Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dona Flor E Seus Dois Maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

KeniaCandido 15/05/2024

Amei!
Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos clássicos mais famosos da literatura brasileira escrito pelo Jorge Amado que foi publicado em 1966. Novamente eu li na edição bem velhinha de 1981 pela editora Record que pertencia a minha avó e ela me deu de presente. Atualmente as obras de Jorge Amado estão nas mãos do Grupo Companhias das Letras que contém capas maravilhosas. Mas logo vou dizendo... Qualquer edição que você leia de Dona Flor e Seus Dois Maridos, vale muito a pena.

A história começa com o falecimento de Waldomiro Guimarães, conhecido popularmente de Vadinho em pleno domingo de carnaval pela manhã. Ele estava vestido de baiana enquanto sambava com os amigos num bloco de carnaval. Ao saber da morte do marido, Florípedes Guimarães ou carinhosamente chamada de Flor, precisou encarar sua vida de luto, sem a presença de Vadinho em sua vida. Para dona Rozilda, mãe de Flor que detestava Vadinho e algumas vizinhas que conviviam com Flor no dia a dia, considerava a morte de Vadinho um grande alivio para Flor, pois o marido era um verdadeiro malandro viciado em jogo. Um boêmio cheio de lábia que não tinha emprego e para piorar a situação, era infiel descaradamente e inúmeras vezes, roubava o dinheiro de Flor para empregar na jogatina.

Dona Flor era oposto de Vadinho. Trabalhava como professora na sua própria Escola de Culinária conhecida como Sabor e Arte. Talentosíssima, Flor adorava ensinava suas alunas pratos culinários de dar água na boca e sustentava a casa onde ela e Vadinho morava de aluguel e ainda, involuntariamente, o vício do marido. Era uma mulher honesta, inteligente e apesar dos sete anos amargos que viveu ao lado de Vadinho, Flor sentia muita falta do marido. Por isso, os longos meses de luto à Vadinho, foram profundamente severo e mergulhado na tristeza. Entretanto, sendo uma viúva jovem com uma vida inteira pela frente, as vizinhas e amigas de Flor tentaram lhe arrumar um pretendente, que realmente fosse honrado para casar e foi dessa maneira que Doutor Teodoro Madureira, um respeitoso farmacêutico conheceu Flor.

Em contradição a vida de Vadinho, Doutor Teodoro era um homem de boas condições financeiras, honesto, trabalhador e acima de tudo, não tinha vícios. Teodoro era um homem perfeito para trazer paz e tranquilidade para a vida de Flor. Depois de sete anos de sofrimento com o primeiro marido e sendo uma mulher de bom coração, Flor precisava ser feliz. Então, quando casou-se com Teodoro, dona Flor conquistou sossego, mas também, um relacionamento fiel e totalmente equilibrado emocionalmente. A diferença entre Vadinho e Teodoro era tão grande que após um ano de casamento com Teodoro, Flor começou a sentir saudades de alguns momentos íntimos que tinha com Vadinho, o marido morto. Apesar dos enormes defeitos de Vadinho, Flor se sentir especial nos braços dele e por mais que Teodoro demonstrava ser um marido espetacular para Flor, na intimidade do casal, ele era pouco habilidoso... Na arte do amor.

Para o espanto de Dona Flor, ela tinha hora e dias exatos para fazer amor com o atual marido. Outro detalhe totalmente diferente que Flor vivia ao lado de Vadinho, pois ele era um homem quente e não tinha hora e nem dia marcado para amar Dona Flor. Após a festa de aniversário de um ano de casamento de Flor e Teodoro, onde a comemoração foi festejada o dia inteiro na casa do casal, Doutor Teodoro resolveu levar os últimos convidados até o bonde e Dona Flor ficou em casa esperando o retorno de Dr. Teodoro para finalizar a noite. Contudo, ao entrar no quarto, Flor acabou enxergando Vadinho em sua cama, que havia retornado do mundo dos mortos para matar as saudades de Dona Flor. Acontece que Dona Flor é uma mulher honrada e não quer trair Teodoro porque é um homem muito bom para, mas também, não consegue esconder a satisfação de ter o fantasma de Vadinho em sua casa. Flor é a única pessoa que consegue ver Vadinho, porém sentia-se dividida entre o marido morto e seu atual marido.

