Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Rafael 14/06/2018

Bom livro
A trama do livro é boa e envolvente, disso não tem como negar. Sem falar que o modo como a autor o fez, com recortes de informações intercalados, semelhante a um dossiê jornalístico, contribui e muito pra imagem aterrorizante e cult que o livro quer passar. Já ouvi também que existe um site com mais informações ainda sobre esse livro, o que significa tudo ser um ponto estratégico da autora.
Porém...
O problema maior esta, creio, na sua estrutura. São mais de 600 páginas de história, o que é perigoso e não recomendado para um gênero policial (Thriller se preferir). Por causa disso, espere muita informação, páginas mais complexas e algumas outras arrastadas. Isso cansou e bastante, confesso, e talvez esse seja o principal motivo de tantos leitores acharem esse livro mediano. O que não é verdade.
Essa é a única ressalva que faço. Em geral, é um livro de 600 págs que poderiam ter no máximo 400.

Carolina 26/05/2018

Não é tão ruim, mas não me prendeu
Ok, não é um livro ruim, mas parecia não acabar nunca. É tão longo e tão cansativo que não deu. A vida é muito curta para perder tempo com livros mais ou menos.

Ronaldo 17/05/2018

O livro é narrado em primeira pessoa por Scott, um jornalista que teve sua carreira destruída devido a uma matéria difamatória contra o cineasta Stanilas Cordova, um homem envolto em mistério, cuja filha é encontrada morta num armazém abandonado, o que leva Scott novamente a se envolver numa investigação sobre essa família. Ele conta com ajuda de Hopper, um jovem traficante, e Nora, uma atriz mitonoma. Um trio impagável. Através de uma série de entrevistas com pessoas relacionadas aos Cordova, a vida de Ashley vai sendo reconstituída, formando uma trama intrigante, perigosa e macabra. E quando você acha que a narrativa ficará restrita apenas às "estranhezas" da jovem, o livro toma outro rumo. Depois de muitas perguntas, as respostas começam a surgir, pintando um quadro de extremo horror. E quando você acha que já sabe de toda a verdade, vem a autora e bagunça tudo novamente, dando outra explicação. Pra então no final... O livro só não entrou para meus favoritos porque em alguns momentos se tornou cansativo. Conforme a narrativa se encaminha para a reta final a autora fica mais prolixa. A cena de Scott em The Peake, perdido nos cenários dos filmes de Cordova chega a ser insuportável de tão tortuosa. Sem falar no final, que não é ruim, mas eu esperava mais. Mas nada disso desmerece o livro, são pequenos detalhes perto das incríveis sensações que tive durante a leitura. É impressionante como a autora conseguiu construir todo um mito em torno de Cordova, um personagem fabuloso que suga todos ao seu redor como um buraco negro, cuja obra revela os impulsos perversos que espreitam na alma humana, aguardando uma oportunidade de se manifestar.

Raquel.Faria 26/04/2018

Um livro quebra-cabeça!
Você pode enfrentar seu problema de duas formas: ou você encara de frente ou você conta uma história. Ashley resolveu ficar com a segunda opção. Eu li "Filme Noturno". Um thriller que não ofende tua inteligência.

site: https://trazumcappuccino.wordpress.com/2018/04/17/resenha-filme-noturno/

Aline221 18/02/2018

Um sólido 4 estrelas
Achei esse livro maravilhoso, me prendeu do início ao fim. Ouvi muita gente falando que o final ?explodiu a cabeça? deles e coisas do tipo. Infelizmente, foi o final que me fez dar 4 estrelas e não 5. Foi muito anti-clímax, esperava muito mais do final, mas no geral foi um livro muito gostoso de ler e o formato deixou tudo mais interessante. Recomendo muito!

@gugugb 07/01/2018

Wow!!
Nada menos que brilhante!!!

Gi 12/03/2017

Para quem gosta do gênero
Bom, é um livro com teor psicológico em alta. é extremamente envolvente. Você acompanha toda a trama com documentação em sites, da polícia e do próprio protagonista. O final surpreendeu por não existir, então sugiro a leitura para você tirar as suas conclusões.

