A Teoria de Tudo

Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Mari Siqueira 08/01/2015

Simplesmente genial!
O ditado 'Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher' se aplica perfeitamente à vida de Stephen Hawking. O cientista genial que sempre viveu preso num corpo enfraquecido pela doença, encontrou em sua primeira esposa, Jane Hawking, sua força. Uma história magnífica que apresenta uma perspectiva menos científica, mas não menos brilhante da vida de Stephen. Com amor, fé e determinação, uma mulher mudou a vida de seu marido.

Ao iniciar a leitura, como qualquer leigo que infelizmente confia na mídia para se informar, eu tinha uma opinião errônea sobre a primeira esposa de Stephen Hawking. Sempre achei que Jane fosse uma mulher egoísta e mesquinha que abandonou o marido quando ele mais precisava dela. Acontece que muitas das notícias vinculadas na mídia não eram verdade, mas sim especulação. Toda a história dessa família nada convencional foi esclarecida nesse relato sincero e intimista da primeira e única Sra. Hawking. Jane fez o possível para salvar seu casamento, mas as consequências acabaram deteriorando tudo. Nem sempre o amor é o bastante.

De início, é preciso entender que Jane se interessou por Stephen ciente de sua condição. A ELA (a doença degenerativa que acomete o físico) foi diagnosticada no jovem ainda em sua adolescência. Tímido, porém inteligente, Stephen chamou atenção de Jane e os dois começaram a namorar. Tudo é narrado detalhadamente e o leitor se vê na década de 60. Entre a magia de um primeiro amor e as ideias brilhantes do garoto, esse relacionamento evolui aos poucos e mesmo com um diagnostico cruel e nada otimista, Jane aceita se casar com Stephen.

A autora diz que um casamento é integrado basicamente por duas pessoas, mas que no seu caso, sempre houve uma terceira integrante: a doença de Stephen. Conviver com os efeitos da degeneração foi em especial complicado para a esposa dedicada, que sempre cuidou do marido, assim como de seus filhos. Após um tempo, a genialidade do físico envolve uma quarta integrante à esse casamento já tão complexo: a física. As fórmulas e equações sempre atingiram um lugar que a esposa nunca conseguiu atingir em Hawking.

Jane recebe cada vez menos atenção do marido, que vai aos poucos ficando famoso e conquistando seu lugar no mundo. Diversas vezes, percebemos como ela se sente deslocada, inútil, ignorante e desprezada. A genialidade de Stephen a ofusca e ela abre mão de seus sonhos para se dedicar à família e à carreira do marido. Jane Hawking é uma verdadeira guerreira. Ela lutou pelos direitos dos deficientes físicos, por melhores condições, por suas crenças e por sua família. Muitas vezes injustiçada, ela se sentia exausta pela rotina profissional e doméstica, além do dever para com o marido, que foi elevado a outro patamar, quando ela se viu responsável por cada atividade de Stephen.

O ponto mais interessante da narrativa são os embates clássicos entre os dois que ocorreram durante todo o casamento dos Hawking: a fé. Ateu declarado, Deus não tem espaço nas teorias de Stephen. Enquanto isso, Jane se apega à fé para aguentar tudo o que lhe foi designado. Com o tempo essas e outras diferenças vão interferindo no relacionamento do casal e o resultado é o que nós conhecemos hoje em dia.

Eu julgava Jane antes de conhecer sua história e depois de ler as memórias de sua vida, vi que eu não podia estar mais errada. Uma mulher admirável, que fez da sua vida um exemplo e ainda assim foi hostilizada, humilhada e abandonada. Amor, superação e dedicação. Jane é tão ou mais fascinante que Stephen Hawking e ela enfrentou tanta coisa quanto ele. A vida não é difícil apenas para os confinados à doença, mas também para os que os amam.

"(...) Eu estava convencida que tinha de haver mais no céu e na terra do que havia na frua e impessoal filosofia de Stephen. Embora nessa fase eu me sentisse completamente enfeitiçada, atraída por seus olhos claros cinza-azulados e pelo largo sorriso de covinhas, resisti a seu ateísmo. Por instinto, eu sabia que não poderia me permitir sucumbir a essa influência negativa; que não poderia oferecer consolo nem conforto e esperança para a condição humana. O que o ateísmo faria seria destruir a nós dois. Eu precisava agarrar-me a qualquer fio de esperança que pudesse encontrar e manter a fé suficiente por nós dois se houvesse algo de bom em nossa triste condição." (p. 42)

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Paula 08/01/2015minha estante
Excelente resenha, Mari. Vontade de ler o livro aumentou consideravelmente!!

Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
resenha linda! já quero ler este livro!

July 21/02/2015minha estante
queria muito muito ler esse livro, mas não achei em pdf. voce sabe onde poderia encontrar??

José Luiz 17/04/2015minha estante
Muito boa resenha, mas não concordo com esta frase que é passada de geração para
geração de que " Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher ", Não, não concordo com a frase, esta mais do que na hora ( aliás, já passou da hora ) de homens e principalmente mulheres ( Mães ) a ensinar as crianças do sexo que masculino que em vez de usar as palavras desta frase ridícula " Por trás ", as substituam por " Ao lado ". É o certo e o correto, começar a corrigir estas expressões nefastas utilizadas há décadas na educação e formação da personalidade de uma criança principalmente do sexo masculino. Direitos iguais, não diferentes.

THALES76 30/08/2016minha estante
Ótima resenha, já li o livro e recomendo-o.

Alex cesar 22/06/2020minha estante
Ótima explicação!

Wesley - @quemleganhamais 09/11/2020minha estante
Ótima resenha. Deu muita vontade de ler esse livro!

Ednea0 13/12/2023minha estante
Excelente resenha. Já li o livro e com a sua resenha me despertou a vontade de uma releitura.?

annacsfraccaro 15/12/2021

O filme é melhor que o livro...
Não gosto de dar nota para uma bibliografia, porque acho meio ridículo julgar a vida alheia, então para a história de vida da Jane e do Stephen Hawking eu dou 5 estrelas, porque realmente não foi nada fácil, mas o jeito de contar a história vai ser 3,5 estrelas mesmo.
Eu fui ler esse livro porque gostei do filme, mas o livro não foi tudo isso como foi o filme, tinha momentos que eu estava lendo e ficava ?nossa, mas por que ela ta contando isso?? E quando isso acontecia o livro ficava cada vez mais maçante.
Então, pra quem quer conhecer a história da vida da Jane e do Stephen Hawking, fica no filme mesmo, o filme é encantador, mas se você quiser se aprofundar na história, se aprofundar mesmo, o livro é pra você!

flavinhou 22/11/2023

Beeem extenso
Um livro extenso e cheio de detalhes, conhecer esse mundo completamente surreal q eles viveram foi muito interessante. Um círculo social só de gênios e pessoas intelectuais, dahora dms. Uma pena o romance deles não ter dado certo por motivos q todo mundo entende. N deve ser nada fácil se sentir preso a um relacionamento nas circunstâncias q a Jane se encontrava... Acho q tudo q aconteceu na vida deles era pra acontecer, ninguém se magoou e é isso q importa. Minha vontade de comprar o livro do Stephen aumentou 200%. Bão demais esse livro, recomendo ?

Daiana 28/12/2023

A teoria de tudo
O livro é excelente.
Mostra a história de um dos maiores, se não o maior, físico do mundo, contando de outra versão. Pela sua esposa.
Nesse livro ela não narra somente a fama, as descobertas, as teorias, os prêmios que recebeu, mas todos os perrengues pelos quais eles passaram, e do qual ela foi total suporte para ele. Onde muitas vezes ela não teve um mínimo de reconhecimento, muitas vezes nem pelo próprio Stephen.
Preciso mencionar o ódio que eu criei por ele, antes desse livro até o admirava, mas quando você passa a observar como alguém trata e lida com os seus próximos, principalmente quando esse próximo era o seu apoio total, você perde toda a admiração.

Viih Macêdo 30/04/2023

A real história...
O filme é uma adaptação bem romantizada da real história que Jane conta no livro.
De fato, foi ela quem sustentou o casamento (até onde lhe foi permitido), criação dos filhos e principalmente ela quem tornou possível os feitos de Stephen.
Durante o livro ela deixa muito claro a personalidade egoísta e egocêntrica dele, o que fez com que Jane por amor, compaixão e comprometimento com a união abrisse mão de si, dos seus planos e projetos paralelos a vida familiar, para se doar aos filhos e a Stephen, com sua carreira e milhares de viagens.
Os momentos de crise e cuidados com Stephen no recorrer do livro vão se tornando cada vez mais pesados para Jane como a própria descreve o que é muito bem transmitido ao leitor, onde ele muitas vezes negava atendimento ou ajuda que fosse de terceiros, aceitando apenas Jane e sobrecarregando a mesma.
Incluindo fatores históricos à sua narrativa Jane revela sua inteligência e prazer por aprender.