A leitura de Dona Flor e Seus Dois Maridos é bem fluida e contém um ritmo constante como imaginei. Dividido em cinco partes, o livro mostrou o desenvolvimento de cada personagem com detalhes, principalmente da Dona Flor. Contém vários flashbacks mostrando o primeiro casamento de Flor ao lado de Vadinho, não deixando de fora como ela conheceu Vadinho numa festa chique onde ele tinha entrado de penetra. Também apresentou como Flor enfrentou dona Rozilda para ficar com Vadinho quando a mãe de Flor descobriu quem era o genro. Mas já era tarde, pois Flor estava perdidamente apaixonada pelo Vadinho. Cada detalhe foi mostrado para o leitor enxergar que o relacionamento deles não foi fácil para Flor e os motivos dela permanecer casada com um marido tão mulherengo e boêmio. Flor é uma personagem maravilhosa. Durante a leitura, tentei compreender os motivos dela entrar em conflito quase no final da história antes de encontrar sua total felicidade.

Vadinho era um marido ausente, malicioso, gastador, safado, impulsivo e repleto de vícios. Os defeitos de Vadinho eram muitos, mas ele amava Dona Flor do jeito louco dele, enquanto Teodoro, por sua vez, era completamente oposto de Vadinho e também amava Dona Flor do seu jeito controlado para nada sair errado. O doutor Teodoro era controlado, correto, fiel, digno, respeitoso, discreto e marido presente na vida de Flor. Um verdadeiro santo que trouxe alivio e estabilidade para a vida de Flor, que levava muito a sério seu trabalho e seus encontros com o grupo musical da Orquestra de Amadores Filhos de Orfeu, seu único lazer. Resumindo melhor, Vadinho tinha a única qualidade que Teodoro tinha pouca para trazer a felicidade total na vida de Flor e era justamente essa qualidade que Flor sentia falta.

A obra de Jorge Amado ganhou a primeira adaptação em 1976, com direção de Bruno Barreto, tendo Sônia Braga no papel de Dona Flor, José Wilker como Vadinho e Mauro Mendonça como Doutor Teodoro. Em 1998 Dona Flor e Seus Dois Maridos tornou-se minissérie adaptada por Dias Gomes. Desta vez, Giulia Gam sendo Dona Flor, enquanto Edson Celulari na pele de Vadinho e Marco Nanini dão vida a Teodoro. Dirigida por Pedro Vasconcelos em 2007, a história de Dona Flor e Seus Dois Maridos ganhou os palcos e transformou-se em peça de teatro tendo Fernanda Vasconcellos interpretando Dona Flor, também assisti no teatro aqui em Minas Gerais, com a Carol Castro sendo Dona Flor, Marcelo Faria como o devasso Vadinho e Duda Ribeiro como o respeitoso Teodoro.

A última versão da história foi em 2017, trazendo novamente Pedro Vasconcelos na direção, Juliana Paes como Dona Flor, Marcelo Faria sendo Vadinho e Leandro Hassum interpretando, o farmacêutico Teodoro. Eu assisti todas as versões e foram ótimas, no entanto eu prefiro a primeira adaptação de 1976. Primeiro porque conheci a história através dela e sempre que passa no canal Telecine Cult e eu assisto e me divirto muito o filme. Mas afirmo em dizer, por mais que a adaptação seja maravilhosa, ler o livro sempre é uma experiência única e conhecer a versão literária de Dona Flor e Seus Dois Maridos não foi diferente. Eu amei!

Enfim... Amei ter experiência com a escrita de Jorge Amado e não vejo a hora de ler mais um livro de Jorge Amado. Confesso que fiquei com muita vontade de fazer as receitas de Dona Flor que contém no livro. Recomendo a leitura Dona Flor e Seus Dois Maridos para quem ainda não leu e deseja lê-lo, para os leitores que gostam de clássicos, especialmente da literatura brasileira ou deseja reler e recordar os trechos dessa história cheia de sabores.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/05/dona-flor-e-seus-dois-maridos-jorge.html

Pandinha 08/05/2024

Diferente de Dona Flor, não me prendi tanto
Eu não esperava uma leitura extremamente envolvente e surpreendente, e assim foi.
É uma leitura gostosa, muitas vezes um pouco arrastada, mas demonstra bem o cotidiano da época.
Não me prendi e até pensei em parar o livro quando ficou mais ?fantasioso?, mas fiquei mais um pouco e gostei do sentido que as coisas foram ocorrendo no desenrolar da história.
Devo lembrar que é de 1966 então na época provavelmente, dona Flor fazer o que fez de forma fantasiosa ou não, foi algo gigantesco para a época

Flavio.Vinicius 04/05/2024

Dona Flor e os seus dois maridos
Este é o livro mais divertido de Jorge Amado
E isso já é bastante coisa, pois julgo a obra amadiana como a mais gostosa de se ler em toda a literatura brasileira.

