Guga, Um Brasileiro

Resenhas - Guga, Um Brasileiro

1 | 2 | 3 | 4

Alexandre 01/11/2014

Maior que Pelé
Ainda não temos a dimensão exata do que esse rapaz fez por nós, Brasileiro. Me sinto profundamente brasileiro, me sinto profundamente orgulhoso pelos seus feitos. O livro em si é ótimo, tecnicamente em alguns pontos não é tão perfeito quanto foi o jogado, eterno numero 1 do tenis, no entanto, recomendo demais!

Parabéns guga. no seu primeiro campeonato em 97 eu tinha 11 anos e hoje consigo compreender um pouco melhor! Sua história é emocionante e inspira a todos nós que lutamos diariamente por uma taça em nossas vidas.

João 12/09/2021

Guga é gigante
Este livro nos mostra como o Guga é um ídolo tão grande e importante para o Brasil como Pelé ou Senna. O cara trouxe o tênis para um outro nível. Eu mesmo fui influenciado por ele quando criança a começar a jogar tênis, desde então meu esporte favorito. Muito legal reviver todas as suas conquistas. Da pra ter uma ideia de como é a mente de um campeão e como ela evolui ao longo do tempo.

Como ele mesmo diz, ganhar Roland Garros em 1997 foi uma das coisas mais improváveis que aconteceu. Porém, muito mais que merecido. Ganhou de 3 ex-campeões durante o torneio.

Uma pena ter sofrido a lesão no quadril que diminuiu seu nível de jogo, impossibilitando de jogar em alto nível por mais tempo. Se não fosse isso, tenho certeza de que ganharia muito mais títulos como Roland Garros e o Master Series, hoje ATP Finals.

Lucas 28/01/2018

De Florianópolis para o mundo: como o "Vai, Cavalo!" tornou-se "Allez, Gugá!"
"Caramba, chega o Natal e esse jogo não acaba mais! Se o Guga perde esse set, a coisa ficará feia". Esse era o relato que se ouvia numa residência do interior de Santa Catarina na manhã de 11 de junho de 2000, um domingo gélido, comum nessa época do ano nestas paragens. Mas comum não era o que se vivia no âmbito esportivo nacional da época.

Após a enorme frustração com a perca da Copa do Mundo de 1998 e a desconfiança com que se encarava o primeiro ano de Rubens Barrichello na Ferrari, o esporte brasileiro, que se apoiou na década de 90, em grande parte (além do futebol, lógico) na Fórmula 1, tinha um novo ídolo carismático ao extremo: Gustavo Kuerten e seus gritos, traziam um novo sentido ao verbo torcer. Cânticos futebolísticos agora, mesmo que momentaneamente, eram simbolizados também pelo silêncio profundo que precede um saque no Tênis, esse esporte complicado, mas incrivelmente dinâmico.

Antes da data do relato inicial da resenha, Guga já tinha feito história: tinha ganho o Aberto da França (Roland Garros) três anos antes, em 1997. No suor, na raça e com uma disposição impressionante, o catarinense chocou o mundo não só por ter sido o tenista de ranking mais baixo a ganhar o principal torneio de saibro (recorde que permanece até hoje), mas porque ele reunia todas as condições contrárias ao Tênis bem jogado: magro, desengonçado, cabeludo, com uma roupa colorida, Guga era um cara que, num primeiro momento, poderia ser encarado como um juvenil qualquer (a idade, 20 anos, reforçava essa primeira impressão). O título, o primeiro de um brasileiro em Grand Slam's desde Maria Esther Bueno em 1966 no US Open, é o grande destaque da biografia de Guga, lançada em 2014. É a "história" que mais ocupa as páginas, de uma forma justa: se não foi o maior título dele, certamente foi a maior façanha da sua vida.

