O Grande Ivan

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 22/12/2014

Resenha: O grande Ivan
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/12/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

Mila F. @delivroemlivro_ 12/01/2015

Fofura Master!
The one and only Ivan (2012) no Brasil O Grande Ivan foi escrito pela norte americana Katherine Applegate, este livro foi o ganhador da Medalha Newbery Honor, Melhor Livro Infantil em 3013 e, consequentemente, tornou-se um dos best-sellers do New York Times.
Esta história é baseada em fatos reais, pois foi inspirada a partir do famoso “Gorila do Shopping” que viveu 27 anos em uma jaula no Shopping e que após vários protestos foi transferido para o Zoológico de Atlanta onde se tornou uma celebridade por seu um gorila pintor! Apesar de a narrativa ter sido inspirada em fatos reais há muita ficção envolvida e personagens que não existiram, mas que se tornaram importantes para a grandiosidade da história do Ivan literário.
O enredo é simples, Ivan mora nesse shopping há muito, muito tempo e sua única companhia é uma elefanta adoentada, Stella, e do vira-lata Bob. Os três são muito amigos e contam suas desventuras um para o outro. Certo dia chega ao shopping uma elefanta bebê chamada Ruby, que simplesmente é nova demais para entender que tem que trabalhar e se apresentar para as pessoas.
Stela como já estava doente, morre, mas não antes de fazer uma amizade linda com Ruby e dessa amizade fazer Ivan prometer que cuidaria de Ruby. Ivan promete, é a partir deste momento que a história fica linda e comovente, pois Ivan tentará de tudo para ajudar Ruby e ao mesmo tempo terá receio de perder tão linda amizade.
O Grande Ivan é uma leitura bem rápida até porque a letra do livro é grande e é cheio de ilustrações belíssimas. A mensagem repassada neste livro é maravilhosa: lute por seus sonhos, cumpra suas promessas, valorize suas amizades. Tudo dará certo no final.
Sem dúvida é uma leitura infantil, mas tem seus méritos de encantar não só crianças, mas pode emocionar jovens e adultos. Acho que a intenção, a narrativa e o objetivo deste livro foi bem delineado e bem exposto. Então se esta resenha lhe despertou curiosidade ou se você tem um filho/sobrinho/afilhado/irmão criança essa é uma boa opção de leitura. Crianças adoram livros com animais personagens e O Grande Ivan tem um charme incrível.

site: www.delivroemlivro.com.br/

MiCandeloro 23/01/2015

Emocionante e inspirador!
Ivan é um gorila das costas prateadas. Por mais de 27 anos, ele viveu enjaulado num habitat humano chamado de Grande Shopping e Fliperama de Saída 8, onde era visitado três vezes ao dia, 365 dias por ano, por crianças e adultos que passeavam pelo local.

O gorila foi retirado da natureza quando ainda muito jovem, juntamente da irmã, Pega, que morreu logo em seguida. Desde então, foi criado como se humano fosse, por Mack, dono do "circo do shopping". Quando começou a dar trabalho, foi aprisionado em seu domínio e nunca mais viu outro ser da sua espécie.

Mas não fazia mal, Ivan tinha grandes amigos: Stella, a elefanta que morava ao lado e que fazia truques surpreendentes; Bob, o cão sem raça definida que se gabava de ser selvagem e sem teto por opção; e Júlia, filha de George, o faxineiro do estabelecimento, com quem compartilhava seu amor pela arte. Sim, Ivan era um artista, um Picasso de quatro patas. Suas obras eram vendidas na lojinha local por um alto preço. Todos queriam um quadro pintado por um gorila.

Ivan sabia que aquilo não era vida, mas ele não tinha esperanças de um dia visitar a selva novamente, assim, não se preocupava com o que não podia ter. Até a chegada de Ruby, uma elefanta bebê que passou a dividir o domínio com Stella. Ruby era ainda um ser indefeso, que não merecia viver o resto da sua vida sendo explorada pelos humanos.

