Não Sou Uma Dessas

Não Sou Uma Dessas Lena Dunham

Resenhas - Não Sou Uma Dessas

camila 23/11/2014

Não somos dessas ;)
Sabe aquele bate papo de amigas, onde as horas passam e vc nem sente? Pois é, senti isso lendo a Lena. Obra leve e engraçada e com coisas que a maioria das mulheres jamais admitiria :)

Lari 24/09/2021

Ela É uma dessas!
Se você não gosta de autobiografias sobre a vida de uma mulher branca, de classe média, gorda de 25 anos, não leia.

Eu fico espantada com a quantidade de resenhas negativas sobre o livro. É óbvio que a Lena é egocêntrica, ela basicamente lançou o seu diário, ora bolas!

Enfim, eu adoro o livro. Adoro como a Lena fala sobre sexo, amizade, família. Sobre a sua hipocondria, seus pensamentos nojentos, as emboscadas em que já se meteu. Adoro ler sobre a sua infância, adoro crianças curiosas, questionadoras. Fico triste com o bullying que ela sofreu por ser uma adolescente gorda, por ter tido dificuldade de socialização, por ter tomado tantos remédios.

Gosto de ler sobre a infância e adolescência de outras mulheres, de ver como somos diferentes e mesmo assim, a nossa cultura capitalista patriarcal nos fazem pensar igual sobre garotos, roupas e corpos perfeitos. Nos fazem nos odiar. Sexualização precoce. Amor romântico.

A série 'Girls' é a minha favorita por mostrar como somos egocêntricas, como fazemos besteiras sem querer e conscientemente; como nos machucamos e como permitimos que outros o façam também. Muita coisa no programa é baseado na vida real da Lena e os personagens possuem um ótimo desenvolvimento. Ela já disse em uma entrevista que falar sobre o processo de maturidade é o ponto principal da série. Mudanças são difíceis e entramos em ciclos horríveis, mas é possível manter um equilíbrio entre o ego e a empatia.

O livro é muito divertido e cheio de reflexões.

Rafaely 07/08/2015

Não sou uma dessas
Terminei "Não sou uma dessas" da Lena Dunham. Lena conta histórias muitas vezes desconexas, com experiências com um fundo cultural totalmente "american way of life", as vezes com uma ou outra moral no final da história.
É um livro fácil de ler, interessante em alguns momentos mas confesso que eu comecei a ler com a expectativa lá em cima e me decepcionei um tanto.

Ana Lima 18/02/2015

Somos todas "uma dessas"
O burburinho em torno desse livro na internet me alertou: ou ele seria bom demais, ou seria o tipo de leitura que uma feminista não deveria fazer. Foi só depois de ler muitas resenhas e vídeos que tomei coragem de conhecer a obra da autora e criadora da série Girls.

Não Sou Uma Dessas me ensinou que, ao contrário do título, eu sou sim uma dessas - uma dessas mulheres humanas, que podem ou não ser sentimentais e românticas, que podem desejar ou não ter filhos, que transam ou não em um primeiro encontro. Uma dessas que não tem fórmula secreta e nem uma forma padrão. Uma dessas mulheres.

Logo no início, Lena revela sua motivação a escrever um livro de memórias: um outro livro, encontrado e comprado por 0,25 em um sebo. Depois de ler a história dessa mulher que mal conhecia, sentiu uma súbita vontade de contar ao mundo suas experiências e compartilhar histórias que poderiam (e conseguiram!) ajudar mulheres em todo o mundo. Isso tudo nos é contado logo na apresentação, e em 18 páginas eu sabia que estava completamente apaixonada por essa mulher.

É difícil escrever sobre um livro que gostamos muito porque tudo parece extremamente importante e magnífico, mas prometo que nenhuma das descrições dadas aqui é exagerada. Eu realmente me vi nas páginas desse livro, e nas que não houve identificação, eu com certeza conhecia uma amiga que se sentiria representada pela história.

O livro é dividido em 5 seções, sendo elas Amor & Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e Panorama. Em cada uma dessas seções, uma diferente história da vida de Lena é contada através de crônicas ou listas, como por exemplo "13 coisas que aprendi que não se deve dizer aos amigos".