Em diversos momentos eu ri alto com os sucessos de Dona Flor e Vadinho. Esses dois personagens são sensacionais, dá até saudades dos dois. Vadinho é o melhor personagem picareta da literatura nacional. Ele é o picareta mais apaixonante de todos. Jorge Amado insere, na obra, trechos picantes, anedotas, piadas, que tornam o livro delicioso do começo ao fim - como devem ser deliciosas as comidas de Dona Flor, essa atormentada professora, burguesa dividida entre as tentações dionisíacas e a moral, as regras, a beleza do cotidiano e da repetição calma vinda de Apolo (o farmacêutico Dr. Teodoro). O final do livro é excelente: é uma história feliz.

Belissíma obra. Todos deveriam lê-la.

Daniel.Oliveira 23/04/2024

Uma história deliciosa só que extensa demais para uma simples crônica
Comecei a ler por causa que eu soube que lá no México, o livro ganhou uma nova adaptação pelo canal de las estrellas, da Televisa em novela. Por aqui, o livro já havia sido adaptado pela tv globo como minissérie. Fiquei interessado no livro, o início do livro é muito gostosinho, somos apresentados aos personagens carismáticos pela típica linguagem do jorge amado, Flor , a protagonista é uma cozinheira nata, e ao contrário das outras protagonistas do autor, como Gabriela, a sertaneja, Tieta, a pastora de cabras, Teresa Batista, a jovem prostituta e Rosa Palmeirão, a mulher valente de Mar Morto e Jubiabá, Flor é uma protagonista carismática,bondosa, gentil, que adora os homens, e é bom com todos. Flor é casada com o mulherengo sedutor Vadinho, que morre no meio do Carnaval, deixando a viúva. Flor , após o velório começa a se apaixonar por um Farmacêutico, e eles logo se casam. Flor ainda nutre desejos de seu sedutor ex marido falecido. Uma noite ela deseja que Vadinho retorne, e a partir desse ponto o livro ganha um tom de realismo fantástico,a alma de Vadinho retorna e começa a seduzi-la, Flor se confronta com ficar com seu marido ou com o fantasma sedutor de Vadinho, mas isso só acontece lá para o fim do livro. Apesar disso, achei a obra muito extensa, têm quase 600 páginas, o começo é legal, mas as coisas demoram muito para acontecer.

Mel 17/04/2024

Que livro MARAVILHOSO!!!

Fiquei encantada com a riqueza de detalhes que Jorge Amado relata ao longo da leitura.
Para quem não conhece Salvador, mas lê seus romances, passa a conhecer.
É lindo ver a paixão que ele tinha por essa cidade, que eu como moradora posso dizer, fantástica!!
Foi uma leitura muito prazerosa e valeu muito a pena!
Pretendo ler muitos outros.
Léo 17/04/2024minha estante
Que legal, Mel! Fiquei interessadíssiimo nessa leitura.

Mel 17/04/2024minha estante
Léo, eu amei demais!! A escrita do Jorge é fascinante. Você vai gostar. ?

Elton.Oliveira 17/04/2024minha estante
Muito bom ! Eu sempre que posso , incluo algum livro de autores brasileiros.... E sempre sou surpreendido positivamente!

Mel 17/04/2024minha estante
É isso mesmo Elton, eu faço o mesmo para prestigiar os nossos! E no caso do Jorge, não há como se decepcionar! Leitura incrível!

Duda.bae 17/04/2024minha estante
Que interessante Mel! Eu conhecia a história por causa da novela ou minissérie que tem da Globo. Ótima resenha! ???

Mel 17/04/2024minha estante
Eu fiquei encantada, Dudinha! Adorei a escrita do Jorge, super fluida. Há quem não goste, por ele descrever detalhadamente os lugares que ele cita no livro. Achei incrível a riqueza de casa detalhe! ???

Regis 17/04/2024minha estante
Acabei de comprar ele, Mel, e é muito bom saber que você gostou. Vou tentar lê-lo ainda esse ano. ???

Mel 17/04/2024minha estante
Você vai amar, Regis! Quando começar a ler, vamos comentar sobre.
Você vai se apaixonar pela riqueza dos detalhes nas descrições de alguns lugares. ???

Jeff80 17/04/2024minha estante
Cinco estrelas??? Top!

