O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Samara 03/08/2016

Capa atraente, o livro nem tanto
Sinceramente eu espera mais. Confesso que o começo da história foi difícil para mim, criei um pouco de expectativas com o livro e me frustei, os personagens não me atraíram, o enredo não me convenceu. E o lirismo que diz ter no resumo, desapareceu completamente, lirismo para mim, é como se cada frase do livro que eu lesse, fosse como uma poesia. O título é poético, a capa é atraente, apenas isso.

Os amigos Sam e Billy moram na pequena Carniva Falls, e percorrem o bosque de bicicleta, um bosque muito lindo, nele encontra-se O pântano das borboletas. No meio do turbilhão da adolescência, eles conhecem uma menina rica chamada Miranda, nova na cidade. Logo os três se tornam inseparáveis amigos e enfrentam situações perigosas. Os dois amigos compartilham tudo, até o amor por Miranda, o qual a menina não desconfia.

Sam mora em uma granja, com outras crianças, ele perdeu sua mãe em um acidente de carro, mas o desaparecimento do corpo de sua mãe, está envolto em um mistério. Além do disso a cidade é conhecida por registros de óvnis, fato destacado pelo estudioso Philip Banks, que inventou uma teoria para não aceitar a morte da sua mulher. Os personagens são meio vagos, e o começo da história é arrastado.

Muitas lacunas ficaram em branco, sem explicações aparentes, não entendi muito o sentido da história, faltou emoção aos personagens, os capítulos se intercalam entre passado e futuro, fato que o deixou meio confuso. O final não foi o que eu esperava, sinto que faltou algo, uma conexão com os personagens. Gostei da casa da árvore que os amigos fazem no começo da história e que se torna um esconderijo, infelizmente minhas expectativas foram frustradas.
Hester1 03/08/2016minha estante
Bom saber, estava pensando em ler. Vou tirar da lista de desejados. Grata.

Samara 03/08/2016minha estante
A capa me enganou, pense em uma história sem sentido

Hester1 03/08/2016minha estante
Mais uma estória sem sentido??? Infelizmente, às vezes, temos estas decepcoes. Ótimas capas, excelentes sinopses e péssimos livros. Eu abandono o livro e passo para outro, que fazer?

Samara 03/08/2016minha estante
Eu não consigo abandonar, a história engatou um pouco a partir da página 100, mas mesmo assim não gostei. O problema foi porque comparei a outro livro maravilhoso que li, A solidão dos números primos que tanto a capa e a sinopse nos despertam a atenção e que fala também sobre as transformações da adolescência e idade adulta

Lilian 01/06/2017minha estante
Esse livro pode ser tudo , menos a estória não ter feito sentido . A ultima frase do livro é o que muda todo o percurso da narrativa desde o começo . Só lendo para entender .

Samantha 21/07/2016

Lindo
Este livro é lindo e gostoso de ler. O final é tão surpreendente que quando terminei, resolvi lê-lo novamente, com outra ótica. Sensacional.

Pri 28/05/2016

Acabou-se o que era doce...
Livro de doçura ímpar. Impossível não se apaixonar por Sam e acompanhar sua busca pelo mistério do desaparecimento da mãe. Mistura de lirismo e mistério, Pântano é um encanto.
O autor constrói personagens com alma, em até mesmo alienígenas prendem a atenção do leitor. Incrível sua capacidade de se conectar com os 12 anos de uma criança – seus amores, suas amizades, suas angustias, suas descobertas e as incertezas da vida.
Por hábito e descuido, acabei espiando a última página e, talvez, isso tenha me custado parte da surpresa do livro. Mesmo assim, devorei as últimas 100 páginas e não queria que a história acabasse. Acabou e já estou com saudades de Sam, de Billy e de Miranda.

YankContarato 22/03/2016

Excepcional!
Uma história bem elaborada, com detalhes nos momentos certos, momentos de emoção que te deixam com o coração acelerado ou emocionado e sem falar da capa. Surpresas do começo ao fim. Pelo menos eu, me senti fazendo parte daquela história, daquele mundo, sentindo cada emoção de Sam.
Livro perfeito!

Gabriela 10/03/2016

Surpreendente, lindo e incrível!
Que livro maravilhoso e incrível! O Pântano das Borboletas é um livro lindo, gostoso de ler e com uma história muito bem elaborada.