Cláudia 08/02/2017

Terror das Minhas Noites: Filme Noturno
"Filme Noturno", de Marisha Pessl, Editora Intrínseca. Nas minhas breves lembranças, o ÚNICO livro que a história conseguiu invadir meus pesadelos. Nunca, nunca, nunca a história de um livro tinha se confundido com meus "doces e meigos" pesadelos.
Na leitura de "Filme Noturno", pela primeira vez, vi meus sonhos entrelaçados com o livro, é meio constrangedor dizer isso quando trabalho justamente com isso - dissecando sonhos e trabalhando através deles -, deveria, por experiência, separá-los, mas fui surpreendida com meus próprios demônios. É tenso!
Vi "Filme Noturno" fazer parte dos meus maiores pesadelos. Foram várias noites confusas entre meus fantasmas e os do livro.
Em uma noite fria de outono, a bela e jovem Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a suspeita seja de suicídio, o veterano jornalista investigativo Scott McGrath acredita que haja algo mais. O interesse de McGrath pelas estranhas circunstâncias que cercam a vida e a morte de Ashley não é gratuito. A garota é filha do famoso e recluso diretor de filmes cult de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, foi o responsável por virar a vida do jornalista de cabeça para baixo.
Para McGrath, mais uma morte nessa família poderosa, mas aparentemente amaldiçoada, não deve ser só coincidência. Apesar de muito ter sido escrito sobre os filmes sombrios e perturbadores de Stanislas, pouco se sabe sobre o cineasta.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, McGrath, com a ajuda de dois jovens que conhece no início da investigação, é cada vez mais atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Cordova. Mas, se da última vez que chegou perto de expor o diretor, McGrath perdeu seu casamento e sua carreira, dessa pode acabar perdendo mais ainda.
Uma história que impulsiona seus mais sombrios instintos, e gosto disso! Gosto muito! Uma viagem breve - afinal, li em três dias - e sombria onde nada é o o que parece. Costumo desconfiar logo de cara do desenrolar da história, e na maioria das vezes, acerto! mas desta vez fui e vim inúmeras vezes, me confundindo nas minhas próprias afirmações, acho que foi isso que invadiu meus sonhos e me assombrou - a incerteza! (análise pura de uma analista!)
O final pode deixar brechas para uma continuidade, não sei. Tomará. Ia me esbaldar nessa viagem, sem "olhares" de constrangimento. AMOOOOOO!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2015/09/terror-das-minhas-noites-filme-noturno.html

carolina.trigo. 03/01/2017

Um Livro Sem Pretensão de Assustar, Mas Que Consegue!
Como falar desse livro sem me exaltar e dar muitos spoilers? Difícil, porém necessário! Quando coloquei no começo do ano, "Filme Noturno", Editora Intrínseca, da Marisha Pessl, no meu desafio, não esperava nada do que encontrei ao ler.
A narrativa é muito ágil e composta por recordes de jornais, páginas de Internet, relatórios policiais e bilhetes manuscritos. A editora está de parabéns! Que trabalho magnífico eles fizeram com esse livro.
Durante uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia ache que ela se matou, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo a mais nessa história. Porém, tem mais coisa no meio do caso do que simplesmente um suicídio: Ashley é filha do famoso diretor de filmes de terror, Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de 30 anos, e que no passado teve um papel trágico na vida de Scott.
Impulsionado por vingança e curiosidade - que por sinal, muitas pessoas tem um certo fanatismo por ele, por esse desconhecido - o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou (ou tentou chegar) perto do diretor, McGrath perdeu o casamento e carreira. Dessa vez pode perder muito mais.
Sério, que maluquice essa história! Parece ser um simples livro de investigação, mas a autora consegue deixar o leitor com muito medo (imaginem eu, que sou cagona, com o medo multiplicado, rsrs). Ela cria uma atmosfera de suspense que eu nunca tinha visto em outro livro. Tem histórias de terror que tem como objetivo te deixar com medo, e muitos não chegam nem perto. Filme Noturno não tem essa pretensão, mas conseguiu me deixar sem dormir!
Além dessa boa construção do suspense pela autora, a escrita dela nos deixa a impressão de que realmente estamos assistindo a um filme. Pois ela é bem fluída e ela dá umas quebras na narrativa, muito usado em longa-metragens, principalmente os do gênero suspense e terror. Com o diferencial de nos deixar achando que o Cordova existe de verdade. Muitas vezes você tem que parar a leitura e se lembrar que aquilo é tudo ficção.
Por causa de todos esse aspectos e vários outros que não dá para citar, só lendo para entender, esse seria um livro que facilmente daria para adaptar para as telonas. Talvez virasse um filme mais longo, ou tivesse que ter uma continuidade, um segundo filme - mas daria muito certo.
Quando acabei de ler, o final não tinha me agradado muito, porém depois eu parei para pensar e faz total sentido. Talvez não seja O final que o leitor espere, mas acho que ela terminou do melhor jeito possível. E como eu adoro ver críticas em tudo que eu leio, ainda digo que é uma crítica a esse mundo da fama e do que se cria envolta dele.
Os personagens são bem construídos e talvez você não se apegue no começo (até por volta da metade do livro) pelo McGrath, mas depois dá muita dó dele. Os outros dois personagens que irão aparecer e serão muitíssimo importante, o Hopper e a Nora também, são personagens bem interessantes. Eu particularmente gostei bastante da Nora. Já o Hopper te deixa com uma interrogação pairando durante toda a leitura. Outras presenças importante, mas que não aparecerão fisicamente é o Stanislas e a sua filha, Ashley - apesar de não vermos eles em nenhum momento, a presença deles ao serem citados ou somente por causa da atmosfera, torna eles tão principais quanto os já citados. E posso dizer que esses dois dão medo, viu!
Apesar de suas 620 páginas, a leitura flui muito rápido e te prende de um jeito que poucos escritores conseguem fazer. Digo facilmente que esse livro entrou nas minhas leituras favoritas do ano e se a autora um dia publicar algo novo e que chegue aqui no Brasil, com certeza vou ler.
Ela tem um outro livro já traduzido mais antigo que esse, que se chama "Tópicos Especiais em Física das Calamidades". Não sei se esse em particular eu tenho vontade de ler, até porque as críticas já são um pouco mais negativas e o nome não chama muito a atenção. Não é nada acadêmico, pela sinopse, mas não sei... Tenho como prova de que o título não é nada por causa do "A Solidão dos Números Primos", que é um livro muito bom!!! Mas esse nem mesmo a sinopse não me interessou muito.
Uma ÓTIMA indicação para quem gosta desse tipo de história e posso dizer sem nenhum medo que ela vai te pegar desprevenido e te deixar com um "medinho". Talvez vocês não durmam à noite com tanta facilidade...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-sem-pretensao-de-assustar-mas.html

