Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

beatriz 08/08/2023

Um livro sobre um livro
Acho que fui até generosa na minha avaliação, porque essa leitura foi uma verdadeira decepção. Há anos que eu quero ler Coração de tinta e eu imaginava uma história excepcional.
Acho que o maior problema deste livro pra mim foi que ele anda e não chega em lugar nenhum. É uma história curta contada de uma forma extendida, deveria ter umas 100 páginas a menos.
Os personagens são cativantes e bem construídos, o relacionamento entre eles também é bacana de acompanhar, mas não acontece nada grandioso no livro. Somente Meggie, seu pai e outros personagens fazendo burrices, Capricórnio e seus capachos fazendo maldades.
Pra mim, faltou! Foi um parto ler Coração de tinta porque é uma leitura relativamente monótona. Outra coisa é que, na minha concepção, existem algumas questões bem problemáticas. A autora usa o tempo todo de "negro" e "escuro" para se referir a coisas negativas e o branco para positividade, inocência e bondade. Além disso, todos os personagens e autores citados são sempre masculinos. Também achei preocupante a forma com que os homens enxergam e se comunicam com a Maggie, já que ela é uma criança. Não acredito que este livro seja indicado para o público infanto-juvenil.
De modo geral, gostei, mas não leria novamente e não lerei as continuações.

Luanna 08/08/2023

Muito bom!
Este livro traz referências de grandes livros ( Nárnia, Hobbit, O livro da Selva?) e citações que se encaixam perfeitamente na história. Os capítulos são bem curtos o que facilita a leitura, mas eu empaquei um pouco e demorei bem mais do que devia para terminar de lê-lo.
Todavia, o livro é incrível sem dúvidas, pra quem gosta de aventuras, magia e livros (óbvio kkkk).
raigabrielg 09/08/2023minha estante
Não sei se sabes, mas também tem o filme dessa obra... Espero que goste, só vi o filme por ora.

Luanna 09/08/2023minha estante
Sim sim, esteve presente na minha adolescência e assisto até hoje. Gosto demais!!

sunomomo 31/07/2023

O que dizer desse livro? Ele é fantástico. Já havia visto o filme quando era criança e lembro que tinha me apaixonado. Quando descobri que existia o livro, fiquei emocionada pela sensação de nostalgia que me deu.

Toda a história é pura magia. Me deu sensações tão boas, lembrando de como eu sou apaixonada pela leitura, e como os livros nos transportam para mundos muito distantes, sem ao menos sairmos de casa.

A escrita é fluída, e cada vez mais eu ia ficando com curiosidade dos personagens, e até com vontade de também participar daquele mundo fantástico. A autora com certeza é uma amante de livros, pois transfere para nós a magia que o livro pode nos oferecer.

E como seu próprio personagem disse: "o ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia."

Bella(â¿)Isa 26/07/2023

" Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente. "
Juliana 01/08/2023minha estante
Eu tatuei na minha coxa

Gabi 23/07/2023

A escrita é boa mas senti que empaquei um pouco, não foi uma história que me envolveu muito.

As menções nos inícios dos capítulos são ótimas, a ideia e enredo são interessantes mas ainda senti que faltou algo.

Talvez eu leia os próximos.

