Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Ana 30/08/2016

Simplesmente maravilhoso.
Eu amei, ele é muito bem escrito, com um enredo envolvente e surpreendente, foi com certeza foi a minha melhor leitura desse ano e foi direto para o topo da minha lista de mais queridos! Super recomendo.

Ge 20/12/2016

Ousarei?
Até que ponto vai a realidade e começa a imaginação?
Até que ponto vai a imaginação e começa a realidade?

carolina.trigo. 03/01/2017

Um Livro Sem Pretensão de Assustar, Mas Que Consegue!
Como falar desse livro sem me exaltar e dar muitos spoilers? Difícil, porém necessário! Quando coloquei no começo do ano, "Filme Noturno", Editora Intrínseca, da Marisha Pessl, no meu desafio, não esperava nada do que encontrei ao ler.
A narrativa é muito ágil e composta por recordes de jornais, páginas de Internet, relatórios policiais e bilhetes manuscritos. A editora está de parabéns! Que trabalho magnífico eles fizeram com esse livro.
Durante uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia ache que ela se matou, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo a mais nessa história. Porém, tem mais coisa no meio do caso do que simplesmente um suicídio: Ashley é filha do famoso diretor de filmes de terror, Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de 30 anos, e que no passado teve um papel trágico na vida de Scott.
Impulsionado por vingança e curiosidade - que por sinal, muitas pessoas tem um certo fanatismo por ele, por esse desconhecido - o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou (ou tentou chegar) perto do diretor, McGrath perdeu o casamento e carreira. Dessa vez pode perder muito mais.
Sério, que maluquice essa história! Parece ser um simples livro de investigação, mas a autora consegue deixar o leitor com muito medo (imaginem eu, que sou cagona, com o medo multiplicado, rsrs). Ela cria uma atmosfera de suspense que eu nunca tinha visto em outro livro. Tem histórias de terror que tem como objetivo te deixar com medo, e muitos não chegam nem perto. Filme Noturno não tem essa pretensão, mas conseguiu me deixar sem dormir!
Além dessa boa construção do suspense pela autora, a escrita dela nos deixa a impressão de que realmente estamos assistindo a um filme. Pois ela é bem fluída e ela dá umas quebras na narrativa, muito usado em longa-metragens, principalmente os do gênero suspense e terror. Com o diferencial de nos deixar achando que o Cordova existe de verdade. Muitas vezes você tem que parar a leitura e se lembrar que aquilo é tudo ficção.
Por causa de todos esse aspectos e vários outros que não dá para citar, só lendo para entender, esse seria um livro que facilmente daria para adaptar para as telonas. Talvez virasse um filme mais longo, ou tivesse que ter uma continuidade, um segundo filme - mas daria muito certo.
Quando acabei de ler, o final não tinha me agradado muito, porém depois eu parei para pensar e faz total sentido. Talvez não seja O final que o leitor espere, mas acho que ela terminou do melhor jeito possível. E como eu adoro ver críticas em tudo que eu leio, ainda digo que é uma crítica a esse mundo da fama e do que se cria envolta dele.
Os personagens são bem construídos e talvez você não se apegue no começo (até por volta da metade do livro) pelo McGrath, mas depois dá muita dó dele. Os outros dois personagens que irão aparecer e serão muitíssimo importante, o Hopper e a Nora também, são personagens bem interessantes. Eu particularmente gostei bastante da Nora. Já o Hopper te deixa com uma interrogação pairando durante toda a leitura. Outras presenças importante, mas que não aparecerão fisicamente é o Stanislas e a sua filha, Ashley - apesar de não vermos eles em nenhum momento, a presença deles ao serem citados ou somente por causa da atmosfera, torna eles tão principais quanto os já citados. E posso dizer que esses dois dão medo, viu!
Apesar de suas 620 páginas, a leitura flui muito rápido e te prende de um jeito que poucos escritores conseguem fazer. Digo facilmente que esse livro entrou nas minhas leituras favoritas do ano e se a autora um dia publicar algo novo e que chegue aqui no Brasil, com certeza vou ler.
Ela tem um outro livro já traduzido mais antigo que esse, que se chama "Tópicos Especiais em Física das Calamidades". Não sei se esse em particular eu tenho vontade de ler, até porque as críticas já são um pouco mais negativas e o nome não chama muito a atenção. Não é nada acadêmico, pela sinopse, mas não sei... Tenho como prova de que o título não é nada por causa do "A Solidão dos Números Primos", que é um livro muito bom!!! Mas esse nem mesmo a sinopse não me interessou muito.
Uma ÓTIMA indicação para quem gosta desse tipo de história e posso dizer sem nenhum medo que ela vai te pegar desprevenido e te deixar com um "medinho". Talvez vocês não durmam à noite com tanta facilidade...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-sem-pretensao-de-assustar-mas.html