Ge 20/12/2016

Ousarei?
Até que ponto vai a realidade e começa a imaginação?
Até que ponto vai a imaginação e começa a realidade?

Ana Lima 15/09/2016

Filme Noturno foi o primeiro livro que concluí em 2015, e já comecei o ano com uma das leituras mais pesadas e longas que já fiz. Quando recebi o e-mail com os lançamentos de novembro da editora Intrínseca, meu interesse por esse thriller foi imediato, e sabia que viria uma história muito diferente por aí.

Tudo começa com a misteriosa morte de Ashley Cordova. Ashley era filha de um dos diretores de cinema mais controversos e misteriosos que já existiu - Stanislas Cordova. Com filmes que mesclam pitadas de Lars Von Trier, Hitchcock e tudo de mais bizarro que pode ser encontrado na história do cinema, o diretor vive isolado em uma gigantesca propriedade cercada por lagos e florestas, e sua aparência é um segredo que poucos conhecem, já que suas aparições são raras e sua última entrevista foi publicada há mais de 10 anos.

Scott McGrath é um jornalista investigativo que teve sua carreira arruinada ao se meter com o cineasta. Há alguns anos, instigado por toda a nuvem negra que cercava a história de Cordova, Scott iniciou um trabalho de pesquisa sobre sua vida e obra. Seus problemas começaram quando recebeu uma ligação do suposto motorista de Cordova, denunciando certos comportamentos estranhos dele. O jornalista então vazou a história para a imprensa, e acabou tendo de pagar uma fortuna por difamação e danos morais.

Com a morte de Ashley, Scott volta a sentir que há algo de muito errado com a família Cordova, e seu interesse por pesquisar o assunto mais a fundo volta como um furacão, virando sua vida de cabeça para baixo. A partir disso, começa uma investigação por conta própria para descobrir o que levou Ashley a supostamente se suicidar.

Logo no começo de sua jornada, o jornalista encontra duas pessoas que serão muito importantes na investigação: Nora, a última pessoa a ver Ashley com vida, e Hopper, que descobre-se ter um passado intrigante com a vítima. Ambos passam a ser companheiros número um de Scott na investigação, que se embrenha por caminhos obscuros e cada vez mais intrigantes.

A história passa por clínicas psiquiátricas, prédios abandonados, festas secretas, lojas de antiguidades, estúdios de tatuagem, um site secreto criado pelos Cordovitas - os fãs mais lunáticos de Cordova - para discutir as obras do diretor, sessões secretas e fechadas de seus filmes... Até magia negra é envolvida na trama!

Esse foi um dos livros com mais reviravoltas e passagens inesperadas que já li. A cada capítulo um novo elemento era adicionado à história, misturando o caso da morte de Ashley com as histórias bizarras dos filmes de Cordova. Passei o livro todo com as mesmas dúvidas dos personagens, e me sentia parte da investigação também. Em nenhum momento tive qualquer suspeita de como o livro acabaria - e realmente fui surpreendida (não de uma maneira positiva, mas como a Cássia do Procurei em Sonhos citou: o livro teve o final que merecia).

Quero destacar todo o trabalho de diagramação e edição do livro. Mais uma vez, a editora Intrínseca nos dá um presente a cada página virada. A começar pela capa - a fotografia da mulher de vermelho é completamente compatível com a história, além de ser maravilhosa. As letras da capa receberam um efeito holográfico lindo, lindo, lindo. Com certeza uma das melhores capas que tenho na minha estante.

Além disso, toda a trama é construída com documentos, fotos, e-mails, laudos médicos... E tudo isso está devidamente reproduzido no livro, não em forma de texto, mas num trabalho gráfico que com certeza nos aproxima da história.

Filme Noturno foi o primeiro livro que me fez fechar suas páginas durante a madrugada com medo de apagar as luzes na hora de dormir! Indico a leitura e, principalmente, deixo a dica de quem puder adquira o livro. O trabalho gráfico feito nele merece ser guardado e admirado sempre que possível.

site: www.poesiadestilada.com

Ana 30/08/2016

Simplesmente maravilhoso.
Eu amei, ele é muito bem escrito, com um enredo envolvente e surpreendente, foi com certeza foi a minha melhor leitura desse ano e foi direto para o topo da minha lista de mais queridos! Super recomendo.