O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Hannah 29/08/2018

Tô passada
Em nenhum momento desconfiei de nada HAHAHAHAHA

Gabi Ruggin 16/06/2018

Surpreendente
Um livro que fala de amizade e sobre a pureza da infância (Billy ainda é meu personagem favorito)! Um livro com final surpreendente que não se imagina, com cenas que te fazem ficar com o coração apertado por Sam! Em algum momento irei relê-lo sim!

anaog 30/05/2018

O final é muitooo surpreendente.
Foi uma leitura difícil. Achei que a história se arrastava e pensei em desistir várias vezes, protagonista covarde, mole, sem muito brilho. Não desisti, fui até o final e que maravilhosa surpresa. O final é muitooo surpreendente valeu todo o meu sacrifício. Fechou todos os pontos que ficaram em aberto. A última página me fez querer ler o livro novamente só pra ver se realmente não deixei escapar nada. Recomendo a leitura.

Blog Stalker Literária 07/01/2018

Uma leitura incrível

"Da mesma forma que eu, mas por razões diferentes, Billy nunca havia se encaixado com o resto. "
A história é narrada do ponto de vista do protagonista Sam Jackson, e ocorre em momentos diferentes, o que ajuda muito a manter o interesse e a curiosidade sobre como os eventos mais importantes da história são desencadeados. E Sam, juntamente com outros dois personagens formam um belo triângulo, a parte mais doce do livro. Os personagens são mágicos, e são desenvolvidos com tanta delicadeza que a gente se sente próximo deles inevitavelmente. E, também, são protagonistas de uma história de amor que parece ser impossível por várias razões, mas que mantém a magia do primeiro amor, esse primeiro amor etéreo que nos sacode como crianças e que é impossível esquecer.

"Enquanto seus lábios se moviam, recitei de cabeça as palavras que sabia de cor: Basta-me sonhar com teu sorriso, sentir sua pele em uma pétala, imaginar seu rosto na chuva. A razão não engana o coração."
Ambientado numa pequena cidade do interior, este livro trás consigo o gosto da infância e das brincadeiras. É muito fácil reconhecer situações e sentimentos que vivenciamos enquanto pré-adolescentes. Os lugares escondidos nas matas vizinhas, as árvores que servem de abrigo, caminhos secretos que toda criança descobre e explora e que faz de seu pequeno reino deixa o livro saboroso e convidativo. A sensação de que na próxima página ficará ainda mais interessante.

Outra parte importante do livro é que parece ser muitas coisas ao mesmo tempo, sem ser de fato. Às vezes, parece ser um drama, então um livro de ficção científica, ou talvez uma história paranormal.. Mas, quando finalmente, tudo se encaixa, tudo tem seus motivos para ser e todos os personagens e circunstâncias estão conectados harmoniosamente. Essa é a maior conquista de Axat: escrever um romance que é impossível classificar por causa da diversidade de suas páginas e que leva o leitor a uma jornada no passado para lembrar o que é ser uma criança, e como é esse passo para alcançar a vida adulta, com tudo o que pode acontecer no meio e com tudo o que implica no crescimento de uma pessoa.

"Recostei-me no muto de pedra. Já não há como voltar atrás, pensei com horror. Estávamos a ponto de ameaçar o homem mais importante de Carnival Falls."
À medida que avançamos, o autor apresenta os mistérios para que o leitor tenha um punhado de perguntas que borbulham na cabeça, empurrando a leitura do livro para suas últimas páginas para descobrir o que realmente aconteceu. Encontramos uma história cheia de segredos. Um romance que se desencadeia abrindo mistérios, segredos, desaparecimentos que dão origem a lendas e amores, que são misturados com fios sobrenaturais. Precisamos saber o que aconteceu com a mãe de Sam, o que acontece naquele momento difícil em que as crianças crescem e quais os segredos escondidos atrás de um rosto familiar. Como uma teia de aranha que se expande.

