Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

bartgirl 26/06/2021

SCRUM
Tenho 0 costume de ler livros técnicos por diversão, mas como meu amorzinho quis ler, achei interessante a ideia de fazermos uma leitura conjunta, já que ele queria aprender isso e eu tinha certa curiosidade.

O Scrum realmente é um método super efetivo e que visa cada passo para um resultado positivo. É super importante no cenário atual e meio que uma técnica acessível para um caminho meio sem volta, em que a produtividade é objetivo e necessidade.

Adorei o livro, apesar do enfoque à instituição militar estadunidense (que me traz um pouco de preguiça, pra ser sincera hahaha). Mas no geral, é um bom livro e recomendo bastante para quem curte o assunto!

Mulim 28/06/2021

Gostei bastante
Gostei bastante do livro. Me ajudou a entender melhor o Scrum, que ainda era meio nebuloso o entendimento para mim. Agora é colocar em prática no meu dia a dia.

Erick.Silva 06/08/2021

Super evolução na forma de trabalhar
O método Scrum é interessantíssimo e tem um potencial tremendo, que podemos observar nos diversos exemplos citados no livro e também nos encontrados na vida real em tantas empresas. É surpreendente ver o método sendo aplicado em áreas tão diferentes como em uma obra, ou escola e ainda ser super eficiente.
Enfim, um livro obrigatório para qualquer empresário ou pessoa com qualquer tipo de negócio, ou até um problema qualquer que tenha que resolver em grupo.
O mais importante é ver a análise dos dados das pesquisas feitas por Sutherland, que evidenciam a ineficiência de diversas práticas antigas (por exemplo, horas extras demais) e a eficiência de diversas práticas mais modernas, apresentadas por ele ou não.
Recomendo demais!

Joey Resende 09/11/2021

Livro informativo e também entretém muito bem.
O título tem uma leitura fácil e dinâmica e os conceitos descritos nele pode ser aplicado em qualquer área não só nas equipes de programadores.

Thiago Ribeiro 19/12/2021

Ponto de partida
Apesar do título marketeiro, ele diz a verdade, o livro de forma bem didática, foca nos conceitos base do scrum e alguns exemplos reais de como aplicar, assim como quais os resultados.

Otimo livro para quem busca a certificação, ou apenas se organizar melhor no dia a dia no meio do caos.

João Vitor Schulte 14/01/2022

Metodología ágil
Scrum é uma metodologia que me interessa demais desde que ouvi falar a primeira vez em um podcast, saber cómo se deu seu surgimento é bem legal. Com histórias reais de sua implementação o autor nos prende mais a cada página.

Adriele153 07/03/2022

Livro introdutório para todas as áreas, não apenas TI
O livro é uma excelente introdução para quem não conhece a metodologia do scrum. A narrativa é bem simples e traz vários exemplos e estudos de caso.

A ênfase do livro é dizer o porquê de fazer uso desta metodologia ágil. Não é um guia técnico de como implementá-lo, embora o capítulo final sirva como um glossário que explica o significado dos papéis da equipe e dos termos técnicos dos rituais.

Recomendo a leitura para pessoas e profissionais de todas as áreas de atuação, não apenas para negócios ou áreas de tecnologia, pois o livro ilustra a aplicação do scrum em diferentes setores e organizações.

Cilleni 12/04/2022

Arte de organizar
Ferramenta de desenvolvimento agil utilizada não só no desenvolvimento de software mas também em outras áreas de produção

Thiago Salty 05/06/2024

Trabalho em equipe e eficiência de processos
Quando iniciei a leitura desse livro, estava no meu primeiro ano de faculdade. Anos depois, posso com absoluta certeza afirmar que este livro foi de grata ajuda em minha vida pessoal e profissional.
O livro ensina conceitos que são apresentados na faculdade de Administração, de maneira simples e coerente. Através do livro é possível aprender como trabalhar melhor em equipe; como ter maior eficiência em projetos e processos, além de ensinar conceitos teóricos da Administração que são essenciais para o dia a dia.

Em conclusão, posso garantir que às teorias e conceitos apresentados no livro funcionam, pois pude utiliza-lós durante minha formação acadêmica e profissional.

Rafael.Martins 15/04/2017

Motivador
Esse livro é extremamente motivador e abre a mente, apresentando inúmeras possibilidades para fazer as coisas de um modo diferente e melhor.

Ele apresenta várias histórias exemplificando cada etapa do processo Scrum. Para um primeiro contato com esse método é um livro fantástico.

Guilherme.C 02/06/2017

Um novo jeito de enxergar o sistema
Scrum nos ajuda a desemperrar a máquina - seja ela qual for. O livro mostra que sistemas antiquados que sempre são utilizados atrapalham mais que resolvem. Scrum veio como uma solução para um mundo dinâmico, apressado e que busca qualidade nos projetos e processos.
Apesar da abordagem de eficiência e eficácia do sistema, ele não trata os colaboradores como máquinas, pelo contrário, a felicidade é necessária para bons resultados.
Scrum é recomendado para todas as pessoas, pois todos têm um projeto a ser realizado.

guimarin 14/03/2018

Se adaptar ou morrer
Scrum é uma metodologia de projeto aplicável em qualquer área. Extremamente útil para gestão, organização e cumprir prazos. Adaptável inclusive para o seu estilo de vida. No final do livro ele ensina como aplicar e cada capítulo que passa da mais vontade de ler o próximo.

Daniel.Martins 02/05/2018

Interessante, mas poderia ser mais breve
O livro gasta muito tempo contando a origem do scrum e mostrando exemplos de empresas q tiveram sucesso c a metodologia, quando poderia aprofundar mais a aplicação da metodologia em alguns casos.

Apesar disso achei a leitura fácil e traz conteúdo pratico e aplicável.

ariellaovivo 08/05/2018

Ótimo pra quem quer saber o porquê, péssimo pra quem quer saber o como.
Apesar do autor se dizer fundador do método do Scrum, ele na aborda com profundidade o tema da aplicação prática do Scrum, falta mais detalhes sobre as técnicas. Existem no livro, mas não tem tanto conteúdo prático quanto eu esperava.

Adrielle104 24/05/2018

Descobrindo o Scrum
Após entrar na empresa que estou hoje, que tive meu primeiro contato com o Scrum.
E realmente faz sentido pra mim. Por que a metodologia não é aplicada a tudo?
No livro você sem uma base do porquê o Scrum é relevante e como aplicar.
Tudo com uma linguagem fluída e facilmente absorvivel.
Recomendo.