Sejamos todos feministas

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Pimenta Preta 07/03/2024

Esse livro...
...deveria ter pelo menos umas 300 páginas.
É pra ler, se indignar e se movimentar pra mudar essa realidade cruel que a gente vive! Leiam, recomendem, repassem!

Iara 07/03/2024

Aquele tipo de leitura que deveria ser obrigatório pra todo mundo, li esse livro em menos de uma hora e vou recomendar pra todo mundo

Mariana 04/03/2024

Sejamos todos feministas
Livro chato e não rendeu nada, li apenas para o trabalho da escola.
Não estou falando mal da autora, até porque acredito que cada autor tem seus pensamentos para compartilhar.
Apenas estou falando que o conteúdo do livro em si não foi do meu agrado por tanto que dormi no meio da leitura, mesmo sem estar em um dia cansativo.
Mas obviamente não foi culpa da autora e nem minha, pois não teria escolhido esse livro como leitura.

gatoviski 04/03/2024

Primeiro livro realmente lido em 2024.
Este livro é uma adaptação de uma paletra que a escritora NgoZi Adichie deu na conferência TedxEuston, em 2012.
Em sejamos todos feministas, a autora discorre sobre os seus relatos pessoais, principalmente sobre a cultura nigeriana, e sobre algumas mulheres que também passaram por questões de intimidações por serem mulheres.
Mesmo que o a palestra seja de 2012, acho que o nível de discussão piorou de lá para cá. Hoje em dia, devido a essa alienação de esquerda e direita, e também da ilusão que as redes sociais causam sobre a realidade, a maioria de discursos assim não serão vistos como merecem.
Ainda sobre o texto, achei interessante o ponto que ela faz de como a idealização do que supostamente deveria ser o papel do feminino e do masculino socialmente, também afeta o homem; Se espera, por exemplo, que o homem pague a conta, que não fale dos sentimentos e não demonstre fraqueza.
Super recomendo! É uma leitura curta e ilustrativa.

Bia 03/03/2024

Uma leitura necessária a todos!
Um livro curto e direto ao ponto, sem enrolações e mil voltas.
Um livro super didático com muitos exemplos sobre como a questão de gênero é importante de ser refletida e debatida, pois ainda há uma opressão muito forte.

Como construir uma nova sociedade, uma sociedade contemporânea com avanços se não debatermos sobre a questão de gênero? Uma leitura necessária e que deveria ser obrigatoria para todo mundo, mulheres e homens para que todos reflitam sobre a questão e melhorem seus atos, ações e palavras para criarmos uma próxima geração mais igualitária.

Tay 01/03/2024

Formidável
Chimamanda é formidável de muitas maneiras, a principal delas para mim está na forma como coloca suas reflexões de modo tão transparentes que é possível sentir o que ela sente.

Com uma escrita simples e clara, ela ela o leitor por seu discurso muito fluidamente. As analogias e exemplos sempre muito bem colocados fazem com que se tenha real clareza ao que se está dizendo.

Concisa na luta, na fala de sua indignação, ela expõe seu sentimento que muitas vezes se não todas, expressa os sentimentos dos leitores ora adormecidos ou não.

Sou fã da escrita, do ativismo dela e principalmente do seu feminismo.
_
#chimamandaadichie #sejamostodosfeministas #companhiadasletras #livros #books #feminismo #feminism #feminista #feminist #tbr #dica #instabooks #chimamanda #literatura

vickie.bookhall 26/02/2024

Uma introdução ao feminismo
Adichie consegue por meio desse livro nós fazer entender como é sufocante ser mulher numa sociedade extremamente machista, usando de sua experiência como mulher nigeriana, ela ensina o que é o feminismo e como essa é uma luta de todos.

Samara667 20/02/2024

Transcreveu um TED Talk e chamou de livro...
Ao meu ver, a autora tinha tudo pra fazer uma obra bem fundamentada, com boas argumentações embasadas em dados históricos... Mas não foi isso que aconteceu. O livro é repleto de experiências regionais e pessoais rasas que não levaram a lugar nenhum e nem contribuiram com a premissa do livro, como se o feminismo se limitasse somente à Nigéria, a autora se diz amadora de política e história e no livro dela não tem nada de política e história, pensei que seria um livro de introdução ao feminismo, mas parecia que eu estava lendo uma thrend do twitter, eu, particularmente, se fosse uma escritora não teria coragem de publicar um livro de 64 páginas de um assunto tão denso e importante, a autora não teve cuidado nem a preocupação em educar, parece que fez o livro para lucro/venda ou para falar de um recorte muito limitado que no fim das contas não agregou valor nenhum... É impossível você defender um tema em 64 páginas, quem dirá, refletir ou sustentar a tese de que devemos todos ser feministas, o livro, ou melhor, o livrinho é um desserviço com a causa.

Beatriz2029 17/02/2024

Já to doida pra ler outros livros da autora. Incrível como em poucas palavras ela consegue trazer profundidade e seriedade na dosagem certa pra um assunto que ainda precisa ser mt trabalhado e disseminado.

salles27 13/02/2024

É absurdo como uma palavra de significado tão simples e com uma ideia absulutamente coerente e lógica seja encarada de forma tão negativa.

Mimylinha 08/02/2024

No começo do livro fala que é a transcrição do TED dela, então não teria como ser diferente. Mas achei bem superficial a abordagem.

Maria 07/02/2024

Para se pensar
A leitura é muito interessante se é feita com a mente aberta. Muitas situações descritas por ela estão um pouco distantes da minha experiência, mas ainda assim se conectam com o que eu vivo. Me deu algumas pulgas atrás da orelha e me instigou a pensar mais sobre as questões de gênero que nos afetam aqui.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 31/01/2024

Direto e certeiro.
Um livro simples, de escrita muito direta e extremamente eficiente no que se propõe. Aliás, mais do que um livro é um reflexão sobre o mundo em que estamos inseridas e como podemos mudá-lo para as futuras gerações.
Até a questão da cultura me fez repensar algumas coisas, ano passado fiz um trabalho de direitos humanos pra minha especialização onde precisávamos falar justamente sobre isso, o universalismo ou relativismo dos direitos humanos perante as diferenças culturais existentes ao redor do mundo, e na época eu respondi de determinada forma, mas confesso que a autora, que cresceu em uma cultura muito diferente da minha, me fez rever o que falei naquela dissertação. Um livro de apenas 30 e poucas páginas em e-book. É curto, mas certeiro.
Todos deviam ler esse livro. Dentro desse tema? Mais claro que essa leitura, impossível.

?A Cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulher não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura?

Di 29/01/2024

Amo
Chimamanda parece sempre saber o que dizer, ela faz a gente pensar sobre o feminismo com exemplos simples e práticos. Recomendo a leitura a todos.

Christiane.Sérgio 28/01/2024

Difícil falar após as falas de Chimamanda. Tudo que posso dizer seria meras cópias baratas de suas palavras, então só posso dizer que leiam, e que tire do papel e torne ação.

Leitura essencial para a família ler.
??