Os trechos que Jane descreve onde pra mim era tedioso e detalhado demais, me trás o entendimento que de ela buscou nisso uma forma de incluir poesia e detalhes que conseguia observar em breves momentos onde se sentia realmente Jane, se desvinculando ainda que brevemente da sua enfadonha rotina de cuidados e gestão da vida e carreira de Stephen. Além, disso, como foi injustiçada e todo seu tempo e dedicação desvalorizado por várias pessoas, incluindo a família de Stephen e o próprio, foi uma forma de transmitir em detalhes sua vida e todos os acontecimentos durante seu casamento.
Indico a leitura para quem gostaria de conhecer um pouco mais sobre a história deles.

Pablo Santos 24/12/2021

The Theory of Everything
É uma linda é emocionante história que me prendeu desde o início, devorei o livro praticamente rsrs, é um livro que conta as lutas, dificuldades, derrotas é as diversas conquistas de Jane e Stephen Hawking depois do diagnóstico de "ELA" de Stephen, que lutou, quebrou barreiras é conseguiu superar a doença com a ajuda de sua amada!
?????

Bruna.Galleoni 22/04/2021

Resiliência..
O livro é bastante cansativo do começo ao fim, eu abandonei na primeira tentativa justamente por ter muitos detalhes e se tornar lento.
No entanto, é uma linda história de amor e superação. O famoso físico conhecido pela sua genialidade e descobertas tem por trás uma mulher forte e disposta a se fazer presente e ajudar em sua grande trajetória, muitas vezes deixando sua própria vida de lado.
A história vale a pena ser conhecida, mas a escrita arrastada deixou a desejar..

Freak 05/09/2021

Post-It!
"Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome de quem escolhemos para compartilhar a vida."

"Esse futuro se tornara realidade e excedera nossas expectativas mais absurdas. Eu estava cansada, mas era resistente, e minha felicidade superava em muito meu cansaço."

Franci 01/06/2021

Triste...
Pode-se dizer que é um livro pesado , me doeu muito em algumas partes pois não se vê só a dor de quem tem a doença, mas do tanto que afeta as pessoas ao seu redor; a vida delas, a alegria, as tristezas.
É uma coisa que se sente no ar, e apesar de ele ser extraordinariamente inteligente e saber aceitar o que lhe foi dado sentimos a dor e a tristeza de ele não poder ter muitas coisas e também não poder proporcionar isso as pessoas que ele ama.
Realmente um soco no estômago

Cath´s 03/02/2015

Resenha A Teoria de Tudo.
Se eu disser que chego a rosnar para esse livro não estarei mentindo, mas na verdade estou rosnando é para a Jane Hawking, já que foi ela que escreveu a obra e que a estragou com sua personalidade pavorosa.

Pessoalmente, eu olhei o trailer do filme e pensei: "Parece maravilhoso, como os livros são melhores que os filmes, vou querer lê-lo." Eis que não estava preparada para me deparar com uma mulher tão chata e mesquinha.

Em síntese, o livro conta a história da vida de Stephen e Jane Hawking. Para quem não sabe, Stephen é totalmente conhecido por propor as quatro leis da mecânica do buraco negro, entre várias outras coisas, o cara realmente fez a diferença dele no mundo.

Meu problema com a obra não foi de maneira nenhuma a vida do Stephen, mas sim a detestável da Jane, a mulher se acha uma santa, sendo que ela começou a namorar com ele já sabendo que ele tinha ELLA (uma doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais) e desde o começo já reclamava do Stephen.

Então desde o começo da obra ela já está reclamando, “Stephen dirige mal, nunca mais quero andar de carro com ele”, “Stephen não é religioso, isso é horrível”, e blábláblá. Não sei se eu sou romântica demais, mas não vejo por que ficar com alguém para estar reclamando!

Além disso, depois que ela se casa, piora a síndrome do coitadismo e isso me irritou o tempo inteiro. Seriamente, eu queria sacudir essa mulher.

E a obra se passa pela vida do Stephen retratado pela visão da primeira esposa dele, sendo que eles ficaram casados mais de vinte anos antes de se separarem, e o livro não vai te contar o porquê da separação.