Sam e Billy são grandes amigos, desde a infância. O livro aborda muito esse fase da vida, como no companheirismo deles, na paixão pela menina rica (Miranda) que chega na cidade, no bullying sofrido por meninos mais velhos. Mas o livro também possui algumas partes onde é contada a vida adulta dos personagens.

Sam perdeu a mãe com um ano de idade, num misterioso acidente de carro e, a partir daí, foi morar numa granja, com várias outras crianças adotadas. A educação na granja sempre foi rígida e um dos "irmãos" de Sam, chamado Orson, mostra-se uma criança muito cruel ao longo do livro.

As alegrias de Sam são os passeios no bosque com Billy, seu melhor amigo, que tem um jeito de detetive e explorador, sempre resolvendo mistérios e elaborando mapas de suas aventuras. Além disso, Sam é a companhia do Sr. Meyer em algumas tardes, fazendo-lhe leituras e ouvindo suas histórias do passado.

A história é muito bem elaborada e a vontade é de ficar o tempo todo lendo esse livro incrível! Ele tem um toque sobrenatural, penso que seja pela imaginação das crianças, envolvendo o acidente que vitimou a mãe de Sam.

São muitos mistérios que vão sendo revelados, mas melhor parte é o final! Após a metade do livro eu já estava decidida a avaliar com 5 estrelas, mas ao final resolvi favoritar! A reviravolta é incrível. Eu li e voltei e li de novo para garantir que era isso mesmo! É aquele tipo de livro que você quer ler de novo sob outra ótica, para poder desfrutar novamente dessa história maravilhosa.

Sem dúvida vou ler de novo esse livro, provavelmente daqui um tempo, pois ele vale muito a pena e tem uma mensagem encantadora! Recomendo a todos!

site: http://arquivoliterariogb.blogspot.com.br

Ronara Goulart 10/02/2016

Lido 2016
Lido 2016

Angelita 24/01/2016

Surpreendente
Narrativa bem feita e surpreendente! Vale a leitura. 5 estrelas

Geslei 21/01/2016

"A Razão não confunde o coração."
Como estou em período de férias estou lendo muitos livros por diversão. O Pântano das Borboletas com certeza é um livro fantástico para entreter o leitor.

Federico Axat consegue prender a atenção dos leitores com um suspense magnífico e simples. O Pântano das Borboletas é o tipo de livro que você não apenas se surpreende com o seu final, mas olha lá para trás, no início da leitura, e não acredita que tudo terminou ali, naquelas últimas páginas. O final contém tantas reviravoltas que o leitor acaba ficando sem fôlego. Belíssimo livro para quem gosta de uma boa aventura.

A Linguagem é um pouco massante e a história é bem detalhada, tive dificuldades em manter o gosto pela história em todas as partes do livro, mas o final com certeza vale a pena a leitura.

Me identifiquei muito com os personagens, tive até um pouco de nostalgia de algumas aventuras que vivi na infância e adolescência... Esse livro tem o poder de ser completamente nostálgico.

@garotadeleituras 08/01/2016

surpreendentemente nostálgico e encantador
Primeira recomendação: Você precisa ler esse livro e ser vítima da fabulosa genialidade do escritor. Calma! o genial não está no mistério que envolve a morte e desaparecimento da noite fatídica ou as ligações do presente com a mãe do garoto, e sim sobre o próprio Sam; vou parar por aqui, caso contrário, essa resenha será um spoiller. Primeiro livro do argetino Federico Axat publicado no Brasil, Pântano das borboletas começa com uma narrativa singela, que remete ao leitor suas lembranças infantis, suas aventuras recheado com a dose da imaginação coerente com nossos anos coloridos, aos amigos que nos acompanharam e partilharam aquele mundo junto as primeiras descobertas que se descortinam aos nossos olhos.
No decorrer da leitura, diversas vezes fui arremessada de encontro a nostalgia da lembranças de episódios e aventuras que ficam incrustadas na lembrança. Pântano das borboletas encanta com a simplicidade com pintadas nostálgicas de recordações preciosas de cada personagem que o autor imprime a cada página do livro, afinal são três amigos aos 12 anos de idade (Sam, Miranda e Billy) curtindo o verão e pensando como crianças de 12 anos, o que acaba encantando quem ler, fluindo de forma incrível. A narrativa vai evoluindo e adquirindo uma densidade conforme os mistérios torna-se mais delineados, dando uma sensação de angústia e suspense sobre o desfecho daquele verão. Pensei em várias possibilidades e nenhuma correspondeu a mente do autor. O diferencial que causa a perplexidade encontra-se nas últimas duas páginas do livro e se você ler muito rápido, será desperto apenas no último parágrafo. Confesso que terminei de ler e tive que reler as últimas duas páginas novamente para ter certeza se era isso mesmo que o autor estava fazendo: uma reviravolta. Quanto a capa, título e texto, há uma correlação perfeita. Super recomendo a leitura, surpreendentemente simples, nostálgico e encantador (Ainda estou em choque).

