Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Lucas.Braga 23/07/2020

Não é apenas um livro sobre criatividade
Eu esperava ler um livro sobre criatividade, mas o livro é muito mais que isso. Vi o nascimento de uma das empresas mais originais do ponto de vista de um homem que considero agora um gênio. Mudou minha forma de ver várias coisas.

Paulo Schwalm 09/07/2020

O melhor livro de administração que já li.
Livro excepcional, mostra como a Pixar se tornou a empresa que é hoje.

Thaysa 03/07/2020

Eu, como uma profissional e amante da área de TI, e amante da área do cinema amei conhecer a história da Pixar e alguns bastidores de seus filmes, ler o quanto a tecnologia evoluiu com o sonho de criarem a primeira animação feita por computador e como as pessoas envolvidas não desistiram do sonho, mesmo com as dificuldades que apareceram foi algo muito gratificante, a visão de liderança e gestão que o livro passa, pra mim chega até ser utópico, pra mim ainda é estranho existir uma empresa com aquela visão e principalmente com a cultura que eles construiram: todos os funcionários terem voz, independente da posição e eles realmente tem uma cultura de feedback positivo e não tem ressentimentos, pois o sucesso do filme é o sucesso de todos, não só de uma ou outra pessoa, isso me fez questionar várias coisas sobre a liderança e confiança entre funcionários e patrões.
Tenho também que dar um destaque especial para o último capítulo sobre Steve Jobs, Ed Catmull conseguiu, de uma forma muito pessoal e bonita, passar a sua vivência com o Steve e o quanto ele mudou ao passar dos anos, como ele mesmo disse, muitos veem o Steve como alguém egocêntrico, mas poucos falam sobre a mudança que ele teve, principalmente depois que descobriu o câncer e isso me fez ter uma visão mais humana do Steve que a mídia tanto mostra.

matheuslmiguel 17/06/2020

Incrível relato de como manter uma cultura criativa
Como um grande fissurado em Disney e todas as suas subsidiárias, não era se surpreender que eu gostaria de cada página desse livro. Eu espero muito poder aplicar toda a sabedoria que o grande Ed Catmull compartilhou nessa escrita. Destaque para o posfácio sobre o Steve Jobs, em que eu não esperava chorar, e chorei enquanto lia.

Estelia 01/06/2020

Por de trás dos bastidores
Li esse livro por recomendação, e que grata surpresa tive. Vemos os bastidores da Pixar e como se dá o processo criativo de filmes que marcaram um geração. Além de ver, partes, do mundo burocrático desta realidade que atrai tanto. Não consigo escrever muito sem dar spoilers, e odeio spoilers. Mas tudo nesse livro trás um aprendizado que conseguimos encaixar no nosso dia-a-dia. E depois que o lemos, os filmes da pixar passam ter um outro nível de significado, e ressalta aquela já famosa frase clichê: "Desiste não."

Letícia Chiantia 30/10/2020

“Criatividade S.A.” traz o segredo das ideias inovadoras

Ter certeza dos seus sonhos profissionais desde criança pode ser um privilégio para poucos. Ed Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, é uma dessas pessoas que desde muito cedo já sabia o que queria fazer quando adulto. Para concretizar suas metas, trabalhou em cima delas com persistência e coragem, mesmo diante das impossibilidades.

Seus anos de aprendizado e experiências são compartilhados em Criatividade S.A.. Em treze capítulos, ele conta como a Pixar foi salva da extinção em 1986; a criação inimaginável, considerando a tecnologia da época, do primeiro filme animado feito no computador, Toy Story; posteriormente, a fusão com a Disney. Essas e tantas outras ações feitas com auxílio do obstinado Steve Jobs.

Ele e outros personagens são citados nesse relato de fôlego que levou 45 anos para ser construído. De um lado, a história de uma empresa de sucesso; do outro, as condições e pensamentos necessários para sua criação, chamados de cultura criativa sadia.

Claramente, o mais importante dessa história é a construção e o gerenciamento dessa cultura. O dinheiro investido foi essencial, mas somente ele não teria sido o suficiente.