Quando Stella fez Ivan prometer que cuidaria de Ruby, que a tiraria daquele lugar, o gorila finalmente sentiu que tinha algum propósito na vida, alguém a proteger, e não descansou até cumprir o seu juramento.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Me apaixonei pela obra imediatamente ao me deparar com a ilustração fofíssima da bela edição com capa dura e com o marcador de livro em formato de banana que a acompanha! Mas foi saber que a história era baseada em fatos reais que de antemão fez o livro mexer comigo. Já previ que a trama iria me comover, e não me enganei.

O Grande Ivan é narrado em primeira pessoa pelo próprio "gorila urbano". A escrita utilizada pela autora é simples, de fácil compreensão, e muito indicada para as crianças, apesar de que este deveria ser um livro a ser lido por todos. Os capítulos são muito curtos e com assuntos bem pontuados em tópicos, dando fluidez à história, e as páginas são ricamente decoradas por graciosas ilustrações, que acredito que tenham sido feitas ou pelo Ivan da ficção, ou por sua amiga Júlia.

A obra nos faz refletir como deve ser viver a vida toda atrás das grades, sendo observado, mas não compreendido. O que nos separa dos animais? Por que costumamos ter mais direitos do que eles?

"Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de bananas e as deixam apodrecer."

Katherine, por meio dessa história, nos convida a questionar sobre o tratamento dado aos animais em cativeiro, mostrando o descaso da maioria dos humanos para com eles e do sofrimento e solidão que os mesmos sentem, sendo tão legítimos e passíveis de atenção, respeito e carinho tanto quanto a gente.

Se antes eu já tinha pavor de circos ou de atrações que se utilizam da mão de obra animal, agora, depois de ler uma obra escrita pelo ponto de vista de um gorila enjaulado, criei ainda mais asco por aqueles que retiram os bichos da natureza, os mantém aprisionados ao seu bel prazer, e os exploram para mero entretenimento.

Esta história é de grande importância para os pequenos, que certamente irão se solidarizar com Ivan e seus amigos e torcerão para que eles tenham um destino mais feliz. Deste modo, as crianças aprendem preciosas lições de humanidade por meio de uma história lindamente triste, mas igualmente inspiradora.

Após concluir a leitura, fiz o que sempre faço quando um texto tem um quê de verídico, fui atrás dos fatos, e me deparei com diversas reportagens e vídeos sobre o verdadeiro Ivan, fazendo com que os meus olhos se enchesse de ainda mais lágrimas.

A autora valeu-se da licença poética para contar a história de Ivan, que realmente se tornou muito famoso. Mas nem tudo no livro é real. Os outros personagens citados, por exemplo, são todos frutos da imaginação de Applegate, com exceção de Kinyani e Jambo, e agradeço por isso, porque foi delicioso conhecer Stella, Ruby, Bob e Júlia.

Para os curiosos de plantão como eu, saibam que em 1994, Ivan foi finalmente transferido para o zoológico de Atlanta. Inicialmente, enfrentou dificuldades de se socializar com outros gorilas, já que esteve sempre em meio aos humanos, mas se adaptou.

Infelizmente, em 2012, Ivan faleceu, anestesiado durante um exame médico, depois de viver mais de 50 anos. A comunidade local nunca o esqueceu.

Katherine Applegate disse, em entrevista para o NPR.org, que a primeira vez que ouviu falar sobre a história de Ivan, um gorila capturado na África e levado para um shopping, achou tudo tão bizarro e constrangedor, que soube que isso daria o que falar. A autora tentou conhecer Ivan. Ela foi até o zoológico, enquanto ele estava vivo, mas a sua visita ocorreu num dia muito chuvoso e Ivan não saiu da sua toca. Katherine ficou quatro horas sentada na chuva, esperando, mas não teve jeito de vê-lo.

Até agora estou sem palavras. O Grande Ivan carrega em seu texto a esperança de um futuro melhor e a necessidade de conscientização dos humanos sobre o respeito que devemos ter para com os nossos semelhantes.

