Um dia de cada vez

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dressa Oficial 23/01/2015

Resenha - Um dia de Cada Vez
Olá, tudo bem com você?

Confesso que comecei o ano com uma promessa de não comprar nenhum livro novo, porém ao ler a sinopse deste livro não resisti e acabei comprando, e para não ficar com aquele peso na consciência de que não iria ler tão rápido resolvi ler voltando para casa.

Tenho o prazer de apresentar para você minha primeira leitura de 2015 que vale 5 xícaras de Chocolate Quente e me encantou de maneira singular.

Apesar de ter acabado de ler Fale! a resenha saiu ontem aqui, os gêneros são iguais e praticamente falam do mesmo assunto, pensei que isso seria um problema porque afinal não gosto de ler livros do mesmo gênero na sequência e para minha surpresa eu amei a escrita da autora e não conseguia mais parar de ler desde quando comecei.

O livro nos apresenta Alexi uma garota de 16 anos, que está no enterro de um colega da escola, a mãe de Boodde acaba de morrer e toda a escola está no enterro.

Boode nunca foi um garoto que tivesse muitos amigos, ele pinta os cabelos cada dia de uma cor e tem o apelido de "Garoto Ki-suco" , agora ele precisa enfrentar sua nova vida que a partir de agora será sem a presença da mãe , e com a culpa de ter presenciado seu pai assassinar sua mãe devido aos vícios com a bebida, ele tem um novo desafio pela frente e precisa ter coragem para denunciar seu pai para a polícia para que ele se mantenha preso.

Alexi então entra na vida de Boode para tentar dar uma força neste momento tão difícil, porém como ajudar uma pessoa quando você também sofreu um trauma no passado, e além de carregar a culpa deste trauma precisa guardar segredo e não compartilhar com ninguém o que aconteceu em sua vida?

Alexi para aliviar seu trauma que sempre a assombra cria manias como por exemplo contar sem parar as coisas que tem em seu quarto e se machucar, ela tem uma machucado na nuca que sempre quando as lembranças vem a tona ela prefere se machucar para poder esquecer as lembranças terríveis de um passado nada bom.

Alexi mora com sua mãe, seu pai e sua irmã , a irmã Kayla está para casar pois já namora a mais de 10 anos Craig o namorado que se tornou filho também da família pois vivem muito tempo juntos. , ela sempre vai para a escola de carona com suas duas amigas Liz e Heather as quais as duas namoram jogadores de futebol americano.

A única solteira do grupo é Alexi e que demonstra não estar afim de namorar ninguém por enquanto.

Toda vez que Alexi chega na escola ela senta em uma mesa e começa a escrever partes de letras de música e sempre no dia seguinte alguém completou o que ela escreveu e assim Alexi cria uma paixão platônica por "Capitão Letra de Música" , pois ele conhece o que se passa no coração de Alexi, as músicas são o que de fato Alexi sente e não consegue falar, não consegue se expor, como pode existir alguém que conheça todas as músicas que Alexi escreve ou dar sugestões de outras músicas que tem tudo haver com o que Alexi está passado no momento?

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa pela Alexi , as páginas são amareladas, as letras eu achei um pouco pequena, mas a edição está ótima, os capítulos são curtos e separados e a leitura fluiu muito rápido.

Boode aceita o pedido da mãe de Alexi para ir morar na casa deles um tempo e então Alexi e Boode começam uma grande e linda amizade.

Boode mal chega em casa e já percebe que Alexi esconde um segredo e este trauma pelo qual ela passou é sério, porém Boode age como um verdadeiro amigo deve agir , não pressiona, não obriga apenas escuta e respeita a opinião de Alexi.

O livro é lindo , eu amei o personagem do Boode e devo dizer que apesar de ter amado o livro senti raiva algumas vezes de Alexi, ela consegue dizer algumas coisas para suas amigas e até sua família porém para homens ela não tem reação nenhuma, então sempre me sentia nervosa quando tinha este tipo de situação na leitura.

O livro mostra a importância de você falar o que sente, e que seja qual for o seu sofrimento sempre vai existir um personagem na vida real parecido com o Boode para te ajudar a se libertar de seus traumas.

