Aparecida Rodrigo N. Alvarez

Resenhas - Aparecida

1 | 2 | 3 | 4

Geane.Gouvea 13/10/2017

A biografia de uma santa encontrada há 300 anos por pescadores.
Aquela biografia que você respeita, e lê duas vezes, em 2014 e 2017.

Parabéns ao escritor Rodrigo Alvarez, pela forma que descreve sobre os fatos ocorridos, com detalhes que todo devoto, ou até mesmo os curiosos, deveriam ler e conhecer sobre Aparecida, a Padroeira do Brasil.

"A serpente maligna contra quem foi lançada a primeira maldição continua teimosamente combatendo e tentando os míseros filhos de Eva. Eis, bendita Mãe, Rainha e advogada nossa, que, desde o primeiro instante da vossa conceição, esmagastes a cabeça do inimigo." ??????

Prof. Aloízio 08/10/2017

Um Achado
APARECIDA

Conhecendo Rodrigo Alvarez como repórter foi possível ouvi-lo (lendo) nesta narrativa espetacular da Saga da estatueta de barro de Nossa Senhora da Conceição, aparecida no leito do rio Paraíba do Sul e por isso denominada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que devido à grande devoção popular tornou-se Padroeira do Brasil. Grande parte desta história já é do conhecimento de muitos, pelo menos os que se dizem devotos, mas o repórter foi a fundo e apresenta o compilamento de acontecimentos, ricamente documentados, hora descrevendo a parte religiosa, hora descrevendo a parte política. Diga-se de passagem, que a existência de um paralelismo sempre foi presente, a exceção dos primórdios, quando a devoção era local, mas à partir da vinda dos romeiros, entraram os “administradores”. O livro se inicia relatando o ataque e despedaçamento da milagrosa estatueta por um indivíduo perturbado mentalmente em 1978, e a partir deste referencial, retoma a história bem antes do aparecimento desta em 1717. O culto à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal e de suas colônias decretado pelo rei, pessoa que mandava na igreja até o fim do regime do padroado em 1889, datado de 1646, o barro paulista usado pelo artesão, a tradição de se desfazer de santo quebrado, a gana portuguesa por riquezas e o envio de autoridades às Minas de ouro da colônia são episódios narrados nesta empolgante história. A descrição dos primeiros milagres, marcantes por terem sido os primeiros e de outros, mais recentes, que o repórter foi saber se misturando aos romeiros que hoje lotam o monumental santuário de Aparecida. Pelo que se pode ler em capítulos diversos pode-se resumir “Na Santinha dos ovos de ouro”. A retribuição dos romeiros por graças alcançadas sempre foi avultada que serviu até para pagar despesas da coroa portuguesa, tudo confiscado à ordem, mas até que o dinheiro chegasse a Lisboa, muito se perdeu pelo caminho. Muitos interesses escusos ao que se destina o erguimento de uma igreja e acolhimento de devotos em agradecimento e demonstrações de fé, foram descritos com citações de nomes de autoridades da vila de Guaratinguetá. O livro também relata as construções, e suas administrações, que se estenderam por estes 300 anos, o empenho de religiosos(antes “voto vencido”) que se entregaram de corpo, alma e bolso, para ver as basílicas levantadas, a nova, menor que a de São Pedro em Roma e igual só em Washington. Ainda relata sobre a vinda, importada, dos alemães Redentoristas para o Brasil (Aparecida-SP e Trindade-GO). Do episódio do ataque à estatueta destaca-se a presença do Masp. Da ligação com o poder, além dos interesses econômicos, a religiosidade esteve presente com D. Pedro I passando por Guaratinguetá a caminho do “grito”, na pessoa da princesa Isabel e a doação da (sua)coroa e a crença na cura de sua infertilidade, nas tropas estacionadas 1932, com Getúlio Vargas, representando um estado laico, prestando honrarias à santa, na peregrinação, proporcionada pelos militares de 64, pelo Interior do Brasil que teve como resultado imediato um significativo aumento nas visitas ao santuário. Sobre as autoridades eclesiásticas há relatos sobre episódios das visitas dos Papas João Paulo, Bento e Francisco. Como devoto devo dizer que este livro fortaleceu minha devoção por apresentar a grandiosidade da Santa em relação às coisas mundanas. Muito maior é a nossa fé.

mouemily 19/05/2017

Eu nasci e fui criada em uma família católica que mora no Vale do Paraíba. Naturalmente, visitar Aparecida sempre foi uma realidade na minha infância, seja por motivos religiosos ou indo em excursões. Então quando encontrei essa biografia da santa brasileira, fiquei curiosa e peguei pra ler.