Como diz a elefanta Stella: "Os humanos podem nos surpreender às vezes. Uma espécie imprevisível, esses Homo sapiens.", e esperamos que a próxima geração possa surpreender positivamente a todos nós.

site: http://www.recantodami.com/

ricardo_22 24/01/2015

Resenha para o blog Over Shock
O Grande Ivan, Katherine Applegate, tradução de Maurício Tamboni, ilustrações de Patrícia Castelao, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito (#Irado), 2014, 288 páginas.

O gorila Ivan mora dentro de um shopping há muitos anos, mas apesar das dificuldades de sua rotina, ele nunca pensou em voltar para a natureza. Ali ele tem alguns amigos e pode se dedicar aos seus desenhos, que o fazem se sentir completo em meio a tudo o que enfrenta. Como um grande artista, é através dos desenhos e de sua amizade com Ruby, um filhote de elefante, que ele tenta escrever novos capítulos de sua história.

Na teoria, O Grande Ivan é um livro dedicado especialmente ao público infantil. Além de ser reconhecido como o melhor livro do gênero de 2013, a publicação no Brasil aconteceu por um selo para obras infantis e a própria história não tem nenhuma pretensão. Mas na prática essa realidade é bem diferente.

A obra de Katherine Applegate é baseada em fatos reais e, talvez por isso, nem mesmo a licença poética é capaz de afastar a sensação esquisita de imaginar quantos Ivans estão espalhados pelo mundo. Apesar de a amizade ser muito ressaltada, o que mais chama a atenção é a mensagem sobre animais que enfrentam situações semelhantes as das personagens. Algo feito para se pensar.

Ivan, assim como o gorila que inspirou sua criação, permaneceu longos anos morando em um shopping, servindo como atração para os visitantes. Se isso já não fosse um problema suficientemente grande, as condições de vida não são as melhores, por isso chega a incomodar a certeza de que isso não está presente apenas na ficção.

No entanto, por ser narrado por Ivan em capítulo curtíssimos, a simplicidade tem um papel muito mais especial. Ela torna mais fácil lidar com as dificuldades e perceber rapidamente que é possível sempre encontrar uma saída — nesse caso, através das ilustrações de Ivan e a união entre os amigos. A narrativa apresenta ainda a ingenuidade dos animais perante as suas dificuldades e aos próprios humanos, tornando a experiência de leitura divertida e extremamente agradável.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/01/resenha-306-o-grande-ivan.html

Coisas de Mineira 06/02/2018

O grande Ivan é uma tocante história verídica que misturada a imaginação da autora Katherine Applegate, é apresentada através de um ponto de vista único e maravilhoso. Tem sua narrativa em primeira pessoa pelo gorila Ivan, que mostra todos os seus sentimentos com a situação que se encontra. Um gorila das costa cinzas que a vinte e sete anos foi capturado no seu habitat natural quando filhote, depois criado pelo dono do circo como animal de estimação, porem ele cresceu e foi trancafiado em uma jaula de circo que encontra-se dentro de um shopping e nunca mais viu nenhum outro da sua espécie, acostumado com a mesmice dos dias, onde três vezes por dia faz um espetáculo para os visitantes durante 365 dias, o gorila e cercado por animais de outras espécies que se tornaram seus amigos e a filha do dono do circo.

Ivan vê se fazendo uma promessa a mais nova integrante do circo a elefantinha com o nome de Ruby, ela terá uma boa vida em um daqueles zoológicos que ele acompanha pela televisão e não presa em uma jaula minúscula, com determinação e persistência ele fará o possível para realizar aquela promessa.

Já tem um tempo que esse livro está parado na minha estante eu não sei porque ele ficou lá, e eu nunca peguei para ler antes, foi uma grande besteira da minha parte a história do “O grande Ivan” é diferente de qualquer livro infato-juvenil que eu já li, fala sobre amizade, abandono dos series humanos aos animais e quanto uma promessa e determinação pode mudar a várias vidas.

Considerado um livro para crianças, ele tem o poder de conquista qualquer pessoa em qualquer idade por sua incrível história, até entendo porque, mas esse livro tinha que ser para todo mundo.