No final do livro temos a própria autora dando dicas de como pedir ajuda quando se tem um problema de violência dentro de casa, e o quanto é importante desabafar para uma pessoa em quem confiamos.

Uma leitura densa, forte porém muito emocionante, não cheguei a chorar no livro pois achei a forma como a autora abordou o tema bem leve e gostei muito do final que me fez rir e me sentir aliviada.

Gostaria muito que a autora continuasse a escrever mais livros pois a narrativa dela é muito boa e este é seu primeiro livro, se você gosta de livros que passam uma lição de vida , gosta de um drama e que tenha uma leitura fluida eu recomendo de olhos fechados que você leia "Um dia de cada vez" e se emocione assim como eu.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/01/resenha-um-dia-de-cada-vez.html

Bela Lima 01/05/2016

É lindo e feio com a vida. É maravilhoso.
"Vestido preto de funeral. Sapatos pretos de salto alto. Faixa preta na cabeça. A morte tem seu estilo. Fico feliz por não ter que usar com frequência."

Sinceramente? Eu amo esse livro, mas não sei o que falar sobre. É uma historia tão boa, tão maravilhosa que me deixa sem palavras. (Uma tarefa complicada) Mas só foi começar a escrever a resenha que tive me forçar a parar. Esse não foi o primeiro livro que li com esse tema, mas foi um que me fez sentir toda a dor do personagem. Aquilo era real, não uma historia.

Alexi nunca falou com Bodee antes daquele dia, do dia que ele deixou de ser conhecido como Garoto Ki-suco para receber o apelido O garoto cujo pai matou a mãe. No enterro da Sra. Lennox, Alexi divide o silencio pela primeira vez com Bodee, não dizendo nada, apenas ficando do seu lado, porque ela sabe que nada que diga ou faça poderá mudar o que aconteceu. Existe um antes e depois e ele sempre ira existir.

"Eu nunca entendi que a vida pudesse ser tão drasticamente dividida, mas pode. E é. Só existe o depois. E o antes."

Alexi sabe bem disso, ela própria divide sua vida desse jeito, guardando o segredo do que aconteceu com ela para si mesma. Como tentativa não apenas de esquecer o que houve, de fazer a dor que sente por dentro desaparecer, mas também de se culpar, ela se corta, arranhando seu pescoço como castigo. (Uma forma inovadora... Não façam isso em casa)

Ninguém nunca percebeu isso, eles a vem se afastando, mas Alexi consegue desviá-los da questão. Apesar de tantos sinais de que algo está errado, ninguém pergunta. Bodee foi a primeira pessoa que mostrou a Alexi que ele a está vendo, que percebe os seus machucados, o modo como ela está passando pela vida, mas não a vivendo.

"Bodee é tipo uma arvore alta e morta no meio de uma floresta verde. Ou uma sempre viva cercada por carvalhos no inverno. Eu mal consigo ignorá-lo, porque ele é como essas arvores. A gente nota antes de qualquer coisa."

Quando Bodee vai morar com a família da Alexi depois da mãe dela convidá-lo, eles acabam se aproximando e descobrindo os segredos uns dos outros, como eles lidavam com o que aconteceu. E como se culpavam. E Bodee quer salva-la como não pode salvar sua mãe, ele supera seus próprios medos para trazer um pouco de luz a Alexi. Ele entende pelo que ela passou, a respeita, mas, o principal de tudo, em nenhum momento ele achou que ela tivesse culpa.

A dedicatória da autora é verídica. Todos nos precisamos de um Bodee em nossas vidas. Ele não é popular, lindo ou um badboy, ele não está dentro dos estigmas que normalmente lemos. Bodee é calado, pinta os cabelos de uma cor diferente a cada dia com pó de ki suco, aparenta ser frágil, como se fosse se quebrar a qualquer momento, mas ele vira o protetor de Alexi, mesmo que seja de si mesma.

"Se ao menos eu conseguisse fazer o lado de fora doer mais do que o lado de dentro."

