gostam de filosofia, os que gostam de histórias de fantasia e os que admiram a literatura brasileira, esses últimos terão a mais doce surpresa que se pode ter ao ler um livro.
Explico: o enredo conta com personagens variados que não nasceram apenas do intelecto altamente criativo de Enéias, mas do empoeirado, mas nunca antiquado, baú da literatura clássica brasileira. São personagens de obras como O Cortiço, Ateneu, O Alienista e quantas mais puder se lembrar. Aos amantes de uma boa fantasia haverá um presente singular e raro nos dias atuais, um universo Steampunk (retrofuturista) brasileiro bem feito. Aos filósofos e sociólogos da nossa sociedade, acompanhem uma progressão criativa que trás as principais discussões do campo moderno sobre a sociedade e a moral humana. Por fim, aos artistas, Enéias Tavares revive a grafia antiga e os moldes da literatura clássica, mas sem perder o dinamismo dos autores modernos que prendem as mentes dos jovens leitores com enredos criativos e elaborados.
Este livro já é uma inovação no universo da literatura fantástica brasileira, que cresce cada vez mais com os novos autores.

Leitora Viciada 17/07/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
A Fantasy – Casa da Palavra é um selo editorial da Casa da Palavra (LeYa Brasil), coordenado pelo autor Affonso Solano. Após a publicação de grandes livros de ficção especulativa, o selo realizou em 2014 o 1º concurso literário A Fantasy Quer o Seu Mundo, para escolher uma história única, um mundo fantástico, um universo sem igual. Foram mais de 1.500 inscritos – autores e autoras de todo o Brasil. Todos com a expectativa de ver seu romance de fantasia publicado, um sonho realizado.
O vencedor foi Enéias Tavares, professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Letras, possui mestrado em Literatura Comparada e doutorado em Estudos Literários e parte da sua formação realizada na Universidade de York (Inglaterra).
Sua obra, a grande vencedora do concurso, é o primeiro livro do projeto Brasiliana Steampunk, que contará com obras de ficção científica ambientadas no Brasil: A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison. O livro estreou na Bienal de São Paulo de 2014 e só o fato de ter vencido tantos manuscritos, já o torna respeitável, ainda mais com um autor com um currículo impressionante. E atenção: esta é verdadeiramente uma obra de universo rico e único!
A produção do romance começou em 2009, em formato de conto, durante uma oficina de escrita criativa. O conto evoluiu em 2010 para uma novela e após dois anos pausado, Enéias retomou o projeto incluindo personagens clássicos da literatura brasileira, finalmente formando as partes principais do livro. A equipe da Fantasy deve ter tido um trabalho enorme para selecionar os finalistas. E a Casa da Palavra acertou na escolha do vencedor, aos meus olhos, além de texto caprichado, intenso e criativo, é um estilo inédito nas produções brasileiras.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/07/BrasilianaSteampunk1.html

Acad. Literária 22/07/2015

RESENHA - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison
Essa resenha foi publicada no blog Academia Literária DF

Em um Brasil retrofuturista onde serviçais robóticos e geringonças apocalípticas coexistem com o sobrenatural, o jornalista Isaías Caminha desembarca em Porto Alegre para cobrir a prisão do infame assassino Dr. Antoine Louison, aprisionado no lendário asilo São Pedro para Psicóticos e Histéricas. Na noite anterior à sua execução, porém, o facínora escapa, desaparecendo como um fantasma de folhetim.
À medida que Isaías embrenha-se no mistério do desaparecimento de Louison, passa a questionar seus próprios valores, forja amizades improváveis e une-se ao Parthenon Místico – sociedade secreta que reúne o imortal satanista Solfieri de Azevedo, o cientista louco Dr. Benignus, a médium indígena Vitória Acauã e os aventureiros do oculto Sergio Pompeu e Bento Alves.
Mistérios e segredos envolvendo o “Caso Louison” desafiam a lógica de quem tenta descobrir a verdade. Está preparado para a Lição de Anatomia?
Tudo começa quando Isaías Caminha, um jornalista correspondente do jornal “O Crepúsculo”, parte do Rio de Janeiro para Porto Alegre com a missão de escrever uma reportagem completa sobre o caso Louison. Antoine Frederico Louison, um importante médico, ensaísta e pintor da cidade foi acusado do desaparecimento e assassinato de integrantes da alta sociedade porto alegrense. Em suas investigações acerca do ocorrido, o jornalista conhece uma linda mulher chamada Vitória. Esta pede para que Isaías leve uma importante mensagem a Louison. Mal sabia ele que já estava inserido em um mundo completamente novo e instigante, onde novas aventuras e amigos improváveis o aguardavam em um estratagema intrincado de libertação, onde o certo e o errado se torna uma questão de pontos de vista.

