Petrus Logus: O Guardião do Tempo

Petrus Logus: O Guardião do Tempo Augusto Cury

Resenhas - Petrus Logus - O Guardião do Tempo

Jú Livro 30/05/2023

Esse é o meu livro favorito!!!
Combina romance, com história e ficção!
Eu amo demais!!!
Confesso que grande parte do meu amor por esse livro é apego, pois li quando criança e me surpreendi com ele, mas ainda acho bom relendo hoje.

Cristiane 28/05/2023

O conhecimento assusta muita gente.
Incrível!
Um livro que nos transporta para um futuro onde o mal do mundo e o pior do ser humano prevaleceu, ao invés do amor.
A Terceira Grande Guerra Mundial mudou tudo, dizimando povos por completo, e transformando o conhecimento e aqueles que o possuem, um perigo descomunal para aqueles que restaram.
Aqueles que se encontram no poder baniram todo e qualquer livro, para que o conhecimento não afetasse mais ninguém, o que bem sabemos que quer dizer que os livros foram banidos para que ninguém fosse capaz de compreender que os problemas do passado se repetem no Reino de Cosmus.
Petrus Logus, o filho do rei Apolo, instigado pelo seu mestre, passa a ter curiosidade sobre os livros e todo o conhecimento que eles carregam.
E em uma busca repleta de humilhação, perdas e sofrimento, mas também de muito aprendizado, o Guardião Do Tempo surge, pronto para salvar o mundo de um mal devastador; as atitudes do próprio homem.
Petrus Logus segue, juntamente com seus companheiros, em uma missão de vida ou morte, não somente para os habitantes de Cosmus, mas também de outros povos, que já viram a destruição bem de perto.
Uma história encantadora, que te prende do início ao fim, repleta de reflexões que nos fazem pensar em muitas coisas que vemos acontecer na vida real.
Os personagens são cativantes e repletos de características marcantes. Uma leitura que vale muito a pena.
Recomendo!

Mih_Remy 21/05/2023

Foi recomendado pela minha irmã
Tava eu um dia na varanda de casa,quando minha irmã mais velha recomendou esse livro, segundo ela , ela n gostou do livro ( sim ela n gostou, mas obrigou eu a ler esse livro , vai entender né). O livro é bem legal pra quem gosta desse tipo de história, ele tem os momento engraçado quando aparece o Laurus , assim como tem momento mais sérios. Por conta dele ser um livro "um pouco grande" e a história trazer esses temas mais sério e importante para se refletir sobre a sociedade ele meio que acaba sendo um pouco cansativo por conta disso, mas tirando isso ele é bem legal.
(Obs:vou ler a continuação, segundo minha irmã ela n gostou do segundo livro).

Jaguadarte0 20/05/2023

A Caverna de Platão, Harry Potter e Disney Channel
Ok, vamos com calma. Eu realmente gosto das propostas iniciais de Petrus Logus, e talvez isso tenha sido uma faca de dois gumes, pois me deixou com expectativas e me deu vontade para ler, mas também foi a causa da minha decepção com o livro. Diria que até o momento em que Petrus recebe seu segundo nome (Logus) o livro se mantém até que consistente, mas após isso...
Bom, os capítulos iniciais nos apresentam um mundo distópico e constroe ensinamentos, reflexões e filosofias em cima disso. Entretanto, a partir da metade do livro, ele se torna algo completamente diferente.

A primeira coisa que me desagradou foi a inconsistência da história, e o atropelamento de cenas e acontecimentos. A história escala de forma absurda e parece ter pressa para ser finalizada, o que faz com que momentos aguardados desde o início, tenham uma execução deprimente, além de um evento atropelar o outro, mal dando tempo para o leitor desfrutar e aproveitar cada um individualmente.
Outro ponto falho são os personagens, pois são rasos, sem camadas, que estão no livro para cumprir apenas um propósito do início ao fim. Exemplo disso são os conselheiros, cuja única função é serem os vilões da história; o rei que entra num ciclo de fazer mal ao seu filho e se lamentar logo em seguida, mas nunca mudar; Nátila, que cai no esteriótipo de personagem feminina que serve apenas como apoio emocional do protagonista; os amigos de Petrus que tem como utilidade servir para protagonizar cenas de alívio cômico, que pessoalmente, considero bem deslocadas, pois sempre aparecem após algum momento de tensão, como se o autor tivesse medo de deixar a narrativa séria, e o leitor se entediar com isso. Todos esses personagens e muitos outros tem apenas uma única face e um único propósito, o que faz com que cada interação entre eles e Petrus sejam extremamente previsíveis e tenham diálogos repetitivos.

Outro ponto complicado é a "magia" deste mundo, que na verdade o Augusto Cury sempre acha um modo sem muita lógica e profundidade pra tentar deixar a história o mais pé no chão possível, mas que falha terrivelmente, pois tudo acaba sendo introduzido de forma desastrosa e quase que de surpresa pra o leitor, que no fim, acaba por n receber nenhuma explicação decente.
Outra coisa que me incomodou bastante foi o próprio Petrus Logus, que de início tem um bom desenvolvimento e uma boa base pra se desenvolver, contudo, o livro torna ele um sabe-tudo, que é bom em tudo e tudo sempre acontece a favor dele, tirando toda a graça dos últimos capítulos. Inclusive, darem a ele um bom porte físico e uma alta habilidade de luta, tirou a única coisa que fazia o personagem ter certa vulnerabilidade diante de ameaças.

