Tampa Alissa Nutting

Resenhas - Tampa

larissaplath 01/04/2023

A mente doentia dessa mulher, são tantos pensamentos asquerosos, ela só se importa com ela mesma. só pq é jovem e bonita ela sai impune??? enquanto o pobre Jack ficou todo errado da cabeça. é um mundo cruel e injusto demais pqp

Andrea 28/03/2023

História doentia. Não tem como sentir nada além de repulsa por Celeste. Encarei como um true crime, já que foi baseado em fatos. A escrita segura mas a história é escrota.

Cami ð 27/02/2023

Deliciosamente perturbador
Celeste é uma professora aparentemente correta de 26 anos que dá aula de inglês para alunos no ensino fundamental. Contudo, nas profundezas de seus desejos obscuros, existe sua insaciável vontade de se envolver com adolescentes. Com sua exuberante beleza, a mulher não vai medir esforços para encontrar uma vítima perfeita: um singelo garoto de apenas 14 anos.

Como amante de livros de terror psicológico e tudo que envolver transtornos mentais, acredito que este livro tenha me chamado a atenção por este fato. Diferente dos livros hot sem graça que fazem sucesso por aí (cof cof A Garota Calendário), este aqui se baseia em um caso criminal real e este fato acrescenta um ar macabro à história, a tornando atraente. Enquanto as cenas se desenrolavam, eu só conseguia ficar em choque de me lembrar o tempo todo que aquilo aconteceu realmente e no quanto o ser humano pode ser tremendamente perverso quando quer algo. Como sou estudante de psicanálise, sei muito bem o quanto ter desejos é algo primitivo do ser humano e por isso as vezes se torna difícil resistir aos próprios impulsos como a própria protagonista não conseguia, ainda mais tendo um transtorno ligado a área sexual que é uma área sensível e passível de vício devido a traumas infantis.

Sendo assim, gostei bastante da escrita, acredito que foi um ponto forte pra deixar ela real e não caricata. Afinal, estamos tratando de uma história verídica e por mais que eu tenha ficado com raiva do final não adequado (porque né, a justiça é sempre injusta), também deu mais realidade a toda história, o que foi válido. Dessa forma, se está com este livro na mão e não sabe se deve ler ou não, tenha em mente que é uma leitura perturbadora, pois alguns fatos são constrangedores e até assustadores. Mas, se é amante de casos criminais ou transtornos psicológicos, tenho certeza que adorará a leitura. Por isso, boa leitura!

Dany 24/02/2023

Tampa
Peguei a indicação através da maravilhosa Drica, do Redatora de Merd#.

O livro aborda um assunto muito pesado, que é a pedofilia. Diferente de outros livros que fizeram sucesso com esse tema, neste aqui é uma mulher que comete os crimes.

Nota-se a diferença em se levantar essas questões e julgamentos por conta de ela ser bonita e jovem. A forma como ela vai manipulando as pessoas, como consegue ir se esgueirando por conta da sua beleza é bem nítido.

O livro tem cenas explicitas, a gente tem total noção da forma doentia dos pensamentos dela, tornando-se uma leitura repulsiva. E apesar de tudo isso, é difícil parar de ler.

srlucast 23/02/2023

Que livro complicado
Eu gostei, é um livro de um assunto extremamente pesado, e não chega a ter a beleza da poesia que Nabokov colocou em Lolita, mas a autora sabe disso e em vez de usar da prosa poética ela usa de um humor ácido que funciona.
A história do livro é sobre uma mulher jovem pedófila, que sente atração sexual por adolescentes de 14 anos.

E levanta várias questões porque ela é jovem e gostosa, e os meninos que sofreram os abusos, ficaram tipo "ganhei na loteria". O que é insano, os próprios advogados não enxergam como um abuso, já que foi consensual e eles eram adolescentes.

Tem momentos nesse livro muito estranhos, um mais absurdo que o outro é um vórtice das bizarrices, não há pano pra ser passado pra essa mulher, ela se fodeu pouco no final, e a minha revolta com ela é mais por ela se aproximar de pessoas vulneráveis e usar eles como uma sanguessuga, e ela faz isso com todo personagem nesse livro, com o marido dela, com a professora lá da escola que se aproxima dela, com os meninos, com o pai do menino, é o tempo todo uma parasita egocêntrica, porém ao mesmo tempo que ela é assim, a personagem é extremamente carismática. É um bom livro complicado.

May 14/02/2023

Um mergulho na perversidade
São algumas dezenas de páginas em que a gente fica preso dentro da cabeça de uma pessoa perversa, malvada, pervertida, psicopata. É difícil respirar lá dentro, a gente quer desviar o olhar, mas não pode.

E enquanto ela satisfaz seus desejos doentios, nós ficamos presos no fundo de sua mente, no banco de trás do seu carro... Estamos amarrados e amordaçados, mas também estamos lendo o livro de nossa própria vontade, vendo tudo e ouvindo tudo. Queremos parar o trem de destruição que é a Celeste, mas estamos à bordo.

É um alívio terminar o livro e nos livrarmos para sempre dessa mulher odiosa. Mas o que foi visto não pode ser devisto, não é mesmo? Uma parte horrível do que existe no ser humano estará agora e para sempre conosco.

belacrns 10/02/2023

Livro razoável
Li esse livro com bastante empolgação nas primeiras 80 páginas, depois achei q a história foi ficando tediosa, terminei a leitura só para saber o final q por sinal não me agradou.

