Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Rogersique 19/12/2023

Comecei sem pretensão
Comecei a leitura sem saber nada sobre o livro, apenas vi em uma página de Instagram americana, pequena e embarquei.
Eu amei esse livro.
O autor conseguiu demonstrar a brutalidade humana em diversas esferas.
Começa futurista e vai pra um ar medieval que me agradou demais.
Vivi com o personagem principal, a sua jornada.

Mariana113 17/12/2023

Pqp...
Vai ter spoiler heim

No começo a gente ver e acha que apenas os vermelhos se fodem no meio dessa merda toda, mas até mesmo os ouros são tratados como nada e praticamente "feitos" para se tornarem pessoas ruins, frias e sem sentimento algum além do desejo de vitória, glória, dinheiro e poder.

Sim, como na capa do livro mesmo diz, Fúria vermelha lembra muito Jogos vorazes, mas é um jogos vorazes mil vezes mais agressivo, nojento e cruel.

O mais importante nesse livro é você saber que ninguém, realmente ninguém, é mocinho ou mocinha. Não é como nos outros livros onde os protagonista são mocinhos que fazem uma ou duas coisas que os tornam ruins por breves segundos. Os personagens daqui são agressivos, fortes e que carregam muitas cicatrizes, dor, raiva, ódio e que não vão pensar sequer um segundo em fazer o que tem que ser feito para conquistarem o que querem.

São personagens que tem entre 16 e 18 anos, mas que a muito tempo não são mais crianças. ( um dos pontos que mais me chocou quando comecei a ler e o nosso protagonista já era casado com a ? #$%!& de 16 anos pq já era considerado mais que um homem ) e entender isso é muito bom, pois não irá se frustar igual eu que senti raiva do Derrow em algumas partes. O que me deixou frustada, mas mais triste do que tudo, foi ver o quanto o Darrow mudou e que ele nunca vai voltar a ser como q era antes ( literalmente )

Ele praticamente mudou o DNA e não era isso o que eu esperava. Eu esperava vingança, mas não que ele realmente virasse um ouro e apenas um vermelho de coração como ele mesmo disse. As mudanças foram extremamente necessárias, mas foi como uma facada no peito enquanto eu ia lendo e percebendo que o Darrow do começo morreu e nunca mais voltará a ser o mesmo tanto em aparecia quanto em atitudes, jeitos e outras coisas.

Mas como dito no começo, a gente acha que apenas os vermelhos sofrem todas as merdas, mas o buraco é muito, muitooo mais fundo. No começo achei que os ouros se achavam quase deuses ( e não que não se achem mesmo ) mas achei que eles protegiam os seus com unhas e dentes, mas adivinhem ? A coisa é bem mais embaixo quando se trata até mesmo dos ouros.

Eles matam seus próprios sangue por acharem que nasceram "fracos" demais. E como o Darrow mesmo disse ( pág. 181 ) que nem mesmo a família Bellona, a segunda casa mais importante entre os ouros, não foi capaz de proteger seu filho menos capaz. Achei que os ouros se tratavam como deuses e que ninguém poderia ferir eles ( nem mesmo eles entre si mesmos ) e só percebi mesmo isso quando o titus e aquele bando dele estruparam as meninas e todos, Todos ( inspetores, governadores e, acima de tudo, pais ) viram aquilo e não interferiram em nada pq se aconteceu foi pq elas mereceram. Ouros se transformaram em canibais, foram estrupados, torturados, literalmente esmagados, escravizados, mortos de formas cruéis e todos apenas assistiam.

No final é literalmente todo mundo que se fode pq não tem uma cor que sofre mais ou sofre menos, não tem vilão e muito menos mocinho. Se alguém ali não era fudido da cabeça pode ter certeza que ficou no final disso tudo

Só não dou 5 estrelas pra esse livro pq achei extremamente desnecessário terem matado o Pax por merda nenhuma e ainda terem deixado o Adrius vivo. Só queria a minha criança viva e feliz cra fiquei com um ódio tão grande que eu queria rasgar o livro no meio e gritar de raiva

E vamos admitir que o Darrow estaria na merda se não fosse o Sevro pq pqp q homem maravilhoso

Leiam esse livros pois é incrível, mas guardem dinheiro para psicólogo depois pq vão precisar

Tayná Rezende 16/12/2023

Perfeito para fãs de Jogos Vorazes
O livro é muito bom, traz reflexões fortíssimas acerca do comportamento e da natureza do ser humano em diversas situações. É repleto de ação o tempo todo e possui personagens bem complexos e cativantes.

