O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

ArrowPotter 09/09/2015

Muito bom!
É um livro emocionante, surpreendente e tem partes que deixa você com o coração na mão. O final me deixou de boca aberta, leiam vocês vão gostar.

Lu Riordan 06/09/2015

Pantâno das borboletas
O livro tem muito lirismo,o que o tornou para mim um livro especial.Enfim,o livro conta a história de Sam,um menino orfão que perdeu sua mãe,e Billy,melhor amigo de Sam,ambos com doze anos de idade,que tem a vida mudada por Miranda,a menina rica que acabara de se mudar para a pequena cidade de Carnival Falls,juntos eles fazem descobertas típicas da idade,na transição de infância para a adolescência e dela para a vida adulta.Na minha opinião,não foi um dos melhores livros que já li,mas o livro,como já disse anteriormente tem doses generosas de lirismo,mas também tem pontadas de violência,é um livro bom,minha nota é 4 estrelas.

Tharsos 05/09/2015

indescritível
um livro incrivelmente lindo, uma escrita que destruiria muitos best-sellers. Com personagens memoráveis, espontâneos e com uma personalidade invejável. Nesta incrível historia voce vai andar de bicicleta, atravessar lagos, entrar em pântanos e até se apaixonar... junto com Sam e Billy você vai descobrir incríveis segredos que superficialmente carnival falls jamais aparentara ter.
Um livro inicialmente cansativo mas extremamente contagiante. com um ótimo desenvolvimento e com uma evolução notável dos personagens, e claro com um fim incrivel. Ao menos para mim.

jugueiroos 05/09/2015

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros
Sam e Billy são amigos inseparáveis, ambos têm 12 anos e vivem suas aventuras na cidadezinha de Carnival Falls. Os garotos compartilhavam tudo, inclusive a paixão pela garota nova da cidade: Miranda. Mas as coisas não são tão simples, pois quando Sam tinha apenas um ano de idade, o carro onde estava com sua mãe capotou e o corpo dela sumiu sem deixar pistas. Desde então ele tem um sonho recorrente onde revive o acidente.

O caso que nunca foi resolvido teve grande repercussão por causa da crença de alguns lunáticos que o que havia ocorrido era uma abdução alienígena, já que se assemelhava com outros desaparecimentos sem explicação que tinham acontecido por lá. Sem família, Sam foi acolhido pelos Carroll onde cresceu em companhia de outros órfãos. Mas é na companhia de Billy e Miranda que ele vivencia as transformações da idade e tenta desvendar o mistério do paradeiro da sua mãe que é a peça de encaixe que falta para dar um novo sentido para a sua vida.

Frederico Axat descreve com grande riqueza de detalhes desde os hábitos que os moradores possuem e seus segredos, aos passeios de bicicleta no bosque e a descoberta do primeiro amor. Tudo com um grande toque de lirismo que marca de forma especial a passagem dessas crianças da infância para a adolescência – e desta para a vida adulta. Sendo narrado por Sam, o livro perpassa dois tempos: no verão de 1985, mostrando todos os lados e conseqüências que teve os acontecimentos daquele verão e em 2010, onde Sam e seus amigos já estão na vida adulta, e ele volta para visitar a cidade que viveu a sua infância e adolescência.

Enquanto você lê “O Pântano das Borboletas”, você acredita que tudo não passa de uma história simples e que narra o que as crianças viveram em sua infância. O que me deixou numa expectativa muito grande para desvendá-lo e descobrir mais do enredo, em partes isso acabou me decepcionando, já que a minha ansiedade me deixou frustrada várias vezes, pois eu achava que teria algo mais e não só os relatos de uma criança órfã. O que não quer dizer que o livro seja ruim, porque ele está longe disso, visto que na simplicidade o autor conseguiu fazer algo belo. Só faltava algo mais... E esse a mais veio nas duas últimas páginas do livro, pois o autor conseguiu me deixou sem fôlego ao revelar um segredo totalmente inusitado e que deu um sentido totalmente novo para a trama!

