A lição de anatomia do temível Dr. Louison

Resenhas - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carminda 14/09/2018

UM MÉDICO-VILÃO-ASSASSINO? DESCUBRA!
Este livro é simplesmente magnífico, recomendo à todos que curtem o estilo Steampunk, e aos que não curtem, também! Pois a narrativa aqui construída é algo há muito perdido na literatura brasileira - sim, é brasileiro e de melhor qualidade - o autor é simplesmente um gênio, ele recria de forma criativa e totalmente inovadora personagens já consagrados na literatura clássica brasileira, como os de Machado de Assis e Álvares de Azevedo, dentre outros.

A narrativa é construída de forma bem peculiar - o que me lembrou a narrativa de "Drácula - Bram Stoker" (super recomendo também) - em forma de noitários e entrevistas.

Os personagens dão um show a parte, todos muito bem construídos, principalmente o protagonista Dr. Louison, que você descobrirá ser um assassino em série frio e calculista... será?! Leia você e tire suas conclusões, eu já tirei a minha! ;)

O melhor de tudo, é que esta narrativa se passa na bela cidade brasileira de Porto Alegre dos Amantes (como este nome é lindo), em uma época retrofuturista, cheia de maquinários tecnológicos e zepelins no céu, além das elegantes vestimentas e os bons modos dos viventes da cidade.

É uma narrativa eloquente e horripilante que transporta o leitor ao estilo steampunk da melhor forma possível, através da imaginação!

É isso, é brasileiro, e veja, É ÓTIMO! Não perde em nada aos romances estrangeiros. Além de ser uma narrativa curta e que não dá vontade de parar. Foi, de longe, o melhor achado da vida, agradeço por esse livro ter me encontrado, agora eu sou dele e ele é meu!

A iniciativa do autor Enéias Tavares é criar uma coleção, denominada "Brasiliana Steampunk" onde ele continuará as narrativas retrofuturistas em solo brasileiro. Há dois contos avulsos, tipo spin-off de dois personagens do livro, que também são fantásticos, além do site lindíssimo onde pode-se acompanhar narrativas e produtos relacionados a coleção. Além da criação de uma Webcomic e da Série em live-action a serem lançadas em breve.

É isso, aqui fica minha humilde recomendação de leitura.
Embarque em seu zepelim e curta a viagem.

site: http://brasilianasteampunk.com.br/

Cris 04/04/2023

Suspense, mistério e horror
“A vingança, muito menos, não é um prato frio ou uma bebida quente. A vingança é apenas uma droga que intoxica por breves momentos, poluindo e contaminando o corpo aos poucos. E seu gosto é deveras amargo.” Pág. 182

5 motivos pra ler:

Literatura Brasileira: O primeiro motivo não poderia ser outro. Este livro traz uma ambientação na cidade de Porto Alegre dos Amantes, uma cidade cheia de segredos, amores, mistérios e personagens pra lá de curiosos, com uma escrita bastante elaborada e cativante.

Gênero Steampunk: E se você nunca leu nada do estilo, aqui está uma das primeiras histórias brasileiras deste subgênero da ficção científica. Você vai ver uma história que se passa no início do século XX, mas com uma tecnologia que na vida real não estava disponível naquele momento.

Referências nacionais: Pra quem gosta de clássicos, o livro cita vários personagens da Literatura brasileira que aparecem em livros famosos como: O Alienista, O cortiço e Noite na taverna. Quem leu estes livros vão poder relembrar.

Personagens incríveis: tanto os personagens criados pelo autor quanto as referências de outros autores são interessantes e muito impressionantes.

História misteriosa: o enredo é puro suspense, tem um mistério que ficamos curiosos pra desvendar, além de um toque de horror que me deixou bastante chocada.

Bônus; eu não poderia terminar de falar deste livro sem enaltecer a edição lindíssima da Editora! Ilustrações incríveis e um trabalho artístico que nos deixa completamente ambientados na história.

“Como começa o amor? No olhar do amante, lançado sobre a totalidade de tudo o que julgamos ser? Como termina o amor? Da constatação de que ele não passa de uma ideia, plantada em nossos cérebros por poemas, livros, romances? Uma ficção de homens que o imaginaram fulgurante? Termina ele quando seres como eu recusam-no, exilam-no, ao abraçar o desejo e o intelecto?” Pág. 238

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Sario Ferreira 12/12/2017

Sobre a obra: uma invenção genial!
Confesso que meu primeiro contato com esse título esdrúxulo e detalhista fez com que eu jamais imaginasse tamanha riqueza por trás do livro de Enéias Tavares; só depois, lendo o livro, foi que percebi que o título era esdrúxulo e detalhista como o próprio Dr. Louison é.