Thaisa 20/07/2023

E foi aqui que me apaixonei pela melhor trilogia do mundo!
Mo Folchart conserta livros antigos - e sua filha de 12 anos, Meggie, adora ler. Eles vivem tranquilos e felizes, mas tudo muda quando um saltimbanco pirotécnico, Dedo Empoeirado, aparece em suas vidas para alertar que Capricórnio, um homem terrível e sanguinolento, está atrás de Mo. Assim, ele leva a filha e Dedo Empoeirado até o casarão de Elinor, tia da mãe de Meggie, que é uma grande colecionadora de obras.
As coisas pioram quando todos são capturados pelos capangas de Capricórnio e a verdade é revelada! Mo tem uma habilidade incomparável: ao ler um livro em voz alta, de maneira aleatória diversas coisas e pessoas podem sair da história escrita, mas isso é uma troca e, imediatamente, coisas e pessoas da vida real entram no livro. E foi assim que tudo começou: quando Meggie ainda era bebê, Mo iniciou a leitura de um livro intitulado "Coração de Tinta" para a esposa... Sem querer, ele trouxe para o nosso mundo Capricórnio, o grande vilão, um de seus fiéis companheiros e o pobre Dedo Empoeirado que, há anos, deseja voltar para a sua família (abandonada no livro). Se isso não fosse o suficiente, sua esposa entrou na história e, desde então, Mo tenta lê-la de volta, sem sucesso, mas agora Capricórnio quer utilizar seu poder para trazer múltiplas riquezas para a realidade e, junto delas, uma criatura tenebrosa de "Coração de Tinta".
Essa releitura foi mais do que especial pra mim, já que o Mundo de Tinta é tão importante na minha vida - tanto que tenho uma tatuagem do segundo livro representando meu amor pelo duplo, pela literatura e por essa história que sempre me ajudou em momentos terríveis, que me acompanhou nos dias mais sombrios e que apenas foi crescendo dentro do meu coração!
Dessa vez, a releitura foi ainda melhor: apesar do fator nostalgia, percebi que é um livro sólido ao apresentar os personagens, criar um novo mundo e focar no relacionamento que as pessoas podem ter com a literatura, já que temos quem adora ler, quem conserta livros, quem coleciona histórias, quem teme certos enredos e até quem queima obras.
Também me surpreendi ao ver como minhas perspectivas mudaram, assim como minha visão e compreensão de tantos temas e personagens, tanto por conta da bagagem literária quanto pelo amadurecimento pessoal.
A escrita de Funke é sensacional, imersiva, fluida e bela, e é difícil não se ver mergulhado nessa narrativa e não devorar, rapidamente, página após página desse livro tão encantador.
Estou empolgada para continuar trilhando esse caminho tão lindo e mágico pelo Mundo de Tinta - como fiz tantas vezes ao longo dos anos, sempre encontrando novas nuances, percebendo novos detalhes, tendo novas ideias e encontrando novos sentimentos em uma fantasia tão rica e tão amada por mim!

Emi_Jr 18/07/2023

BOM E LONGO
Primeiramente não assistam o filme antes de ler, pois o mistério do livro é muito gostosinho!
Eu gostei do livro e achei muito lindo a forma como se expressa com frases poéticas ao invés de só falar o sentimentos!
Pontos que não gostei foi que por esse linguahar o livro fica longo, eu não fiquei cansado ou enjoado, mas parecia que uma coisa simples se estendia muito e eu sou ansioso rsrsr
Definitivamente o final eu não esperava e sinceramente o do filme é muito melhor, o do livro eu achei muito rápido e assim papum, não me agradou muito.
Recomendo muito ler, porquê o livro é bom e tem muitas partes intrigantes que você só quer saber o que acontece.