Terminei de ler o livro bem rápido e sempre me pego relendo. Amo os personagens, o desenvolvimento da relação deles e da conclusão ainda não concluída da historia. O fato da autora focar na amizade e não no amor entre Alexi e Bodee (que existe), me fez ganhar o respeito por ela. A força de Alexi e de Bodee é inspiradora e te faz perguntar se eles podem enfrentar aquilo, porque eu estou reclamando da minha vida?

A melhor parte de toda a historia? O depoimento da autora no final, mesmo que o livro fosse péssimo, (o que não é verdade) o que ela escreveu no final tornou a historia perfeita. Me emocionei mais com isso do que por toda a historia (mentira) e não acho que a autora queria isso, o que torna tudo melhor e pior simultaneamente.

"Você era um lindo ser humano antes que isso acontecesse, e nada mudou. A pessoa que fez isso não roubou seu futuro, sua capacidade de amar, sua capacidade de seguir em frente, sua capacidade de se ver como uma alma linda e maravilhosa do nosso planeta. Sofra pelo que ele ou ela tomou, mas não lhe de nem um pouquinho a mais do que isso. Você é mais do que uma vitima: você é um(a) sobrevivente. (...) Você é amado (a) e valorizado (a). E você vai conseguir. Continue contando para afastar a escuridão."

Não vou negar (que sou louco por você, não vou negar...) que esse é um dos meus livros favoritos. Você sente o que a autora deseja passar sem nenhum esforço, fiquei triste e feliz, rir e chorei, tudo ao mesmo tempo e um atrás do outro. Esse é um livro que amo, não é uma historia para passar o tempo, ele tem conteúdo, passa uma mensagem. É lindo e feio com a vida. É maravilhoso.

"Não importa o quanto vocês queiram, não existe uma cura mágica para fazer isso tudo desaparecer. Às vezes, a vida simplesmente é um saco."

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2016/05/resenha-um-dia-de-cada-vez-faking.html

nathy 23/04/2016

Livro mais que recomendado!
Cheguei a Um dia de cada vez (lançado no Brasil pela Suma de Letras em 2014) depois de ver comentários mais que positivos com relação à história e seus personagens. A verdade é que o mesmo possui uma temática densa e bem complicada, que é o abuso sexual e as consequências na vida da vitima cujo o agressor vive no seu próprio circulo social.

O interessante é que ao tempo que trata de um tema pesado, o livro é simples, com momentos de uma sutileza maravilhosa. Foi realmente belo ver o desenvolvimento do relacionamento da Alexi e o Bodee, e não estou falando de alguma coisa amorosa, mais sim da maneira como a amizade deles floresceram e de como eles se uniram para tentar passar pelas situações que ambos estavam vivendo no momento. Por esses motivos já adianto, não esperem na leitura da Courtney C. Steves coisas escancaradas e mirabolantes, pelo contrário, preparem-se para um drama simples, sutil e real. Que mostra uma situação que pode acontecer comigo, com você, com algum conhecido ou o que é pior, que DEVE estar acontecendo com alguém neste exato momento que você termina de ler essas palavras. (Isso meio que assusta quando paramos para pensar, não?)

Voltando a história do livro, a autora nos conta o drama de Alexi Littrell, uma garota popular, alegre... normal, que depois de uma noite de verão viu sua vida ser totalmente abalada e que para não afetar aqueles que gosta, passou a esconder um segredo. Este segredo afetou ela profundamente, a tornando uma pessoa retraída, constrangida e assustada que apesar de lidar com tudo sozinha - por não querer que os outros tenham pena ou que ela fique rotulada como "a garota que foi abusada" -, não conseguia pugnar muito bem com tudo quando estava na solidão do seu quarto. O único alento que ainda conseguia fazer com que ela sorrisse era o admirador secreto com quem ela trocava trechos de músicas em uma carteira da escola, pois mesmo sem conhecer, ele era o único que conseguia a entender.

Neste meio tempo a Alexie acabou se aproximando de Boddie, um garoto rotulado por todos na escola como o garoto Ki-Suco (ele pintava o cabelo com um pó colorido diferente a cada dia), além desse rotulo, ele ganhou mais um: o do garoto que o pai foi preso por assassinar a mãe. Essa aproximação deles se deu meio que sem querer e com o decorrer da trama só foi se fortalecendo pois os dois de uma maneira estranha se entendiam e não se julgavam.