O ritmo inicial é vagaroso, como o decolar de um dirigível, mas logo que o jornalista Isaías Caminha começa a ficar desconcertado com a misteriosa figura do serial killer Dr. Louison, o acompanhamos neste rumo. A trama se passa em Porto Alegre (dos Amantes), em um Brasil fictício do início do século XX, em que a tecnologia à vapor, robôs e mecanismos dominam os grandes centros urbanos.

A história é contada de uma forma que me lembrou muito o Drácula de Bram Stoker: uma coleção de cartas, "noitários", documentos e gravações de personagens diversos. Todos estes são ligados ao caso de um respeitável doutor e artista, que, apesar de ser uma figura ilustre e respeitável em todas as camadas da sociedade, é o culpado assumido de uma série de assassinatos viscerais; assim, todo o enredo se desvela, pouco a pouco dissolvendo as nebulosidades que recobrem a identidade de Louison.

Os personagens são muito marcantes e sofrem grande evolução, já que a história se utiliza de narrativas em primeira pessoa, mas o mais interessante é que o autor introduz seus próprios personagens e resgata personagens da literatura clássica brasileira, a saber: o imortal Solfieri (Noites na Taverna, de Álvares de Azevedo), a feiticeira indígena Vitória (Contos Amazônicos, Inglês de Souza), Sérgio e Bento (os estudantes de O Ateneu, Raul Pompeia), Simão Bacamarte (O Alienista de Machado de Assis), entre outros. Mais que resgatar tais figuras, Enéias teve a perícia literária de mimetizar o estilo e a caracterização dos autores criadores desses.

O estilo de linguagem varia bastante, de acordo com o personagem-narrador, indo das verborragias pomposas de Isaias Caminha e do Doutor Louison ao linguajar coloquial de Rita Baiana e do detetive Pedro Britto Cândido; entretanto, há uma constância poética muito agradável que permeia todo seu conteúdo.

Tudo isso não se atribui apenas a mera contação de história; a narrativa traz muitas contemplações, como discussões sobre a superimportância da estética na sociedade e os limites da moralidade. Não é um livro para ser lido com pressa.

A obra de Enéias Tavares é riquíssima e um verdadeiro tesouro de nossa literatura de ficção contemporânea, ideal e necessária para trazer de volta algum teor mais reflexivo ao nosso cenário de fantasia nacional. Para quê mais serve o fantástico senão refletirmos sobre a condição humana sob o abrigo de uma bela máscara?

Adiciono que os amantes de audiobook devem muito procurar pela versão do livro disponível na plataforma U-Book; a sonoplastia, leitura e trilha sonora são primorosas.

site: sagraerya.blogspot.com.br

Karina.Franca 27/01/2023

Simplesmente perfeito
Não tenho palavras pra explicar o quão bom é esse livro!! A narrativa começa não prometendo nada e entrega tudo. Os personagem são enigmáticos e cativantes a história flui num ritmo que deixa impossível largar o livro. Você termina o livro desesperado por uma continuação, por mais aventuras de todos os personagens.

Matheus.Giovanazzi 02/03/2023

Esse livro superou todas as minhas expectativas. Quando li "steampunk" brasileiro, confesso que fiquei cético, mas a construção desse outro mundo foi feita com maestria. Os personagens emprestados de outros autores também dão um toque especial à narrativa.

Davenir - Diário de Anarres 17/06/2016

Livro brasileiro para ler livros brasileiros
"Lição de anatomia do temível Dr. Louison" (2014), romance de estreia de Enéias Tavares, foi concebido como o primeiro de uma série e possuí duas premissas muito interessantes: a estética steampunk adaptada ao Brasil e a inserção de personagens já existentes da literatura brasileira da segunda metade do século XIX e do início do XX, combinadas com uma consistente trama policial.

No romance, o jornalista Isaías Caminha é enviado a Porto Alegre, para investigar o caso do assassino em série Antonie Louison, que está preso no Hospício São Pedro, com a data de execução marcada. Rapidamente nos vemos diante de um quebra-cabeças quando Louison escapa.