Gege 06/02/2023

Cansativo
Entendo que a função básica desse livro é ser chocante, mas senti tanto asco pelas descrições amplamente explícitas dos desejos doentes da protagonista que pulei várias passagens afim de saber o desfecho.

Maris 08/12/2022

Inconforme
A autora foi sim corajosa em abordar uma temática como essa porém me questiono se havia a necessidade de fazer uma narrativa detalhada de cenas que envolvem abuso de menores, hoje vivemos uma constante luta para que o direito das crianças e adolescentes sejam respeitados e um livro como esse poderia ter mais valor caso desse mais espaço para aspectos interessantes como o desenrolar das ações da personagem num ambiente adulto.
Isso pois as narrativas do desejo já seriam fator mais do que suficiente para causar desconforto e repulsa, e a proporção de cenas de sexo descritas me parece excessiva, o final da história é uma das melhores partes de toda a narrativa mas acontece de forma corrida se comprado as outras narrações da personagem. Ao todo tiveram no máximo 10 frases que me fizeram de fato pensar algo interessante para além do ?que p* é essa?.

Enfim, muitos dirão que arte não precisa de compromisso e moral, eu até concordo, mas pra mim esse livro não traz nenhuma sensação ou proposição nova a mesa, ele fica num limiar tão dúbio que me preocupo com as interpretações possíveis de seus escritos. As vezes para além da coragem precisamos de mais intencionalidade.

Kakau 24/07/2022

Tampa é um livro instigante, agonizante e atemporal. Nunca na vida eu pensei que teria coragem pra ler algo nesse estilo, a autora entra na cabeça de uma pedófila, a todo momento eu fiquei vidrada e intrigada com o livro, porém, o fato de tampa me prender não quer dizer que eu conseguir terminá-lo rápido, é uma leitura nojenta, então precisei de tempo pra racionar o que eu tava lendo ?. Não recomendo pra ninguém, tem muitos GATILHOS????.

Vick 19/07/2022

Tampa
Bem, esse livro é visceral em todas as formas possíveis, descreve a mente de uma predadora sexual (e o que me choca ainda mais é que esse livro é baseado em uma história real, que andei pesquisando e soa bem bizarro saber que existem pessoas que aproveitam de suas profissões, no caso a Debra LaFave de professora para se aproximar de adolescentes e induzi-los a comportamentos sexuais impróprios).

Li esse livro tão rápido que estou até surpresa, a vontade que a personagem seja presa me motivou a cada página e capítulo a ficar mais um pouquinho imersa nessa história, e o final foi aceitável (não esperava que fosse daquela forma, mas desconfiava).

Não recomendo esse livro a todos os públicos, visto que trás a perspectiva de uma mulher extremamente doentia e obcecada com adolescentes para satisfazer seus desejos sexuais, então muito cuidado a quem for sensível a esse tipo de conteúdo.

thayyy_nhe 15/07/2022minha estante
Saber que histórias como essa acontecem na vida real deixa tudo mil vezes pior

Zeka.Sixx 10/06/2022

Não é nenhum Lolita, mas é bom
Polêmico e escandaloso, este romance lançado em 2013 narra a história de Celeste Price, uma linda jovem de 26 anos, ex-modelo, que consegue um emprego como professora em uma escola na cidade de Tampa, na Flórida. Casada com um marido de família rica, Celeste possui um pequeno segredo: uma incontrolável atração sexual por adolescentes na faixa dos 14-15 anos (algo que tecnicamente se enquadra entre a hebefilia e a efebofilia).

Logo fica claro que não é pelo salário, e sim pela possibilidade de contato diário com meninos adolescentes o motivo pelo qual Celeste arranja o emprego como professora. Não demora para que um aluno, Jack, caia em sua rede, dando início a uma relação proibida que é narrada em todos os detalhes possíveis.

É um livro que pode ser muito difícil para alguns, justamente pelo tema pesado e repulsivo que aborda. Altamente pornográfico - eu diria que cerca de 70% das páginas do livro contém descrições sexuais -, é uma obra perturbadoramente erótica, mas ao mesmo tempo com uma certeira veia cômica. É um livro que inegavelmente se propõe a ser um "Lolita com os gêneros invertidos", e, que é razoavelmente bem-sucedido em sua missão. É necessário um pouco de suspensão da descrença por parte do leitor, já que a compulsão sexual de Celeste muitas vezes parece exagerada demais. É obvio que falta à protagonista os traços de um personagem genial como Humbert Humbert, e seria até injusto exigir isso, mas é um romance corajoso, muito bem escrito e que prende a atenção do início ao fim. Uma bela descoberta.

*Detalhe para o erro BIZARRO na orelha do livro, que diz que o nome do garoto que tem um caso com a professora é Frank, quando na verdade é Jack, sendo que HÁ UM FRANK na história! Em compensação, a capa é genial: esse triângulo preto é aveludado em alto relevo

Ingrid Almeida 26/05/2022

O horror escondido atrás do belo
Foi um martírio terminar esse livro porque a cada página, eu sentia um sentimento ruim diferente, as vezes era uma náusea, as vezes raiva por toda a situação vivida pelas vítimas, ou as vezes (sempre) nojo, devido às cenas altamente explícitas de sexo da protagonista sociopata (ou diria psicopata?) com os adolescentes. Ao mesmo tempo que eu lutei para acabar, foi muito fácil finalizá-lo porque a autora fisga o leitor e provoca nele aquela sensação de "preciso saber o que vai acontecer". É um livro cheio de gatilhos para pedofilia e exploração sexual infantojuvenil e mostra que a crueldade pode estar presente mesmo por detrás das formas mais belas. Eu sinceramente não recomendo!