A narrativa do livro é bem clara, bem coloquial mesmo, e a sensação de que o Rodrigo Alvarez está sentado na sua frente contando a história está presente em todo o livro. Em certos pontos, isso é ótimo, porque aproxima a história do leitor e torna a compreensão muito, muito fácil. Mas também haviam momentos em que eu me sentia meio irritada com esse coloquialismo todo e queria algo mais sério (e talvez um pouco mais julgador, já que o autor narra os sacrilégios dos padres e o papel da ditadura militar como se tudo isso fosse só mais uma gracinha de um moleque levado que na real precisava era de um bom choque de realidade.)

Outra coisa que me deixou meio incomodada foi a ordem em que a história é contada. O livro é dividido em quatro partes com capítulos bem curtinhos que você lê bem rápido, mas a primeira parte, sabe-se lá por que motivos, narra o período em que a imagem foi quebrada e o processo de restauro pelo qual a mesma passou. Lendo esse começo, eu até achei que o livro fosse ser só sobre a história mais recente de Aparecida, mas, nas próximas três partes, o autor volta no tempo e conta, de forma cronológica, a história toda, o que me confundiu um pouco porque eu esquecia o ano exato em que a santa teve que ser restaurada e não sabia ao certo o estado da mesma. Mas, depois disso, a coisa toda pegou o ritmo e a leitura foi tranquila.

No geral, achei que o livro cumpriu bem a proposta - uma biografia não só da imagem de Nossa Senhora mas também da construção das duas igrejas, o impacto que a mesma teve na construção do Brasil e o papel de todos os envolvidos, tudo de uma forma bem acessível e até mesmo divertida, com uma pegada de jornalismo (tendencioso rs) e várias notas de rodapé que dão veracidade a coisa toda. Pra quem tem interesse em saber um pouco mais sobre Nossa Senhora e a história do nosso país (beeeem por cima e com foco na igreja católica) mas não quer perder muito tempo com isso, essa é uma leitura ótima.
Vitor.Rossatti 30/07/2019minha estante
Tive a mesma impressão. O livro como historicidade vale a pena ser lido. No decorrer do livro verdadeiramente você entende porque foi publicado pela editora Globo.

Rafa 22/11/2016

Aparecida
Independente de qualquer religião, esse livro é muito rico em fatos histórico que conta tudo sobre o maior símbolo da fé para todos os brasileiros.

Rodrigo Alvarez buscou apresentar todos os fatos históricos ocorridos em torna da santa, mostrando o dia em que os humildes pescadores encontraram à imagem no rio, toda suja de lodo e barro, logo em seguida esses mesmos pescadores encontraram uma parte importante da Santa, sua cabeça, que logo em seguida foi unida ao seu corpo frágil.

O autor fez um livro com uma linguagem jornalística, apresentando os fatos que marcaram o Brasil, uma leitura que flui naturalmente e leva ao leitor para olhar como era o Brasil séculos atrás.

Um dos pontos que destaco na obra, é o autor ter se preocupado em narrar os fatos que de certa forma tinham uma ligação direta e indiretamente com a santa padroeira do Brasil.

Uma leitura agradável que vai passar uma boa visão da fé da maioria dos brasileiros.

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2016/10/resenha-aparecida.html

Lilian 03/09/2016

História de um Brasil pela religião
Rodrigo Alvarenga relata baseado em documentos e depoimentos cada passo que a imagem encontrada em 1717 fez até chegar a ser Padroeira do Brasil e a ter um dos maiores santuários do mundo. É cada novo relato e capítulo fica cada fez mais interessante, pois não existe uma ordem meramente cronológica, mas uma ordem de importancia para cada um dos fatos que constroem a história dessa imagem tão pequena.