O livro também tem enredo muito bem entrelaçado, Ivan é um cara (ops um gorila) tão legal, com um coração tão grande é uma alma tão bonita que é impossível ler e não se apaixonar por ele, por seus amigos e muito menos seus sonhos.

O Grande Ivan não é uma história simples, mas uma que merece ser muito recomendada e lida por muita gente, pelo fato de ser tão bonita e marcante com parágrafos bem pequeno te conecta com o enredo e te faz ter uma nova visão do mundo e isso que foi a melhor parte de todo o livro. Não sou muito chegada em animal herói como diz minha prima, que tem fala e dialogo, mas nesse livro ficou algo tão singelo coerente que não deu para não apaixonar pela ideia, o livro todo é ilustrado então a leitura fica mais agradável ainda.

Por: Leh Pimenta
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/04/o-grande-ivan-katherine-applegate_29.html

Aline Marques 31/12/2017

Não é preciso ser capaz de falar, para se ter algo a dizer. [IG @ousejalivros]
E se o horizonte não existisse mais e você se visse confinado numa cela, o que importaria?

Ivan já foi uma celebridade amada e temida. E antes disso ele foi selvagem e livre.
Mas agora, ele é apenas o gorila velho, esquecido atrás de um vidro cercado por grades num shopping impopular.

Sua rotina é controlado por terceiros. Ou melhor, pelo Mack, o seu... dono?
Seus amigos são seletos, não por opção, já que ele não pode sair do lugar para conhecer novas pessoas e animais, e os espectadores não costumam ser mais tão gentis assim.

Ivan é um observador e um baita de um filósofo, não que ele tenha conhecimento disso, afinal ele é só um gorila peludo e fedido. Não é?
Se ele fosse compreendido, será que algo mudaria?

Parece que as palavras são mágicas, capazes das coisas mais maravilhosas, mas ele não possui nenhuma. Apenas grunhidos.

E apesar de tudo isso, ele vive e merece viver, e, de preferência, com dignidade.

Os capítulos curtíssimos contam histórias próprias, que induz o leitor a reflexões grandiosas e necessárias. Sozinhos possuem mensagens que sensibilizam e juntos, transformam.

Baseado em fatos reais, essa história (narrada pelo próprio Ivan) irá encantar leitores de todas as idades, ao mostrar que há racionalidade nos sentimentos e atitudes de todos os animais. Seja ele humano ou não.

Leitura compartilhada a partir dos quatro anos e independente aos sete.

Yuri 30/04/2015

O Grande Ivan
Era uma vez, um gorila chamado Ivan.

Nasci na África Central, numa floresta densa e tropical tão linda que nenhum lápis de cor do mundo conseguiria recriá-la. Minha irmã se chamava Pega e eu Barro porque eu desenhava com barro nas rochas, vivíamos felizes como deveria ser.
Leia mais em:

Certo dia, uma dia sem vento, o ar zumbiu e os humanos chegaram.

Os humanos mataram meus pais, estávamos dependurados na minha mãe, minha irmã e eu quando eles a mataram.

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2015/04/o-grande-ivan.html

Jessica Oliveira 27/01/2015

Resenha para o blog Books and Movies
Misturando ficção com fatos reais, Katherine Applegate nos conta a história de Ivan, um gorila solitário de 27 anos que vive enjaulado no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Neste shopping também temos Stella, uma elefanta idosa com problemas nas articulações, sendo assim já não tem grande serventia para o dono dos animais, e Bob, um cão vira-lata que mora lá mas que se nega a ter um dono.

Quando Ivan era apenas um bebê o Grande Shopping era lotado de visitantes, todos queriam ver o pequeno Ivan. Hoje, os poucos visitantes do Saída 8 acham que Ivan é apenas um animal grande e sem graça. As crianças não mais acham graça de suas travessuras e muitas até tornam-se cruéis ao jogar pedras e outros objetos em sua jaula.

