Aparecida Rodrigo N. Alvarez

Resenhas - Aparecida

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 24/11/2022

Um suco (muito bom) da história Brasileira.
Aparecida é simplesmente fantástico, conteúdo super rico sobre a história do Brasil, em paralelo a da Padroeira Brasileira. Do achado ao fanatismo religioso, da corrupção dos portugueses à expulsão dos jesuítas. Da destruição à consagração. Uma leitura mais que necessária.

Geovana Albuquerque 10/11/2022

A Santinha querida!!
Gostei do livro e todo seu contexto histórico. Como foi difícil achar um canto para essa Santinha!

Mari 18/09/2022

O livro é bom, mas eu esperava um pouco mais de detalhes, mais informações a respeito de alguns milagres "mais famosos" já que é uma biografia. O autor se prende muito na parte política da época e deixa de fora coisas mais relevantes.

Priscila.Ceconelo 09/09/2022

Dai-nos a benção, ó mãe querida Nossa Senhora Aparecida?
A BIOGRAFIA
DA SANTA QUE PERDEU
A CABEÇA,
FICOU NEGRA,
FOI ROUBADA, COBIÇADA
PELOS POLÍTICOS E
CONQUISTOU O BRASIL

Esse frase não poderia descrever melhor toda a narrativa do livro.
Sou devota de nossa Senhora e tive o privilégio de ir conhecer seu santuário.
Apesar de não ser um livro de cunho religioso, me emocionei logo nas primeiras páginas onde descreve o amor, a fé e as romarias dos muito fiéis que vão ao seu encontro, só quem teve a oportunidade de vivenciar sabe o quão intensa é essa experiência de fé.
Leitura riquíssima e de muitas passagens históricas, literalmente um trabalho primoroso de pesquisa e dedicação, muitos relatos curiosos foram descritos neste livro.
Incrível ler a biografia da nossa padroeira, ver passagens históricas de muita fé, devoção e ao mesmo tempo a corrupção mascarada, afim de usurpar o seu bendito nome afim de um benefício próprio.

Isah 02/09/2022

Fim...
É um livro muito bom
Aqui vamos conhecer a história de tudo que Nossa Senhora da Conceição Aparecida passou,mas não é un livro católico.
Aqui vai contar sobre tudo, desde como encontraram a mesma até sobre as corrupções que ocorreram.
É muito interessante conhecer a história bem mais profunda.
Indico

Thatiana 25/05/2022

Se você tá escolhendo esse livro por achar que se trata de algo religioso pode abandonar.
Aqui temos Alvarez contando a biografia de Aparecida. E não só isso: o autor mostra o ambiente, ao tempo que os fatos aconteceram e como era o Brasil naquele momento.
Não há ?passada de pano?, inclusive descobri muita coisa após essa leitura.

Vallentineevangelista 21/03/2022

Aparecida

É muito bom,tem história do Brasil(Que eu amo!),e história de uma santa que sou muito devota.

"A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil."

A história em si é bem interessante,a escrita também é muito boa,não tenho o que reclamar,foi muito bem feito,e por isso eu amei!

Autor:Rodrigo Alvarez
Biografia
Editora:Leya
Classificação:+12
Nota:?????

JoiceCoutinho 01/02/2022

Não é um livro religioso. É realmente uma biografia da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Narra diversos fatos históricos, desde que ela foi encontrada por pescadores, no Rio Paraíba do Sul. O autor trouxe uma perspectiva diferente, detalhando os meandros da política, em paralelo. Muito interessante!

Juliana.Cristina 14/12/2021

Aparecida
Esse livro contém muitos fatos históricos e fotos, conta um pouco da participação da padroeira na política e a situação financeira. Sendo que, relatou toda uma evolução do Brasil colônia para a Democracia que temos hoje. Não conta todos os milagres alcançados, pois nem seria possível, mas podemos aprender muito com o passado do nosso país e a fé que nos move.

Marcelo1145 17/10/2021

Padroeira do Brasil
Um livro que relata a história da santa e do Brasil. Pena que a característica marcante da corrupção está presente. Um livro bom, mas que deixa algumas questões ainda pendentes. Os milagres, algumas datas e não é isento do posicionamento político do escritor. O que pode comprometer a qualidade se não dissernirmos sermos isentos ao contexto. Mesmo assim tem boas revelações da real história.

