Apenas Um Dia

Apenas Um Dia Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Dia

Luciano Otaciano 29/06/2021

Livro muito bom, mas não espere mais que isso!
Esse foi um daqueles livros que agarram o leitor logo na primeira página. A proposta de largar tudo pro alto, fazer uma “loucura” por um dia e, simplesmente, viver o que a vida tem para oferecer é tentadora e praticamente todo mundo já passou por um momento assim. É aí que conhecemos a jornada de Allyson, uma jovem bem tranquila, que sempre foi uma filha exemplar, uma aluna exemplar, sem muitas surpresas, sempre seguindo as regras… Eis que, ao final de um excursão de formatura pela Europa, ela esbarra com um holandês charmoso e de espírito livre que a convence a ir para Paris com ele por um dia. Vamos acompanhar, então, um dia na vida dessa garota com um cara que ela acabou de conhecer, numa cidade apaixonante que ela nunca visitou e com poucos euros no bolso. O pesadelo de qualquer mãe ou pai, o sonho de (quase) todo jovem. É encantadora a forma como Gayle Forman cria o ambiente, a personalidade dos dois (principalmente de Allyson), os conflitos de dois turistas aproveitando um único dia juntos numa cidade com tanto para ver e absorver. Realmente, a escrita da autora tem uma melhora absurda de, por exemplo, Se Eu Ficar (mais sucesso de Gayle, que até teve uma adaptação para as telonas) para Apenas Um Dia. Allyson é uma personagem muito real e fácil de se identificar. Se você foi o nerd da época da escola, que preferia ficar em casa fazendo qualquer coisa à ir numa festa beber ilegalmente, 99% de chances de se ver na personagem. Os medos, as expectativas para o futuro, as dúvidas são todas muito pertinentes e conversam bastante com a fase de fim do ensino médio e início da faculdade. Essa vontade de ser uma versão melhorada de si mesmo, mostrar-se diferente para novas pessoas que ainda não te conhecem, mas ao mesmo tempo sem perder sua essência é uma grande preocupação dessa idade e Gayle Forman conseguiu passar isso para sua personagem com maestria.
Mas é claro que tudo que é bom dura pouco… Depois dessa aventura inusitada somos jogados na vida da Allyson universitária, já um ano depois dos acontecimentos daquele dia. E é aí que tudo começa a ficar muito melhor. Embarcamos numa jornada de autoconhecimento e discussões sobre o sentido da vida e a consequência das escolhas que fazemos. A jovem se vê perdida num curso que não sabe se é o que realmente quer para sua vida, ainda pensando naquele dia em Paris ao lado de um completo desconhecido, tendo algumas desavenças com os pais super controladores e com a melhor amiga de infância. Novas amizades surgem, novas oportunidades também e Allyson percebe que precisa tomar as rédeas de sua vida e, quem sabe, mudar o rumo de sua história. Não vou falar muito mais que isso para que você possa aproveitar a história em sua experiência completa e, para não soltar spoiler. Porém, preciso dizer que, ao criar diversas teorias e expectativas sobre o final que (para mim) seria o ideal, acabei me frustrando um pouquinho. Contudo a obra é excelente. Recomendo! Em resumo, APENAS UM DIA é um livro muito bom de ser desbravado, principalmente se você o ler sem altas expectativas, uma vez que, a experiência pode se tornar uma grande frustração, ou não dependendo do grau de expectativas que o leitor coloca na obra. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Thaís 17/06/2021

"As pessoas que fingimos ser já estão dentro de nós!"

Talvez seja um momento meu, mas a identificação com Ally em seu conflito em ser achar encontrar se conecta com meus sentimentos.

Um livro encantador, ansiosa para ler o desfecho!

Lala 17/06/2021

Amei
Uma leitura que te prende, li sem parar a parte 1, mas como todo bom livro existe uma reviravolta, fiquei bem puta com oque aconteceu mas amei o final!

letty biachi 29/05/2021

se esse livro fosse melhor, seria a trilogia before (filmes)
até a metade desse livro, a história realmente se passa em um dia, e foi perfeito, quem não queria viajar pra europa e viver um romance assim? mas depois disso, não sei, acaba ficando meio enrolado e não empolga muito, mas claro, tem partes que salvam, tipo as aulas de francês dela, mas em compensação tem outras lá pro final que fazem o willem parecer uma pessoa completamente diferente que te deixa na dúvida se e ainda é o mesmo pelo qual você (e a protagonista rs) se apaixonou.

Kaike 28/05/2021minha estante
Esqueci de acrescentar que eu também não gostei das falas em francês, poderia ter pelo menos a tradução pra ter uma base do que tá sendo lido, muitas vezes é dito oque eles falam, mas muitas vezes também não.
Isso deixou mais chatinho e cansativo.