Tenho certeza que ninguém estava esperando por isso, já que o que o autor dá para o leitor é o desvendar do mistério do que ocorreu com a mãe de Sam e, bem no finalzinho, ele nos manda algo realmente original e de extrema importância para a interpretação final da história. A verdade é que com elegância e delicadeza, Frederico dá aos seus leitores o delicioso prazer nostálgico de reviver junto com os personagens todas as mudanças, dúvidas e inseguranças que todos têm ao passar por essa fase tão transformadora que é o chegar da adolescência. Em suma, espero que vocês aproveitem esta leitura tanto quanto eu e que esse segredo os façam ver a trama de um jeito bem mais interessante do que ela pode parecer a princípio.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/12/resenha-o-pantano-das-borboletas-por_22.html

Bruno 05/09/2015

Uma história sobre as descobertas da infância
Esse livro talvez tenha sido a leitura mais fluida que tive o prazer de me deparar, o autor consegue fazer o leitor se imaginar na pele de Sam, Billy e Miranda, correndo com eles através do bosque, desvendando os mistérios e até vendo os homens diamantes! O Pântano das Borboletas é sobretudo um livro sobre o verdadeiro valor da amizade, a passagem da infância para a adolescência, e as dificuldades enfrentadas nesse período, com uma história que vai lhe envolver do início ao final. Surpreenda-se com a última página do livro e sinta vontade de ler novamente a história com outro olhar! Vale a pena com certeza. :D

Patrick.Lima 04/09/2015

Inesquecível
Depois que você terminar, com certeza vai reler com outros olhos!! Surpreendente. O melhor livro que li até hoje!

Raabe 04/09/2015

O pântano das borboletas
O livro conta a historia de um menino chamado Sam e seu melhor amigo billy. Sam mora em um orfanato depois da morte de sua mãe, ele é querido pelos donos do orfanato mas tem uma intriga com garotos que desejam lhe roubar o quarto. Sam sempre pensa sobre o acidente que causou a morte de sua mãe, com a possibilidade maior de que foram extraterrestres . O livro é repleto de suspense e emoção, prende o leitor todo o tempo, como uma historia que quanto mais descobertas mais mistérios,e com um final surpreendente que faz o leitor lembrar desse livro para sempre.

Lana 30/08/2015

Eu li: O Pântano das Borboletas e Que Livro!!!
De primeira achei que fosse um infanto Juvenil, mas me enganei. Um Romance/Suspense simplesmente perfeito, cheio de aventuras dos amigos Sam Jackson, Miranda e Billy, o desenrolar da história dá-se início na infância de ambos na década de 80 até a fase adulta nos tempos atuais. Surpreendente cada trama ali vivida por eles, o amor puro de Sam por Miranda ainda de criança, a coragem dele e de seus amigos para enfrentar seus inimigos externos e internos. Cada página deste livro é de instigar os olhos dos leitor até o epílogo.

Marcelo 16/07/2015

Surpreendente
Bom, pra começar, queria dizer que ganhei o livro num sorteio do Skoob. Eu tinha o direito de escolher um livro da editora Tordesilhas e optei por esse. No começo, eu não dava muito pelo livro, li resumos e sinopse e todos falavam de um grande final, mas não percebi (lerdo que sou). Posso dizer que foi um dos livros mais surpreendentes que já li.

"O Pântano das Borboletas" conta a história de Sam e Billy, duas crianças que tem 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Ambos acabam se apaixonando por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe.

Confesso que não me agrada muito o universo fantástico que o autor coloca no livro. Algumas dúvidas minhas sobre a história também não foram saciadas. Mas, críticas a parte, o ponto alto do livro com certeza está nas últimas páginas. Federico Axat simplesmente nos joga uma bomba final que nos arremessa em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

Depois de terminar o livro, tenho certeza que, assim como eu, algumas pessoas irão se perguntar como não percebeu nada antes. Eu fiquei pensando: "Como sou idiota!" Hahaha
Gostei tanto do livro, que fiz minha família quase inteira ler para se surpreender, assim como eu!

Vale muito a pena ler.

Nota: ★★★★★

site: http://entrefilmesesagas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-pantano-das-borboletas.html

Marci 15/07/2015

Encantada com a leitura *-*

Confesso que ao comprar o livro, o título não me atraiu muito, mas quando li o prólogo já imaginei que a história seria boa e, sinceramente, eu me me surpreendi, pois ela é maravilhosa.