Afinal de contas, o problema nunca é a falta de talento, e sim anos de condições de trabalho sufocantes que fazem as pessoas perderem suas bússolas criativas.

Para argumentar essa ideia, Ed traz exaustivamente inúmeros exemplos positivos e negativos que presenciou ao longo de todos esses anos. Enquanto acompanha essa jornada, pode relembrar as animações mais carismáticas e premiadas do cinema, ao mesmo tempo em que entende como o ambiente de trabalho agradável foi propício para o nascimento delas ou gestação, nas palavras de Ed.

Particularmente, gostei de acompanhar os modelos de liderança e condições de trabalho favoráveis para todos exemplificados.

Algo raro nas empresas do Brasil, onde os proprietários costumam explorar ao máximo os colaboradores sem recompensas alguma, assim tendo a falsa noção de lucros e rendimentos, enquanto, na verdade, só existem pessoas infelizes, falando mal da empresa pelos corredores. Ou seja, nada de cultura criativa, muito menos, ambiente sadio. O livro também fala sobre isso.

Uma leitura para ser feita várias vezes em diferentes épocas da vida, principalmente por gestores e empreendedores. Talvez, um dos pontos negativos seja a extensão, em muitos trechos, tive a sensação que poderiam ser resumidos, não por serem óbvios, mas por já estarem um pouco exaustivos. Apesar disso, aos poucos, o enredo retoma a linearidade para continuar envolvente.

site: https://www.instagram.com/p/CG-sdEyrUNB/

Duda 15/05/2020

Uma história sobre sinceridade e criatividade
Em Criatividade S.A., Ed Catmull detalha a trajetória da Pixar e o seu constante desafio em manter viva a cultura criativa dentro da organização.

Em meio a crises e superações, torna-se claro que um dos mais importantes feitos da empresa foi investir nas relações humanas, valorizando a sinceridade entre os colaboradores e fortalecendo o seu sentimento de pertencimento e responsabilidade.

Marlon.Roth 26/11/2019

Um livro sobre a verdadeira forma de liderar
Ed apresenta sua experiência e ponto de vista de como liderar uma equipe com sensatez, prudencia e principalmente com formas de simplificadas e reais de como fazer

Priih | Blog Infinitas Vidas 03/11/2019

Um excelente livro sobre liderança e criatividade
[...] Criatividade S.A. é um misto de livro de memórias e ensinamentos sobre gestão. Ed Catmull, o fundador da Pixar, era apaixonado por animação e pela Disney desde criança, porém não se via com o talento necessário para trabalhar como animador (nos moldes da época, ou seja, em 2D). Também interessado em física e tecnologia, Ed Catmull voltou seus estudos à área da Ciência da Computação, onde teve grandes oportunidades de trabalhar com pesquisa e desenvolver as ferramentas que conduziriam à realização de seu maior sonho: criar o primeiro longa-metragem inteiramente animado por computador. Essa ambição foi alimentada por cerca de 20 anos, Ed Catmull precisou passar por diversas empresas – entre elas a Lucasfilm -, até que Steve Jobs comprou aquela que futuramente seria conhecida como Pixar Animation Studios. [...]

Conforme Ed Catmull narra as etapas que transformaram a Pixar no que ela é hoje, lições importantes são passadas em meio às memórias. O fundador e presidente da Pixar, entre outras coisas, valoriza as pessoas acima de boas ideias, é a favor de sinceridade total independentemente da hierarquia, acredita no poder do feedback e vê a criatividade como algo a ser construído por nós. Além dessas opiniões terem me feito refletir bastante sobre gestão, os fracassos narrados pelo autor também tiveram o mesmo efeito: Ed Catmull não vê as falhas como um problema a ser temido, mas sim como parte fundamental e inevitável de qualquer processo criativo. [...]