O livro é narrado por várias pessoas, um recurso que o autor adotou para dar várias perspectivas sobre a trama acerca da prisão de Louison. Confesso que demorei muito mais que o normal para ler a primeira parte do livro, que é narrada por Isaías. Acho que por não estar acostumado com o modo de escrita do autor, acabei arrastando a leitura, chegando ao ponto em que tive de dar um tempo no livro, pois não estava conseguindo me concentrar direito. Isso, claro, caiu por terra a partir do segundo ato (Alienados e Alienistas), onde Simão Bacamarte relata seus dias como chefe do aliso São Pedro para Psicóticos e Histéricas. O fato é que alguns relatos foram um pouco cansativos de ler, porém, necessários para dar continuidade à história. Outros despertaram todos os meus sentidos com uma narrativa densa, cheia de detalhes e mistérios que se acumulam a cada página virada.
Eu já assisti a muitos filmes que incorporam o estilo Steampunk. “A Liga Extraordinária”, “Sucker Punch”, “Van Hellsing: O Caçador de Monstros” são alguns exemplos. Porém, ainda não tinha tido o prazer de ler uma obra do gênero. Minha primeira experiência foi com a obra de Enéias e posso dizer que saí dela desejando outros títulos do gênero o mais rápido quanto for possível. O autor ambientou uma Porto Alegre retrofuturista com muito êxito. As descrições das máquinas e o uso delas por meio dos personagens na obra são de encher os olhos e aguçar a imaginação.

Apesar do tom fantástico com que a obra se apresenta, “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” tem toques ferozes de suspense e terror que acabam meio que nublando o fantástico, deixando um rastro de sua passagem como fumaça de trens a vapor. Então, caro leitor, fique avisado que ao invés de encontrar heróis duelando com vilões em cima de zepelins ou mocinhos salvando donzelas em meio a combates contra autômatos, você vai encontrar relatos de cruéis assassinatos, loucuras, depravações, vinganças, investigações dignas de um thriller policial e reflexões filosóficas que podem desafiar nossas convicções.
Como a obra se passa em 1911, certas falas, maneirismos e descrições são intrínsecos à época retratada. Então, algumas palavras, por exemplo, seguem a grafia usada na época. O autor chega a dar um aviso antes do início da obra explicando seus motivos para o uso de tal recurso. Podemos ver vocábulos como “eléctrico”, “photos”, “phographam”, entre outros. Além disso, nota-se o extenso trabalho de pesquisa que o autor se preocupou em fazer para ambientar seu livro. Nele, Enéias faz, por exemplo, uma abordagem brilhante de fatos sociais que eram fortes para a época como o racismo, a descriminação contra as mulheres e o fim da escravidão. Cabe um parêntese aqui: o autor descreveu em sua obra que, com o fim da escravidão, os senhores que perderam sua mão de obra escrava começaram a importar robôs para substituí-los! E não só isso. Como uma analogia aos tempos atuais, o autor descreve como as máquinas tem substituído gradativamente o trabalho humano.

Genial, devo comentar, a ideia do autor de “pegar emprestado” personagens ícones de grandes autores da nossa literatura clássica. Solfieri, de Álvares de Azevedo; Simão e Evarista Bacamarte, de Machado de Assis; e Isaías Caminha, de Lima Barreto são alguns exemplos de personagens que o autor ambientou em sua obra. E mesmo sendo personagens de domínio público, o autor teve todo o cuidado do mundo para preservá-los e dar os devidos créditos a seus criadores. Em entrevista concedida ao blog em maio, Enéias justificou sua escolha por ressentir-se com a maneira formalista com que os personagens eram ensinados na escola. Ele queria, por mais ousado que fosse a ideia, recuperar com a série, a energia, o encanto e a violência desses personagens. Devo dizer que ele acertou em cheio, pois ao ler a obra, bate aquela curiosidade de ler essas histórias, pois aquele pré-conceito velado em minha memória dos tempos de vestibular me afastou de muitas dessas histórias. “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” me deu um certo ânimo para dar uma nova chance a tantos imortais que abandonei nos tempos de escola. Além disso, há claras referencias a obras de grandes autores da literatura estrangeira como Anne Rice e Alan Moore e obras como “Watchmen” e “A Divina Comédia”.
Mas não se engane se pensa que a obra do autor se apoia inteiramente nesses mestres. Longe disso. A figura de Louison é o grande destaque de sua narrativa. Ele me pareceu, à primeira vista um lunático, mas, como em toda boa obra, as aparências enganam. À medida que fui conhecendo os personagens que o rodeavam, fui percebendo que Antonie Louison talvez seja o mais lúcido de todos. Não pude deixar de ficar empolgado com a narrativa toda vez que ele aparecia. Suas atitudes e formas de falar me lembraram bastante o personagem protagonista do filme V de Vingança, embora o autor tenha dito em nossa entrevista que Louison seria uma versão de Jack “o estripador”; Beatriz é, talvez, a personagem que tem o melhor plano de fundo da obra; Pedro Britto Cândido é o mocinho que prende o vilão, mas como eu mesmo disse que o buraco é mais embaixo, quem é o real vilão? O Pathernon Místico e a Camarilha da Dor são outros exemplos de como a criatividade do autor trabalhou para dar vida ao universo da obra.

