A balada de Adam Henry

A balada de Adam Henry Ian McEwan

Resenhas - A Balada de Adam Henry

Maria.Celina 23/09/2016

Atonement é melhor, embora um romance sobre o universo jurídico seja fascinante.

Marta 11/09/2016

Livro envolvente, mas com final decepcionante, bem clichê. Trata-se de uma pessoa que não consegue enxergar além de suas obrigações diárias, achei bem raso, faltou conteúdo psicólogico aos personagens.
Alan 21/09/2016minha estante
realmente, Marta. Para mim, os personagens não são envolventes, nem o livro. Uma narrativa monótona, sem twist, com descrições, ao que parece, programadas. O Adam parece mais uma figuração do que uma pessoa, e o casal, caricaturas de crises lugares-comuns nos romances românticos. Estranho tanta badalação por esse livro. O tradutor abusa do pretérito mais-que-perfeito. Pretendo ler outros livros do autor, pois este não me conquistou.

Gabi 30/08/2016

Livro maravilhoso, sempre indico pra amigos e pessoas que querem ler algo gostoso.narativa sensacional

diogofaria 02/08/2016

Sensibilidade
Livro bem sensível e encantador. Vale a pena.

Desireé (@UpLiterario) 24/07/2016

Encantador e avassalador! (@upliterario)
Sou um pouco (bastante!) suspeita para falar sobre Ian McEwan. Sempre me apaixono por tudo o que ele escreve: pelos seus personagens profundos, intensos e em constante dilema, pelas suas paisagens tão bem delineadas, pelas suas tramas tão bem desenhadas que te fazem mergulhar naquele pequeno fragmento de mundo tão sublime e, ao mesmo tempo, tão comum que é impossível não se sentir em casa.
E com A Balada de Adam Henry não é diferente.
Fiona Maye é juíza do Tribunal Superior, especialista em Direito da Família, e conhecida por sua “imparcialidade divina e inteligência diabólica”. Mas seu sucesso profissional esconde os fracassos de sua vida privada. Prestes a completar sessenta anos, ela ainda se arrepende de não ter tido filhos e vê seu casamento, outrora tão sólido, se desmoronar como um castelo de areia. Assim que seu marido faz as malas e sai de casa, Fiona tem que lidar com o caso de um garoto de dezessete anos chamado Adam Henry, que sofre de leucemia e depende de uma transfusão de sangue para sobreviver. Seus familiares e o garoto, contudo, são Testemunhas de Jeová e resistem ao procedimento, o que instiga uma disputa judicial contra o hospital que exige que seja realizado o tratamento adequado.
O dilema, portanto, não se resume a uma mera decisão judicial, mas ao futuro de uma vida e as consequências que tal destino reservam a todos.
Assim como nos demais romances de McEwan, a destreza de sua narrativa e o desenlace inesperado da trama estão presentes, mais intensos e enervantes do que nunca. Um excelente livro! Recomendo!

site: instagram.com/upliterario

Carol Poupette 17/07/2016

Fiona, ao meu ver, se enquadra naqueles tipos de pessoas que se entregam para sua profissão e acabam por ser tornar um pouco frias, ou até mesmo desumanas. Ela se interessa bastante por seus casos como juíza, chegando até mesmo a esquecer a fase turbulenta que seu casamento vive, quando adentra nos trâmites jurídicos. Porém, isso não se resume a sua profissão, adentramos em um personagem tão recluso que só se interessa por aquilo que ela quer, o resto ela simplesmente ignora (o desabafo de Mark, de Jack e do próprio Adam), se mostrando por diversas vezes insensível. Gostei muito do livro, e acredito que ele não seja um pouco mais aprofundado (200 pg, só), devido unicamente a personalidade do seu personagem principal. Adorei!

aline vp 09/07/2016

Bem escrito
Muito bem escrito e com um assunto interessante. Foi um alento a leitura do mês de junho da Tag pois o livro anterior tinha sido bem "pesado". Vale a leitura, livro facil e com cerca de 200 pg.
Carol Poupette 17/07/2016minha estante
Verdade

Marci 16/05/2017minha estante

Também achei que o livro tem muita enrolação. É ótimo, mas pecou por isto.