A escrita e a forma como a autora relata determinados acontecimentos com uma naturalidade que dá aquele ar de conversa entre amigas para o livro me encantou. Nenhuma palavra ou ação é omitida ou suavizada. Estrupo é estupro, e é devidamente relatado no livro. Lena foi criada em um lar com princípios feministas e cercada de mulheres incríveis, o que certamente contribuiu e muito para sua formação como pessoa e profissionalmente, deixando o livro ainda mais gostoso de ser lido. É muito girl power prum livro só, minha gente!

Quanto a edição, a editora Intrínseca caprichou: é parecidíssima com a lançada em hard cover nos Estados Unidos, com ilustrações nas contra-capas, no começo de cada seção e entre as histórias.

As opiniões sobre os livros foram as mais diversas possíveis. Enquanto eu e pessoas próximas a mim achamos o livro o máximo (inclusive, entrando para minha lista de favoritos), li por aí na blogosfera muita gente criticando e achando a espontaneidade na escrita da Lena muito forçados, vendo os acontecimentos como exagerados só para vender ao público.

Eu não conheço a Lena. As pessoas que fizeram esse tipo de crítica também não. Portanto é bem complicado apontar quem está certo ou errado em dizer que nada ali é verídico, ou que tudo é extremamente exagerado. Mas no meu ponto de vista, nenhum acontecimento ali é impossível. Pelo contrário - pela minha vivência, pela vivência das minhas amigas, tudo isso não só é possível como é parte da história de cada uma de nós.

Acredito que essa leitura - como todos os livros, mas de uma forma mais acentuada por se tratar de uma autobiografia que trata de tabus e polêmicas -, é diferente para cada pessoa que o lê, e as vivências do leitor em questão o transformam em algo visto como exagerado, aumentado, impossível, ou apenas um livro incrível em que a cada frase é difícil controlar o riso, já que com certeza de traz alguma lembrança.

site: http://www.poesiadestilada.com/

Nadine Hoffmann 11/07/2020

Foi difícil terminar esse livro. Na época comprei por achar que seria ótimo porque sempre gostei da Lena. Mas nossa, que decepção.

PandaLoveBooks 24/05/2020

Ameeiiii demais esse livro, rir muito com as histórias dela kkkk. Ótimo livro e recomendo muito

Jeniffer 11/02/2017

Não sou uma dessas
Lena Dunham era uma completa desconhecida para mim, até meu amigo Adauto falar sobre ela todo santo dia, me recomendando a série Girls (de produção e atuação da Lena) e comprar o livro que ela lançou ano passado. Confesso que quando vi o livro (de edição americana), nas mãos do meu amigo, fiquei muito curiosa na leitura pela diagramação e o breves comentários que ele falava sobre as histórias de Lena. Mesmo eu estando super curiosa em conhecer mais sobre ela e seu livro, não pude comprá-lo quando lançaram a edição brasileira pela Intrínseca, mas por acaso, o mesmo amigo me tirou no amigo oculto da turma de Letras e me presenteou com essa obra singular.

Lena não escreve sobre suas histórias mais engraçadas ou inesquecíveis da sua vida, mas escreve suas histórias íntimas, carregadas de humor e opiniões bem fortes sobre cada momento da sua vida. Ela traz uma escrita simples e leve em suas narrativas que faz ter a impressão de estarmos numa conversa com uma nova amiga confessando todas suas histórias antigas, marcantes ou não, seus medos, seus anseios, seus antigos e novos desejos, suas opiniões e declarações estranhas sobre a vida e outras pessoas.