Mas se algo chamou minha atenção neste romance, foi o fim. Um fim que surpreende e fecha tudo dando uma explicação mesmo ao que pareceu inexplicável e que eu reconheço que não esperava. Então voltei para as primeiras páginas para descobrir com surpresa que o autor deixou pistas em alguns pontos muito bem escolhidos. Axat dá um último toque de magia e entrega um final brilhante!

"Carnival Falls foi me próprio pântano, a ideia tem até um lado poético. Precisei partir para começar um novo ciclo, como toda aquelas borboletas que ficavam pelo bosque e só voltaram para se acasalar. "

site: http://www.stalker-literaria.com/2017/12/resenha-o-pantano-das-borboletas.html

Mochila de uma Geek 30/12/2017

Ótimo livro!
Esse livro é incrível e possui um final surpreendente que muda o sentido de toda a história. Eu diria que é inovador. Não sei como tem tenta resenha na internet e no Skoob e ninguém fala sobre isso, foi por esse motivo que disponibilizei um espaço no meu blog destrinchando. Tá cheio de spoilers. Pra quem está precisando de um textão, dá uma visitada :D

site: https://mochiladeumageek.blogspot.com.br/2017/12/o-pantano-das-borboletas-federico-axat.html
Beatriz Kath 16/03/2019minha estante
Li o post do seu blog e amei

caroline with an e 08/12/2019minha estante
Também li o que você escreveu no seu blog e esclareceu demais as coisas pra mim. Fez um ótimo trabalho, muuuito obrigada! ?

Inara30 22/07/2020minha estante
Tô em choque com esse final. Minha cabeça bugou tanto que eu achei que a Sam era trans (e fez a mudança de gênero). Obrigada por esclarecer nessa ótima análise ??!

Débora 13/08/2017

Traída, decepcionada.
Olha, eu preferia saber o segredo que a sinopse fala muitoooo antes, o sentimento de traição é muito grande.
A imaginação é a obra prima do leitor, brincar com isso é perigoso, muitos podem ter amado, mas eu ODIEI. O significado da trama simplesmente mudou, é como se eu não conhecesse sam, como se o personagem estivesse morrido. Porque afinal de contas não era quem eu imaginava, literalmente. Um trama que tinha pontos bons, mas acabo de ignora-los, um bom final é parte essencial da trama. Mas tenho que aplaudir o escritor e editor, de parabéns pelos cuidados especiais para manipular o leitor, porém odiei ser enganada, nunca odiei tanto ser enganada.
A menina que ama ler 29/12/2017minha estante
Nossa, o segredo foi o que mais gostei

Sr.Machadao 14/07/2017

Fantástico com pitada de suspense
É maravilhoso ler um livro onde se passa na visão de alguém de 12 anos, principalmente quando esse alguém é tão inteligente quanto um adulto, ou até mais. Foi simplesmente fantástico ter lido esse livro onde questões de primeiro romance, dúvidas sobre a sexualidade, e brincadeiras de faz de conta... é abordado com tanta clareza que me lembrou da época que eu era pequeno e brincava com meus amigos. e com um final surpreendente que me falta palavras. E o mais incrível foi perceber que o autor (Frederico Axat) não deixa nenhuma lacuna em aberto, ele vai fechando os mistérios um por um e fecha a história sem deixar o leitor curioso com algo ou distante de si. E claro, as referências desse livro: simplesmente lembra muito Stephen King, a trama e todo o suspense lembra e muito Stephen King. Quem ler, vai saber do que estou falando. Recomendo a leitores de viagens longas pois é uma ótima leitura que prende a gente quando menos esperamos.

Wes 15/05/2017

Muito mistério
O mistério desse livro tão bom, me fez devorar ele em 2 dias apenas.

Heliene.Maia 28/02/2017

Emocionante!
Leitura gostosa desde o início. Sencivel e surpreendente, duas características que gosto de encontrar em livros!

Gilson.Oliveira 14/11/2016

Sensacional!
Esse Livro me deixou o resto do dia bobo apos o termino,cara que livro sensacional!a historia te envolve,alem de ser uma leitura facil e bem elaborada! o melhor livro que li em 2016, e um dos melhores que ja li! otimo livro! podem ler,nao irao se arrepender!