Andreia.Duarte 26/06/2016

Poético
A narrativa tem um ritmo que acompanha as canções que o texto menciona. Tente ler enquanto escuta as canções mencionadas no texto, fica bem mais intenso e emocionante.
Chorei ouvindo Schubert e lendo os pensamentos de Fiona depois que Jack são de casa. Chorei novamente ouvindo Down by the Salley Gardens no encontro de Fiona e Adam.
Gostei muito do livro.

Julia.Martins 26/06/2016

livro bom, discussões pertinentes
O livro traz como história principal, o caso de Adam Henry, adolescente de 17 anos, testemunha de Jeová, que se encontra debilitado por uma leucemia e que necessita de transfusão de sangue. Contrário à ideia de transfusão de sangue, conforme os princípios de sua crença, tanto a família de Adam Henry quanto o hospital decidem recorrer à justiça. A juíza do caso, Fiona Maye, especialista em Direito da Família, divide-se entre um casamento em conflito, o envolvimento com o caso do adolescente e os ensaios para um concerto musical. O livro traz casos do mundo jurídico paralelos ao de Adam Henry e o dilema de uma juíza dividida entre um casamento prestes a ruir e as dificuldades de sua profissão.

Gustavo 21/06/2016

Vale a pena em partes!!
Um tema não muito abordado em livros. Fiona, juíza do tribunal de recursos em Londres, tem que se decidir sobre a história de uma menino com leucemia e que precisa de uma transfusão de sangue, porém, ele e sua família são testemunhas de Jeová e resistem ao procedimento. Ponto positivo que não é muito encontrado esse tipo de abordagem em literatura. Ponto negativo, achei um livro fraco no envolvimento e aprofundamento da história, podia ser muito mais, ainda mais que Ian já escreveu alguns livros ótimos.
Carol Poupette 17/07/2016minha estante
Acredito (pelas impressões que tive, claro) que essa falta de envolvimento e aprofundamento tem a ver com a própria personagem principal, que se mostra um pouco relapsa com alguns assuntos. (Nota-se por sua conversa com o advogado, Mark, ou com suas discursoes com o marido),

Jonas Sales 20/06/2016

Show!
Excelente obra! Realmente dessas que pedem (exigem) para serem lidas de um fôlego só! (London evening standard). ???

Particularmente me chamou atenção a forma como McEWan abordou, com propriedade, os "hard cases" quase que diariamente postos sob o crivo da "Meritíssima".

Para quem não é da área jurídica, "hard case" é expressão utilizada pelo jusfilósofo americano Ronald Dworkin para caracterizar casos em que não há solução pré-pronta, isto é, regras para o caso concreto, no qual o trabalho do magistrado seria apenas de ser o "bouche de la loi". Nos "hard cases" ponderam-se princípios em rota de colisão, por exemplo, direito à vida e liberdade religiosa.

Como a verdade não tem dono (Luís Roberto Barroso), acredito que cada instituição que professe a verdade, sem violência, deve ser respeitada. E em assim sendo, no meu singelo modo de pensar, aplausos são devidos para a defesa da racionalidade em oposição ao obscurantismo religioso.

Silvia.Leticia 19/06/2016

Intrigante
Esse livro já entrou para os meus favoritos. A temática sempre me deixou curiosa e fiquei muito interessada na leitura, principalmente por ser uma leitura leve e sem muitos rodeios.
Particularmente não sabia que casos como esse que são apresentados no livro são levados ao tribunal e fiquei com uma dúvida, será que mesmo nesse caso a pessoa é desassociada do salão do reino?
Enfim, a história é interessante, com descrições excelentes. Indico.

Joy 13/06/2016

Terminei esse livro e passei o resto do dia pensando na história.
Não são muitas páginas, mas é tudo muito intenso e poderoso. Adam tem sede de vida, e a busca em todas as oportunidades que se apresentam, seja na religião como gran finale ou na juíza Maye como oásis de sabedoria. Fiona age sempre da maneira mais correta, mas a vida se encaixa na correção? Ou seriam as imperfeições e loucuras que transformam a vida numa experiência verdadeiramente completa?