Eu me surpreendi muito com a obra. Enéias tem um ótimo vocabulário (meu dicionário ralou bastante) e habilidades de escrita excepcionais que são usados ao máximo na obra. O autor conseguiu criar um enredo cheio de reviravoltas que certamente deixará o leitor preso à trama até a última página. Juntando isso ao cenário retrofuturista de máquinas a vapor, autômatos robóticos, dirigíveis modernos, artefatos místicos e toda a sorte de itens inimagináveis, “A Lição de Anatomia do Dr. Louison” tornou-se uma das minhas obras preferidas do gênero. E mal posso esperar para o próximo volume.
A obra é narrada em primeira pessoa em forma de relatos. Sejam eles por telégrafos, noitários, cartas ou mensagens gravadas por serviçais robóticos. Logo, a construção narrativa dos personagens se dá pela ótica de cada envolvido na trama. À medida que os personagens vão relatando sua parte na história, vamos conhecendo suas caracterizas, seu passado e principalmente seu envolvimento com o Dr. Louison. A relação temporal é linear, porém em certo momento a trama volta ao passado para contar alguns trechos que antecederam a captura de Louison. O leitor tem de estar atento às datas de registro, pois elas são de grande valia para que não nos percamos na narrativa. A revisão e a formatação da obra estão impecáveis, sem erros aparentes. O livro é divido em seis partes, uma conclusão e um pequeno interlúdio, onde temos acesso a um trecho do diário de Louison. Cada parte é composta de vários relatos dos personagens da história, cada um contando um acontecimento sob seu ponto de vista. Há um mapa de Porto Alegre no início do livro e logo na página seguinte, uma leve descrição dos personagens da obra. Ao final os agradecimentos do autor. E o que dizer da capa? Sensacional. Eis um livro que chama atenção só de olhar a capa.

“A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” é uma obra que brinda o clássico em tempos modernos. Que instiga e inspira o leitor a querer conhecer um pouco mais sobre os nobres aventureiros criados por imortais da literatura que tantos de nós passamos a repreender nos tempos de vestibular. Recomendo a leitura primeiramente para os fãs do gênero Steampunk. Enéias não poupa detalhes ao descrever dirigíveis, robóticos e outras maravilhas de metal e silício. Aos leitores fantásticos e aos que adoram um suspense. Ao mesmo tempo em que descrições de encher os olhos sobre máquinas e aventuras adentram o nosso imaginário, o autor também nos leva por caminhos tortuosos e misteriosos, testando todas as nossas convicções morais e sensos do que é justo ou não. Pessoas de coração e espírito sensíveis devem pensar quatro vezes antes de ler a obra. Em especial os trechos que compõe os atos da seita “Camarilha da Dor” e o diário de Louison (o título do livro faz jus ao que está escrito nessa parte). E finalmente, aos fãs da nossa literatura nacional. Não só o cenário, como também muitos personagens são extraídos da nossa própria gênesis literária. A obra de Enéias Tavares dá uma verdadeira lição de como a literatura clássica pode se mesclar ao contemporâneo, assim como o passado se mescla ao futuro no gênero Steampunk.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/07/resenha-licao-de-anatomia-do-temivel-dr.html

Rafael 04/08/2015

Diferente e envolvente
A história é muito bem contada, bem diferente de tudo que já li é muito envolvente. O livro se desenrola através de uma "coletânea" de cartas, gravações, trechos de diários e etc. de autoria dos próprios personagens. Como ele apresenta o ponto de vista de muitos personagens, eu só ficava ainda mais curioso para saber o que iria acontecer. A maioria dos personagens são "emprestados" de clássicos da literatura, mas isso não atrapalha quem não os leu, eu mesmo não li nenhum deles. Parabéns ao escritor e à Fantasy por dar espaço para livros de fantasia.