Porém, em determinado ponto da leitura, me senti um pouco desconfortável sem saber bem a razão, até que um momento de clareza me atingiu: Criatividade S.A. é um livro majoritariamente sobre homens exaltando outros homens. Existem algumas mulheres importantes na história da Pixar? Sim. Elas recebem grande espaço no livro? Não. [...] A sensação de desconforto ficou mil vezes pior quando descobri – não pelo livro, mas pela Wikipédia – que John Lasseter (diretor de Toy Story e um dos principais parceiros de Ed Catmull na Pixar) foi acusado de assédio sexual. Ler tantos elogios sobre o homem ao longo do livro, ver Ed Catmull exaltando seu brilhantismo e sua importância para a Pixar, tornou-se bem nauseante à luz desses novos fatos. [...]

Tirando essa importante ressalva, eu diria que Criatividade S.A. é um excelente livro para quem se interessa por liderança e criatividade. Existem partes da obra que são de fato mais enfadonhas, mas o somatório de ensinamentos (e fun facts) é valioso. Eu não tenho o hábito de marcar minhas quotes favoritas nos livros que leio, mas no caso de Criatividade S.A. eu acabei separando alguns pensamentos que, para mim, se destacaram (vou listar alguns no fim do texto pra vocês conferirem). Em resumo, foi ótimo sair da minha zona de conforto e com certeza vou refletir sobre muitas das lições originadas na Pixar. ;)

Resenha completa no blog. Te espero lá! \o/

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2019/11/03/resenha-criatividade-s-a-ed-catmull-com-amy-wallace/

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha de Livro Criatividade S.A. | Melhores Momentos de Toy Story 1, 2 e 3
Veja a Resenha de Livro Criatividade S.A. e relembre os melhores momentos dos filmes de Toy Story

Criatividade S.A. foi considerado o melhor livro sobre negócios do ano pela revista Forbes. E não é à toa. Ed Catmull, sócio fundador da Pixar, revela com bastante honestidade, todas as dificuldades e desafios que ele e diversos animadores enfrentaram desde o início da animação em computador, onde nenhuma empresa tinha interesse de investir, até o momento da Pixar se tornar reconhecida mundialmente. O que torna o livro tão interessante é que o autor não tem medo de reconhecer os erros da empresa e quais foram os caminhos para tentar acertar. Ele inclusive estimula o erro, reconhecendo que mais cedo ou mais tarde, todos nós fracassamos. E quanto antes a gente fracassa, melhor. Porque estamos mais perto de acertar.

O livro também se destaca pela forma que lida com a Gestão de Pessoas. Veja algumas opiniões do autor sobre isso:

“E desde então formulei uma política de tentar contratar pessoas mais inteligentes do que eu. Os retornos óbvios de pessoas excepcionais são que elas inovam, superam-se e, em geral, fazem com que sua empresa – e você por extensão – pareça melhor”.

“Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e ela irá estragá-la. Dê uma ideia medíocre a uma grande equipe e ela irá corrigi-la ou oferecer uma coisa melhor. Se você puder ter a equipe certa, então terá as ideias certas”.

Outra coisa interessante é ver como o processo de animação digital evoluiu, pois o livro cita os filmes realizados desde o início, a maioria disponíveis no YouTube, para que o leitor possa acompanhar.

Mas além de um livro de negócios, vemos um livro sobre processo criativo. É muito interessante observar como as ideias de filmes como Toy Story, Up, Wall-E e Procurando Nemo eram originalmente e como se tornaram com o aprimoramento da equipe.

Apesar de demonstrar vários exemplos do modelo de negócios da empresa, Ed Catmull diz o tempo todo que é contra fórmulas prontas e que a melhor maneira de desenvolver uma empresa é procurar entender o que se aplica melhor à sua empresa, manter-se sempre o estado de observação e não ter medo de errar.
Vamos ver agora um TOP 5 de cenas marcantes dos filmes de Toy Story. O primeiro filme de Toy Story foi o primeiro longa-metragem da empresa, e se tornou seu carro-chefe, uma obra memorável que faz parte da história do cinema.
A Revolta dos Brinquedos contra Sid, o vizinho de Andy que destruía brinquedos
A música “You Got a Friend in Me”, que abre o primeiro filme e se tornou tão famosa que fez parte dos outros filmes e concorreu a diversos prêmios
3. Os brinquedos disfarçados de cone, causando a maior confusão no trânsito e garantindo risadas
4. A história de como Lotso, o ursão de pelúcia que é o vilão da história, perdeu sua dona, consegue arrancar lágrimas. É de cortar o coração!
5. A cena em que Andy doa seus brinquedos para uma garotinha também é emocionante. Ele brinca com todos, relembra a importância de cada um. E ainda diz que Woody “nunca vai desistir de você”. É emocionante ouvir isto, depois de tudo que vimos Woody fazer para estar com Andy e fazê-lo feliz.