Vivi 13/11/2018

Lido ( 86)
Sinopse: Com uma narrativa ágil, pontuada por recortes de jornal, páginas da internet, relatórios policiais e bilhetes manuscritos, Filme Noturno é um thriller que mantém o leitor preso até a última página.
Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.
***** Era pra ser mais um triller, um suspende mas não Marisha Pessl fez muito mais que isso incluiu um terror e muitas outras coisas mais e como resultado .... a vontade de devorar livro.
É uma história que vai muito mais elem do que se possa esperar. Mas não posso negar que quasee la próximo ao final ele desacelera e perde um pouco a pegada mas, o final é muito bacana e responde à todas as questões de uma forma magistral.
Entenderam né, que adorei !!!!
Não dá para escrever muito sobre esse livro você tem que ler e sentir toda a essência que a autora quer nos passar.

Caroline.Rota 08/01/2019

Ótimo mas não como eu esperava
Gostei demais desse livro, mas teve muita coisa nesse livro que me incomodou. Tive a impressão varias vezes que ali já podia ser o final é aí a autora de alguma forma queria reanimar e jogar algumas coisas no ventilador sendo que algumas não eram realmente necessárias. Outra foi que o final, já que já estávamos ali mesmo, não precisava ter sido tão desesperado, por que não contar afinal a conversa do Scott com Cordova?
Tirando isso, foi uma leitura extremamente prazerosa. A autora conseguiu desenvolver um mundo muito interessante esse de Córdova e seus filmes
Morcegos Literários 06/03/2020minha estante
Oiii tem interesse em me vender???

Mônica Gonçalves 27/01/2019

Um bom passatempo, leitura fácil, escrita básica. A parte mais legal é ficar imaginando os filmes do Cordova...

Kath 09/03/2019

Livo Incrível, vale muito a pena ler!
"O fato de as pessoas atualmente não aprenderem, serem fracas, medíocres, tão apáticas quanto a esse presente da vida como se tudo não passasse de um mero comercial da Pepsi; não o culpo por se recolher. Você tem visto o mundo atualmente, McGrath? A crueldade, a falta de vínculos? Se você é artista, estou certo de que não pode deixar de pensar para que serve tudo isso. Estamos vivendo mais, estabelecendo laços sociais com as nossas telas, e nosso poço de sentimento fica mais raso. Logo não passaremos de uma piscina formada pela maré, depois um dedal de água e então uma microgota." (Filme Noturno, p. 71)

Me interessei para ler Filme Noturno por causa da chuva de recomendações que o livro tem e não é nada atoa. Na história nós conhecemos o jornalista investigativo Scott McGrath, um homem cujo trabalho está praticamente acabado por causa de um comentário infame sobre um prestigiado diretor de cinema chamado Stanislas Cordova. Isso não lhe rendeu apenas a perda do emprego, mas do casamento e da sua filha Sam que ele só vê em fins de semana programados.

Contudo, a vida está prestes a presentear Scott com uma oportunidade quando a filha de Cordova, Ashley, aparece morta em um galpão aparentemente suicídio embora o jornalista se recuse a acreditar nisso e suspeita que a jovem foi assassinada. Em especial porque, noites antes, Ashley apareceu para ele como um fantasma. Descobrir a verdade sobre a morte da garota prodígio lhe daria a chance de cavar o passado de Cordova e obter de volta a confiança do público que perdeu.

Enquanto usa todos os meios para descobrir os últimos passos de Ashley Cordova, entram no seu caminho Nora, uma garota praticamente sem teto que sonha ser atriz, e Hoper, um garoto problemático que, aparentemente, tem alguma relação com ela, mas se recusa a dar detalhes. Porém, quanto mais avança na investigação com os dois jovens à tiracolo, mais a corda de Stanislas aperta em volta do seu pescoço. Como um carrasco fantasma, o misterioso diretor de filmes de terror parece perseguir e assombrar o jornalista.