Tudo isso o deixa completamente entediado e então, Ivan, faz o que mais gosta de fazer, desenhar. O seu primeiro lápis e papel ele ganhou de Julia, a filha do tratador de animais. Ela é uma garota muito doce de 10 anos que é completamente apaixonada pelos animais do Grande Shopping e que também é apaixonada por desenhos. Os desenhos de Ivan são vendidos na loja de presentes próxima a sua jaula.
"Os humanos parecem nem sempre reconhecer meus desenhos. Eles ficam vesgos, inclinam a cabeça, murmuram. Eu desenho uma banana, uma banana perfeita e adorável, e eles dizem: - É um avião amarelo! - ou : - É um pato sem asas! Tudo bem. Eu não desenho para eles. Desenho para mim mesmo." - pág. 26

Mas mesmo ter um gorila que desenhe não faz com que o Shopping receba uma quantidade grande de visitantes. A situação financeira do dono dos animais está ficando precária e ele não vê saída a não ser comprar um filhote, afinal todos sabem que os humanos são loucos pela fofura de um filhotinho. Então, eis que chega a nova aquisição. Ruby é uma filhote de elefante e antes de chegar ao Grande Shopping ela estava em um circo, lá ela foi "domesticada", pois assim como muitos animais selvagens que desembarcam em circos, ela foi caçada na selva.

É com a chegada de Ruby que Ivan começa a perceber que estar em um shopping não é o correto, eles são animais selvagens que foram brutalmente arrancados de suas casas e que hoje não se adaptariam novamente na selva. Mas existe um lugar que pode não ser perfeito mas que é sua única chance, o zoo. Então com a ajuda apenas de lápis e papel, Ivan vai fazer de tudo para que o destino da pequena Ruby, não seja tão traumático quanto o seu.

Com uma escrita envolvente e extremamente emocionante, Katherine Applegate , me fez chorar. Apesar de ser um livro considerado infantil, acredito que todos deveriam lê-lo indiferente da faixa etária. Toda a narrativa é do ponto de vista de Ivan, e isso nos aproxima ainda mais dos personagens, sem falar que os fatos reais que envolvem a leitura nos faz pensar na vida de diversos animais presentes em circos hoje em dia.

Quando a diagramação e layout só tenho a dizer que as ilustrações presentes ao longo do livro dão um charme a mais a história e a deixam muito mais fofa, sem falar na capa dura que é uma das marcas registradas do selo #irado. Com relação a espeçamento e tamanho da fonte, as letras são grandes e tem um bom espaçamento, principalmente entre linhas e parágrafos.

Enfim, leitura mais que recomendada!

site: www.booksandmovies.com.br/

Thay 27/01/2015

Encantador
O Grande Ivan é uma história inteligente que nos passa uma mensagem muito positiva: se você quer muito algo, e se insistir e lutar para conseguir, um dia você consegue.
Recomendo o livro para crianças acima de 10 anos, devido à cenas que acredito que sejam um pouco fortes para menores dessa idade.
Obs.: Dei 4 estrelas pelo fato de ter as cenas fortes que citei anteriormente; e por ter imagens apenas em preto e branco. Crianças gostam de cores, cores vivas. E algumas partes descrevem uma pintura vermelha, mas o desenho que vemos está preto. O livro merece uma outra edição para mudar isso.

Sâmella Raissa 09/02/2015

Resenha original para os blogs Da Imaginação a Escrita e SammySacional

Ivan fora um gorila real que ganhou a atenção e o carinho de diversas pessoas ao redor do mundo a partir do momento em que fora resgatado em meio à falência de um shopping, onde vivera longe de quaisquer outros de sua espécie por quase três décadas. Não muito diferente, no livro de Katherine Applegate, inspirado na mesma história, Ivan é um gorila que desde muito pequeno, ainda filhote, viu sua família ser morta por homens e, em seguida, arrancado de seu habitat para ir morar na cidade. Cresceu convivendo entre os humanos, ao ponto de perder os hábitos próprios de sua espécie, uma vez que não havia nenhum outro gorila ao seu redor. Logo mais, foi inserido como uma das principais atrações do Saída 8, Grande Shopping e Fliperama, com mais outros animais sem rumo e então residentes de jaulas, que ele chama de domínios. Por entre algumas poucas mas importantes amizades e a paixão inusitada dele pelas artes, a vida que até então ele levava de forma pacata e sem maiores expectativas muda, aos poucos, com a chegada de Ruby, uma filhote de elefante que, diferentemente de todos ali, precisa de uma chance para crescer e ter uma vida diferente. E antes que se dê totalmente conta, Ivan estará engajado em proteger a recém-chegada, da melhor forma que ele puder.