Betinha 14/08/2015

Gostei!

Nunca tinha lido algo do gênero Steampunk e me surpreendi por gostar mais do que eu esperava. A narrativa do livro é bem diferente, até mesmo no que se refere à grafia das palavras. No inicío isso me causou um estranhamento, mas percebi que me ajudou a imergir melhor na narrativa e na época na qual a história se passa.

Gostei do livro, mas acho que o final poderia ter sido melhor desenvolvido, de qualquer forma é um livro bom e a leitura foi agradável. Recomendo!

Ana P. Maia 24/09/2015

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison - The Queen's Castle
"Era um escravo dos sentidos, das impressões múltiplas, sombrias e discordantes, em tudo fascinantes. Havia naquele antro um brado de ar de sonho que me inspirava vastos sentimentos."

Confesso, sem rodeios que tive imensa dificuldade nessa crítica. São tantos detalhes minuciosos e reveladores que me policiei a cada frase. A vontade é dissecar cada órgão do livro, como fez o caro Dr. Loiuson com as suas vítimas... Mas como não posso tirar esse prazer de vós, me atentarei a cada uma de minhas humildes palavras.
Por si só, Porto Alegre dos Amantes é um deleite para a imaginação, e o autor presenteia os leitores com informações interessantes dos seres robóticos, de paisagens steampunks com as quais não estamos muito habituados. O livro em si é uma verdadeira “lição”.
Os personagens apresentados são intensamente humanos, qualidades e defeitos se contrapõem, demonstrando até que ponto as emoções e sentimentos são capazes de moldar atitudes mais ou menos drásticas e por que não me aprofundar nos mesmos? Porque qualquer brecha pode revelar um segredo, e eu desejo imenso que sejas vós a descobri-los! Lorde Enéias ainda inclui nessa miscelânea de temas e imagens, casos típicos de preconceito que estamos habituados a presenciar.

"(...) Ao escutar a mensagem “etnia desconhecida”, questionei-me sobre o absurdo daquela frase num país como o Brasil."

Afirmo, veementemente, que o maior trunfo desse grande livro é o amor. Por incrível que possa lhe parecer até os derradeiros momentos, o que movimenta as engrenagens além de sangue e vingança é o mais profundo amor.
Um ponto que gostaria de trazer à luz, é a criatividade de Lorde Enéias, nas últimas partes do livro, fui surpreendida com minha respiração pesada e a dificuldade de regularizar os batimentos cardíacos. E não consegui por algum tempo, o livro já estava fechado há muito e as imagens ainda povoavam minha mente. Custei a dormir...
Para surpreender ainda mais, além do livro ser repleto de referências que homenageiam grandes nomes da literatura brasileira, sem dúvidas, a obra de Lorde Enéias, é um dos livros mais bonitos que já vi. Capa e contracapa impecáveis, páginas amareladas e um cuidado na revisão invejáveis. A linguagem clássica e rebuscada oferece uma chance diferente de leitura e admito: muito charmosa. Mas previno que para os menos pacientes, esse detalhe pode dificultar o andamento da leitura. Por fim, a alternância de narradores, a presença de cartas ao invés de capítulos padronizados, as gravações e demais adendos enriquecem e tornam a obra bem diferente.
Não menos importante, digo que retirar o sorriso de escárnio da face de certos seres vis pode ser imensamente agradável, descobrir a verdadeira natureza que transforma humanos em demônios é simplesmente adorável.

"Dante reencontra Beatriz, o velho poema recomeça."

site: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/2015/09/a-licao-de-anatomia-do-temivel-dr.html

Andréa (Déia) 16/10/2015

Tudo começou num podcast
Fiquei sabendo desse livro e do autor no podcast Ghost Writer e curiosa fui atrás, consegui o e-book e adorei, agora fico na ansiedade pelos próximos volumes. O que aconteceu com outros personagens, quais as suas origens, que outros mistérios estarão me aguardando nas próximas páginas? O mais interessante é que fiquei com vontade de ler os livros que inspiraram os personagens emprestados.

1 | 2 | 3 | 4 | 5