A lição de anatomia do temível Dr. Louison

Resenhas - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evy 12/11/2023

SENSACIONAL!
Lição de Anatomia de Eneias Tavares, publicado pela Darkside Books, é o segundo livro que leio do autor e agora é real oficial, sou fã! A escrita do autor é simplesmente maravilhosa, a preocupação em manter a ortografia da época, as descrições de cenários e cenas, algumas tão fortes que precisei parar para respirar... Enfim, tudo de uma qualidade narrativa impecável. Quem ainda não conhece esse autor nacional, deveria!

A trama desse livro mergulha em uma intrigante narrativa sobre crimes de um assassino em série, ambientada em um Brasil Steampunk. A história se desenrola 15 anos após os eventos de "Parthenon Místico", onde encontramos novamente os personagens de uma sociedade secreta que habita as sombras de Porto Alegre dos Amantes. Um dos protagonistas, o médico Antoine Louison, é acusado de ser o Estripador da Perdição, um assassino que ceifou vidas da alta sociedade sulista.

A recriação da paisagem nacional com uma estética retrofuturista feita pelo Eneias é de cair o queixo e como sempre, o ponto alto pra mim é trazer personagens dos clássicos da literatura brasileira, como Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Emília Freitas e Lima Barreto. O leitor é conduzido nesse mistério pelo jornalista Isaías Caminha, encarregado de solucionar um enigma. Vamos conhecendo a história através de diários de trabalho, gravações, depoimentos e insights de tirar o fôlego. Tudo isso se entrelaçam para formar um intricado mosaico de mistério, sedução e medo.

Vale ressaltar a potência da personagem Beatriz nessa trama que traz uma parte da história que realmente me fez parar pra respirar em vários pontos. A forma como ela narra, a força e a sobrevivência apesar de tudo que passou são impressionantes. Fiquei apaixonada por ela, e adorei ler mais sobre isso no posfácio do próprio autor. Me ganhou!

Além disso, assim como "Parthenon Místico", o livro oferece uma experiência transmídia através de qrcode com conteúdos exclusivos: audiodramas, quadrinhos e atividades para professores que desejam explorar o cenário em suas aulas. O universo criado por Eneias Tavares combina literatura fantástica, ficção científica, crítica social e valorização nacional.

A edição da Darkside Books nos presenteia com artes de Ana Koehler, mapas de Karl Felippe e um prefácio de Roberto de Souza Causo, renomado pesquisador de ficção científica. Para Causo, o romance é uma obra que lembra um encontro entre Edgar Allan Poe e Thomas Harris, algo que deveria ser uma leitura essencial para os leitores brasileiros e eu concordo plenamente!!

Lição de Anatomia promete e entrega uma experiência literária maravilhosa e única. Super recomendo a leitura!

Louise 13/12/2021

Justiça não é vingança
Se passa no Brasil de 1900 e possui narrativa, contexto e personagens, da literatura brasileira, intrigantes.

Foi o primeiro livro que li do estilo steampunk/ retrofuturista e adorei. Demorei 3 meses para terminar a leitura, mas a culpa foi só minha. O texto e o enredo são excelentes.

@aiinulindale 12/01/2023

Carruagens elétricas, bondes eletrostáticos, zeppelins e... Porto Alegre? Rio de janeiro?
Afinal de contas, sobre o que é LIÇÃO DE ANATOMIA?

Com certeza você já assistiu, ou já ouviu falar, de filmes com a estética Steampunk, como a invenção de Hugo Cabret ou As loucas aventuras de James West, roupas de época, corsets de couro, enormes cartolas, óculos, maquinários gigantes e engenhocas com seu interior cheio de engrenagens e vapor à mostra.

Agora pense nessa temática, e misture com pitadas de O silêncio dos inocentes. Crimes horrendos, o médico que os cometeu parecendo extremamente ciente de si e coeso, a imprensa sensacionalista tentando aproveitar do tumulto, conspirações surgindo, atmosfera obscura.

Porém, tudo isso acontece aqui, no Brasil. Sim, Lição de Anatomia é um "novo clássico" nacional que une toda a estética que amamos e intercala com a cultura brasileira e lugares que já conhecemos.

De início acompanhamos o jornalista carioca Isaías Caminha, enquanto investiga e entrevista pessoas envolvidas em uma série de assassinatos onde o suposto culpado, conhecido como "estripador da Perdição", que curiosamente não nega seus feitos, foi preso em um sanatório. Eventualmente o autor nos oferece outros pontos de vista sobre os fatos, sempre utilizando a narrativa para fazer inúmeras críticas ácidas à preconceitos, misoginia, sensacionalismo, violência e a forma de lidar com transtornos psicológicos.