Esse livro foi lançado ainda em Dezembro de 2014 pela Editora Novo Conceito, selo #irado, mas confesso que, à leitura da sinopse, não senti muita vontade de lê-lo. No entanto, não demorou até que pipocassem os elogios ao livro de Katherine Applegate, e foi quando me vi intrigada em saber qual era o diferencial apresentado em O Grande Ivan, que apesar de fazer parte do selo infantojuvenil da editora, tem muito a cativar e a ensinar os leitores adolescentes e mesmo os adultos. Isso porque, no fim das contas, tive o prazer de constatar que Applegate não apenas é merecedora dos comentários positivos que li à respeito do livro, bem como ela, provavelmente, ainda tem muito a nos surpreender positivamente em obras futuras.

“— As lembranças são preciosas. [...] Elas nos ajudam a ser quem somos.”

A narrativa, em primeira pessoa, se inicia com uma breve apresentação sobre Ivan, por ele mesmo, e aos poucos a autora nos insere no cotidiano e nos devaneios rotineiros do gorila. Conhecemos seus amigos, sua rotina e seus pensamentos, e uma vez que o livro possui uma diagramação mais dinâmica, temos uma fonte grande e um espaçamento bem maior do que de costume, além de algumas figuras distribuídas ao longo da história, tornando possível, em pouco tempo, dar conta de um bom número de páginas de uma só vez, de tão leve que são os capítulos iniciais, que mais parecem pequenas crônicas do próprio gorila, além de curtos.

Leia o resto da resenha em...

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/02/resenha-o-grande-ivan.html

cotonho72 14/02/2015

Muito bom!
Nessa história, acompanhamos a vida de Ivan, um gorila que vive em uma jaula desde que foi capturado enquanto ainda era filhote, seus pais e sua irmã foram mortos. Ele mora no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8, as pessoas o chamam de diversas maneiras, Gorila da Rodovia, O Macaco da Saída 8, O grande Ivan, o Poderoso Gorila das costas cinza-prateadas, mas para ele é simplesmente Ivan.
Seus melhores amigos são Stella e Bob, Stella é uma elefanta que veio de um circo depois que machucou o pé, é dócil e uma grande contadora de histórias, Bob é um cachorro vira-lata, ele é pequeno, forte e rápido, sempre invade a jaula e dorme todos os dias na barriga do Ivan. Mack é o dono lugar e cuida do Ivan desde pequeno, George limpa o shopping todas as noites e tem uma filha chamada Julia que adora desenhar e que tem um carinho muito grande por Ivan, ela que da tinta e papel para ele pintar.
A vida do Ivan, Stella e do Bob sempre segue a mesma rotina todos os dias, mas a chegada de Ruby, uma filhote de elefante, vai mudar a vida de todos no Grande Shopping e tirar todos da zona de conforto, além de voltar a atrair o público que tem diminuído muito.
O livro é infanto-juvenil e foi lançado pelo selo #Irado, é uma obra de ficção baseada em fatos reais, onde Ivan passou 27 anos numa jaula em um shopping no estado de Washington sem ver outro animal da sua espécie.
A autora Katherine Applegate consegue de uma maneira sutil criar uma trama envolvente, emocionante e muita das vezes divertida, retratando muito bem assuntos como família, amizade, amor e esperança, além de enfatizar ao leitor que todos os animais têm o seu habitat natural e a crueldade que muita das vezes acontece com diversos animais que vivem em cativeiros, a edição é de capa dura e cheia de ilustrações que enriquecem ainda mais a história, a leitura flui bem sendo narrada em primeira pessoa e lemos várias páginas em poucos minutos, leitura recomendada para todas as idades.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

@plataformadolivro 12/11/2016

Uma história incrível sobre um gorila e um elefante que vivem num shopping. O gorila Ivan é um artista e seus quadros são vendidos na lojinha de presentes. Baseado numa história real, o livro é fascinante e rápido de se ler.
"Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de banana e as deixam apodrecer.
Todos sabem que as cascas são a melhor parte da banana".