A obra se apresenta como um dossiê reunindo cartas e entrevistas, escritas e transcritas de gravações, além de trechos de processos jurídicos (nem um pouco maçantes). Todas datadas, indo e voltando no tempo. Cada parte adiciona explicações e perguntas ao caso.
Também somos apresentados a vários personagens que habitam esse mundo, alguns criados pelo autor e outros retirados da literatura brasileira. O protagonista, Dr. Louison, (criação do autor), é o centro da narrativa e sua personalidade é montada e desmontada pelos diversos pontos de vista, contraditórios e cheios de segundas intenções.

Fez MUITO jus ao "punk" do Steampunk
A lição de anatomia do temível Dr. Louison não se prende às convenções da ficção científica, nem aos seus debates sobre tecnologia, embora eles sejam pincelados. É importante ter isso em mente para não se decepcionar, à espera de uma mera versão brasileira de A máquina diferencial. "A máquina diferencial". O que não significa que os personagens marginalizados e cheios de atitude não estão lá. Eles aparecem, inclusive, de forma mais intensa e consciente que na obra seminal de Gibson e Sterling - o Parthenon Místico exemplifica esse ponto.

Leiam livros nacionais!
Outro elemento do Steampunk presente na obra é a inserção de personagens da literatura numa história alternativa. Relembremos "A Máquina Diferencial", que colocou os personagens Sybil Gerard e Mick Dandy, de Benjamin Disraelli levando vidas alternativas numa realidade histórica diferente. Tavares elevou essa experiência, como n'A Liga Extraordinária, de Alan Moore, usando personagens da literatura brasileira.

A leitura dos livros de origem dos personagens emprestados não é pré-requisito para compreender A lição de anatomia. Apesar de que reconhecer algum deles arranque um sorriso durante a leitura, acredito que o caminho da obra seja justamente o oposto: ela grita o tempo todo que a literatura brasileira não é necessariamente uma chatice obrigatória para provas de vestibular, demonstrando que em meio a esses livros abundantes, facilmente encontrados por menos de dez reais nas prateleiras de sebos e livrarias, e comumente ignorados em prol da literatura estrangeira, existem excelentes personagens e enredos.

A trama é complexa em fatos, formas e vozes (por vezes contraditórias) que se fecham como um livro e pedem mais histórias em virtude de tantos personagens inseridos em destinos alternativos. Talvez escapem detalhes e ironias em relação a Porto Alegre, que o autor colocou em forma de inversões, como o nome dos jornais. Porém, a maioria dos personagens é de fora do Rio Grande do Sul, ainda que contemos a própria cidade como um. Fora isso, os percalços são irrisórios durante a prazerosa leitura.

No blog tem downloads especiais. Aguardo tua visita.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com.br/2016/06/resenha-licao-de-anatomia-do-temivel-dr.html

Bizinelli 21/12/2023

Uma boa sequência
Achei melhor escrito que o paternon místico, porém algumas das minhas críticas permanecem, acho demasiado político, porém uma boa leitura para passar o tempo.

Giane 14/05/2020

Surpreendente!
Ouvi este livro através da plataforma da audible, narração excelente! Posso dizer que há anos não encontrava um livro que me surpreendesse tanto. Claro que não sou fã do estilo de narrativa, motivo pelo qual dei 4 estrelas, a qual é feita em forma de entradas em um diário ou cartas endereçadas a diversos personagens. E que personagens hein! Todos dotados de muita humanidade, esta traduzida através de seus medos, defeitos, amores e loucuras. Com isso, não consegui em momento algum adivinhar o próximo passo que o autor escolheria, já havia muito tempo perdido esse prazer e, ao mesmo tempo, facinio em descobrir somente nos últimos instantes o quê aconteceu de fato durante toda a narrativa. E posso dizer que quando tudo se descortinou, fiquei embasbacada por não ter pensado naquela possibilidade. Acho que deixe-me mergulhar tanto no livro e nas descrições feitas que até esqueci do mundo. Vale muito a pena ser lido ou ouvido!

rodrichu 19/07/2020

Sobre o áudio livro
Na verdade eu só escutei o livro. Ainda não me debrucei na leitura de fato então minha avaliação considera a história e a belíssima interpretação do áudio livro. Se não me engano há duas vozes, um homem e uma mulher, interpretando os personagens de maneira extremamente rica. A trilha sonora e efeitos também não deixam a desejar. É uma experiência que recomendo fortemente a quem somente leu. A história é bastante envolvente apesar de ter seus pontos baixos também. Eu, mesmo lendo o livro, ainda vou preferir o áudio livro. É uma experiência completa.