A leitura é completamente imersiva nesta edição da Caveirinha, contendo diários, anotações, notas do suposto "editor" que compilou os escritos, e inúmeras ilustrações interessantes.

Os cortes de passagem de tempo fazem com que a leitura não fique cansativa, mesmo que a linguagem seja mais rebuscada, e a leitura é sim muito indicada para quem gosta de thriller, tramas misteriosas e uma boa dose de ironias.
Isadora 12/01/2023minha estante
Esse autor chama muita atenção desde que li de Alcova da Morte, livro em que ele é um dos escritores... estou com vontade de ler Lição de Anatomia agora tbm haha ótima resenha!

Andre 15/02/2023

Existem muitas coisas interessantes nesse livro:

A trama é bem trabalhada, levanta mistérios e vai nos entregando aos poucos suas soluções mantendo sempre o interesse do leitor.

A variedade de personagens, muitos deles saídos de grandes clássicos da literatura nacional, é utilizada para criar uma espécie de liga extraordinária à brasileira, ousado!

Como nem tudo são flores, a escrita pode se tornar prolixa e cansativa (curiosamente um dos personagens diz exatamente isso em determinado momento) por ser toda estruturada em cartas, diarios e entrevistas ao estilo de Drácula de Bram Stoker e ser carregada numa linguagem de época formal e cansativa.

Em resumo, este é um livro muito bom mas que eu só recomendaria para leitores mais experientes e pacientes.

Bruno 13/01/2021

Ideia interessante - Já leu o alienista?
Um livro de investigação de um serial killer, em um Porto Alegre Steampunk.
O mais louco dessa história é o incrível crossover de personagens da literatura brasileiros, oriundos de livros de Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Álvares de Azevedo.

Marina.Santiago 25/12/2022

Impossível parar de ler
Um dos meus pontos favoritos é a essência brasileira que o autor passa pela escrita. Cada personagem tem características extremamente únicas e muito bem construídas, não deixando nenhuma ponta solta na história. De início eu achei que se tratava apenas de um romance investigativo, mas o livro trouxe inúmeras reflexões sobre relações interpessoais e questionamentos filosóficos. Isso tudo com o dinamismo da troca de narradores, demonstrando cada faceta dos personagens.

Tomlucitor23 30/12/2023

Como é bom voltar a esse universo, o Enéias Tavares é claramente um leitor que ama muito todo a nossa cultura e história, além de escrever super, com uma narrativa envolvente, ele consegue prender e colocar a gente dentro da história de uma forma tão profunda, seja pela escolha de palavras, que são escritas com a gramática do século 18, além escrever ora em romance, depois em diários, passando por telegramas, texto jornalístico, e até gravação, o que só deixa o leitor cada vez mais envolvido ao desenrolar do livro, além dessa nova roupagem, de um mapa incrível, as ilustrações belíssimas, características que tornam tudo tão real, são tantas qualidades, que falar apenas do enredo se torna pouco, e para falar a verdade, prefiro que você se interesse, descubra por si só, e se apaixone por essa história como eu me apaixonei.

Vanessa Boedermann 04/10/2017

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison | Blog Corredora Literária
A capa belíssima foi o que me chamou a atenção para comprá-lo. Achei divertido o formato diferenciado do sumário para não soltar spoilers, vocês terão que ler para compreender. O livro possui a grafia original da época em que se desenrola a história, século XIX, o que também deixa o livro interessante. Boa diagramação permitindo uma leitura fluída.

Inicia-se e encerra-se o livro numa prosa poética entre autor e "ledor", nas páginas seguintes a narrativa segue em primeira pessoa, contando a história de um jornalista chamado Isaías que irá cobrir a prisão do facínora Dr. Louison. Todo o mistério gira em torno de seu misterioso desaparecimento na noite anterior à sua execução.

“A mente humana é um labirinto escorregadio e vertiginoso”

O autor toca em assuntos como racismo, diferenças entre classes sociais, homossexualidade, moral, religião e ocultismo com delicadeza. O autor também inclui em sua história personagens já conhecidos da literatura nacional como Simão Bacarte – Machado de Assis, Rita Baiana e Pombinha – Aluísio de Azevedo dentro do cenário Steampunk do século XIX.

“Notícias reais não vendem jornais, cantava o mulato de cima do morro…”

A partir do capítulo dois há uma troca de cartas entre os personagens e passagens de um tipo de diário pessoal e gravações e vai assim até o final do livro, o que deixou bastante maçante. Daí você fica se perguntando: Será que o Dr. fazia um tipo de justiça social? Pois bem você também terá que ler pra descobrir. Lá pra meados das páginas cento e noventa e quatro é que realmente a coisa começa a se desenvolver, a partir da página duzentos e sessenta e sete há algumas cenas sanguinolentas.