Através de sua arte, Ivan precisa mostrar aos humanos que sua amiga precisa de um novo lar com seres de sua espécia para ser feliz.

"O crescimento de um gorila é como o de qualquer outra espécie. Você comete erros, brinca, aprende. E faz tudo outra vez."

Nathy 13/09/2016

O Grande Ivan – Katherine Applegate – #Resenha
Quando a editora começou a fazer a divulgação desse lançamento confesso que não estava muito interessada no livro. Mas, quando chegou não resisti e comecei a ler sem grandes expectativas. O livro acabou me surpreendendo demais. Teve diversas partes em que senti uma imensa vontade de chorar por causa da ingenuidade do Ivan e também todo seu comportamento fofo. Não sei se tudo em si me agradou, eu acho que o final deixou um pouco a desejar ainda que compreenda que essa pode ter sido a melhor solução para eles naquele momento. Ainda assim acabou sendo bem emocionante e lindo. Não é somente uma leitura para os adolescentes ou crianças, mas sim um livro que todos de qualquer idade deveriam ler e entender ainda mais os sentimentos dos animais. Muitas vezes pensa que esta feliz vivendo em um local quando na verdade não está em sua natureza.

O livro conta a história de Ivan que vive tranquilamente em seu domínio em um shopping. Nele tem diversos amigos com as quais conversa ou tenta se comunicar. Quando uma nova elefanta chega ao local e uma promessa acaba sendo feita, Ivan faz de tudo para que seja cumprida. Tem seus momentos de frustração, mas não desisti mesmo que isso possa ir desgastando suas energias pouco a pouco. O próprio Ivan é quem conta a sua história deixando o leitor ainda mais próximo dele e querendo acabar com todo o seu sofrimento.

Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos.

Por ser quem conta a história o Ivan me fez ficar encantada com a sua personalidade. Está acostumado com a sua vida e já não se importa com mais nada. Fica desanimada em diversos momentos o que é bem compreensível se tivesse que passar pelas mesmas situações. Ele não tem recordações de seu passado como os outros dois animais que ficam no mesmo local. Mas, também não faz questão de lembrar. Mesmo que pareça que não se importa com ninguém faz de tudo por aqueles que estão ao seu redor. Quando não está sendo melancólico acaba por ser bem divertido. Quando está desenhando então e fica imaginando que está mesmo correto é muito fofo.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2014/12/o-grande-ivan-katherine-applegate-resenha.html

Nanda 08/04/2016

Comecei a leitura de O Grande Ivan achando que ia ser só mais uma história fofinha envolvendo animais. Por sorte, o conteúdo apresentado no livro foi muito acima das minhas expectativas. Baseado numa história real, a narrativa na visão do macaco Ivan é uma história emocionante e para todas as idades.

Esse foi meu primeiro contato com o selo #Irado, vi muita gente elogiando, mas por serem livros indicados mais para crianças, eu meio que deixei de lado (mas meu irmão adorou). Foi uma experiência muito boa, eu não esperava encontrar tanta maturidade nas linhas de um livro infantil.

A história do macaco é aquela mistura agridoce, triste e bela, ao mesmo tempo. Eu fiquei com uma pena enorme de como Ivan só enxergava o mundo que existia no shopping, mesmo que no fundo ele desejasse mais. Toda a estrutura da narrativa nos leva a ir descobrindo esse mundo novo com ele, o que é bem legal.

Todos os personagens são bem desenvolvidos. A autora soube trabalhar bem os colocando não apenas como animais, mas dando sentimentos a eles. A elefanta Stella é um poço de sabedoria, ao passo que é impossível não se encantar pela pequena Ruby. O jeito descolado de Bob também me conquistou logo de cara.