O livro é em primeira pessoa e me surpreendeu com a sua distribuição, pois é contada com uma serenidade impressionante, tudo ao seu tempo, sem pressa, mas que de longe é tedioso. Em alguns momentos no meio do livro, o autor viaja no tempo para o futuro e depois volta ao passado para continuar contando de onde parou, mas tudo muito bem entendido, sem deixar confusão em momento nenhum.

Federico Axat nos faz voltar à infância abordando acontecimentos que, com certeza, todos já passamos, os amigos, as implicâncias e os amores. É como se fossemos moradores de Carnival Falls e estivéssemos vendo tudo de perto.
Além de uma simples história de três crianças, é uma linda história de cumplicidade, amizade, sinceridade apesar de tudo, o medo de magoar, as confidências e a união.

O livro nos prende da primeira à última página e o final é impressionante, diferente de tudo que se é imaginado.

Dá vontade de voltar o livro e ler novamente com esse novo sentido!

day 28/06/2015

surpreendente!!!!!
Sabe aquele livro com sabor de sessão da tarde e filme dos anos 80?? quem assistiu conta comigo,os goonies,vai amar esse livro!!
É um livro maravilhoso! a amizade de 3 crianças,San,Billy e Miranda.
uma amizade linda,leal e cheia de surpresas...
A passagem da infância para adolescência e a culminante chegada da idade adulta.
Esse livro passeia por mistérios,aliens ,crimes e muita aventura!!
E o final do livro....haaaaaaaaaa !! esse sim é uma surpresa...
Depois que li a última página confesso que parei e repensei toda a história...pois foi tão surpreendente que até agora estou perplexa com o que me esperava no fim...que descoberta fantástica!!
ainda estou em estado de graça !! Não esperava muito desse livro no começo não ...mais ele me surpreendeu.Que autor maravilhoso!! Super recomendo

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/
Bruno 01/07/2015minha estante
Pretendo reler agora vendo o livro por outros olhos! Epílogo me deixou confuso demais, como não pude perceber? Mas depois de revelado ficou tudo tão claro, o amor impossível de Sam por Miranda!

day 06/07/2015minha estante
verdade Bruno

Jhonatan A. @jounalmeida 26/06/2015

Incrível e encantador
O autor já escreveu outro romance chamado Benjamim publicado em países como o México, Itália e Espanha, mas no Brasil O pântano de borboletas é sua estreia.
A história é narrada por Sam, um menino de 12 anos que perdera a mãe em um acidente de carro quando era pequeno. Estava junto dela quando o carro capotou e pode vê-la sumindo. Esse será o desenrolar da narrativa, a investigação do sumiço de sua mãe juntamente com seus amigos.
De uma coisa já discordei, no prólogo é dito que Sam tinha apenas um ano e se recordava de tudo o que tinha acontecido. Um tanto impossível né? Mas isso é supérfluo e não atrapalha em nada nossa leitura.
Sozinho por culpa do acidente é acolhido pelo casal Carroll e passa a viver com eles e mais treze crianças em uma granja. Como todo garoto, Sam adora explorar e acaba tendo algo que lhe chamou a atenção. Durante o verão de 1985 é que tudo começa. Observa um carro que chegou e de lá desceram pessoas finíssimas e uma garota linda.
“Foi assim que conheci Miranda, por quem me apaixonei perdidamente, talvez exatamente naquele instante.”
Foi Billy, amigo inseparável de Sam, que conheceu Miranda primeiro, logo se observa que a beleza da garota o encanta também. Ele a apresenta e tornam-se amigos, ganhando intimidade um com o outro a cada dia.
Miranda fica curiosa em conhecer o bosque além do Limite, e assim o fazem. Chegaram ao pântano das borboletas, um lugar um tanto incrível, pedras, troncos raquíticos, uma terra lodosa, samambaias, e muitas borboletas como é dito no nome. Feito o piquenique, Miranda questiona Sam de sua família e ele a conta tudo. Diz sobre o acidente, os boatos dos jornais, o repórter biruta e a família adotiva. Conta que o sumiço de sua mãe, ou do corpo que nunca foi levado a sério, que Banks, o repórter, classificou como abdução alienígena e que todos da cidade acreditavam nos verdinhos de outro mundo.
De um salto durante os anos somos remetidos a 2010, onde Sam nos conta como foi sua vida, os acontecimentos que os transformaram e todas as histórias que passou ao lado dos amigos. Nos fala de seus livros publicados e principalmente do mistério que envolve o sumiço de sua mãe e põe a limpo a relação com os extraterrestres.
É mais do que uma história sobre três garotos, é uma história sobre amizade, cumplicidade, lealdade e companheirismo. Axat depositou uma leveza ao escrever o dialogo, nos deixando encantados a cada virar de página. Embora se deduzirmos o que aconteceria, estaríamos errados. Durante as ultimas páginas temos o prazer de reviver as mudanças e de entendermos melhor a cabeça do narrador.
Esperava que fosse bom, me surpreendi. É maravilhoso! Espero que quem se interessar a ler aproveite a leitura tanto quanto eu. Estou maravilhado.

