Não Sou Uma Dessas

Não Sou Uma Dessas Lena Dunham

Resenhas - Não Sou Uma Dessas

Livia 05/05/2020

Com certeza um dos livros mais divertidos de 2020! A narrativa de Lena Dunham me pegou facilmente com questionamentos, pensamentos e histórias com os quais facilmente me identifiquei. Para muitos pode parecer boba pela forma leve de contar suas inseguranças e sua trajetória, mas possui a profundidade necessária para dialogar com as vivências de qualquer mulher. Recomendo para ler desprentesiosamente em um final de semana tranquilo :)

Jenifer Cerdas 16/04/2020

Amei!
Gosto muito da Lena, desde que assisti Girls. Esse livro é muito divertido e acabei me identificando com os alguns relatos dela. Não é uma história de ficção, então não se surpreenda e também o humor dela é ácido e ela fala de sexo de uma maneira bem aberta, quem já assistiu Girls já tá acostumado, mas pode assustar alguns.

thay | @thaysavaldevino 10/04/2020

Péssimo.
Gorette 10/04/2020minha estante
Sério ?! Tenho vontade de ler. O quê é tão ruim ?!

Michele 10/04/2020minha estante
Concordo contigo. Achei péssimo e me pergunto se tudo que ela colocou no livro é/foi realmente verdade.

thay | @thaysavaldevino 12/04/2020minha estante
gorette, como disse a colega michele, é tanta "historinha" que durante a leitura vc fica confusa entre o que de fato aconteceu ou não. sem contar que o título do livro ser "não sou uma dessas" condiz com o fato de ela realmente não ser uma dessas mulheres guerreiras, fortes e maravilhosas as quais nós, mulheres, passamos a admirar e a respeitar.

thay | @thaysavaldevino 12/04/2020minha estante
justificando que a palavra respeito utilizada no meu comentário é ligado à admiração, que não seja entendido o contrário!!!

thay | @thaysavaldevino 12/04/2020minha estante
michele, acredito que a intenção da autora e criadora da série girls (que inclusive, nunca assisti) foi passar a ideia de liberdade de ser livre como mulher numa sociedade onde tudo o que ela fez, como transar e dormir com homens, sem compromisso, trás julgamentos na nossa sociedade. no entanto, a minha maior crítica é pela futilidade com que a sua vida foi vivida, divagando entre a liberdade e a responsabilidade e maturidade. parece que o tempo todo ela estava vivendo por viver. isso não é emocionante e sim trágico.

Marelise.Franco 20/03/2020

Amei
O livro é ao mesmo tempo sincero, divertido e profundo.

Estefany Rosa 17/03/2020

Não gostei muito

nayalves 16/03/2020

Resenha e Vlog -Não sou uma dessas
Não Sou uma Dessas é uma mini auto biografia em que Lena relata suas memórias sobre assuntos diversos, como amor & sexo, corpo, amizade, trabalho…

minha percepção sobre o livro, é que se eu fosse escrever um livro, eu escreveria nesse tipo, um tanto dramática e exagerada, talvez mostrando como eu gostaria que minhas memórias fossem contadas e não da forma que realmente foram. O livro é contado de forma muito sincera, ela parece não ter vergonha alguma de suas loucuras ou achismos, se expõe pra quem quiser ler e o resultado é bacana. Mesmo não concordando com alguns pontos de sua ideia de mundo, eu gostei do livro.

Esse foi meu primeiro contato com a autora que também escreve pra TV. Eu mesmo nem conhecia a série pela qual trás na capa do livro. Mas sou amante de biografias e histórias pessoais, então me arrisquei com boas expectativas, e exceto pelos exageros, gostei bastante.

Sinopse: “Lena Dunham apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não Sou Uma Dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta.
Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.”
Minha escolha do livro pra viagem, foi simplesmente o de esticar o braço e o que veio da estante, rs. Esse livro fazia parte da minha lista de desejos já a um tempo. E foi adquirido no final de 2019.