Todo o desenrolar do livro, apesar de ser ficção, tem um tom de realidade. Ele traz uma lição importante, não de ativismo, mas de amor. Ivan pode ser um macaco, muitos podem pensar que ele é irracional, mas todo o carinho que ele nutre pelos seus companheiros é algo que nós, humanos (e geralmente seres racionais), deveríamos ter.

O Grande Ivan foi uma surpresa agradável em uma tarde que eu precisava de algo inspirador. A narrativa é leve e muito linda. Vale a pena em cada linha.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/01/resenha-o-grande-ivan-katherine.html

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/01/2016

O gorila simplifica o que o mundo costuma complicar
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

O Grande Ivan é um gorila adulto que vive numa jaula em um pequeno shopping de atrações. Vários animais ali estão na mesma situação, acostumados à prisão, ter que se apresentar aos humanos com truques, e viver em seus domínios sem muita perspectiva. Através de Ivan, conhecemos bem essa realidade. Os dias são muitos e não há nada muito diferente ao passar deles.

Ivan não tem contato com gorilas desde que foi capturado, ele basicamente foi “humanizado”, criado entre os costumes dos homens. Bebe refri, gosta de iogurte, assiste filmes numa Tv velha e tem que vestir o papel de um gorila assustador para os visitantes e render algum dinheiro para fazer valer sua vivência ali.

Não era isso que Ivan queria para si – tampouco qualquer dos animais que foram capturados, claro – só que não é algo que ele poderia mudar. Quer dizer, como poderia? É só um gorila, que apesar de grande e forte, é um ser indefeso. Isso ele acreditava até ter que ser mais para salvar a pele de outro.

Será? Será que Ivan poderia ser o grande, o líder, o protetor, o costas prateadas que a natureza lhe destinou ser? Era hora de se mexer, mesmo com tão pouco, ser aquele quem se deixou apagar. Ser o Barro, como sua família havia o nomeado.

O Grande Ivan não tem nada de bobo para um bom entendedor. Katherine fez um incrível trabalho para nos contar o lado de Ivan que, muitos podem não saber, baseia-se numa história verdadeira. Ivan ficou conhecido no mundo por ser um gorila “pintor”. As pinceladas de imaginação da autora foram, assim, suficientemente belas para compor um livro tão rico, perspicaz e “humano”.

A leitura é rápida, por conta de Ivan não ter muitas palavras, nem muitas memórias, ao contrário de Stella, a elefanta companheira. A seu modo, o gorila simplifica o que o mundo costuma complicar. Com essa pegada, o livro se assemelha a O Pequeno Príncipe, até porque é infantil, mas nem por isso deixa de atender a todos os públicos de forma tocante. O tom da história, ao mesmo tempo que guarda a inocência de um gorila no nosso mundo, que nada realmente entende os humanos e assim se assemelha às crianças, a história também trata da humanidade forçada aos animais e abusos de uma sociedade para com aqueles que às vezes tem muito pouco com que se defender. Dentre outros pormenores, fala sobre ser diminuído e dar um jeito se recuperar, se não por você mesmo, por aqueles quem se ama.

Mack, o adestrador e dono do shopping, por outro lado, não é apenas esse ser vil e miserável que maltrata animais, tampouco os outros que ali vivem e trabalham. O fato é que eles podem ter algumas visões tortas, mas o livro também trata deles como figuras frágeis. Isso quer dizer que não é uma história tradicionalmente milimetrada ao bem e ao mal, ela coloca os valores e as circunstâncias em que se embaralham.

Para corroborar, o tratamento da edição é belíssimo. Me apaixonei por ser de capa dura, com folhas de guarda (as folhas durinhas que ficam grudadas entre a capa e as outras páginas) com pequenos desenhos dos personagens. Por outro lado, gostaria que fosse de brochura mesmo, mais flexível, pois para o manuseio ficou um pouco duro. Há ilustrações também por dentre a leitura (como figuram as fotos acima), enriquecendo mais nossas perspectivas para com a história. É, por fim, um encanto, tanto para crianças em seus 8, 9 anos, quanto para adultos, quaisquer idades tenham.

Recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2015/11/resenha-o-grande-ivan-katherine.html