Tampa

Tampa Alissa Nutting

Resenhas - Tampa

Sara Marinho 04/07/2023

Não foi fácil terminar esse livro, perturbador demais. Comecei a leitura achando que seria uma história pesada mas que focaria no perfil psicológico da Celeste...não podia estar mais enganada. No fim me deparei com uma mistura de ninfomaníaca com cinquenta tons de cinza perturbador. E em pensar que a autora se inspirou em um caso real para escrever esse livro só deixa tudo mais assustador. Impossível não ficar incomodado durante a leitura.

sgrafaella 27/06/2023

Que mulher perturbada
GATILHO: PEDOFILIA
Celeste é a personagem mais repugnante que um livro já me apresentou até agora. Me senti suja durante a leitura, como se eu fosse conivente com os crimes cometidos pela protagonista.
Para falar sobre o livro é necessário lembrar-se que se trata de uma adaptação de um caso real que acontecera em Tampa, em meados de 2000.
Esse livro definitivamente não é para todo mundo, mas apeteceu meu paladar.
Obrigada, Alissa Nutting pelos traumas causados.

Catarina436 19/06/2023

Tem que ter coragem pra escrever um livro desses
Foi uma experiência muito forte, especialmente para mim que já trabalhei com violência sexual dos dois lados (vítimas e autores).

Achei interessante e corajosa ter essa perspectiva da mente da personagem por parte da autora.

Ela também entrou sutilmente em algumas questões que podemos pontuar como críticas sociais, já que se trata de uma autoria feminina.

Não é um livro com grandes acontecimentos, mas achei bem marcante, sobretudo pela riquezas de detalhes, que tornam muitas cenas bem perturbadoras, moralmente falando.

O desfecho foi bastante realista, se você analisar o contexto.

Landressa 17/06/2023

Gatilho: pedofili@
Tampa conta a história de Celeste, uma professora pedófila.
Vamos lá! As cinco estrelas são pela escrita, que prova que por mais indigesta que seja a história, ela pode ser contada de uma forma cativante.
Agora, sobre a história: não tem grandes reviravoltas e trata exatamente da realidade. Todo mundo sabe que quando uma menina é aliciada e abusada por um maior (principalmente uma figura de autoridade) tem um impacto muito maior na sociedade e causa revolta geral, porém quando é um menino que passa por isso por conta de uma mulher adulta os parâmetros são outros. Os mais próximos à vítima, bem como as autoridades, muitas vezes vão achar que não é tão grave e "passar pano" para a abusadora. Ainda tem toda a questão dos papéis de gênero nisso: menina abusada = ela queria=put@. Menino abusado: ele queria=boa garoto.
Ter isso em mente vai te preparar para a leitura, pois é a história contada do ponto de vista de uma predadora sexual. Ver os meninos e o ambiente escolar pelos olhos dela é perturbador.
Não recomendo o livro por ser pesado e ter muitas cenas demasiado descritivas, mas é uma boa obra.
Li todo o livro com uma ansiedade e sensação de vazio e aperto no peito, se não fosse a escrita da autora seria mais um para a lista de abandonados.

Laysla45 26/05/2023

Show de horrores
No começo eu tive que dar um tempo na leitura porque fiquei indignada com o tanto que essa mulher é perturbada e o pior é as coisas que ela fez pqp ??????????e que final bosta em

yomaeli 12/05/2023

Uma leitura repulsiva e, ao mesmo tempo, instigante. Te prende desde o primeiro momento, porque traz elementos de maneira crua e direta. A gente entra na cabeça da protagonista e não é um ambiente confortável. É nojento, perturbador, problemático, doentio, sujo, criminoso e tantos outros adjetivos. É uma sensação de quase estar presenciando o que ela faz e os males que surgem desses atos.

Uma professora se aproveita da sua posição para manter uma relação pervertida com todos os seus alunos, sejam eles escolhidos para o ato final ou não. Afinal, ela olha todos os meninos como ratos de laboratório, analisando seus comportamentos e delineando qual alvo é, não o mais fácil, mas o mais suscetível às suas ações e a guardar o segredo.

São descrições gráficas sobre penetração, beijos, carícias, degradações, sofrimentos, fluídos, todos resultantes da hierarquia e do uso indevido da sua posição de autoridade e dessa vontade grotesca por jovens. Importante lembrar que foi inspirado em um caso real, acontecido em, isso mesmo, Tampa.