Fábio 28/10/2016

Meu parecer
Esse é um daqueles livros que você pega na livraria e se apaixona sem saber por que. Esse foi o meu caso, peguei li a sinopse me encantei e quando comecei a ler... nossa... superou todas e quaisquer expectativa. Inesperado, surpreendente, emotivo, misterioso. Digno de uma "leitura degustativa", sendo apreciado como vinho. Sentindo cada passo de cada um dos envolvidos na história. Federico Axat neste livro foi meticuloso, cuidadoso. Cuidou de cada um assim como cuidou do leitor para que o mesmo não descobrisse nada do que estava por vir. Seu método de linguagem tranquilo e calmo, enredo, cenário, detalhes, dos mais ricos aos mais pobres. Para quem curte um bom suspense indico 5, 10, 30 estrelas, faz um estilo "Stephen King", mas para mim O pântano das borboletas fala muita coisa, principalmente sobre amizade.

06/09/2016

Gostei!
História simples e com um final em que você fica: Hãm? Quê? E volta as páginas pra ver o que deixou passar rs... Recomendo!

Taís 04/09/2016

È como se tivesse borboletas...Dentro de cada um de nós
Um grande livro de ficção argentina e ainda mais de um grande autor, Federico Axat. Amizade, amor, raiva, fascinação, descobertas e muitos segredos descobertos é o que envolve essa trama mágica. Não trata apenas de um menino de 12 anos que perdeu a sua mãe em um acidente de carro, mas sim, de um garoto vivendo sua infância com muitas dúvidas e medos.
Fora toda essa história esse é um livro que realmente tira o folego de qualquer leitor pois quando você acha que vai acontecer algo nada acontece e quando acha que nada vai acontecer tudo acaba acontecendo em um tempo e momentos que nem esperávamos, um livro em que causa arrepios pois o leitor sente-se na pele de um garotinho de 12 anos, um livro que causa felicidade por momento que retrata o quanto uma amizade é boa e necessária para todos.
Isto tudo é uma aventura em que quatro amigos acabam embarcando, os três são os personagem de Federico Axat e o quarto é você o leitor que embarcará até o fim desta grande aventura e quando acabar, com certeza sentirás falta desses grandes amigos aventureiros

vortexcultural 07/08/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
Segundo romance do argentino Federico Axat, O Pântano das Borboletas marca sua estreia no país em edição lançada pela Tordesilhas em 2014. Sucesso em seu país natal e bem recebido pela crítica, o ator é apontado como um misto de Rudyard Kipling e Mark Twain pela boa composição e inventividade narrativa, elogios que intentam demostrar que, mesmo para um romancista de pouca carreira, a prosa é consistente.

O romance se situa na pequena cidade americana de Carnival Falls, acompanhando um trio de amigos no ano de 1985, época em que tinham 12 anos de idade e compartilharam juntos descobertas e um deslumbramento ainda inocente pelo mundo. A narrativa evoca a memória comum a todos que passaram por esta fase, em uma vertente nostálgica transformadora deste tempo de aprendizado.

A história se desenvolve tanto nesta fase como dá um salto temporal de 20 anos, momento em que o público percebe que o livro é uma narrativa de memórias de um personagem-autor que retorna a sua infância para narrá-la em um romance. Estes dois espaços temporais se alternam com poucas conexões entre si e elevando o suspense. Axatar domina com perfeição o ritmo narrativo, sabe expor com precisão os acontecimentos, bem como encerrá-los ou desenvolver lacunas necessárias para o desenvolvimento da história. E assim leva o público a muitos acontecimentos que parecem definitivos para desmistificá-los em seguida.

Como parte da trama se desenvolve na pré-adolescência, a obra flerta com o fantástico e mantém a dúvida se tais acontecimentos, que seriam de difícil aceitação no mundo real, são parte da criatividade da infância ou uma maneira pela qual os jovens retiveram na memória momentos traumáticos, afinal, o tempo transforma a fluidez da memória. As personagens não são poupadas da violência do mundo e de mudanças internas e físicas em si, descobrindo sentimentos universais.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-o-pantano-das-borboletas-federico-axat/