@uaitolendo 23/07/2016

Aparecida
"Aparecida" de Rodrigo Alvarez e pra quem gosta de historia brasileira. Ai esta um livro que voce nao pode deixar de ler. Nao!! Nao e um livro religioso. Conta a historia da Padroeira do Brasil desde que foi pescada em um rio no interior Paulista,passando pelo vigario que a tratava como se fosse propriedade exclusiva dele.O livro da detalhes de sua reconstrucao apos ser estrasalhada em milhares de pedaços por um fanatico religioso,ate os dias de hoje. Esse livro e uma viajem deliciosa sobre a historia do nosso pais e de sua santinha.

Lara.Rastrello 12/04/2016

O livro descreve através do tempo a busca por uma identidade brasileira. Destaca a importância da igreja católica em grandes momentos da história como a proclamação da republica, golpe e ditadura militar. No livro deixa claro a exploração financeira da Santa...e do fanatismo religioso. Um livro sobre a história da religião do Brasil. Imperdível para quem gosta de história brasileira.

Bondgirl 007 13/02/2016

Uma Grande História
As aparências enganam. Imaginava q Aparecida seria um livro de orações mas me enganei. Ele é, na verdade um registro histórico do Brasil desde qdo a imagem de Aparecia foi encontrada no Rio Paraíba do Sul até os dias atuais com a visita de Vossa Santidade Papa Francisco qdo de sua passagem no Brasil.
Raramente me dou bem com indicação de outras pessoas (na verdade, essa foi a segunda vez, foi minha tia q me emprestou, além de indicar).
Sou católica, não tão praticante, porém rezo todos os dias e tb sou "afilhada espiritual" de Nossa Senhora Aparecida. Gostei mto da maneira q a história da minha "madrinha" foi contada cheia de curiosidades q jamais imaginava.

Estante Sincera 04/11/2015

Resenha Aparecida- Rodrigo Alvarez
o livro traz uma boa experiência de leitura é bastante explicativo e proporciona conhecimento ao leitor, a obra não faz apelo religioso apesar de Aparecida ser uma santa católica, A escrita fácil faz o leitor se envolver mais com a história, O livro é bastante recomendado para aqueles que gostam de livros históricos e documentários.

Soutotostes 28/10/2015

Uma obra prima
O livro traz um conteúdo muito rico, não descamba para o apelo religioso. É uma imensa reportagem sobre a vida da santinha de Aparecida do Norte. Mostra curiosidades como a convivência com fanáticos religiosos, tanto os que queriam protegê-la em excesso, guardando-a fora do alcance de todos, como aqueles que queriam destruí-la em nome do fanatismo professado por não-católicos. O livro é muito bem escrito, traz fotos, entrevistas e intensa pesquisa, remontando ao crescimento da cidade de Aparecida do Norte, a visita dos Papas e as peregrinações. Recomendo a católicos e não católicos, leiam, não se arrependerão.

Dani 06/07/2015

Esse é um livro resultante de muita pesquisa e de muito empenho do autor. Muita coisa não é clara no decorrer da história – não só da santa, como também do Brasil – e o trabalho feito por Alvarez ficou impecável.

Angelo Miranda 05/07/2015

A construção de um símbolo nacional
Ler livros escritos por jornalistas é sinônimo, ou quase isso, de encontrarmos um texto fruto de uma cuidadosa investigação e pesquisa dos fatos. Mas uma tese ou dissertação acadêmica também guarda um texto resultado de anos de pesquisa, alguém pode questionar, sim, sim, mas enquanto a pesquisa cuidadosa une jornalista e acadêmico, a linguagem os distancia a tal ponto de se transformar num abismo.

E é justamente a linguagem utilizada pelo jornalista que faz a diferença no sucesso de um livro que tem por objetivo explicar assuntos que aparecem de forma árida em textos acadêmicos, como, por exemplo, a história do Brasil. Nesse sentido, escritores como Laurentino Gomes, conseguiram transformar a história do Brasil em que aparecia de forma maçante nos livros didáticos da disciplina, num texto leve e envolvente, ganhador de vários prêmios – entre eles o Jabuti – e que conseguiu se transformar num best-seller. Nesse sentido, o livro Aparecida (256 páginas), do jornalista da Rede Globo, Rodrigo Alvarez, parece trilhar o mesmo sucesso obtidos por livros que abordam algum aspecto da história brasileira.