"Levo muitos para lá nesses dias”, disse, enquanto ordenava com o movimento dos arreio que as duas éguas descoradas partissem, “embora não saiba se os loucos estão aqui fora ou lá dentro."

Sentença
Foi a primeira vez que me aventurei no Steampunk. Como comprei pela capa (que é lindíssima por sinal) e sinopse, imaginei que tivesse mais cenas de ação, tiros, sangue, mortes e mais detalhes sobre as máquinas a vapor. Há uma grande cena violenta quase no final do livro, e sim me revirou o estômago e era isso que eu esperava mesmo. Em suma, o livro é um "romance romântico", se você quer se aventurar pela primeira vez no tema Steampunk indico a leitura com certeza!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Adriana F. 21/11/2014

Um romance epistolar regado a cultura, sangue e engrenagens...
Faz tempo que não escrevo e, para ser sincera, nunca soube fazer uma resenha bem feita. No entanto, hoje preciso falar sobre esta obra, A lição de anatomia do temível Dr. Louison (Leya, Casa da Palavra, Fantasy), primeiro livro da série Brasiliana Steampunk, de Enéias Tavares.

Quanto à forma, a narrativa fluida se dá por uma série de missivas trocadas entre os personagens de maneira poética, reflexiva, melancólica, dolorida. O autor faz uso da “graphia” original de alguns “phonemas”, abusa de maneira deliciosa de adjetivos riquíssimos e, muitas vezes, divertidos e pouco usados hoje em dia – o que me faz mencionar a riqueza do vocabulário de forma geral, totalmente pertinente a um romance de época –, utiliza-se de rimas elaboradas (destaque especial ao sumário, que está fantástico) e aliterações... Ah, as aliterações... Como eu as amo! Um texto deveras bem escrito e elaborado.

Os personagens são profundos, bem construídos, críveis ainda que místicos (e míticos). A releitura de alguns nomes consagrados da nossa literatura torna a obra ainda mais valiosa: são personagens de Aluízio de Azevedo, Machado de Assis, Raul Pompeia, entre outros grandes.

Ambientada numa Porto Alegre do início do século XX, a história faz uso de tecnologias à frente do seu tempo como autômatos, carruagens mecânicas, dirigíveis a jato, gravadores de voz, armas de choque... Além dos tratamentos avançados do Alienista. Tais elementos fazem da obra um genuíno romance steampunk, no qual toda essa produção científica transforma tal sociedade do final da Era Vitoriana.

A valorização da cultura nacional se faz presente ao longo de toda a obra, e em especial, ouso citar, em Vitória Acauã e Rita Baiana. A diversidade étnica, cultural, de valores e crenças também dá ao romance um tom universal, no qual o preconceito não pode, de forma alguma, existir senão dentro das barbáries ditas e feitas por alguns personagens dentro da trama.

E a trama... Bem amarrada, original, rica, crítica, ácida, bela.

A lição de anatomia do temível Dr. Louison veio reforçar que ficção científica é literatura de qualidade, de altíssimo valor literário quando escrita por uma mente vastamente culta e caprichosa.
Enéias Tavares 24/04/2015minha estante
Que bom que gostaste, Adriana. Fiquei bem feliz com seu comentário e espero que os próximos volumes da série possam causar impressão similar. Grande abraço, querida.

Diego Mezencio 13/08/2016

A Liga Extraordinária Brasileira - sem spoiler
Resenha Ligeira: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares.

Estava lá, eu, numa viajem de fim de semana, perambulando pela Finac do Ribeirão Shopping na procura de mais um livro para ler. Porém, estava com vontade de ler a obra de um autor brasileiro. E foi ai que me deparei com A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, a capa já me chamara atenção e de pronto exerci meu preconceito idiota e ignorante: Ha! Brasileiro querendo escrever em um universo Steampunk.
Para minha felicidade e choque, comprei pela curiosidade e mordi a língua.
A obra abriu-me os olhos para novos horizontes, romanticamente falando.
Enéias juntou personagens da literatura clássica brasileira e as jogaram nas tramoias de Dr. Lousion, de imediato eu fiz uma ligação com A Liga Extraordinária, de Allan Moore, e devo afirmar: ficou excelente!
O livro é uma coletânea de cartas, gravações e noitários das personagens; ao junta-las, elas costuram o enredo principal. Não há como não imergir nessa estória, Enéias fez uma bruxaria que me sugou para dentro do livro e me fez ficar encantado, indignado, aterrorizado e, por fim, maravilhado. Isso foi possível apenas pela boa construção das personagens, elas são muito bem caracterizadas e humanizadas, atrevo-me a dizer que são o recheio do bolo, até fiquei com o gostinho de quero mais no que se refere ao universo proposto: Brasil na temática Steampunk.
Expurguei meus preconceitos literários e espero consumir mais livros com essa temática e principalmente deste autor.
Se não comprou ainda, então compre!
Brasileiros sabem escrever em um universo Stempunk!

