Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Clau Melo 20/05/2023

Tenso e intrigante...
Literatura americana, 2013/2014. Suspense. Releitura.
Tenso e intrigante. Merece ser adaptado.

Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

Bruna 30/06/2023

Filme Noturno
A experiência de ler esse livro foi única. O livro é muito imersivo e eu me vi dentro da história logo no início.
A leitura foi muito rápida e frenética em alguns pontos. Muito melhor do que minhas expectativas!

Cacau 02/07/2023

Soberano. Mortal. Perfeito.
Palavras-chave: investigação, drama, família, sétima arte, mistério, sobrenatural, mort£

Eu, particularmente, amo essa temática de "celebridade reclusa com uns boatos cabulosos aí". Então, fiquei rapidamente envolvida com a mística ao redor do famoso e misterioso diretor Cordova. E, devo dizer, que o próprio é a ponto alto do livro. Ou, pelo menos, toda a mitologia de si e de seus filmes. Já digo aqui que preferia que o livro fosse sobre isso, e não, teoricamente, sobre a sua filha.

Ashley acabou sendo somente um detalhe, um ponto melodramático na trama. Eu, ao menos, não senti o impacto da personagem. Ao meu ver, soaram forçadas as referências a personagem.

'Filme Noturno' tem um bom início, mas se perde lá do meio para o final do enredo. Inclusive, acho que a autora aproveitou um pouquinho mal os capítulos, o que fez o livro desnecessariamente grande. Vale ressaltar, também, que as personagens sofreram do mesmo. Nora, do trio investigador, foi a que mais se destacou, para mim, mas poderia ter tido ainda mais profundidade, além de uma motivação plausível. Scott é o típico protagonista "ok". Hopper... só serviu basicamente para cobrir uma tramoia que a autora achou legal.

Enfim, mesmo pontuando algumas críticas, a experiência de ler 'Filme Noturno" me foi agradável. Devorei em três dias. Então, vale a leitura, principalmente para quem é leitor iniciante de livros com um quê misterioso e outro quê investigativo.
(e um quê sobrenatural, mas nem vou me estender muito sobre, já que... decepção, decepção)

Alexia 01/08/2023

Filme Noturno ? Marisha Pessl

Um repórter investigativo em um thriller cujas páginas mais parecem um telão de cinema, Pessl transmite em sua obra a mais pura essência de um filme de suspense dos anos 80, tanto em narrativa quanto em profundidade. Scott McGrath se vê em um dilema que transita entre o pessoal e o profissional enquanto investiga a morte da jovem filha de um grande cineasta do terror, Stanislas Cordova, dono de uma sombria reputação e fruto de um forte rancor sentido por McGrath, que teve a reputação arruinada por ele.

McGrath se mete nessa missão dizendo que o principal motivo seria restabelecer sua reputação, mas na realidade era fruto de mais uma obsessão de trabalho que o faz dissociar da sua própria vida. Ele atinge seus limites, os ultrapassa ao ponto de deixar o leitor cansado, pesado e frustrado como ele. Um personagem bem construído, cheio de medos e paranoias, que definitivamente não sabe a hora de parar, levando a investigação a um patamar absurdo devido aos devaneios que o tomam, além dos sentimentos dos personagens ao redor que reverberam sobre ele.

A atmosfera nebulosa criada por trás do personagem Cordova é surreal. Por vários momentos me vi sentindo uma vontade absurda de assistir aos filmes dele, mesmo sabendo que não existem. A cada menção ao seu nome era como se ele estivesse ali, mesmo sua presença sendo quase inexistente no livro. Cada aspecto que o envolvia era devorável, fascinante e arrebatador. Um personagem marcante e forte, que passa a sensação de que pode ser uma figura real, o tipo de personalidade que atravessa e muda as pessoas à sua volta, tal como Evelyn Hugo.

Uma leitura imersiva, de perder o fôlego e capaz de projetar pensamentos por horas. Pessl tem uma escrita poderosa, que guia o leitor em um clima crescente de terror a uma conclusão caótica, causando um vívido questionamento da realidade. A progressão dos acontecimentos e a evolução dos personagens são atravessadores. Um livro longo e denso que não merece ser devorado. Sinta-se convidado a saborear, com moderação.

?A verdade sobre o que acontece conosco neste mundo está sempre mudando. Sempre. Nunca para. Algumas vezes nem mesmo depois da morte.? ? Cleo (Pessl, 2014, p. 439).

Uma nota especial para a edição física publicada pela editora intrínseca, que trouxe os elementos gráficos originais do livro com perfeição, fazendo a leitura ser ainda mais prazerosa. O projeto gráfico conta com inúmeros folhetos, matérias de jornais, recortes de conversas, fotografias, capturas de tela, sites, que fazem com que a leitura seja essencialmente feita no livro físico.

Beatriz 23/08/2023

Eu tentei ler Filme Noturno várias vezes, mas sempre deixava de lado, mas dessa vez jurei que seria diferente e engatei na leitura. Gostei muito da escrita e do desenvolver, mas conforme foi chegando ao final o livro foi me entediando, não gostei muito do final.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

moribolas 24/01/2024

Ousarei? Ousarei perturbar o universo?
Se últimos capítulos não existissem, eu não me importaria.

O livro é bom, a história misturando suspense, drama familiar, terror e ocultismo me animou. Mas a que custo? Nem tudo parece ser o que é, e tá tudo certo. Mas prolongar uma narrativa imensa com informações irrelevantes e deixar o final escancarado de tão aberto me chateou.

Eu sei, essas coisas acontecem e na maioria das vezes, te deixa pensativo por dias, meses e estranhamente anos, mas não foi o que aconteceu aqui.

Sinto que a autora se perdeu no caminho e ficou indecisa em dar apenas um final, então ela simplesmente deu as duas opções e como um bônus, deu uma terceira fazendo ser sua cartada final (que não foi nada legal).

Final aberto é uma coisa. Esse final foi literalmente um crime imperdoável!! Ele tinha tudo pra ser um livro incrível, mas não foi dessa vez.

Eloiza Castro 27/01/2024

Eu fiquei Obcecada! Filme Noturno escurece tudo a volta e te deixa preso a uma investigação que te permite participar. Numa edição belíssima, cheia de ?anexos? como fotos, cópias, prontuários, vamos desemaranhando fios até que todos eles estejam soltos e por fim presos. Te propõe uma reflexão da compreensão humana e uma perspectiva sobretudo sobre o que é obscuro. Uma leitura pra dizer o mínimo soturna, complexa e completa, não poderia ser menos que genial.

Samyra16 31/01/2024

Pensa em um livro que vc tem vontade de engolir?
É esse, cheio de detalhes muito importantes, mas sem igual!!!
Adorei cada linha kkkkkk
Embora tem um capítulo que quase da um livro kkkk

Pedro Aires 17/05/2024

Não precisava de tantas páginas. O mistério e o protagonista são bons. A dinâmica do protagonista com os dois amigos funciona bem, acho um trio carismático. Mas chega um momento que o enredo anda em círculos.