Sejamos todos feministas

Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Luiza 28/01/2024

Um livro super curto e gostoso de ler.
Me senti dentro da palestra original, são abordadas situações que a autora passou e visões de mundo

mirella galdino 26/01/2024

Claro que inúmeras coisas mudaram da Antiguidade para cá, isso é inegável e ainda bem que mudou, é uma vitória, e a própria autora salienta isso. Mas ainda tem muito o que ser pensado e discutido para que haja uma sociedade de fato igualitária, para que mulheres não sofram mais simplesmente por serem mulheres, por terem um gene diferente. Isso não faz sentido. Não deveria fazer.

A autora também ressalta a importância das criações de meninas e meninos serem diferentes e isso ser crucial no papel das questões de gênero, e faz sugestões de como começar essa mudança, pois é nas novas gerações que essa mudança é capaz de ter um impacto maior e mais definitivo. Além disso, é necessário que os homens pensem sobre a questão de gênero, reconhecendo as diferenças que se estabelecem historicamente e não sofrem ruptura com o tempo mesmo que tudo esteja mudando, e tenham papel ativo na luta, como o título sugere "Sejamos todos feministas", mesmo os homens, mesmo as crianças, mesmo as mulheres que não conhecem o significado da palavra mas possuem uma força dentro de si que as imploram por ir além, por mais.

Giovanna.Nogueira 24/01/2024

Para que enfim sejamos todos feministas
"Você pode ter ambição, mas não muita. Deve almejar o sucesso, mas não muito. Senão você ameaça o homem."

A obra de Chimamanda, adaptada de um discurso da autora para o TED Talk, consegue em poucas páginas expressar a trajetória dela até se reconhecer como feminista e os recortes de sua visão sobre o seu redor no que tange aos problemas de gênero.

Apesar de não delimitar e explicar profundamente o que é o feminismo, o que, de fato, não é o objetivo do livro, a autora consegue conduzir o leitor a entender a importância de que ambos, homens e mulheres, sejam responsáveis por promover mudanças nas estruturas atuais. Estruturas essas que ainda inferiorizam as mulheres, mas que, se superadas, serão benéficas para ambos os gêneros.

Nandiexca 23/01/2024

Eu sou feminista
A narrativa de Chima é muito poderosa, a forma que ela transmite suas emoções e pensamentos para o leitor nos trás mais perto para seu íntimo. Eu, por diversas vezes me senti representada e por mais triste que seja, me senti vítima das situações contadas... seu discurso abriu nossas portas, nossos olhos, nosso ouvidos e principalmente nossas bocas.
"Eu serei feminista feliz!", essa frase resumo o que todos nós, seres sociais, deveríamos replicar, o conceito de ser feminista está estampado e letras garrafais para que todos possam entender, mas a sociedade é míope.
Chima, como eu gosto de chamá-la, merece ser com todas as letras assim como o seu melhor amigo de infância a chamava: FEMINISTA.
Discurso seguro do início ao fim, cheio de nuances, camadas, realismo e acima de tudo força e coragem.

Ingrid976 23/01/2024

Um ótimo livro pra discussões de gênero, embora não aprofunde os conceitos de feminismo, Chimamanda ilustra muito bem as interação de gênero em nossa sociedade nos obrigando a repensar sobre nossas atitudes como sociedade.

Victoria 23/01/2024

A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura.
Chimamanda é sem dúvidas uma autora essencial, e eu indico esse livro pra qualquer pessoa que tenha receio da palavra feminista e ache o assunto muito denso. A autora tem uma forma leve de passar a visão dela sobre o assunto, não te satura, te abre a visão sobre atitudes machistas que vivemos no dia-a-dia, já estou lendo outro livro da mesma autora e posso dizer que realmente é um dom de prender o leitor com as palavras, sempre tão lúcida em sua visão? Amei!!