site: http://pipocanerd.com/cinema/resenha-de-livro-criatividade-s-melhores-momentos-de-toy-story-1-2-e-3/

MauricioTiso 15/07/2019

Uma viagem na montanha-russa
Ed Catmull generosamente nos presenteia com uma incrível história de construção e realização de um sonho e que, como consequência, entrega lições profundas sobre liderança e inovação.

Abordando aspectos como pessoas, imprevisibilidade, cultura e obstinação, o autor traz os conceitos dentro de histórias reais o que facilita muito a absorção do conceito e a comparação com o dia a dia corporativo.

Outro bônus e uma nova visão sobre a genialidade de Steve Jobs e como lidar com uma pessoa visionário que reconhecidamente tem dificuldade de se comunicar com o mundo em sua volta.

A leitura é muito fluida e consistente, cheia de exemplos e a abordagem dos conceitos são muito acessíveis.

Recomendo à todos que queiram se inspirar para transformar seus negócio e suas vidas.

Michael.Oliveira 14/02/2019

O Livro que eu queria ter lido bem antes
Um dos melhores livros sobre criatividade (e também sobre enfrentar bloqueios criativos) que já li. Me fez descobrir bastante coisa principalmente da indústria de animação como um todo. Saber como grandes empresas como Disney e Pixar trabalham juntas é incrível. E entender como a mente desse gênio que é Ed Catmull é sem palavras.

Fernanda Araújo 23/01/2019

Fantástico
A persistência pode te levar a realizar coisas "impossíveis". Acreditar em seus sonhos e ir em busca das suas metas com todo o seu coração e a sua garra é o que te faz ser uma pessoa de sucesso. Muitas vezes você levará um NÃO na cara, mas isso não deve ser motivo para você desistir.
Buscar sempre pessoas mais inteligentes que você é essencial, mesmo que isso possa soar como uma ameaça às vezes. Muitos irão te dizer que está louco (a), mas não escute essas pessoas, procure estar sempre com aqueles que apoiam e ajudam a desenvolver a sua "loucura".
Um ambiente divertido e relaxante é sempre essencial para o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras que te trarão sucesso, ouça todas as sugestões com atenção, ainda que elas possam te ferir um pouco, serão sempre importantes para ajudá-lo (a) a enxergar pequenos problemas ocultos aos seus olhos que, se não resolvidos a tempo, podem te levar à ruína.
Estas são algumas das reflexões que o livro "Criatividade S.A." traz para os leitores. Indico esta leitura para todos aqueles que têm o seu próprio negócio ou estão pensando em abrir o seu. Indico também aos professores, embora seja um livro de negócios ele contém ideias fantásticas para dinâmicas nas aulas. É ainda uma sugestão para aqueles que estão desanimados, perdidos na vida, sem conseguir encontrar o seu caminho, é uma obra motivadora que nos faz ter vontade de voltar a viver com todo o gás.
Fica a dica do mês de Janeiro 😘

Dalves 22/12/2018

Trata de muitas questões presentes no dia a dia do mundo corporativo, dando mais atenção às barreiras que existem e que impedem o afloramento da criatividade.

Através de exemplos reais, Catmull tenta descrever as diferentes estratégias que foram necessárias para que a Pixar crescesse e amadurecesse como companhia, porém preservando os traços da sua cultura criativa.

Como é de se supor, não se trata de uma aventura, ponto pelo qual alguns capítulos podem parecer levemente desconexos ou repetitivos. Contudo, dentro da proposta na qual o livro se insere, acho que cumpriu muito bem o papel.

Por fim, gostei bastante da parte destinada ao Steve Jobs.