Bom demais, Jefinho! ?

Jeff80 18/04/2024minha estante

Isaqsf 11/04/2024

Livro porreta da mulesta, já li todas as obras de Jorge Amado, cada uma com sua importância, crítica social, e ensinamentos..

Porém, nunca havia lido um livro tão leve, tão bom de se ler, onde você sem perceber, acaba gostando tanto do Vadinho... Mesmo o pilantra, não valendo o que o gato enterra kkk.

Me rendeu risadas do início ao fim, e como sempre, ensinamentos variados sobre a Bahia daquele tempo, principalmente sobre a "macumba", cassinos e jogos de azar.

Se tiver em dúvida sobre esse livro, mergulhe fundo sem receio, porque você irá ficar marcado pra sempre com ele!

Juliana2668 28/03/2024

Que leitura mais apetitosa! (vamos usar uma palavra que compõe o vocabulário do livro)
Gostei de "Dona Flor e seus Dois Maridos" muito mais do que podia imaginar! Jorge Amado escreveu uma história muuito brasileira, cheia de sensualidade, ironia e humor, com tipos de personagens já conhecidos, mas desenvolvidos de forma super interessante. Além dos inúmeros coadjuvantes (que podemos reconhecer em nossa própria vida), temos os 3 principais: Vadinho, como o típico malandro brasileiro, Doutor Teodoro, como um homem bastante metódico, e nossa querida Dona Flor, uma mulher que deseja estabilidade ao mesmo tempo que satisfazer os seus desejos. Ressalto aqui que eu amei o grupo de amigas de Dona Flor, me divertia muito sempre que tinha um capítulo com todas juntas e adorava ver o carinho e cumplicidade que existiam entre elas.
Dona Norma e Dona Gisa, umas queridass!
Esse foi meu primeiro livro do Jorge Amado e já to doida pra ler Capitães de Areia, Gabriela e tudo mais o que esse homem escreveu! Que maneira mais linda de se usar o português! Conseguiu fazer eu me apaixonar pelo meu próprio idioma! haha
Geovana Loureiro 08/04/2024minha estante
Leia Gabriela, Cravo e Canela, acho que você pode gostar também.

Jose 21/03/2024

Apenas um comentário
Esse livro merecia cinco estrelas mas por alguma circunstância desconhecida ele me irritou demais. Fiquei presa nele muito tempo e quando termino ainda enfrentei um longo posfácio. Quem sabe com o tempo eu faça as pazes com ele.

Isabelalalala 14/03/2024

Quase dois meses depois, termino esse livro tão magnífico e tão...Jorge Amado. Somente ele poderia escrever um livro como esse, com esses detalhes e essa visão única da figura feminina! Escrito por um homem, mas escrito por um homem que eu tenho uma admiração imensa (como diria o Lelê, somente um baiano romântico e sensual??). Queria muito ter o prazer de entrar cinco minutos na cabeça dele enquanto ele teve todo o processo criativo dessa obra...
Viva Jorge Amado e viva a riqueza de nossa literatura!!!

Rasana 08/03/2024

Um livro que fala do cotidiano
No início já ao me deparar com a morte de vasinho eu fiquei me perguntando sobre o que seria o livro, e imaginei que seria sobre o outro casamento de dona flor, mas então não foi o que aconteceu. O livro narra a vida de dona flor suas paixões e sofrimento, fala da complexidade do sentimento humano, fala sobre uma época onde ela tinha amor mas tudo lhe faltava e depois de quando ela tinha tudo mas lhe faltava o fogo da paixão e sobre como nessas duas situações ela se sentia incompleta e ingrata em certa medida. Até que dentro da sua religiosidade flor acha uma forma de se sentir inteira de novo.

Gabriela.Andrade 06/03/2024

?Tudo isso aconteceu, acredite quem quiser. Passou-se na Bahia, onde essas e outras mágicas sucedem sem a ninguém causar espanto.?

O que foi esses últimos capítulos??? Que lindo!!!!

Realmente, só na Bahia. Só Jorge Amado!

Comecei odiando Vadinho e terminei amando -até sofrendo por ele-. Jorge Amado NUNCA decepciona

Bjos

Luiza.Borges 03/03/2024

Li para poder interpretar a dona flor, mas que grata surpresa foi ler pela primeira vez a rica escrita de Jorge amado, que trás com riqueza de detalhes de dinamismo uma história que passeia por diversos temas, nos mostrando a vida e os conflitos de flor,
muito bom!