Viajando pelos últimos dias da garota, as possibilidades a respeito de Ashley enveredam por caminhos sombrios, envolvendo ocultismo, cultos satânicos, maldições e até mesmo sacrifício humano. Seria possível? O mundo obscuro de Cordova leva Scott a mergulhar em seus filmes e, aos poucos, deixar para trás sua sanidade. O jornalista fica de tal modo obcecado com sua matéria que atravessa o mundo da ficção criada pelo diretor, o ceticismo que outrora guiava seus passos e a realidade que conhecia. Mas em meio a essa jornada, Scott corre o risco de perder muito mais que apenas a razão para conseguir respostas à matéria da sua vida e mesmo apesar disso ele está mais que disposto a ir até o fim.

Eu juro que não sei como falar desse livro. Nada do que eu diga vai chegar nos pés da experiência de lê-lo. Tudo é montado de uma forma tão real que a gente chega a esquecer que é um livro e começa a imergir no filme noturno de Cordova no qual Scott é preso pelas ruas sombrias e sujas de Nova Iorque. A diagramação também é um aditivo que corrobora com tudo isso, foi magistral a concepção da arte desse livro, os documentos e os detalhes tão minimamente planejados influenciam nossa mente a crer que aquela história é real e, vez ou outra, você se pega no google pesquisando coisas que não existem na realidade. O mérito também vai para o poder criativo de Pessl, Cordova foi concebido de tla modo que é impossível não acreditar que ele era apenas fictício, li poucos livros que me puxaram dessa forma para dentro da história.

Se posso dizer algo sobre Filme Noturno é: leia. Apenas adentrando o mundo real de Pessl você vai conseguir entender os limites da criação e a manipulação da realidade de forma tão magistral. Está, com certeza, na lista dos melhores livros que já li. Mais que recomendado.

Cabral 28/09/2020

Achei absurdamente genial Filme Noturno, pois prende o leitor e o arrastar para aquele centro de mistério e medo, o desenlace que Marisha Pessl deu ao livro ao apontar duas versões para a solução do caso, foi brilhante, encontra partida, ao seguir narrando ela chegou a confundir o leitor e deixar aberto demais o final, ou seja, faz com que haja duas possibilidades e ao leitor compete escolher qual prefere. É muito deprimente saber que nunca saberei completamente o verdadeiro final, ou melhor, o que a autora acha mais correto

Jay 15/06/2021

Premissa boa mas muito enrolado
A ideia é boa, eu não vou negar. A execução dela é que poderia ter sido melhor.

Após a morte de Ashley Cordova, filha do lendário diretor de cinema Stanislas Cordova, o jornalista Scott McgGrath entra em cena para investigar o suposto suicídio. Tendo já tido muitos problemas ao lidar com Cordova uma primeira vez, McGrath se vê obrigado a, mais uma vez, mergulhar na vida do diretor para descobrir a verdade.

A história é interessante e realmente faz você ficar curioso para saber o que exatamente está acontecendo. Mas tudo demora tanto tempo pra engatar, mas tanto tempo, que eventualmente o leitor fica cansado com um desenrolar tão enfadonho. Talvez eu esteja exagerando, mas arrisco dizer que a história só engata mesmo da metade pra frente (e não estamos falando de um livro curto) e mesmo assim, com oscilações por volta dos 70-80% de leitura.

O desfecho é bem feito e a (suposta) revelação do mistério é até surpreendente, porém não compensam o cansaço causado pelos kilos de narrativa que poderia ter sido muito melhor condensada.

Não seria um livro de mistério que eu recomendaria, mas dou 3 estrelas pela ideia boa e pelos bons momentos da história.

Vinicius39 18/06/2021

Uma jornada bem legal
Foi uma empreitada pois o livro tem alguns altos e baixos mas tudo ficou tão bem amarradinho que nos resta apenas satisfação.

Narrativa pontuada no mistério e nos deixa com vontade de comer mais e mais capítulos.

Ane 25/08/2021

Inesperado
A leitura não foi maravilhosa, mas te prende de uma forma que faz você não querer parar de ler até descobrir tudo

caua 13/11/2021

E um livro grande
Que tem um mistério bastante interessante No começo e também tem uma vibe meio de terror, mas que no final tudo e explicado.

Karol 14/01/2022

Filme noturno tem uma ambientação perfeita do mundo cinematografico, com cenas dignas de filmes te terror, mas o que norteia o livro é uma investigação jornalística, juntando esses dois ambientes, tem personagens carismáticos e apaixonantes, gostei muito, muito bem ambientado e com toque critico.