Marcus Oliver 08/11/2020

Prazeroso demais, mas tedioso em muitos momentos
O livro de Enéias Tavares é um dos grandes da Literatura fantástica contemporânea, isso não há dúvida. Mesmo com esse intenso valor próprio da obra ainda dei uma nota mediana, sinto-me culpado até. Melhor eu adentrar nos pontos do livro para explicar melhor.
Se você conseguir superar a primeira parte, você lerá o resto do livro com tranquilidade, lembrou-me muito o cansaço que senti quando li o trecho de Tom Bombadil, do Tolkien, em ?Senhor dos Anéis?. Pareceu-me que um conto fora esticado para um romance, por isso, fiquei rodeando e enrolando em várias cenas até chegar em alguns pontos de climax. Fui cativado por alguns capítulos seguintes e depois voltei ao tédio.
Outro ponto que me tirava da leitura e do pacto que constitui com a história foi o elemento místico e mágico que algumas vezes surgia, para mim, não há problema em misturar steampunk e magia, mas a premissa toda do livro é steampunk e em vários momentos traz o místico e isso me tirava da atmosfera da história. Entendo que é um elemento desse universo ficcional, mas que para o enredo daquela história não era importante.
O último ponto que tive de ressalva acerca da obra foi o fato de trazer tantos personagens e dar voz a eles deixou o enredo em segundo plano, um enredo maravilhoso, diga-se de passagem, mas que perdia corpo e cena para as divagações de vários personagens. Por conta de vários personagens não consegui me apegar a nenhum, pois a todo momento precisava lembrar quem é quem.
Tirando esses pontos, que na minha opinião não me agradaram, preciso elogiar outros pontos:
Primeiro, o uso de personagens da literatura brasileiro foi algo excepcional e maravilhoso, são nossos conhecidos, se não por leitura, por senso comum. Um livro repleto de brasilidade, amável com nossa cultura e traz inúmeros pontos históricos reais e que conseguimos traçar com a história real do Brasil.
Segundo, as discussões feitas pelas personagens. Meu deus! Como cada personagem traz pensamentos e ideais diferentes, isso quando divagavam - o que causa um pouco do retardamento da história - e reagem a algumas ideias e fatos da trama.
Terceiro, a obra não caiu num grande clichê. Temos aqui uma história de investigação densa e que precisamos desenrolar o novelo desse mistério a cada página, entendemos algumas coisas e só no final conectamos o fim do fio com seu início.

Creio que minha ?pequena? resenha tenha se prolongado, mas isso é culpa do fato que esse livro produz um misto de emoções e reflexões, sejam estéticas ou estruturais. Não confunda minha nota com a ideia de que não recomendo esse livro. Nunca faria isso, pois o livro desperta uma enorme vontade de pesquisar mais este universo ficcional e ver outras obras em um Brasil steampunk.

Leitora Viciada 17/07/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
A Fantasy – Casa da Palavra é um selo editorial da Casa da Palavra (LeYa Brasil), coordenado pelo autor Affonso Solano. Após a publicação de grandes livros de ficção especulativa, o selo realizou em 2014 o 1º concurso literário A Fantasy Quer o Seu Mundo, para escolher uma história única, um mundo fantástico, um universo sem igual. Foram mais de 1.500 inscritos – autores e autoras de todo o Brasil. Todos com a expectativa de ver seu romance de fantasia publicado, um sonho realizado.
O vencedor foi Enéias Tavares, professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Letras, possui mestrado em Literatura Comparada e doutorado em Estudos Literários e parte da sua formação realizada na Universidade de York (Inglaterra).
Sua obra, a grande vencedora do concurso, é o primeiro livro do projeto Brasiliana Steampunk, que contará com obras de ficção científica ambientadas no Brasil: A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison. O livro estreou na Bienal de São Paulo de 2014 e só o fato de ter vencido tantos manuscritos, já o torna respeitável, ainda mais com um autor com um currículo impressionante. E atenção: esta é verdadeiramente uma obra de universo rico e único!
A produção do romance começou em 2009, em formato de conto, durante uma oficina de escrita criativa. O conto evoluiu em 2010 para uma novela e após dois anos pausado, Enéias retomou o projeto incluindo personagens clássicos da literatura brasileira, finalmente formando as partes principais do livro. A equipe da Fantasy deve ter tido um trabalho enorme para selecionar os finalistas. E a Casa da Palavra acertou na escolha do vencedor, aos meus olhos, além de texto caprichado, intenso e criativo, é um estilo inédito nas produções brasileiras.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/07/BrasilianaSteampunk1.html