A biografia é uma espécie de depoimento ao jornalista Luís Colombini, que deve ter organizado os capítulos e a narrativa em si. Mas se percebe, claramente, que cada linha do livro saiu da boca de Guga, num relato autêntico e muitas vezes divertido, como é o biografado. Sempre bem-humorado, espontâneo e humilde, o florianopolitano trás em suas páginas, no entanto, uma imensidade de pedreiras que a vida jogou para o seu lado. Vivendo em uma família simples, perdeu a referência paterna de forma precoce quando tinha 8 anos. Era o filho do meio da família, sendo que o caçula tinha limitações físicas e mentais. Estes detalhamentos são tão ou mais tocantes que as descrições minuciosas das partidas que disputou.

Duas coisas são necessárias para que se encare a biografia de Guga como excepcional em sua plenitude. A primeira delas é ter uma boa compreensão do Tênis, esporte complexo e fascinante. De antemão, é adequado que o leitor tenha claro na mente que jogar Tênis não é simplesmente "jogar a bola em lugares onde o oponente não alcança". Apesar de que a essência é essa, como o próprio Guga cita no livro, uma imensidade de fatores invisíveis é determinante: o psicológico, por exemplo, é tão importante quanto o físico. Mais do que músculos e habilidade, a cabeça deve estar boa. Tênis nada mais é do que um esporte que combina xadrez e maratona: esforço mental e físico, ambos intermitentes. O segundo aspecto que torna a biografia de Guga ainda mais engrandecedora é um conhecimento prévio mínimo do contexto tenista da época. Isso é essencial para que, quando Guga falar que venceu os russos Yevgny Kafelnikov e Marat Safin, o ucraniano Andrei Medvedev, os espanhóis Sergi Bruguera e Àlex Corretja, o leitor consiga dimensionar o tamanho das conquistas que as vitórias sobre essas lendas e muitas outras representavam.

Dentro dessa contextualização, a menção aos norte-americanos Andre Agassi e Pete Sampras é primordial para que se tenha uma ideia ainda mais clara dos feitos de Gustavo Kuerten: nem antes nem depois, alguém derrotou, num único torneio e num espaço de tempo de cerca de 48h, ambos, dois dos maiores tenistas da história, na Masters Cup de 2000, que reunia os melhores tenistas do ano e cuja conquista levou Guga ao posto de número 1 do ranking. Sampras, principalmente, era tido, de forma irretocável por muitos entendedores do assunto como o maior de todos os tempos, antes do advento de Roger Federer e Rafael Nadal. Dono de um saque monstruoso, até hoje o seu nome é sinônimo de Tênis bem jogado. Então, conhecer o currículo dele e de Agassi é formidável para que se esclareça o que Guga conseguiu superar para se tornar eterno.

Se faltou o pai em grande parte da sua vida, Guga dá um destaque enorme e justo ao gaúcho Larri Passos, seu treinador, que assumiu ares de paternidade durante a trajetória profissional. A parceria dos dois, no entanto, terminou abruptamente, gerando margem para boatos. É uma das pequenas deficiências da biografia, que não discorre muito sobre isso. Fica-se, no entanto, a certeza que Larri construiu residência fixa no coração de Guga: a volta da parceria no fim da carreira e todo o seu sucesso nas quadras é creditado em grande parte ao seu treinador, assim como a sua mãe e o restante da família, cuja relação é valorosamente descrita. Sua jornada foi curta: o auge do seu talento foi breve, ainda mais se for comparado com a idade dos melhores tenistas atualmente. Mas, mesmo com as intensas dores no quadril que marcaram o fim da sua carreira, Gustavo Kuerten tornou essa sua trajetória no tênis uma viagem feliz e de muitas realizações.

"Tive que lidar com o cansaço, guerra de nervos, enxurrada de emoções, frustração, desesperança, erro de juiz. Se eu tinha contornado tudo jogando só com duas raquetes, conseguiria qualquer coisa, fosse com adversário impossível, debaixo de chuva, neve, geada. Foi a primeira vez na vida que me convenci de que, sim, era possível, eu tinha mesmo chance de me tornar o número 1 do mundo". Era isso que Guga pensava quando, enfim, o jogo da manhã de domingo terminou. Um catarinense tinha acabado de ganhar Roland Garros pela segunda vez, contra o sueco Magnus Norman, e alguns de seus conterrâneos (como o autor da presente resenha) estavam vendo pela televisão uma vitória sua pela primeira vez. Inesquecível, valoroso e simbólico, como tudo vindo dele, Guga não só eternizou seu nome no Tênis, como provou que nenhuma realização é impossível de ser alcançada, desde que a sua trajetória contenha valores familiares, perseverança, humildade, espontaneidade e amor à Pátria.
Priscilla 09/03/2018minha estante
Exatamente isso, muito bom o livro, a história e a forma de expressão do Guga!