O desenvolvimento do livro é bom, de modo que nos instiga a querer continuar lendo a cada fim de capítulo. Entretanto, apesar da escrita ser fácil, é um tanto chula e simplista, bem pobre. O autor usa o presente em primeira pessoa, algo que confesso ter me causado certo estranhamento.

O livro foi muito bom mas não gostei do final kkkkkk decepcionada.
Barreto31 27/03/2024minha estante
Essa trilogia está na minha lista, lendo sua resenha fiquei na dúvida se leio ou não ?

Tayná Rezende 27/03/2024minha estante
Não é que seja ruim, o livro em si é bom, mas eu esperava mais, haja vista o hype que o a saga tem (e a escrita infantil me pegou um pouco tbm kkkk). Eu parei no terceiro e honestamente não tenho interesse em ler os outros 3 finais, para mim valeu a pena e acabou na primeira trilogia (o final foi perfeito, tinha 0 necessidade de continuar).

Barreto31 27/03/2024minha estante
Hum, então vou aborta-lo da minha lista ? obrigado, Tayná!

Baabisss 16/12/2023

MEO DEOS
Comecei a ler Fúria Vermelha completamente perdida e por curiosidade, e MEU DEUS, que livro bom!!
A construção da sociedade no livro é parecido com o de Rainha Vermelha, e tem umas boas semelhanças. Mas para mim, esse livro foi melhor e me prendeu mais. Ver a mudança do personagens principal, se tornando mais forte e aprendendo a ser um dourado para completar sua vingança é instigante e não da vontade de parar de ler nunca.
Recomendo para quem gosta de algo mais fantasioso e guerra.

Raquel.Pessoa 14/12/2023

Incrível
Eu simplesmente estou apaixonada por esta história, é uma distopia muito bem escrita, que aborda vários assuntos importantes.
Já adquiri o segundo livro, aguardando chegar para dar continuidade, estou bem ansiosa.

Giovani 13/12/2023

Eu imaginava que gostaria do livro, mas ainda me surpreendi muito. A narrativa é super dinâmica, ela te prende e se retorce em diferentes caminhos. O autor brinca bastante com expectativas, entregando coisas que você espera ao mesmo tempo que distorce outras. Gosto como tudo já se inicia rápido, estabelecendo bem o personagem. Parte do meio do livro, ali na Prova, achei um tiquinho lento, mas compensou bem em como as coisas se desenvolvem. A mensagem da obra é clara, potente e pertinente. Ansioso pra ler as continuações.

Clarysse1 10/12/2023

Futuro distópico onde a humanidade colonizou Marte
Fúria Vermelha é o primeiro livro da trilogia Red Rising, que se passa em um futuro distópico onde a humanidade colonizou Marte e vive em uma sociedade dividida por cores. O protagonista, Darrow, é um Vermelho, a casta mais baixa e oprimida, que trabalha nas minas subterrâneas para tornar o planeta habitável. Ele acredita que está fazendo um sacrifício nobre pela sobrevivência da humanidade, até que descobre que tudo é uma mentira e que os Ouros, a elite dominante, já vivem na superfície em meio ao luxo e à tecnologia. Movido pela vingança e pela rebelião, Darrow se infiltra entre os Ouros para tentar derrubar o sistema e libertar o seu povo.

O livro é uma mistura de ficção científica, ação, aventura e política, com uma narrativa envolvente e surpreendente. O autor cria um universo rico e complexo, com uma mitologia própria e uma linguagem peculiar. Os personagens são bem construídos e carismáticos, cada um com suas motivações, personalidades e dilemas. Darrow é um herói imperfeito e humano, que enfrenta desafios, perdas, traições e dilemas morais. Ele não é o típico protagonista de distopias, que já tem uma consciência crítica desde o início, mas sim alguém que vai se transformando ao longo da história, aprendendo com seus erros e suas escolhas.

O livro também aborda temas como a desigualdade social, a manipulação, a violência, a lealdade, a amizade, o amor e a esperança. A trama é cheia de reviravoltas, tensão, emoção e humor. O ritmo é acelerado e viciante, com cenas de tirar o fôlego e momentos de reflexão. O final é impactante e me deixou ansiosa pela continuação.