Não é um livro de auto-ajuda, definitivamente, mas não dá pra deixar de se identificar com alguns pensamentos e situações que a Lena nos narra em seus ensaios. A infância, os segredos compartilhados apenas com amigos, as burradas da juventude, os amores não correspondidos, o medo da morte, a maturidade vindo depois de tantos erros e coisas ruins terem acontecido, são vários temas pessoais e reais que o livro traz e Lena consegue transmitir, através da sua vida, pensamentos muito válidos pra qualquer ser humano que não é perfeito nem teve uma vida perfeita, se identificar e aprender junto.
A diagramação é um 'grande' detalhe que faz o livro ser mais prazeroso ainda na leitura. As ilustrações condizentes, a linguagem natural utilizada (palavrões e outras palavras que utilizamos no dia a dia) deixa o livro com um ar de diário, mas nada superficial ou infantil. Pelo contrário. Lena não fala apenas dos relacionamentos que não deram certo, ela também narra sobre estupro, terapia, morte, doença e sexo. E ao final, é muito prazeroso perceber o quanto Lena mudou e como ela resolveu transmitir sua história através de um livro tão real.
Recomendo muito à todos que conhecem a atriz, roteirista e diretora de Girls e também para aqueles que não a conhecem. A editora fez um ótimo trabalho tanto na diagramação quanto na tradução do livro (meu amigo me confirmou isso).

site: https://monautrecote.blogspot.com.br/2015/01/resenha-nao-sou-uma-dessas.html

tray 12/02/2017

(resenha/ não sou uma dessas ) é impressionante como certos livros nos coloca em casa, Lena escreve bem, me rendi nas primeiras paginas, só não devorei por medo de me encontrar mais e mais nas linhas, é corajoso uma mulher dividir sua vida intima, seus medos, desejos, tropeços, a escritora traz algo gostoso na escrita o ato não linear das coisas, uma hora ela fala da infância, depois da vida adulta e retorna pra adolescência, é uma viagem que pode causar vertigem, é contraditório também, pois não nascemos prontas, já disse que vi nas linhas, nas declarações e esbarrões, nas tentativas de ser amada, nos erros em fazer novas amizades, no egoísmo, estava em um momento merda, ainda estou, essa leitura me fez entender que tudo bem, tem dias merdas, dias merdinhas e que você precisa extrair algo deles, nem que seja um chute no canto da cama. Lena sem saber me ajudou a me revisitar sem magoas. Me ajudou a me perdoar e recomeçar, aquela leitura que lava alma e te coloca pra de volta pra vida.

Benita Alves 20/04/2017

Um livro sem o famigerado estilo "para mulherzinha"!
De leitura estilo "mulherzinha", Não sou uma dessas passa longe de ser. É irreverente, atemporal e único. Muitas vezes constrangedor, mas essa é uma característica própria de Lena Dunham, fielmente comprovada ao assistir a série GIRLS. A narrativa não é linear, as letras possuem um tamanho confortável para a leitura, o papel tem a diagramatura de 80 e não é branco. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei. Um livro para se ler quantas vezes quiser.
Camila Rodrigues 13/12/2018minha estante
AHHH! Finalmente alguém que teve uma visão semelhante a minha!
Amei que apesar do livro ser "rosinha", passe bem longe de ser mulherzinha. Ao contrário, é um livro disruptivo, que monstra que podemos ser quem somos sem precisar se adequar a nada do que é esperado pela sociedade!
Achei um ótimo complemento a mensagem que a série tem a passar!

Beatriz 30/01/2017

Conheça a Lena
Esse livro abriu meu olhar sobre a Lena. Fã do trabalho como diretora e roteirista, era impossível imaginar a maioria dos acontecimentos da vida dela.
Aberta, sem esconder segredos, Lena conta o que "aprendeu", seja na sua vida pessoal (relacionamentos e sexo), profissional (falta de apoio e machismo na área) e mesmo abrindo-se sobre seus problemas mentais.
Um livro irreverente, engraçada e com ares de biografia, Não Sou Uma Dessas mostra uma Lena como todas as mulheres: com problemas e um caminho percorrido entre caos e glória. Mais do que expor a sua vida, Lena promove uma identificação com o leitor, inspirando sorrisos e o sentimento de compreensão.

Amitiel 31/07/2015

Não somos uma dessas quando resolvemos não ser!
Um dos melhores livros que já li. Divertido e sincero até o âmago... E a identificação com as loucuras e os pesares foi enorme! E uma das conclusões mais interessantes que já tive foi a condescendência das mulheres inteligentes com os homens babacas. Quem ler, entenderá!