21/12/2015

Não tô conseguindo guardar na prateleira de livros...
O livro terminou e eu não tinha ninguém pra falar, pra compartilhar o turbilhão de emoções que Federico Axat plantou em mim, com os inesquecíveis Sam, Billy e Miranda.Fui. até a livraria comprar: A garota no trem, e como não tinha o livro disponível a atendente me indicou esse, ela ganhou uma cliente e o livro ganhou meu coração. Não percam oportunidade de embarcar nesta linda aventura. Leve, tocante, cheia de suspense e emoção. Indico!

Karina 12/12/2015

Aquele final :o
Sam vive na Granja, uma espécie de lar adotivo que os Carroll administram. Junto com seu melhor amigo, Billy, os dois passam as tardes se divertindo no bosque, até que conhecem Miranda, e ambos se apaixonam por ela. Em vez de separá-los, os três se tornam grandes amigos, vivendo aventuras ao enfrentar Orson, outro dos adotados dos Carroll, e tentando desvendar o mistério que ronda o acidente que levou a mãe de Sam.
Depois de muitas descobertas - e uma pergunta sem resposta que me deixou curiosa - o epílogo traz mais uma reviravolta: algo que é revelado e te faz querer reler o livro todo sob essa nova ótica (ainda vou fazer isso um dia)
Gostei muito do livro, o final me deixou de boca aberta, e essa foi uma excelente obra para o autor estrear no Brasil. Recomendo!

Wanessa 08/12/2015

Meu Deus
Acabei de ler e estou pasma com esse final. Meu Deus, que livro é esse? Eu não desconfiei nenhum momento.
Camile.Freitas 17/12/2017minha estante
Também me senti assim , tô chocada com esse final

Lys Coimbra 08/11/2015

Um dos melhores livros que li este ano!
"O pântano das borboletas" conta a estória de três pessoas unidas por uma amizade pura e muito especial.
A narrativa se divide em três períodos, mas a maior parte se passa na infância dos personagens, época em que eles construíram laços afetivos fortes e sólidos, mas que também enfrentaram dificuldades e fizeram descobertas impactantes acerca de suas famílias, de suas vidas e do acidente que matou a mãe de Sam.
O livro é doce, suave, leve e ao mesmo tempo forte e profundo.
A escrita de Frederico Axat é excepcional, fluida, gostosa e elegante e a maneira delicada como ele aborda temas sensíveis é apaixonante.
Todos esses elementos já seriam suficientes para me transformar em uma fã desse autor argentino, até então desconhecido para mim, mas isso não é tudo, o "ingrediente" mais poderoso dessa obra sensacional ficou por conta de seu grand finale, um desfecho de tirar o fôlego e nos fazer questionar acerca de nossos conceitos pré concebidos e limitados acerca da vida e das pessoas.

Adriano.Santos 11/10/2015

Era pra ser
Se perdeu entre passado e presente, uma pena.

Originalidade: 2
História: 3
Narrativa: 1
Personagens: 3
Linguagem: 3
Total: 2,4

San... 26/09/2015

Muito bom! O livro fala de amizade, de infância, de medos... A narrativa, em sua maior parte, é suave e prazerosa, mas esconde violências e guarda mistérios. Uma leitura fácil, envolvente. Há os desfechos da adolescência e os desfechos dos personagens já adultos, que encerram surpresas interessantes, dando ao leitor a certeza de que nada pode ser dado como certo, que nossas presunções de leitor, mesmo quando a leitura é atenta, caem por terra, porque a vida encerra infinitos prismas e nem sempre a realidade é aquela que escolhemos acreditar. Gostei e recomendo.