Natália 23/05/2021

Entendo que seja um livro enriquecedor em alguns aspectos, mas não rolou para mim. Achei fraco, muito lento, romance pouco convincente e tedioso na maioria das vezes. Zero vontade de ler o livro dois, infelizmente.

Marí Amo 17/05/2021

Terminei chorando
Inesquecível. Acabou comigo. Terminei chorando e ainda amei. É sério me destruiu pra sempre e ainda assim, amarei pra sempre e mais um dia.

Sam 17/05/2021

Paixão e aventura
Foi a primeira leitura que me fez engolir o livro! A história super engaja o leitor e deixa com o gostinho de quero mais. Will e ?Lu? são dois personagens muito diferentes mas que ao mesmo compartilham de lutas internas. O romance traz a emoção de um amor jovem e aventureiro, com um cenário diverso e romântico de Paris e mais algumas cidades da Europa. Quem não ficou com vontade de fazer um mochilão e experienciar um amor de verão depois desse livro?

Joyce Adrielle 17/05/2021

Auto-descoberta
Esse livro foi uma indicação que peguei nas lives da editora Arqueiro. Lembro vagamente dos apresentadores contarem sobre a viagem emocionante que Lulu e Willien tiveram em Paris e todo o desenrolar - sem spoilers.

E fiquei completamente apaixonada só pela leitura de um trecho do livro realizada por um dos apresentadores e já sabia o que faria quando terminasse a live: compraria os livros.

Não me arrependo! Nossa, cada vez que terminava um capítulo e começava outro só pensava "preciso saber se eles ficam juntos" e "vou ler só mais um capítulo". A história me encantou de uma forma que li o livro em 24h.

Gostei. Principalmente porque você percebe que o livro é uma auto-descoberta da Allyson, principalmente em sair da sua zona de conforto (eu quero sair da casa dos meus pais e não estou com coragem) e me vi nos pensamentos da Allyson.

E quer saber mais? Recomendo a história.

littlebird022 16/05/2021

amei amei amei amei amei gayle formam não erra nunca nunca li um livro ruim desse mulher li esse em apenas um dia e imediatamente comecei a continuação

Gleiciane.Aline 06/05/2021

Apenas um dia
Não foi um livro que gostei de ler e só não abandonei porque não gosto de abandonar livros sem ler. Achei ele super lento, e que a Alysson foca toda a sua história no Willem. Até demais. Apesar de em algum momento da minha vida já ter amado clichês, ou eu desacostumei, ou acordei pra realidade ou parei de gostar de romances mesmo kk o livro só prende no final, por dar aquele gostinho de "quero saber que fim teve" e ainda assim ficou muito em aberto. Enfim, não me valeu a leitura.

duda 30/04/2021

LEIAM ESSE LIVRO!!!!!!!
Eu amo livros sobre viagens sobre o protagonista se aventurando por aí e esse tem uma história incrível sobre descobertas, sobre amor, sobre o mundo. é um livro incrível que as pessoas PRECISAM LER!!!!! Sério, leiam esse livro, de coração, vocês vão se apaixonar pelos protagonistas, por viagem e pela vida.
sério, podem colocar na lista de vcs, não vão se arrepender!!!!!

duda 30/04/2021

LEIAM ESSE LIVRO!!!!!!!
sério, podem colocar na lista de vcs, não vão se arrepender!!!!!

Rach 30/04/2021

QUE SURTO
Relação de amor e ódio com o livro e com o Willem (se você ler, acho que vai concordar comigo). Mas realmente me senti viajando pela Europa junto com a protagonista, e foi muito possível sentir as mesmas emoções que ela. Senti como se estivesse nos mesmo lugares que a Allyson, achei isso sensacional.
Tiveram horas que eu senti como se estivesse lendo uma fanfic, mas foram momentos curtos isso, a leitura sempre volta a ficar interessante. Não posso negar que tem umas partes que parecem um tanto quanto ?fora da realidade?, mas a gente aceita porque cada página que passa o trama fica mais interessante.
Dee perfeito!!! (o único spoiler que eu vou dar).
Adorei a construção dos personagens, as histórias de cada um explicam muito sobre quem eles são e quem eles vão se tornando durante a narrativa. O livro aborda bastante relações familiares e amizades, com algumas reflexões bem importantes inseridas de uma maneira sutil.
Em geral, eu gostei bastante, vale muito a pena toda a viagem que o livro nos proporciona. O crescimento pessoal da Allyson é muito bonito de se acompanhar e é um livro que faz dar vontade de viver a vida.
Eu realmente preciso de respostas agora.