302 páginas
Editora Intrínseca
Nota 4,0

site: https://www.youtube.com/watch?v=CDMpgNTRw2U&t=8s

simaritani 26/02/2020

Uma mistura de: nem tudo isso, porém quero mais um
A princípio, identifiquei uma narrativa com características da literatura infanto-juvenil; de natureza não ficcional, Lena escreve de forma não cronológica sobre o começo de sua vida sexual, mas também sobre o começo de sua vida, em si. Comparado ao que eu andava lendo: John Fante, José Saramago, Karl Ove Knausgard, etc, Lena tem um diálogo mais infantil, porém se torna interessante pelo assunto que aborda e seu lado humorístico: quando você vai ver, está dando risada do Morcego dormindo no teto. É inusitado. Essas são minhas impressões até a página 37.
Outro ponto magnífico: livro muito bem desenhado, a parte de dentro da capa é estampada e isso é a cara da Hanna, personagem da Lena em “Girls”, série da HBO que eu amo de paixão, desde a história até a trilha sonora.
Talvez a não ficção tenha um problema: você escreve um fluxo de consciência tão seu que corre o risco de ter partes suprimidas que talvez fossem importantes pra narrativa, ou pior, você escreve coisas que só fazem sentido na sua cabeça.
Juízos de valor: tenho muito cuidado com conclusões sobre diversas coisas pois na maior parte das vezes eu não sei o suficiente para concluir. Algo que me incomodou nesse livro é que algumas cenas vem carregadas de conclusão. O que Lena não consegue passar com a narrativa, ela conclui. Acredito que as histórias são ótimas e que poderiam ser melhor trabalhadas nesse ponto.
No final das contas, é um bom livro, tanto para pessoas mais jovens, quanto para as mais velhas, tipo eu. Trata de alguns temas que incomodam. Além de mim, tenho certeza que a Lena vai encontrar, ou já encontrou, muitas leitoras que se identificam com as histórias da vida dela.
Adorei saber que avó dela também escreveu um livro de memórias, inclusive vou comprar.
Pra ser chata e finalizar com um ponto negativo: esperava mais sobre a parte “trabalho”; esperava mais descrições e dia-a-dia de ser uma roteirista, diretora, atriz de sucesso.
Quem sabe num próximo…

Nanii 25/05/2019

Não sou uma dessas.
Não gostei. Talvez por não conhecer a série ou por não ser muito fã de biografias ou por o livro ser ruim mesmo... Leitura chata e que não me acrescentou nada!

Gabi 13/09/2018

Não sou uma dessas
Em 'Não sou uma dessas', Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.

@alvorecerliterario 30/08/2018

Não sou uma dessas | @apequenabiblioteca
Alerta: esse livro aborda diversos temas, incluindo bebidas, drogas e sexo. Se você é mais novo (a), eu NÃO recomendo a leitura, ok? ?

Sem papas na língua (várias e várias vezes pensava "ok, eu não precisava saber disso. sério. nunca."), a atriz, criadora e produtora conhecida pelo seu trabalho em Girls (série da HBO) narra de maneira crua e sem rodeios diversos momentos de sua vida, desde sua infância e puberdade até os dias de hoje, tudo dividido em Amor&Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e Panorama. Mas a maior honestidade dela não fica na escrita: ela tem a coragem de ser exatamente quem ela é. O que em nenhum momento quer dizer que ela se aceita 100% o tempo inteiro. Mas ela é inteligente e tem potencial para entender - e nos fazer entender - que está tudo certo não ser um padrão. Está tudo certo estar acima do peso. Está tudo certo não ter o cabelo ou a pele de uma princesa Disney. Está tudo certo não ter o namorado dos sonhos. Mas você precisa saber não se demorar no que não te faz feliz.

Lena não poderia escolher um título que a definisse melhor (e, portanto, que definisse melhor o livro). Tanto na aparência quanto na essência, ela não é uma mulher que se encaixe dentro de um padrão. Ela detalhou diversas vezes isso. Mas não bastando ter conquistado seu próprio espaço num universo dominado pelos homens (vide estúdios e produtoras de televisão/cinema), ela também consegue lidar com sua autoestima de uma maneira que poucas consideradas dentro de um padrão imposto conseguem. Em uma de suas narrativas, ela deixa claro que seu corpo é a ferramenta de trabalho dela e é através dele que conta histórias. E é justamente o corpo dela que a permitiu se divertir, experimentar, conhecer, sentir e não ter limites.

Lena Dunham consegue impactar o leitor com sua visão realista e ao mesmo tempo cômica de si mesma, da sua família, amigos, namorados e o mundo. É o tipo de livro que amplia seus conceitos e te faz entender um pouco melhor sobre a personagem principal - você.

site: https://www.instagram.com/p/BnHMHMbn_9h/

Alannys 21/06/2018

Bem louca e bem sincera...
Lena é um poço de sinceridade, acho que esse livro não tem o objetivo de ser um entretenimento perfeito, até porque tem muitos pensamentos escritos aqui, que nós mesmos temos em mente e depois imaginamos: "Meu Deus de onde eu tirei isso? Já pensou se pudessem ouvir meus pensamentos?"

Lena se abre escancaradamente para os seus leitores, fala inclusive de assuntos mais sérios como: seus medos, ansiedades, aprendizados e até mesmo sobre sua vivência com o TOC. Com certeza o processo de escrita desse livro foi uma espécie de terapia para Lena.

