Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Grace1998 28/04/2024

Um livro infanto-juvenil que me deixou super envolvida na história. Cada entrada de capítulo a Escritora cita frases de livros e que ao decorrer daquele capítulo, essa citação faz todo sentindo.

Achei uma escrita fácil, com bastante detalhes de ambientes e descrição de personagens.( que em algumas vezes PARA MIM FICOU ARRASTADA A LEITURA).

Me deixei "entrar" na história e me surpreendi com os personagens, uns amigáveis, outros com dubialidade e outros detestáveis.

Para quem ama os livros a Cornélia fez essa fantasia se tornar "palpável" com as letras desse livro. A edição é linda!!! Com ilustrações da própria autora! SUPER INDICO A LEITURA!!

Já estou com o segundo livro: Sangue de tinta?

BArbara 23/04/2024

Escrita é como magia!
Infelizmente assistir ao filme estragou pra mim a experiência do livro, a história não é ruim mas é bem parada e demora pra se deslanchar e isso em comparação ao filme que é tudo muito mais rápido se torna um pouco entediante. Não entendi como que continua a história mas fiquei intrigada. Com certeza é um mundo divertido mas tem que ter paciência

Arielthelittlesereio 20/04/2024

Sobre um coração negro como tinta e um encadernador e sua filha
Que livro saboroso! Cornelia Funke escreveu para os apaixonados por literatura com um êxito extremo; o mundo que ela nos apresenta é instigante, fantástica, com uma leitura viciante que me manteve elétrico durante dias.

Os personagens são bem desenvolvidos e a escrita da autora nos insere tão bem no universo que sentimos estar lado a lado de Meggie e Mo durante suas tentativas de fugas e todo o desenrolar do plot. Como é um livro infantojuvenil, o esperado é que seja realmente uma leitura leve, mas, sinceramente, não é um “livro bobinho para pessoas mais jovens”, na verdade, possui tantos arcos e resoluções que torna tudo muito viciante. Mas não esperem viradas mirabolantes, sendo honesto, é bem previsível (mas, particularmente, não acho ruim).

Coração de Tinta se trata sobre a descoberta de Meggie sobre o poder do pai: Mo, um encadernador profundamente apaixonado por livros, tem a capacidade de retirar seres e coisas das letras impressas ao lê-las em voz alta e, acidentalmente, traz para o nosso mundo um cruel vilão que quer fazê-lo ler um de seus amigos, outro vilão tão cruel quanto, para assolar tudo e todos com suas perversidades.

É muito gostosinho e me senti carente de pai lendo. Muito obrigado, Cornelia Funke, por esse incrível experiência. Sinto que será um dos meus livros favoritos da vida, que quando me perguntarem, irei falar: “Esplêndido! Com certeza recomendo”.

BatataPurple 19/04/2024

Um mundo de tinta
Gostei, é uma leitura boa e leve, do tipo que rápido termina. A história tem como pontos centrais o livro Coração de Tinta e o poder de Língua Encantada de tirar os personagens dos livros. Os personagens são bem desenvolvidos, de uma maneira equilibrada. Meggie às vezes é bem teimosa e tem uma maturidade bem elevada pra idade dela, tanto que às vezes eu acho que ela é mais velha. Capricórnio parece um vilão frio e sem um pingo de bondade no coração. Fenoglio escreveu bem Coração de Tinta e Cornelia escreveu bem Coração de Tinta. Gostei das citações de outros livros em cada capítulo, todas foram muito bem selecionadas. Enfim, gostei.

Fernanda Serrão 14/04/2024

Boa fantasia, porém execução morna.
O mundo fantástico e a ideia principal do livro são muito boas. Porém, a excursão deixou um pouco desejar. Os protagonistas foram presos pelo vilão, fugiram e algumas páginas depois presos novamente (pra que?!), parecia que alguns artifícios eram apenas utilizados para facilitar a solução das coisas e vida do autor. Enfim, até 65% da leitura parecia que não ia ir pra lugar nenhum, poderiam cortar 30% desses 65% que não iram fazer falta, mas depois as coisas tomaram um rumo. A leitura é boa, fiquei realmente curiosa para saber o final dessa trilogia, porém os outros livros também são longos, não sei se vale a pena, já que no geral não achei uma fantasia extraordinária, pelo menos não até a metade do livro.

14/04/2024

Coração de tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta; nele acompanhamos a história de Meggie, uma garota de doze anos que vive com o pai Mortimer, qual ela carinhosamente chama de Mo.

Maggie e Mo nunca ficam muito tempo em um mesmo lugar, pois Mo é restaurador de livros, o que acaba fazendo com que a maior parte de seus trabalhos exijam viagens constantes, coisa qual não agrada Meggie.

Tanto ela, quanto o pai, compartilham enorme paixão por histórias, especialmente as impressas em papel com tinta preta.

Em uma noite fria, Meggie percebe a inusitada visita de um homem estranho que seu pai parece conhecer muito bem; já na manhã seguinte ela acorda com a notícia de que eles precisam viajar novamente, dessa vez para casa da tia de sua mãe, uma voraz colecionadora de livros.