Fúria Vermelha é um livro que merece ser lido por todos os fãs de ficção científica e distopia, pois é uma obra original, criativa, inteligente e fascinante. É um livro que faz pensar, sentir e torcer pelos personagens. É um livro que não decepciona e que supera as expectativas. É um livro que vale a pena.

Gabsreading_ 05/12/2023

"Mais afiado do que Vermelho, mais duro do que Ouro"
MEU DEUS O QUE FOI ESSE LIVRO!!!!!!!;
Simplesmente perfeito. Eu nunca vi um livro misturar tantos elementos (politicagem, distopia, sci-fy e fantasia) e conseguir ter um resultado tão incrível como esse.
Se você procura algo com uma vibe jogos vorazes só que com pessoas da Capital. Esse livro é para você, mas recomendo ler sem saber nada sobre a história, vai melhorar muito a sua experiência de leitura.

baracho.rodrigo 24/11/2023

?? ?
Perfeito, cada capítulo, cada personagem, não esperava tanto, por que não vejo falarem tanto dessa trilogia, mas já favoritei ?

"Acabei pendurado num cadafalso por causa da minha paixão e do meu pesar. Acabei na lama por causa da minha culpa. Eu teria matado Augustus na primeira oportunidade por causa da minha raiva. Mas agora estou aqui. Não sei nada acerca da história do Instituto. Mas sei que tomei o que ninguém mais tomou. E tomei com ódio e astúcia, com paixão e raiva."

Gustavo Carvalho 20/11/2023

O Ceifeiro
Comprei a trilogia Red Rising na Bienal pelas capas e pela sinopse, mas só agora peguei para ler. Achei o início do livro confuso, com muitas informações, nomes, personagens e lugares desconhecidos, que o autor quis ambientar para apresentar o seu universo de uma vez.

Após a introdução política e social, fica mais fácil acompanhar a narrativa de Darrow e seus dilemas (mesmo achando ele prepotente e, muitas vezes, burro). Apesar da pouca idade (16 anos quando a história começa), por ser um Vermelho, a casta mais inferior da sociedade de Marte, ele já passou por muita coisa, então carrega traumas e uma bagagem enorme. Contrapondo-se ao seu povo, somos apresentados aos Ouros, a nata social.

Ao conhecer os Filhos de Ares, um grupo revolucionário, Darrow descobre a mentira que os seus vivem, em prol dos mais privilegiados. E é aí que tudo muda. Depois de ser entalhado (digamos que recebe uma nova skin), ele se infiltra naquele grupo superior para mudar as coisas de dentro para fora.

Em dado momento, tudo se transforma numa espécie de Jogos Vorazes, com cenas de violência, assassinatos e muita tensão, além de menções que podem despertar gatilhos. Alianças são formadas, mas também desfeitas, romances não duram, mas permanecem, amizades (e lealdade) são postas em prova, planos e esquemas elaborados, e a sensação de injustiça prevalece do início ao fim. A humanidade não melhorou muito, além das aparências.

Enfim, Darrow é um personagem bem complexo, que precisa deixar sua bondade de lado e se tornar cruel para sobreviver, mas mantém sua moralidade, que o faz ter muitos questionamentos e reflexões. Dos personagens secundários, o que mais gostei for o Sevro. Também vale mencionar Pax e Mustang. A maioria eu só torci o nariz ou fiquei com raiva por ser hipócrita (Cassius, essa é pra você). Uma coisa é certa: Darrow fez muitos inimigos, e acho que ainda vai fazer muitos mais.

Dito isso, achei um bom livro, mas com algumas descrições um pouco bagunçadas e um final com resolução simples. Mesmo assim, estou ansioso pelo próximo.

Paula 20/11/2023

Que história boa, cheia de bons personagens. Só senti que algumas coisas e cenas poderiam ser mais bem detalhadas. Algumas coisas acontecem mto fácil pro protagonista. Também tem muitos termos que são jogados no livro como se tivesse um glossário (devia ter rsrs), muitas palavras inventadas...

Nathiê 16/11/2023

Que venham os próximos
O livro ?vale?: começo incrível, meio ruinzinho, final eletrizante.

A construção do mundo e personagens pros próximos livros foi feita e muito bem feita.

Não da pra aumentar a nota porque tem umas falas muito problematicas e porque não comprei que gte rica, poderosa, e que manda na porcaria toda simplesmente manda seus filhos pra escola da morte.

Vou continuar na saga.