Posso dizer com toda certeza que não curto esse tipo de livro, mas a sinceridade e transparência dessa escritora me ganhou, mesmo que eu não concorde com alguns tópicos eu consegui curtir bastante a leitura.

Su 08/06/2018

Esse livro é a autobiografia de Lena Dunham, atriz, roteirista e cineasta estadunidense. Ela ganhou maior destaque ao criar e protagonizar a série Girls. Para ser sincera, não conheço o trabalho dela, escolhi ler sua biografia por pura curiosidade.
Logo na introdução, a autora afirma se odiar, por vários motivos, dentre eles: o formato do seu corpo, a forma como os pais a tratam, entre outros. No primeiro capítulo, vemos a promessa que Lena fez a si mesma, aos nove anos, de que não perderia a virgindade até o final do ensino médio. No fim das contas, a oportunidade não surgiu, de qualquer forma, no ensino médio.
Ao longo do livro, vemos a relação amorosa/sexual de Lena com vários homens, a maioria denominados por ela como babacas. Também, temos uma boa dose de sua vida social, suas crenças sobre a vida, sua relação com a família, Nova York e trabalho.
O livro é dividido em cinco seções, sendo elas: Amor & Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e Panorama.
Não sou uma dessas tem umas passagens boas, motivadoras até, mas, no geral, fiquei com a sensação de que a autora passou boa parte do livro expondo momentos da sua vida que não fazem a menor diferença para os leitores, para mim não fez. Além disso, apesar de o livro ser dividido em seções, todo ele é permeado pela vida amorosa/sexual da Lena, nada contra, porém se soubesse que isso seria o principal, não teria nem começado a leitura. Só continuei, porque, realmente, não queria desistir. E, pela esperança de que poderia melhorar. Uma das coisas que amei no livro foram as ilustrações, obra da ilustradora Joana Avillez.

“SEMPRE FUI ATRAÍDA por babacas. Eles variam de esquisitões petulantes — que são, em última análise, caras muito gente boa — a sociopatas viciados em sexo, mas o denominador comum é uma péssima atitude logo no primeiro encontro e um desejo de me ensinar uma lição.”

“Não amo mais nenhum dos meus antigos namorados. Não tenho certeza de que algum dia os amei, e não sei se na época achava que tinha. Minha mãe diz que isso é normal, que os homens se orgulham de todas as suas conquistas e as mulheres desejam esquecer todas elas. Ela diz que essa é uma diferença essencial entre os gêneros, e eu não tenho condições de dizer que discordo dessa teoria. A única coisa que evita que eu sinta uma repulsa completa, que deseje o equivalente sexual de uma anulação, é pensar sobre o que aprendi com cada um dos quais ainda me lembro hoje.”

Marina 24/04/2018

Quando assisti a série Girls, da HBO, fiquei apaixonada pela forma como Lena Dunham conseguiu mostrar de forma realista e super engraçada a vida de jovens adultos dessa geração. Fui atrás do livro na esperança de encontrar as mesmas sacadas e genialidade, mas me decepcionei totalmente. O livro é chato, a Lena não consegue nenhum carisma como narradora. Os capítulos não seguem uma lógica, parece tudo muito perdido e desconexo, sinto que perdi meu tempo. =(
A série, no entanto, é maravilhosa, recomendo.

Fêh Zenatto 18/03/2018

Aqueles velhos - e tão atuais! - dramas femininos!
Demorei bastante tempo para encerrar a leitura desse livro mas não interpretem isso como uma coisa ruim, a culpa é totalmente da minha atenção relapsa para leitura ultimamente.
Apesar de Não sou uma dessas não ter me prendido, achei o livro simplesmente incrível! Concordo completamente quando vejo pessoas falando que Lena é a voz de uma geração; isso é verdade sob tantos aspectos. Tenho certeza que, sob algum ponto, você vai se identificar: seja lutando contra a ansiedade, seja fazendo dietas sem sucesso ou convivendo com relacionamentos infundados e desprezíveis.

Lena consegue contar muitos casos de sua vida particular e da sua família (tanto de quando era anônimo quanto depois de ser famosa), sem deixar a seriedade de determinados assuntos fugir mas, ao mesmo tempo, conseguindo uma ótima combinação de ironia e desprendimento que torna tudo divertido. Acima de tudo, Não sou uma dessas é uma leitura divertida!

A edição da Intrínseca ficou maravilhosa e as ilustrações que acompanham o livro são ótimas, muitas vezes sendo importantíssima para o engraçado da história. Com certeza, as seções com as quais mais fiquei identificada foram Amor & Sexo e Corpo.
Uma leitura leve que, se você puder, vai terminar rápido e não vai esquecer tão cedo!

site: http://www.blogcoisaetal.com/2018/03/resenhanaosouumadessaslenadunham.html