É a minha opinião, mas eu odiei o livro, pelo simples fato de ter detestado quem narra ele. É como andar com uma pessoa que você sente vontade de esganar. A capa e diagramação que a Editora fez estão lindas, certamente, mas o conteúdo me deixou furiosa.

Ademais, é um livro com muito pouco dialogo, pois 90% é a Jane narrando. Em resumo, eu detestei a Jane, logo a obra acabou se tornando terrível para mim, mas você pode muito bem gostar dela se aprecia um grau máximo de coitadismo.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2015/02/resenha-livro-teoria-de-tudo-jane-hawking.html
Emi 18/02/2015minha estante
Concordo plenamente. A personalidade egoísta da autora transparece em todo o livro, principalmente quando ela dá detalhes de sua vida acadêmica e de sua tese, que nada têm a ver com as teorias brilhantes propostas por Stephen. Concordo com a resenha de que a leitura se torna muito maçante por causa da autora (vários episódios sem relevância poderiam ter sido suprimidos e a leitura seria muito mais interessante).

July 21/02/2015minha estante

Gustavo Carmo 15/04/2015minha estante
July, se você tiver um tablet pode comprar no Google Play Livros. Será lá que eu vou comprar. Por enquanto, baixei apenas a amostra.

Verônica 14/10/2016minha estante
Descreveu o que senti....

Juliana 23/01/2018minha estante
Nossa, concordo plenamente!! Tem meses que estou tentando terminar o livro, está chato, bem maçante mesmo, e só consigo pensar que ela está contando a versão dela né... se colocando como a santa mesmo... e além disso, ela vai contar um episódio e dá tantas voltas desnecessárias que o livro ficou insuportável!!!

Day 14/03/2018minha estante
Pensei em compra-lo hoje, mas acabo de mudar de ideia, pelos primeiros trechos do livro que li, também senti que a narrativa dela é bem chata!

Sulamita.Ramos 31/12/2021

Perfeito
De fato a mente de Stephen mudou nossa forma de enxergar o mundo, mas o amor,a compaixão,companheirismo, dentre outras coisas que Jane teve para com Stephen mudou completamente a vida ambos,com este livro podemos ver a trajetória da vida deles, as dificuldades que foram enfrentadas durante o seu casamento.O amor dela deu vida ao mundo dele.

Kell 01/02/2021

Leitura encantadora
Jane Hawking é uma ótima pessoa, adorei ler esse livro, fui surpreendido a cada momento. É uma extraordinária história de amor.

Mirelle56 28/03/2023

Conhecer o fundo de toda a vida do Stephan Hawking através das palavras da Jane Hawking ? que por mais que se sentiu menos inteligente, ela é, e é uma forte inspiração ? foi um prazer imenso em que aprendi muito.

Amanda.Contiero 23/11/2020

A Teoria de Tudo
Creio que não se trata de um história para aprovação. Jane traz sua voz. E respeito todo o conteúdo apresentado. É a sua versão de uma relação que conhecemos através das lentes midiáticas. Aqui se fez uma narrativa de desabafos, fragilidades, sem construções românticas idealizadas.Não me agradou, no que tange a escrita, o exacerbado detalhamento da autora, demandando extrema paciência do leitor para apreciação do conteúdo geral.

Carlos.Coutinho 29/05/2020

Surpreendente
Confesso que iniciei a leitura do livro com o objetivo de aprender mais sobre o brilhante Stephen Hawking, como engenheiro, física é uma de minhas grandes paixões, porém, o livro me tocou de muitas outras maneiras, demonstrou que por baixo do físico brilhante sempre existiram problemas e fragilidades assim como é a realidade de todos nós, meros mortais. Além disso, foi possível observar o outro lado da moeda que, sinceramente, em momento algum foi o que buscava em a Teoria de Tudo, que é justamente entender quem foi o Porto Seguro de Stephen Hawking, quem o ajudou a superar inúmeras barreiras que sua saúde implicou, onde Jane Hawking tem papel fundamental, com todo seu amor, companheirismo e toda sua energia, sempre estando ao lado de Stephen, até mesmo em momentos que pareciam ser insuportáveis a qualquer pessoa do ponto de vista emocional, físico e psicológico. Esse livro me tocou e me fez refletir muito. Recomendo muito a leitura!