Lais.Felix 04/04/2021

Livro incrível ?
Um dos melhores livros que já li, amei o modo como foi contado. É simplesmente genial, foi meu primeiro contato com o gênero e com o autor, mal posso esperar para repetir a dose. As únicas coisas que me impediram de dar cinco estrelas e favoritar, foi alguns personagens que caíram em esteriótipos perigosos para personagens não-brancos, o uso da palavra ?mulata? me incomodou um pouco também. Por último, em alguns momentos a reta final do livro se tornou extremamente lenta. Mas é um livro que vale a pena.

Ily143 21/12/2023

Esse é facilmente uma das melhores ficções da literatura brasileira que eu já li. Nela você se depara com referências históricas, culturais, geográficas e tem até um certo apego pela escrita direta do berço brasileiro.
Posso falar com propriedade que o Enéias se superou nesse livro e torço para conseguir ler os próximos livros que fazem parte desse universo.
Sem spoilers por aqui, apenas leiam e se surpreendam.

Sario Ferreira 12/12/2017

Sobre a obra: uma invenção genial!
Confesso que meu primeiro contato com esse título esdrúxulo e detalhista fez com que eu jamais imaginasse tamanha riqueza por trás do livro de Enéias Tavares; só depois, lendo o livro, foi que percebi que o título era esdrúxulo e detalhista como o próprio Dr. Louison é.

O ritmo inicial é vagaroso, como o decolar de um dirigível, mas logo que o jornalista Isaías Caminha começa a ficar desconcertado com a misteriosa figura do serial killer Dr. Louison, o acompanhamos neste rumo. A trama se passa em Porto Alegre (dos Amantes), em um Brasil fictício do início do século XX, em que a tecnologia à vapor, robôs e mecanismos dominam os grandes centros urbanos.

A história é contada de uma forma que me lembrou muito o Drácula de Bram Stoker: uma coleção de cartas, "noitários", documentos e gravações de personagens diversos. Todos estes são ligados ao caso de um respeitável doutor e artista, que, apesar de ser uma figura ilustre e respeitável em todas as camadas da sociedade, é o culpado assumido de uma série de assassinatos viscerais; assim, todo o enredo se desvela, pouco a pouco dissolvendo as nebulosidades que recobrem a identidade de Louison.

Os personagens são muito marcantes e sofrem grande evolução, já que a história se utiliza de narrativas em primeira pessoa, mas o mais interessante é que o autor introduz seus próprios personagens e resgata personagens da literatura clássica brasileira, a saber: o imortal Solfieri (Noites na Taverna, de Álvares de Azevedo), a feiticeira indígena Vitória (Contos Amazônicos, Inglês de Souza), Sérgio e Bento (os estudantes de O Ateneu, Raul Pompeia), Simão Bacamarte (O Alienista de Machado de Assis), entre outros. Mais que resgatar tais figuras, Enéias teve a perícia literária de mimetizar o estilo e a caracterização dos autores criadores desses.

O estilo de linguagem varia bastante, de acordo com o personagem-narrador, indo das verborragias pomposas de Isaias Caminha e do Doutor Louison ao linguajar coloquial de Rita Baiana e do detetive Pedro Britto Cândido; entretanto, há uma constância poética muito agradável que permeia todo seu conteúdo.

Tudo isso não se atribui apenas a mera contação de história; a narrativa traz muitas contemplações, como discussões sobre a superimportância da estética na sociedade e os limites da moralidade. Não é um livro para ser lido com pressa.

A obra de Enéias Tavares é riquíssima e um verdadeiro tesouro de nossa literatura de ficção contemporânea, ideal e necessária para trazer de volta algum teor mais reflexivo ao nosso cenário de fantasia nacional. Para quê mais serve o fantástico senão refletirmos sobre a condição humana sob o abrigo de uma bela máscara?

Adiciono que os amantes de audiobook devem muito procurar pela versão do livro disponível na plataforma U-Book; a sonoplastia, leitura e trilha sonora são primorosas.

site: sagraerya.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5