Vinicius 18/06/2015

Livros nacionais que valem a pena!
Para mais informações, veja no blog Quatro Sentidos! (quatrosentidos.com.br)

A primeira parte do livro demora um pouco para se desenrolar, devido ao modo de escrita de Isaías Caminha, o personagem principal na primeira parte da história. O jornalista, que acaba de chegar à cidade, descreve todos os detalhes que vê à sua frente, mas isso não faz com que o livro perca o seu brilho, principalmente a partir do segundo grupo de capítulos, onde a história se desenrola com fluidez e belas reflexões.

No ano de 1911, Isaías é incumbido de cobrir a prisão do temível assassino Antoine Louison, que assassinara a sangue frio e desenhara diversos órgãos e partes do corpo de suas vítimas. Capturado pelo detetive Pedro Britto, Louison é mandado para o Hospício São Pedro para Lunáticos Incontroláveis e Histéricas Perigosas, sob a supervisão do macabro alienista Simão Bacamarte.

O livro é dividido em 9 partes, incluindo prólogo e epílogo, cada uma contada por um ponto de vista e por pessoas diferentes.

As personagens são marcantes e bem caricatas, você sente tudo o que aquela pessoa é pelos noitários apresentados e gravações narrativas, pelo fato do livro ser escrito todo em primeira pessoa por meio de cartas e diários noturnos. Minhas personagens favoritas são Simão Bacamarte, por ser um horrível e asqueroso verme, Rita Baiana, por toda a sensualidade e franqueza e Beatriz de Almeida e Souza pela sua história de vida.
Com enredo bem desenvolvido, a história se desenrola muito bem, fazendo com que o leitor se surpreenda e fique curioso com os ocorridos, como por exemplo a fuga do Doutor do hospício. Além disso as referências a outras obras renomadas, principalmente os clássicos da literatura brasileira, enriquecem e dão asas ao leitor.

Com trejeitos e escrita rebuscada, máquinas a vapor e engrenagens fervilhando, este livro é uma boa pedida para quem quer entrar no mundo do Steampunk, este foi meu primeiro contato literário com essa tribo e digo que fiquei bastante satisfeito. Não deixem de ler :)

site: http://www.quatrosentidos.com.br/

abacate 18/12/2021

esse livro é totalmente diferente dos livros que eu costumava ler, sempre lia romances e clichês. o começo dele é bem chato, parece que não flui mas depois a leitura vai desenrolando e vc nem percebe. é um livro surpreendente, com reviravoltas e gente maluca. tem partes mt violentas, que, confesso, que foi uma das coisas que fez gostar do livro. saí totalmente da minha caixinha lendo ele, e ainda tem uma pitada de romance por trás de tudo.
depois que li se tornou meu favorito, e agora pretendo reler prestando mais atenção em alguns pontos.
leiam, a leitura é simplesmente envolvente e misteriosa.

Betinha 14/08/2015

Gostei!

Nunca tinha lido algo do gênero Steampunk e me surpreendi por gostar mais do que eu esperava. A narrativa do livro é bem diferente, até mesmo no que se refere à grafia das palavras. No inicío isso me causou um estranhamento, mas percebi que me ajudou a imergir melhor na narrativa e na época na qual a história se passa.

Gostei do livro, mas acho que o final poderia ter sido melhor desenvolvido, de qualquer forma é um livro bom e a leitura foi agradável. Recomendo!

Gabriela 03/11/2014

RESENHANDO: A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON
Essa resenha também está disponível no blog: www.oultimojuro.com e em vídeo no youtube.com/oultimojuro
NOTA: 5/5

PONTOS FORTES: Bom, por onde começar? Rs. Gostei tanto desse livro, que fico até confusa... Acho que posso destacar aqui, esse universo maravilhoso que Enéias Tavares nos apresentou. Esse ar retro que o livro tem é o que dá todo o toque especial, trás aquela sensação de um mundo elegante, de pessoas finas, intelectualizadas, aquele sofisticado antigo que não temos mais, sabe? Adorei isso! Ao mesmo tempo em que o universo é criado ele está entre nós, porque se passa no Brasil, com cenários já conhecidos, então trás uma naturalidade que deixa o livro familiar, o que também é muito bom.
Os personagens são um show a parte. Adorei a ideia de trazer nomes já conhecidos da nossa literatura e transforma-los em heróis dessa história convivendo juntos e em amizade (ou não, rs). Achei que esse desenvolvimento de personalidades para caber nessa história foi demais.

PONTOS FRACOS: Eu ando em uma fase bem feliz das minhas escolhas, e esse livro, como os últimos que li, não posso levantar nada que tenha me incomodado, quebrado minha leitura ou me desanimado.