Na obra encontramos um traço de Lolita, visto que da mesma forma que o protagonista de Nabokov tem um modus operandi bem definido e sabe que o que faz é um crime, a personagem de Alissa também opera nessa semelhança.

Vale a pena ler pela escrita que passa sem vermos as horas e pela problemática real e importante, mas não é uma leitura para todo mundo.

Tati 10/05/2023

Nesse livro a gente realmente entra na cabeça da Celeste,o que é muito perturbador em alguns momentos. A escrita me prendeu,mas não gostei do final.

TaynA130 01/05/2023

Uma espécie de Lolita
Nós entramos na mente de uma aliciadora de menores, que usa muito de sua beleza (que fica sendo enfatizado muitas e muitas vezes no livro), ela tem muito o machismo do seu lado, do tipo "aaah qualquer adolescente ia querer transar com ela". O que tem de interessante é que abuso sexual com meninos é muito pouco comentado, abuso sexual cometido por mulheres menos ainda, sendo que quase todos homens adultos que você perguntar como foi a primeira vez vai te contar uma história de abuso. Porém eu acho que depois dos 65% o livro desse uma ladeira muito forte

.kell. 29/04/2023

PEDAGOGIA SIM, PEDOFILIA NÃO!
Primeiramente não sei como começar essa resenha...
- Já li muitos livros, poucos me chocaram como TAMPA.
- Tampa não é só um livro polêmico por si só, é muito mais que polêmico, é uma bomba atômica.
- Eleito o livro mais controverso pelo jornal britânico The Guardian, Tampa é o romance de estréia da norte-americana Alissa Nutting, e narra a atração doentia e psicótica de uma professora (nas casa dos 30 anos), bem casada e bonita no estilo barbie, por seus alunos. Mas não é só sobre isso que este livro é muito comentado por aí. A sinistra professora narra com detalhes mínimos seu envolvimento com um menor de idade, um não, vários! E sim... Você vai se chocar com as cenas de sexo explícito narradas tim-tim por tim-tim.
- Confesso que a tradução me assustou em alguns trechos, pois as palavras usadas, na tentativa de se manter fiel à língua inglesa, deixaram o livro com algumas frases estranhas. Maira Parula (tradutora) fez milagre!
- Celeste (a protagonista) é uma mulher frívola, fria, debochada, dissimulada, age com premeditação e que sabe muito bem usar as armas que tem para manipular os alunos para que eles virem seus amantes. Celeste se encaixa como uma pedófila molestadora preferencial, ou seja, é extremamente cuidadosa e usa a manipulação como arma para ganhar a confiança de suas vítimas, e consegue por fim conquistar o controle sobre elas; Jack quem o diga! Jack - um de seus alunos de 14 anos - se envolveu com ela e foi tão ludibriado pela protagonista que chegou ao [*****]mulo de achar que Celeste largaria o marido para ficar com ele quando ele chegasse aos 18 anos.
- O final do livro não foi surpreendente, pelo contrário, não achei justa vida que Celeste vive depois de ter assediado inúmeros garotos. Mas não vou reclamar, porque como o livro foi baseado em fatos reais, o final trouxe uma realidade brutal: o crime compensa!
4 estrelas

Mah 26/04/2023

Cara? perplexa o tempo todo com esta história, complicado manipular emoções de garotos que não tem o amadurecimento necessário que naturalmente adquirem durante duas vidas, está mulher fala de sentimentos por garotos de 14 anos de uma forma tão natural, como se fosse normal, fiquei indignada o livro todo, ele é feito para te causar repulsa, te deixar repleto de indignação e pra mim ele passou isso?

Wendy 24/04/2023

No começo tava ruim e no final parecia que estava no começo. Meu desgosto não teve nada a ver com a ?polêmica?, mas sim como o assunto ficou todo jogado ao vento e o final foi desastroso. Ainda dei uma estrela e meia, mas falar a verdade que nem sei o motivo.

stelmanu 24/04/2023

é um dos livros mais repulsivos que li na vida, é muito perturbador pensa que existe uma grande quantidade de pessoas que vivem dessa forma e nós mal sabemos quem elas são. esse é o livros "necessário" que não temos coragem de indicar para ninguém