Viane 16/07/2023

??
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, até porque já estava saindo de uma ressaca literária daquelas e só queria alguma leitura básica pra me distrair. Mas Coração de Tinta acabou me surpreendendo e virando uma das minhas histórias favoritas. Cornelia Funke tem uma sensibilidade impressionante para desenvolver personagens tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão carismáticos. Fui conquistada primeiramente por Meggie e por Mo, mas logo tia Elinor se tornou a minha personagem favorita, então acabei me apaixonando por Dedo Empoeirado e me intrigando profundamente com Basta. O que me surpreende é a complexidade de cada uma dessas pessoas: Elinor com seus livros e sua solidão transparente, pela qual a tia só percebeu depois que resolveu botar o pé para fora de casa; Dedo Empoeirado, enrabichado pra voltar para casa, cheio de enigmas e uma máscara de deboche que, assim como Elinor, usa para disfarçar a tristeza, sem falar no:
?[...] E ele a expulsara de seu coração, como sempre fazia quando alguém queria se acomodar ali de forma duradoura.?
Além de Basta e suas superstições, que foi uma característica chave para diferenciá-lo de todos os outros homens de Capricórnio, pois ela nos leva também ao fato de que Basta é sim, lá no fundo, inseguro, emocional e um pouco medroso.
Algumas partes me deram medo. Isso porque pela proposta, linguagem, história e toques de contos de fadas, eu achava que era um livro leve. Que os vilões eram malvados, mas praticamente tão inofensivos quanto eram dentro de seus próprios contos. Mas essa visão, em algumas partes do livro, é abruptamente corrompida, pois surgia bem do nada um simples comentário ou a citação de algum acontecimento estranhamente forte e mais profundo do que deveria, e nesses momentos eu ficava bem chocada.
Não consigo nem expressar o quão esse livro é lindo. A beleza eu encontrei nas paisagens escritas pela Funke, na delicadeza em que ela descrevia os sentimentos e pensamentos dos personagens, principalmente de Meggie. Na habilidade de não deixar nada escapar, sendo cuidadosa até nos mínimos detalhes (Como num dos últimos capítulos, Sombra, em que ficou perceptível a genialidade de Fenoglio ao escrever aquele final).
Eu amei o final!!!!
Claro que ficaram alguns assuntos para tratar depois, quero bastante ler a continuação.

bieussauro 15/07/2023

História viva e emocionante
Cornelia Funke conseguiu nesse livro fazer mágica com as palavras que escreveu. Não tem jeito melhor de descrever essa obra.
perfeita.

Nicolly392 11/07/2023

Extremamente frustrante
Comecei o livro com empolgação, pois geralmente amo fantasias infantojuvenis, e achei que esse livro tinha muitos elementos em comum com A história sem fim, e O Jardim secreto, que são livros que eu amo. Mas foi uma leitura desastrosa, nenhum personagem é realmente interessante ou apaixonante, nem mesmo o vilão tem carisma. Não conseguia me importar com o drama de ninguém, e me pegava torcendo para que o livro acabasse logo a cada capítulo. A trama é bem previsível, e algumas atitudes dos me personagens me faziam desejar que eles se dessem mal mesmo, por que como pode
ser tão burros e ingênuos? Nenhuma chance de eu continuar a Trilogia. Esse livro é chato e entediante, e uma perda de tempo.

Julia de Sa 07/07/2023

Que graçaaa ?
É um livro infantojuvenil, o universo é maravilhoso, é focado mais na família da protagonista, não em romances e tal, para a proposta do livro eu achei bem legal a história.
Até demora um pouco pras coisas começarem a acontecer, mas achei bom, pq a gente vai descobrindo as coisas no mesmo tempo que a Meggie. Achei fofo, bonito e ADORO o Farid, espero q ele apareça mais no próximo livro!
O final acontece meio rápido demais, queria q fosse mais trabalhado, tirando isso adorei ??????

Bia/Will 05/07/2023

Um Livro, uma lingua, uma fala
AVISO, PEQUENO SPOILER!
Não sou de escrever mais que 200 caracteres em uma resenha, mas esse livro merece!
Que livro maravilhoso, de longe um dos melhores que ja li, adorei como a autora retrata os problemas psicológicos de alguns personagens e como lida com outros, com um final emocionante, raiva de alguns personagens as vezes, mas é normal.
O livro se trata de um pai que descobre em uma noite com sua esposa que consegue dar vida aos livros, trazendo objetos e personagens à realidade, com isso, no dia que descobriram, trouxeram a tona alguns personagens de um certo livro, e então ele percebe que a sua esposa e seus gatos sumiram e provavelmente estavam dentro do livro, depois de muitos perrengues, a familia consegue se encontrar novamente e descobrem que a filha também tem o dom herdado pelo pai.
Esse livro, com toda a certeza, ganhou um espacinho no meu coração.

Mako_chan 25/06/2023

Poderia ser mais rápido
O livro é bom mas muito lento e descritivo, o filme pelo que lembro conseguiu resumir bem a história sem tornar cansativa como o livro.

Lara.2 21/06/2023

...
Um dos melhores livros que já li na vida, com certeza um favorito. Já comprei os outros dois livros da trilogia, ansiosa para ler