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-pantano-das-borboletas.html

Anne C. Souza 24/06/2015

Surpreendente
[algumas lagrimas me escaparam dos olhos enquanto a imitava, levando a mão ao peito, onde outra meia-lua igual a dela repousava sob a minha camiseta.]

Impossível negar que me peguei sorrindo em diversos momentos da leitura, na maior parte, encantada com a inocência e com a beleza rara que as crianças possuem e que são tao lindamente expostas neste livro (e que infelizmente, acabamos nos esquecendo delas na vida adulta). Recordei da minha infância, onde acreditava que tudo era possível, que as histórias de dragões e princesas eram reais, e que os animais conversavam como a gente, as escondidas. E as amizades? Impossível esquecer nossos amigos da infância e nossas aventuras.

Esse livro tocou meu coração, e me surpreendeu de um jeito que eu não esperava. Como diz a sinopse: [arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere a trama um sentido totalmente novo]. Conforme o livro foi terminando, eu queria devorar as últimas paginas, mas ao mesmo tempo não queria que terminasse... Eu não queria que a história de Sam, Miranda e Billy terminasse. Porém, finalmente quando li o epílogo, me vi nesse torvelinho de emoções citado na resenha. Eu imaginei variadas formas para conclusão dessa história, mas nunca teria imaginado o final real que Federico nos deu. Me vi obrigada a reler os últimos capítulos, porque me soou inacreditável... Eu jamais teria imaginado, e isso me pegou inteiramente de surpresa, de modo infinitamente positivo.

Não darei muitos detalhes sobre a estória, pois acho valido que leiam o livro e sintam todas essas emoções, e que possam realmente se surpreender.

Uma certeza? Vou ler este livro novamente, com um novo olhar.
Um desejo? Encher o autor de perguntas, porque estou me sentindo como a Hazel Grace em Um Aflição Imperial... Mas de um jeito muito, muito bom.

Neto.Sanville 28/05/2015

Surpreendente.
A história é muito boa, é difícil parar de ler depois que começar. Discordo apenas de algumas atitudes dos personagens em relação a idades deles, e principalmente do prólogo (que é muito bom, mas um bebê não registraria todos detalhes daquele acontecimento, o autor podia ter colocado outro personagem para narrá-los).
Também vi alguns comentários de que seria plágio de um conto do Stephen King, mas não li o tal conto ainda. No meu exemplar tem um erro na última frase da página 171: Miranda fala "Quando algo é importante para um de nós, deve ser para os outros três" - como se fossem 4 amigos, não 3.
Dei 5 estrelas porque a história é muito boa, eu li em três dias, gastei todo meu tempo livre nele, e valeu a pena, recomendo. No final, você olha para a capa do livro e vê que a informação estava lá o tempo todo. E também alguns acontecimentos passam a fazer mais sentido.
paryan 19/06/2015minha estante
quero ler! curti seu comentário!

day 28/06/2015minha estante
um dos melhores que li^^

Maria Teresa 08/05/2015

A história é deliciosa. Parece filme de sessão da tarde que você não quer que acabe. O final é surpreendente e você se pega perguntando: "como eu não percebi isso". Recomendo e muito
day 15/06/2015minha estante
comecei a ler^^