hgfer 23/12/2014

Guga para sempre
"Guga, um brasileiro" é pra ser lido com o computador ao lado, uma página aberta no YouTube, para rever alguns dos grandes momentos citados no livro, outra no site da ATP, para acompanhar os jogos e torneios da carreira.

"Guga, um brasileiro" é, ao mesmo tempo, a história do tenista número um do mundo e a história paralela da vida de uma geração de brasileiros que assistia aos seus jogos religiosamente.

E para quem não o acompanhou, é a segunda oportunidade que a vida oferece para conhecer um dos maiores vencedores de todos os tempos, não só no tênis, mas em todos os esportes.

Jéssica 24/05/2020

Autobiografia emocionante
Minha primeira experiência com autobiografia e posso dizer que o Guga é o cara! Um cara que eu queria muito que fizesse parte do meu círculo de amizade. Apesar da história incrível, achei o livro bem repetitivo quando se trata dos jogos, visto que o Guga retrata set por set da grande maioria dos seus principais jogos. Mas de qualquer forma, achei que o livro é bem emocionante e me vi com lágrimas nos olhos algumas vezes.
Marcia 28/12/2022minha estante
Quase toda biografia de tênis conta detalhes dos jogos, eu também não curto muito essa parte porque é mais para quem entende, queremos saber mais sobre a vida dele, como ele chegou até ali

Priferreirahinckel 05/10/2020

O melhor representante de Santa Catarina
Que livro maravilhoso.
Que história de vida inspiradora.
Que atleta exemplar.
Que pessoa única.
Tenho tanto orgulho em ser manezinha como o Guga.

O livro é ótimo, retrata a carreira de Gustavo Kuerten desde antes dela sequer ter começado. Mostra a importância da família e da abnegação para se alcançar seus objetivos.

Depois dessa leitura fiquei ainda mais fã desse manezinho. Coisa mais querida!

Rodrigo 21/04/2021

Imperdível
Obra imperdível para quem gosta de tênis e para quem admira o gigante Gustavo Kuerten

Iranilson.Ribeiro 23/01/2021

O livro mostra toda a trajetória de um dos maiores atletas brasileiros, A sua infância, as dificuldades e batalhas, até o auge de sua carreira profissional.
O livro traz com riqueza de detalhes os principais confrontos nas quadras de tênis ao redor do mundo que levaram Guga ao tri campeonato de Roland Garros.
A leitura é muito fluida e agradável.
Autobiografia super recomendada!!

Matheus 17/07/2016

Fui na biblioteca com a intenção de pegar uma biografia de Muhammad Ali, saí de la com uma biografia do Guga. Peguei esse livro por acaso, e que boa escolha eu fiz! Sentia uma admiração meio tímida e distante pelo tenista, mas a cada capitulo lido a minha afeição por ele só aumentava. Essa é uma leitura fácil sobre um cara que não se deixava abater por nenhuma adversidade imposta pela vida, com seu espírito de vencedor, sua determinação, seu carisma e sua humildade ele atropelou todos os contra-tempos para se tornar o número 1 do mundo. Nunca fui um grande fã de tênis, mas durante a leitura me peguei diversas vezes procurando lances e entrevistas no Youtube desse grande craque. Allez Guga!

Ksatch 16/01/2015

Gênio do Esporte!
Inexplicável o que esse cara conseguiu fazer no Tênis com pouquíssimo recursos (ele não era rico) e num País que se dá valor apenas (e olhe lá) para o futebol. Mostra que com muita persistência, determinação e uma vontade monstruosa de vencer ele se tornou um dos maiores tenistas ,não só do Brasil, mas do mundo. Leitura imperdível para fâs de Tênis, de Esportes e uma História inspiradora.