Alvarez publicou pela Globo Livros a conturbada história da santa mais conhecida dos católicos brasileiros: Nossa Senhora de Aparecida. Num cuidadoso trabalho de pesquisa de campo e bibliográfica, o jornalista produziu um livro rico em informações históricas e detalhes desconhecidos da maior parte dos brasileiros. A cada página, o livro conduz o leitor para o entendimento de como esse símbolo nacional foi construído ao longo do tempo, numa linguagem objetiva, direta e de fácil compreensão.

Atribuo o sucesso do livro – que durante várias semanas está na lista dos mais vendidos da categoria “não ficção” – pela qualidade dele demonstrada em alguns aspectos, tais como: a cuidadosa pesquisa desenvolvida pelo jornalista; a forma com que ele organizou os capítulos possibilitando-nos a ter uma ideia de como esse símbolo foi sendo construído ao longo da história brasileira; pelo emprego de uma linguagem que torna a leitura agradável. Os mais devotos da santa, dirão que o sucesso do livro é mais uma obra da intervenção dela.

Elis 08/06/2015

Não julgue pela capa
Quando minha mãe, uma católica fervorosa veio toda feliz com esse livro nas mãos, repetindo "você tem que ler ", já imaginei (preconceito meu) que fosse algum livro de autoajuda ou de mensagens religiosas, nada contra, mas não é minha literatura preferida, embora na cabeceira da minha cama, em um lugar cativo, esteja o "Benção Diária", no qual leio sempre, mas não é tipo que me encha os olhos. Enfim, peguei o livro para dar uma olhada e não deixar minha mãe na espera. A primeira surpresa é que ele é escrito pelo jornalista, correspondente da Globo Rodrigo Alvarez, responsável por reportagens fantásticas, ressalto aqui a cobertura de guerras. É um excelente jornalista e muito competente, e isso me animou a ler. O livro realmente é muito bom e engana-se quem (como eu) pensa que se trata de discutir religião, impor ou ressaltar a santa e os seus milagres. Pelo contrário, o livro apresenta o contexto histórico e a relação da "imagem" encontrada por pescadores no Rio Paranaíba, com os diferentes e marcantes acontecimentos do Brasil, como a ditadura e a proclamação da república,além da persistência de pessoas que fizeram com que a imagem de Nossa Senhora da Conceição se tornasse um dos principais símbolos da cultura brasileira.
Gostei muito da cronologia dos fatos, da forma como foram apresentados,da clareza na escrita e coesão com que são relacionados. A leitura é fácil e bem rápida, o livro é pequeno em tamanho e número de páginas e conta com fotos de alguns dos principais personagens e locais descritos na história. É uma boa opção para quem curte história do Brasil. Gostei muito dos capítulos que falam sobre os lucros trazidos pela imagem e da corrupção em torno dela, engraçado como a corrupção já está impregnada na vida do brasileiro desde os primórdios de sua existência. Que fique claro que corrupção NÃO é algo específico do Brasil, mas é muito fácil relacionar o que aconteceu naquela época as operações da polícia federal dos tempos atuais, como isso envergonha os brasileiros e salta aos olhos dos estrangeiros hoje e há mais de um século atrás.No livro Destaco a frase do pesquisador francês Saint-Hilaire, acerca dos negócios brasileiros em 1822. " O espírito de inveja e intriga, mais veemente do que em qualquer outro lugar, interpõe-se a tudo quanto se faz, tudo perturba, favorece o tratante, e desencoraja o homem honesto" (pág.128).
*Só não dei cinco estrelas porque não gostei da capa, além de apagada e nada atrativa, achei que esta remete ao catolicismo e isso pode fazer com que muitos leitores desistam por questões religiosas e percam a oportunidade de ter essa belíssima e prazerosa aula de história que todo brasileiro deveria ter.
Alessandro.Rodrigues 07/05/2021minha estante
Gostei muito do livro, pois contem muitos relatos históricos sobre a imagem.

Flavia 23/12/2014

Apaixonante
As vezes possuímos crenças mas não sabemos a história real por trás dela. O livro conta fatos históricos não só da imagem de Aparecida, mas também da política do Brasil na época. Rico em detalhes e em emoção.

1 | 2 | 3 | 4