O estranho visitante qual ela descobre se chamar Dedo Empoeirado os acompanha; em meio a tudo, Meggie fica sabendo que um homem mal chamado Capricórnio e seus capangas perseguem Mo a anos, atrás de um livro que somente ele tem posse, qual Mo nunca deixou a filha sequer relar, o que acaba despertando certa curiosidade nela.

Não muito tempo depois de chegarem a casa de tia Elinor, capangas de Capricórnio levam Mo, deixando a garota desolada. Meggie, Elinor e Dedo Empoeirado então partem para a aldeia do vilão com a missão de resgatar Mo dê uma vez por todas das garras de Capricórnio, e finalmente entenderem porquê o livro que o pai da garota carrega é tão valioso para ele.

marsilva 10/04/2024

Eu adorei esse livro! achei um pouco demorado no começo, mas depois ficou tão interessante e queria ler todo de uma vez. é uma história muito legal, recomendo.

Sílvia 08/04/2024

Ler é muito bom né! Mas ler depois que você assistiu sua adaptação para as telas é melhor ainda! A cada palavra lida eu vejo a cena, escuto os sons de cada palavra, as vozes de seus intérpretes, sua expressões. É incrível! E esse livro é incrível por si só, que história fabulosa, adorável e um tanto desesperadora, kkkk. Estou com os outros dois livros da série, que logo darei sequência.

Aline221 31/03/2024

O livro é bom, de fácil leitura; mas tem muitas partes em que se estende demais e o desenrolar da história é muito lento, fiquei entediada por várias vezes... Não foram muitas as partes que me mantiveram envolvida.
Fiquei esperando reações diante da descoberta do talento de Mo e de Meggie que quase não apareceram.
Apesar disso, a história é muito interessante e o final foi reconfortante e me deixou com o coração quentinho.

isabela354 30/03/2024

Desde criança sou completamente apaixonada pelo filme coração de tinta, e a anos esperei pela oportunidade de ter o livro em mãos para lê-lo.
ele é um livro destinado a literatura infantil, mas ele é definitivamente maravilhoso para qualquer idade.
em coração de tinta, vemos uma história completamente rica nos mínimos detalhes, todos os personagens são bem construídos e aprofundados. sem falar dos cenários e de todas as criaturas que aparecem nele.
leiam, vocês não vão se arrepender.

Luana.Regina 29/03/2024

Top
Muito bom, rico em detalhes, eu amei o filme e quis ler para ver a conexão entre ambos ! É um livro com uma pegada mais "infantojuvenil" mas vale a pena !

Juliana.Bragiato 20/03/2024

Em Coração de Tinta, vamos conhecer Mortimer Folchart e sua filha Meggie.
Mo, como é comumente chamado, é um restaurador de livros e como tal, ama visitar sebos e lojas atrás de relíquias. Em uma dessas andanças Mo encontra o livro Coração de Tinta, ele, então, leva o livro para casa e resolve ler a história em voz alta para sua esposa e sua filhinha. O que ele não previu é que uma tragédia aconteceria.
Acontece que Mo tem o dom de trazer a vida, os personagens e objetos dos livros quando ele lê em voz alta. Mas esse dom tem um preço, e para cada coisa que sai do livro, uma, do mundo real, precisa entrar. E é assim que Mo liberta Capricórnio e seus homens, e aprisiona sua esposa nas páginas de Coração de Tinta. Mo consegue escapar com sua filha, mas Capricórnio tem seus próprios planos e Mo, ou Língua Encantada, como Capricórnio o chama, é parte essencial deles.

Eu conheci a história de Coração de Tinta através do filme homônimo, lançado em 2008. Eu gostei tanto do filme, que quando descobri que era baseado na trilogia Mundo de Tinta fui atrás dos livros para ler. E hoje trago minhas considerações sobre o livro Coração de Tinta.

O livro traz uma história envolvente, com uma excelente narrativa. Mas a história parece não andar.
Os personagens, em alguns momentos, parecem correr em círculos e o argumento do sequestro é usado de modo deliberado, apenas para justificar a inserção de novos personagens.
Precisamos levar em conta que Coração de Tinta é um livro infanto-juvenil e por isso possui uma linguagem mais simples e uma história fácil de acompanhar.
O grande vilão Capricórnio, não comete de fato grandes maldades. Fica tudo subentendido. E as maldades, basicamente, se resumem a sequestrar pessoas, queimar livros e a pior delas, atirar em gatos como treino de tiro ao alvo. Mas nada disso é muito explícito.

Ao ler, a comparação com o filme foi inevitável.
O filme é mais enxuto em alguns aspectos, e traz menos personagens também. Porém, achei que fez uma ótima adaptação, contando decentemente o enredo do livro.

site: https://viajandoatravesdaestante.blogspot.com/

Gabs.Almeida 18/03/2024

O livro é muito completo, o world building é simplesmente perfeito, porém achei que algumas partes se arrastaram mais do que o necessário. O livro terminou bem fechadinho, então estou curiosa pra ler o resto da saga

Cami.BriAo 13/03/2024

Anos atrás vi o filme e sempre fiquei tentada a ler o livro, até que finalmente li
Depois resolvi rever e filme, e realmente, esse é daqueles livros que dá de 10 a 0 na versão do cinema
Além de que, muuuuita coisa diverge entre os enredos