Por fim, eu me diverti com o livro, mas tem problemas demais pra serem ignorados, além de parecer apressar tudo e deixar o verdadeiro clímax pra o segundo livro (o que é irônico, porque o primeiro livro não deixa gancho). Apesar de tudo, eu dou um desconto para o Augusto Cury que saiu de sua zona de conforto e se aventurou pela primeira vez em um livro de fantasia, escrito inclusive, para o público infantojuvenil.

Sammy Castilho 07/05/2023

Entregou mais do que o esperado
Admito que quando decidi iniciar a leitura, não estava com espectativas altas, porém é um livro que entrega muita coisa desde as primeiras páginas e que nos faz pensar e refletir a cada novo passo dado junto das personagens.
Esse livro pode ser lido tanto de forma rápida quanto de forma mais pausada.
Ainda que o foco não seja a ação e as lutas de espadas, essas também têm seu espaço entre as páginas dessa história.
Somos todos seres humanos em construção, não somos perfeitos e nunca seremos. Mas sempre devemos trabalhar para a cada dia sermos a melhor versão de nós mesmos.

Luana 25/04/2023

Quando você compra só pela capa a decepção vem
Em meados de 2015, quando eu pegava as revistinhas de livrarias para ver os livros novos, deparei-me com essa capa, que logo chamou minha atenção. Na hora, eu recortei e coloquei na minha pasta de desejados, para não esquecer dele. Cinco anos depois, eu encontro esse livro em promoção e compro, na expectativa de ler uma história incrível de um garoto que tem um leão branco de estimação. O que poderia dar errado? Esse é o momento que eu percebi o quanto eu odeio a imortalidade de personagens principais.
Esse livro traz a história de Petrus, que vê a humanidade indo para o mesmo fundo do poço que já estiveram no passado e ele, contra tudo e todos, batalha para salvar essa sociedade do fim. A história, de início, tem uma evolução grande, principalmente do personagem e todas as consequências dos atos rebeldes dele. A questão fica quando você para de sentir a adrenalina de se questionar: "o que será que vai acontecer com ele?" e se torna "olha lá, mais uma vez vai acontecer isso e todos saíram salvos, prontos para a próxima"
A história coloca momentos filosóficos que são importantes de se refletir, mas, naquele momento, eu só queria que o protagonismo não interferisse toda vez em qualquer ação da história, que se tornou chata e repetitiva.

deyvid 19/04/2023

Esse livro me fez voar, como já um tempo não conseguia, me fez refletir sobre o homem e ainda filosofar sobre o sentido do ser homem.

Confesso que peguei o livro apenas para uma breve leitura e uma aventura rápida e acabou se tornando um livre de cabeceira, com toda a certeza um livro que pretendo indicar.

Barbara 15/04/2023

Traumatizada, porém feliz.
Eu recomendo esse livro a todos as pessoas que desejam ler uma história cheia de aventuras e nervos a flor da pele. Você vai se conectar com os personagens e sofrer com seus momentos de angústia (que vão ter muitos, tenha certeza).

Mariana113 12/04/2023

Esse livro é legal, com muitas críticas sociais e personagens divertidos e interessantes. A história é boa mas, em alguns momentos, um pouco confusa.

ThaianeVier 10/04/2023

Petrus Logus
É uma leitura leve e bem rápida, conta a história do filho do Rei Apolo, que não acha justo a maneira como os nobres achem com os camponeses.

Mary 08/04/2023

Feito para quem quer ver alguma mudança nesse mundo
Surpreendente!!!! Você começa a leitura sem esperar nada desse livro, mas ele vai ti prender a cada capítulo, a cada frase tem tantas filosofias, tantas referências que faz querer entender tudo, o livro ti faz repensar tudo que acontece ao seu redor, ensina a aprender com os erros ou lidar com ele. Não sou fã de fantasia, mas amei o desenvolvimento desse livro, só leiam!!

Mahhh0 08/04/2023

A HISTÓRIA É PEREFEITA E VICIANTE, é um livro que te trás vontade de ler cada página mais e mais, vc cria uma empatia incrível com o personagem principal ( que tem uma personalidade perfeita ), sério vale a pena ler

julia.wehr 01/04/2023

Oi oi
Um livro muito bom!! eu não esperava muito desse livro porque veio do agusto cury, então pensava que ia ser bem chato mas pelo contrário! mistura um romance com fantasia e aventura de um jeito muitooo bom! o cury acertou nesse livro em cheio ?

leitora 27/02/2023

Simplesmente um enredo maravilhoso, com muitos ensinamentos. um livro que, quanto mais você ler, mais sente vontade de continuar a leitura. indico.