Uma das coisas que a Alexie sempre se questionava era o fato de que ela não disse não, ela só ficou paralisada. Isso a perseguia a todo momento e o que era pior, é que a pessoa que abusou dela era uma pessoa conhecida, respeitada, boa pessoa (?) e que só fez isso uma vez. Esse também era um dos motivos pelo qual ela lutava para esquecer, no entanto, nos momentos em que ela não conseguia isso e se entregava ao desespero, eu me compadecia ainda mais com sua dor, eu ficava querendo que ela conseguisse superar, que ela tivesse a coragem para dizer o que é que tinha passado.

Confesso que também me questionava o por que da Alexie não conseguir dizer para ele parar, me questionei por que ela não falava logo quem era, me questionei por que ela não procurava ajuda, me questionei o por que dela ser cheia de medos para seguir em frente, me questionei o por que de existirem pessoas assim, me questionei o por que da autora terminar o livro da maneira que terminou (e que apesar de entender, posso dizer que deixou um pouco a desejar), e por fim me questionei o por que que eu nunca parei para refletir realmente sobre essa situação.

Enfim, eu só posso recomendar a leitura desse livro, que foi fundamental para que eu pudesse refletir e entender um pouco o que se passa na mente de quem passa por isso. Acredito que o livro serve como um alerta, fiquemos todos atentos pois pode ser que uma pessoa próxima esteja passando por isso. E se por acaso for VOCÊ que passou ou está passando por isso, o livro te mostra que as coisas não são fáceis, que não vão ficar bem logo, no entanto, mostra que a melhor maneira de tudo é procurar ajuda. Você não está sozinho, não deixe que uma pessoa tire a sua vontade de seguir vivendo, lute pelos teus sonhos, pela tua verdade, pela tua sanidade, pela tua saúde e lute pela tua FELICIDADE.

Livro mais que recomendado!

site: http://ventoliterario.blogspot.com.br/2015/12/o-vento-me-disse37-um-dia-de-cada-vez.html

@gataleitora 06/05/2018

singelo, simples e forte
Top 5 da minha vida e um dos primeiros livros que li na minha vertente leitora voraz, Um Dia de Cada Vez conta emocionante história de Alexi que tem toda a dinâmica de sua vida transformada da noite para o dia literalmente . Para compensar a dor e estresse que guarda dentro de si ela acaba gerando alguns hábitos que ninguém percebe até Bodee, um garoto meio rejeitado da sua escola ira morar temporariamente em sua casa. Bodee também guarda dentro de si anos de dor do convívio sofrível que teve com o pai abusivo e como diz na sinopse os dois acabaram descobrir apoio um no outro.
Esse é daquele tipo de livro que você tem que ir meio às cegas ,pois ele a cada capítulo traz uma surpresa diferente e na minha opinião a sinopse já falou o básico deixando muito pouco para quem vai resenhar.
De qualquer forma ,o livro mesmo com temas fortes, traz a leveza do romance juvenil além de momentos fofos durante as conversas entre Alexi e o Capitão Letra de Música. Sem contar como vai num crescente dos personagens rumo a superação da dor de cada um e foi muito bonito de acompanhar.
Mesmo só sendo narrado em primeira pessoa por Alexi, a gente consegue acompanhar as dúvidas e as sensações de cada um dos protagonistas e como a presença deles afeta a vida e as decisões do outro.
É daquele tipo de livro que mesmo antes de terminar , você já quer que todo mundo leia para poder discutir e trocar ideias, graças a escrita envolvente de Courtney C. Stevens e não entendo como ele é pouco balado entre os infanto- juvenis pois para mim ele devia ser leitura obrigatória para todo mundo que ama o gênero e um bom drama sem muito mimimi.
Como eu sempre adoro ler os agradecimentos, sugiro que leiam também para entender de onde surgir a inspiração da escritora.
A capa e o título foram muito bem escolhidos , transmitem bem o foco da trama .
6/5 estrelas

site: www.gataleitora.com