Amy 20/02/2015

Introdução

Em Não Sou uma Dessas, Lena Dunham discorre sobre sua vida em vários aspectos. Pequenos capítulos recheados de boas histórias e lembranças. Além de suas obsessões e descobertas, conhecemos uma Lena bem próxima de Hannah (da série Girls). Confesso que o New York Times apelou com seu comentário sobre a voz da geração. Porém, é uma leitura divertida e bastante polêmica.

Sobre Lena Dunham

Lena Dunham é uma atriz, roteirista e cineasta americana. Ela dirigiu o filme independente Tiny Furniture e é a criadora e protagonista da série Girls da HBO. Dunham nasceu na cidade de Nova Iorque. É filha de Laurie Simmons, uma fotógrafa e designer, e Carroll Dunham, um pintor.2 Seu pai é protestante e sua mãe é judia. Ela estudou na escola Saint Ann’s, no Brookly, onde conheceu Jemima Kirke, atriz de Tiny Furniture e uma das protagonistas de Girls. Ela estudou escrita criativa na Universidade de Oberlin, onde se formou em 2008.

Narrativa

O ponto alto da narrativa é o tom que Lena usa para a discussão dos temas em que o livro aborda. Ele é dividido em seções, sendo elas: Amor & Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e Panorama. Outro ponto que me agradou muito foi que a cada capítulo tem um título que promove curiosidade de entendê-lo. Os meus favoritos eram listas, como por exemplo, 13 coisas que aprendi que não se deve dizer aos amigos.

O tom divertido, descontraído e meio estabanado da autora, torna a leitura muito mais fluída pra mim. Em muitos momentos pensei: – Nossa, ela é um personagem, o seu jeito único de contar as coisas. Não duvido que muito do que ela expõe esteja numa escala muito megalomaníaca, mas quem se importa?

Uma vida que poderia ser desinteressante aos olhos dos outros, passa a ser algo muito mais cativante e inusitado. Não há uma linha cronológica dos fatos, situações são discutidas e até relembradas em outros capítulos pela autora. Mas não chega a ser repetitivo, não.

Diagramação

O trabalho gráfico do livro é lindo. As ilustrações da amiga de longa data de Lena (Joana Avillez), dão todo o charme ao livro. A capa é a mesma que foi publicada em vários países.

Considerações Finais

Antes conhecia a Lena atriz, diretora e roteirista. Hoje, conheço e entendo muito de seus trabalhos e o motivo de serem como são. Lena tem um jeito especial e excêntrico. Não se pode levar tudo ao pé da letra, Lena tem uma voz cheia de sarcasmo e ironia. É uma leitura altamente divertida e trágica. A vida dela exposta em muitos momentos e com poucas referências ao seu trabalho em Girls, é possível ver e entender sua personagem e seu sucesso com a trama. Não é um livro de pura indentificação, mas que leva a alguns questionamentos do começo da fase adulta. Cada um vive sua verdade, Lena não se importa com o que os outros pensam dela, ela é o que ela é e pronto. A melhor moral incutida na trama é essa. Seja você e seja feliz com o que tem, mas ao mesmo tempo, saiba ouvir o que os outros tem a dizer.

site: http://il-macchiato.com/?p=13110

Edilson 24/12/2014

Impressões masculinas
Quando comecei a ler o livro temi logo de cara pelo título, assim como a série. Mas é impossível não se apaixonar pela escrita inteligente, bem humorada e sarcástica de Lena Dunham. Ela não parte de assuntos femininos para falar das mulheres, Lena ambiciona falar sobre toda uma geração. Sem dúvidas, um dos melhores lançamentos do ano: para eles e para elas.

Livia 05/05/2020

Com certeza um dos livros mais divertidos de 2020! A narrativa de Lena Dunham me pegou facilmente com questionamentos, pensamentos e histórias com os quais facilmente me identifiquei. Para muitos pode parecer boba pela forma leve de contar suas inseguranças e sua trajetória, mas possui a profundidade necessária para dialogar com as vivências de qualquer mulher. Recomendo para ler desprentesiosamente em um final de semana tranquilo :)