Caroline.Grossl 12/10/2021

Resenha: Aparecida
Hoje, 12 de Outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil e não poderia haver data melhor para falar sobre ela e sua importância em nossa história. Por isso, para hoje resolvi trazer a resenha do livro "Aparecida", escrito pelo autor e jornalista Rodrigo Alvarez. Esta obra foi publicada pela editora Globo Livros em 2014, contendo 285 páginas.
Ao contrário do que muitos podem pensar, esse não é um livro religioso, mas um livro que traz contextos históricos, que nos ajuda a compreender toda a trajetória dessa santinha tão amada. Escrita por um jornalista correspondente da Rede Globo, me senti como se estivesse assistindo uma matéria da emissora, ele nos presenteia com fatos históricos, entrevistas e curiosidades sobre a primeira imagem da santinha.

A leitura flui muito bem e leva o leitor a se envolver com cada acontecimento que é contado, despertando vários sentimentos. O repórter vai a fundo e apresenta um compilado de acontecimentos, ricamente documentados, hora descrevendo a parte religiosa, hora descrevendo a parte política e trazendo detalhes que até então eram desconhecidos para a maior parte dos brasileiros. É um livro que te prende da primeira a última página, o que acaba tornando em uma leitura rápida, porém apaixonante.

O livro conta a história da Padroeira do Brasil desde que foi encontrada (primeiro o corpo, depois a cabeça) por três pescadores no Rio Paranaíba em 1717, temos a descrição dos primeiros milagres da santa na vila de Guaratinguetá, o zelo do vigário que se tornou responsável por ela. Mostra também os detalhes de sua reconstrução após ter sido quebrada em milhares de pedaços por um homem atormentado que invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida. Destaca a importância da Igreja Católica em marcantes acontecimentos do Brasil, como a Proclamação da República e a Ditadura Militar.

Durante os capítulos é falado dos lucros que a imagem trazia e da exploração financeira em torno dela. E assim vamos conhecendo toda a trajetória da santinha até se tornar a Padroeira do Brasil e ter um dos maiores santuários do mundo.

Eu adorei conhecer a biografia da santinha, que envolve momentos emocionantes e situações inimagináveis.

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Wesley 11/06/2021

História de Aparecida ou do Brasil?
Ótimo livro sobre o que, segundo o autor, é um dos maiores símbolos nacionais, mesmo com seu surgimento datando da época colonial brasileira, muito antes de sermos o país que conhecemos hoje. Dessa forma, a história da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida se mistura aos acontecimentos históricos do Brasil, pois a pequena escultura de barro de 36 cm viu a fuga da família real portuguesa, a Independência, a República, os golpes de 30 e 64 e a redemocratização, e de certa forma, esteve minimamente presente nesses momentos. Também foi destinada a ela a primeira visita de um papa ao Brasil.
Além disso, Aparecida viu o que há de pior na essência do nosso país, foi cobiçada e assaltada por aqueles que ocuparam os postos de poder no Brasil desde 1717, data de seu encontro.
Ademais, o livro é um ótimo texto jornalístico histórico sem cunho religioso. Logo é interessante para aqueles que seguem o catolicismo como eu, quanto para quem quer saber sobre um pedaço de nossa história enquanto nação.
A escrita do autor Rodrigo Alvarez, famoso correspondente internacional, é muito boa e dinâmica, o que complementa toda sua pesquisa para a produção do livro.

jsilveira 06/03/2021

Ótimo livro
O ponto negativo fica para o despreparo do autor que, em vários momentos, dá provas de sua ignorância.

Isaac Jose 18/02/2021

Uma grande bigrafia
De primeira vista, esse livro Aparecida parece ser só mais uma biografia de uma santa católica. Porém, maravilhosamente, as páginas escritas por Rodrigo Alvares nos revelam muito mais. Além de, contar a história de uma santa que negra que foi encontrada por dois pescadores no rio Parnaíba, nos revela a importância que essa imagem tem na história do Brasil nos setores socioeconômicos e políticos e na propagação da fé católica em nossas terras. Dessa forma, mostrando o impacto que ela teve e tem na sociedade brasileira.

Recomendo esse livro a todos, principalmente aqueles que gostam de saber acontecimentos do Brasil.

Amorim 12/02/2021

Aparecida
Nunca imaginei que a história de Aparecida, como é chamada hoje tivesse uma história tão rica e que mudou até o curso da história do Brasil. Excelente leitura, focada na história. Rodrigo Alvarez escreve de uma maneira que fica difícil parar de ler. Detalhes desde seu descobrimento até como as pessoas olham para Aparecida hoje.

1 | 2 | 3 | 4