Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

LHokari 26/03/2018

Legal mas muito longo
Muito didático, mas exagera na quantidade de exemplos. Poderia ter entrado mais a fundo nos exemplos e ter dado menos em quantidade.

Kymhy 05/04/2018

Scrum - Jeff Sutherland
Entre nessa leitura sem medo! O autor escreveu de uma forma tão dinâmica que dará vontade para muitos leitores de colocar as ideias em ação enquanto vira as páginas. Prepardo para ficar mais produtivo na sua vida?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-scrum-jeff-sutherland/

Daniel.Martins 02/05/2018

Interessante, mas poderia ser mais breve
O livro gasta muito tempo contando a origem do scrum e mostrando exemplos de empresas q tiveram sucesso c a metodologia, quando poderia aprofundar mais a aplicação da metodologia em alguns casos.

Apesar disso achei a leitura fácil e traz conteúdo pratico e aplicável.

ariellaovivo 08/05/2018

Ótimo pra quem quer saber o porquê, péssimo pra quem quer saber o como.
Apesar do autor se dizer fundador do método do Scrum, ele na aborda com profundidade o tema da aplicação prática do Scrum, falta mais detalhes sobre as técnicas. Existem no livro, mas não tem tanto conteúdo prático quanto eu esperava.

Adrielle104 24/05/2018

Descobrindo o Scrum
Após entrar na empresa que estou hoje, que tive meu primeiro contato com o Scrum.
E realmente faz sentido pra mim. Por que a metodologia não é aplicada a tudo?
No livro você sem uma base do porquê o Scrum é relevante e como aplicar.
Tudo com uma linguagem fluída e facilmente absorvivel.
Recomendo.

Juliana Oliveira 16/06/2018

Entendendo o sentido do Scrum
Ganhei esse livro de um querido colega de trabalho, que me disse que a leitura seria bastante leve e fluída. Constatei que o que ele disse é verdade, e com o livro pude entender bem o sentido do uso do Scrum, e aliado a minha experiência diária com o Scrum no trabalho tive a oportunidade de aprender bastante sobre como melhorar a produtividade e solucionar alguns empasses que surgem no dia a dia. Gostei muito e recomendo.

Heloisa Motoki 19/08/2018

Bons conceitos, mas falta prática
O livro possui bons conceitos mas não possui ferramentas práticas de como aplicar, pode ser complemento de outras leituras, mas sozinho....

@moisesffelipe 31/03/2019

Uma nova forma de se organizar equipes.
Esse livro traz vários exemplos de como o scrum pode revolucionar a organização de qualquer tipo de trabalho em equipe. Foi interessante ler que essa metodologia de trabalho pode ser aplicada inclusive em um canteiro de obras.

Dorgi.Barros 19/04/2019

Apesar do título sugerir alguma espécie de método milagroso pra alcançar resultados, o livro se baseia em experiências reais e ensina aprofundadamente como a metodologia ágil SCRUM pode contribuir para o avanço rápido em empresas. Esse é basicamente o método usado por todas as grandes empresas de tecnologia de hoje em dia e pode ser aplicado em praticamente qualquer área de atuação, melhorando não só a eficiência, mas a autonomia e a satisfação das equipes que aplicam as técnicas ensinadas. Importante pra quem quer ter um gostinho do que está por vir em matéria de modelos de trabalho e essencial para quem deseja atuar em áreas de tecnologia e afins.

Augusto Marques - Pictobíblia 09/09/2019

Melhor metodologia
Sempre ouvi falar da metodologia Scrum, mas foi lendo este livro que efetivamente pude entender quão impactante pode ser esta lógica de trabalho, se usada adequadamente.
Quando já no início do livro o autor conta a história de como o FBI usando uma metodologia antiga (cascata) gastou milhões para criar um programa para integração de seu sistema, sendo que com Scrum poderia ter feito em menos da metade do tempo e com uma grande economia.
Há quem possa pensar que o Scrum pode ser usado apenas no desenvolvimento de softwares, mas não, o autor em praticamente todo o livro sugere a aplicação da sua metodologia nas mais diversas áreas da vida, vale muito a pena.

Heloisa 15/11/2020

Não espere um livro técnico, mas leia.
Comecei e abandonei a leitura no primeiro capítulo umas 3 vezes. O começo é cansativo, com muitas histórias para ilustrar mas a partir do segunda ou terceiro capítulo fica mais gostoso.
Como o próprio livro diz, não é sobre COMO praticar o Scrum (apesar de dar um overview sobre isso), mas sobre o PORQUÊ. Por isso ajuste suas expectativas e não espere um livro técnico.
Apesar das histórias em excesso, gostei. E recomendo até mesmo para quem não pretende aplicar o Scrum na prática, pois alguns conceitos do método são válidos para serem aplicados para a vida.

Thiago Salty 05/06/2024

Trabalho em equipe e eficiência de processos
Quando iniciei a leitura desse livro, estava no meu primeiro ano de faculdade. Anos depois, posso com absoluta certeza afirmar que este livro foi de grata ajuda em minha vida pessoal e profissional.
O livro ensina conceitos que são apresentados na faculdade de Administração, de maneira simples e coerente. Através do livro é possível aprender como trabalhar melhor em equipe; como ter maior eficiência em projetos e processos, além de ensinar conceitos teóricos da Administração que são essenciais para o dia a dia.

Em conclusão, posso garantir que às teorias e conceitos apresentados no livro funcionam, pois pude utiliza-lós durante minha formação acadêmica e profissional.

Bryan Damon 24/12/2020

Um ótimo método de produtividade para trabalhos em equipe
O Scrum é muito bom para quem tem uma equipe e deseja melhorar a eficiência da mesma. Eu comprei o livro pensando em encontrar algo para minha produtividade individual. Algumas coisas achei interessante e posso até aplicar. Mas o grosso do conteúdo só é aplicavel em trabalhos de equipe.
Se você quer algo que te ajude a melhorar a produtividade trabalhando sozinho, creio que esse livro não ajudará tanto. Mas para produtividade de equipes, ele ensina um método incrível.