O QUE MAIS GOSTEI: Bomm, o que eu mais gostei no livro foi: o formato da narrativa! A história é contada sob diversos pontos de vista e por troca de cartas e mensagens. Achei isso demais e deixa a leitura muito fluida! Você vai interagindo com a conversa daqueles personagens, formando a linha dos acontecimentos na sua cabeça e nem vê as páginas passarem. Adorei isso!
Gostei demais também do formato de escrita que Enéias usa. O livro é todo escrito com a grafia da época, o que na minha opinião, ajuda muito a trazer aquele clima que falei ali em cima. Achei essa ideia boa demais e que casou perfeitamente com a pegada da história.
Último ponto que não poderia deixar de falar: adorei o sarcasmo fino que toma conta de todo o livro, aquela coisa que você lê sorrindo, sabe? Achei uma sacada muito inteligente da história e que faz toda a diferença para trama do Dr. Louison e o desenvolvimento da história.

O QUE MAIS: Bom, acho que todos mundo percebeu que amei a história, né? Rsrs. Foi minha primeira leitura no estilo steampunk e amei! Quero muito me jogar e ler mais coisas desse universo, inclusive aceito sugestões!
A edição do livro está linda demais! O pessoal da Fantasy caprichou e fez uma edição à altura da história, recomendo fortemente pelo conjunto total da obra!

site: https://www.youtube.com/user/oultimojuro

Ana P. Maia 24/09/2015

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison - The Queen's Castle
"Era um escravo dos sentidos, das impressões múltiplas, sombrias e discordantes, em tudo fascinantes. Havia naquele antro um brado de ar de sonho que me inspirava vastos sentimentos."

Confesso, sem rodeios que tive imensa dificuldade nessa crítica. São tantos detalhes minuciosos e reveladores que me policiei a cada frase. A vontade é dissecar cada órgão do livro, como fez o caro Dr. Loiuson com as suas vítimas... Mas como não posso tirar esse prazer de vós, me atentarei a cada uma de minhas humildes palavras.
Por si só, Porto Alegre dos Amantes é um deleite para a imaginação, e o autor presenteia os leitores com informações interessantes dos seres robóticos, de paisagens steampunks com as quais não estamos muito habituados. O livro em si é uma verdadeira “lição”.
Os personagens apresentados são intensamente humanos, qualidades e defeitos se contrapõem, demonstrando até que ponto as emoções e sentimentos são capazes de moldar atitudes mais ou menos drásticas e por que não me aprofundar nos mesmos? Porque qualquer brecha pode revelar um segredo, e eu desejo imenso que sejas vós a descobri-los! Lorde Enéias ainda inclui nessa miscelânea de temas e imagens, casos típicos de preconceito que estamos habituados a presenciar.

"(...) Ao escutar a mensagem “etnia desconhecida”, questionei-me sobre o absurdo daquela frase num país como o Brasil."

Afirmo, veementemente, que o maior trunfo desse grande livro é o amor. Por incrível que possa lhe parecer até os derradeiros momentos, o que movimenta as engrenagens além de sangue e vingança é o mais profundo amor.
Um ponto que gostaria de trazer à luz, é a criatividade de Lorde Enéias, nas últimas partes do livro, fui surpreendida com minha respiração pesada e a dificuldade de regularizar os batimentos cardíacos. E não consegui por algum tempo, o livro já estava fechado há muito e as imagens ainda povoavam minha mente. Custei a dormir...
Para surpreender ainda mais, além do livro ser repleto de referências que homenageiam grandes nomes da literatura brasileira, sem dúvidas, a obra de Lorde Enéias, é um dos livros mais bonitos que já vi. Capa e contracapa impecáveis, páginas amareladas e um cuidado na revisão invejáveis. A linguagem clássica e rebuscada oferece uma chance diferente de leitura e admito: muito charmosa. Mas previno que para os menos pacientes, esse detalhe pode dificultar o andamento da leitura. Por fim, a alternância de narradores, a presença de cartas ao invés de capítulos padronizados, as gravações e demais adendos enriquecem e tornam a obra bem diferente.
Não menos importante, digo que retirar o sorriso de escárnio da face de certos seres vis pode ser imensamente agradável, descobrir a verdadeira natureza que transforma humanos em demônios é simplesmente adorável.

"Dante reencontra Beatriz, o velho poema recomeça."

site: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/2015/09/a-licao-de-anatomia-do-temivel-dr.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5