Dario.Albuquerque 29/06/2021

Campeão.
"meu sucesso não teve mágica ou fórmula mágica. É a história de cara comum que aproveitou as oportunidades."
Gustavo Kuerten, o Guga, ao fala isso dá uma pequena mostrar que sorte muitas das vezes depende de nós.
Neste livro ele nos conta sua história, e podemos conhecer sua luta, e quanto ele batalhou pra chegar, onde chegou, e que tudo nesta vida tem que ter esforço e dedicação.
Guga se imortalizado como o maior tenista brasileiro, é de fato um guerreiro um campeão.

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

Guga, o surfista do saibro...
Autobiografia fantástica de Gustavo Kuerten, nosso Guga, o maior jogador brasileiro de tênis da história. Em seu livro, Guga nos conta a sua história desde quando era um gurizinho de Floripa com o sonho de ser jogador de futebol e ao mesmo tempo, desde os 6 anos, jogava tênis por incentivo de seu pai Aldo. Guga conta com detalhes a dor da perda de seu pai, quando tinha apenas 8 anos, por conta de um infarto dentro de uma quadra de tênis. Na obra temos todo o caminhar do garoto de Floripa que ganhou o apelido de Surfista do Saibro ao ganhar aos 21 anos o torneio de Roland Garros de 1997, se tornando o primeiro tenista brasileiro masculino a ser campeão em simples de um Grand Slam, até chegar ao topo do mundo e se tornar o único brasileiro da história a se tornar o número 1 do ranking mundial. Com inúmeros títulos e uma carreira incrível, Gustavo Kuerten se tornou um ídolo nacional num esporte que antes dele não tinha grande apelo popular no Brasil. Com sua irreverência e carisma, conquistou o mundo com suas roupas coloridas, seus cabelas longos e suas bolas indefensáveis. Guga entrou para o roll de grandes ídolos do esporte onde estão Pelé, Ayrton Senna, Hortência, Oscar Schmidt, Popó, entre outros. Ao ler esta obra nos deparamos com uma vida realmente grandiosa, maior ainda do que todos os títulos conquistados. Um jovem que conquistou o mundo saindo de Santa Catarina, jamais deixando a simplicidade de lado, honrando o pai falecido, dando orgulho à mãe Alice, à avó (que chamava carinhosamente de oma) Olga, o irmão Guilherme (criança especial por conta de uma paralisia cerebral e para quem Guga deu todos os troféus que ganhou em sua carreira) e o irmão Rafael (que posteriormente se tornou seu empresário), além do técnico Larri Passos que transformou um jovem promissor no maior tenista de nossa história. Que livro! De fato "o impossível é só questão de opinião".

Ioná 22/08/2016

Maravilhoso
A obra me ganhou desde as primeiras linhas.
Gustavo Kuerten é, incontestavelmente, um ídolo nacional. Fiquei muito feliz, porém, ao constatar que também escreve muito bem.
Esta biografia não é apenas o retrato de um atleta que, apesar de todas as adversidades, conseguiu atingir os objetivos almejados. É também a radiografia de um homem íntegro, honesto, fiel a seus princípios, grato aos que lhe estenderam a mão e, muito, muito, muito emocionante.
Guga é um orgulho imenso para o esporte nacional, para o Brasil e para nossa amada Santa Catarina.
Recomendo imensamente a leitura desta obra.

Estêvão Moraes 24/01/2020

A História Sensacional de Guga
Muito inspiradora é a história do tenista brasileiro tri em Roland Garros.
O livro pode-se tornar um pouco cansativo, pois são mais de 380 páginas de histórias sobre a carreira de Gustavo Kuerten, o qual escreve o livro, trazendo assim mais emoção e veracidade aos fatos. A apresentação dos fatos me confundiu em algumas partes do livro, pois o mesmo não segue em ordem cronológica dos fatos.
Mesmo assim, recomendo a leitura, vale a pena conhecer um pouco sobre esse cara que fez história e encantou a milhares nas quadras de saibro e fora delas!

site: https://www.instagram.com/estevao_moraes/

1 | 2 | 3 | 4