Jac 22/01/2024

Feminist: a person who believes in the social, political, and economic equality of the sexes.
“We teach girls to shrink themselves, to make themselves smaller. We say to girls, you can have ambition, but not too much. You should aim to be successful, but not too successful. Otherwise, you would threaten the man. Because I am female, I am expected to aspire to marriage. I am expected to make my life choices always keeping in mind that marriage is the most important. Now marriage can be a source of joy and love and mutual support but why do we teach girls to aspire to marriage and we don’t teach boys the same? We raise girls to see each other as competitors not for jobs or accomplishments, which I think can be a good thing, but for the attention of men. We teach girls that they cannot be sexual beings in the way that boys are.”
― Chimamanda Ngozi Adichie, We Should All Be Feminists

Nós ensinamos as garotas a se diminuírem, a se tornarem menores. Nós dizemos às garotas para elas terem ambições, mas não muitas. Você deve visar ser bem sucedida, mas não muito. Senão, você ameaçaria o homem. Por eu ser do sexo feminino, é esperado que eu aspire ao casamento. É esperado que eu faça as escolhas em minha vida sempre tendo em mente que o casamento é mais importante. Agora, casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo. Mas por que nós ensinamos meninas a aspirarem ao casamento e não ensinamos aos meninos o mesmo? Nós criamos as meninas para que elas vejam umas às outras como rivais não por realizações de trabalho, o que eu acho que poderia ser uma coisa boa, mas pela atenção masculina. Nós ensinamos às garotas que elas não podem ser serem seres sexuais do modo como os garotos são. Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica de ambos os sexos.

Miqueias.Machado 17/01/2024

Eu não esperava por isso!
Esse livro é muito bom para quebrar estereótipos sobre o feminismo. Ela mesma compartilha algumas das experiências de vida que sofreu durante sua jornada. O discurso dela é lindo em relação ao tema e tem uma linguagem simples e fácil de entender.

kathy86 17/01/2024

Leitura rápida e muito reflexiva
Sejamos todos feministas é um livro curto que você consegue ler em 40 minutos. A autora mostra a partir de experiências pessoais como o patriarcalismo opera e a importância lutar contra esse tipo opressão. É uma leitura que eu indico pra todos que queiram começar a entender a ideia de feminismo.

Davi 14/01/2024

Discurso pessoal
É a transcrição de uma palestra da autora, longe de ser ruim, mas é basicamente um retrato pessoal, dificilmente vai te agregar algum ponto novo sobre o assunto.

Sheilinha 14/01/2024

Necessária
Leitura necessária, escritora necessária. Excelente reflexão e constatação do que é o feminismo. A importância de educarmos nossos filhos para serem feministas.

Daniel.Moreira 11/01/2024

Feminista...
Um livro que nos faz repensar o mundo ao nosso redor.

Sejamos todos feministas, podia ter mais páginas ainda. Assunto não se esgota. A sua forma de escrever, indagar e questionar o status quo é de uma delicadeza e ao mesmo tempo de uma impressionante força!

Um livro, um passo, uma pausa para reflexão para agirmos e mudarmos esse status quo!

fontbooks 11/01/2024

Império romano e o karai todoo
Eu tô sem palavras, nunca fui tão impactada vey 60 pags 60 PAGSSSS, o ruim desse livro é que ele é curto, se tivesse 10 mil páginas, eu leria ????

TODO MUNDO DEVERIA LER!!!

Isa 10/01/2024

Impactante
Livro bem curtinho, li em 20 minutinhos, mas que deixa um impacto gigante. Recomendo a leitura para todos, mulheres e homens, uma leitura essencial

Anelise Cristine 09/01/2024

"Quanto mais perto do topo chegamos..
Menos mulheres encontramos."

É um livro bem curtinho, mas com uma grande bagagem de conhecimento sem muito rodeios para aqueles que ainda não entendem tão bem sobre o assunto.

"Ensinamos as meninas a se encolher, a se diminuir, dizendo-lhes: "Você pode ter ambição, mas não muita. Deve almejar o sucesso, mas não muito. Senão você ameaça o homem. Se você é a provedora da família, finja que não é, sobretudo em público. Senão você estará emasculando o homem."