Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dona Flor E Seus Dois Maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Elionay.Araujo 19/05/2024

Finalmente finalizado
A leitura dessa obra era um desejo antigo, estou feliz por realizá-lo, mas não tão satisfeita com a obra. Achei cansativa, com muitos rodeios. Gostei da exploração da culinária baiana e as referências a religiões afrobrasileiras. No geral, achei enfadonha.

Glau. 20/05/2024

Toda pessoa deveria ler esse livro
Um dos melhores romances clássicos da literatura brasileira, Jorge Amado acertando mais uma vez....

Interpretei esse livro como sendo um "conselho" sobre viver a vida, através das vivências de Dona Flor até ela ser feliz de verdade; aceitar que ela só seria feliz se aceitasse de novo o seu amor por Vadinho, mesmo estando casada com o Teodoro. Ela lutou contra seus próprios valores, e no final, quis "errar" para ser feliz. Às vezes, precisamos agir assim para vivermos felizes com nós mesmos, e acho que Jorge Amado conseguiu passar essa interpretação de forma brilhante

bella 23/05/2024

Tuas duas faces. teu sim, teu não.
Finalmente. comecei empolgada demais por causa de capitães de areia e mar morto. jorge amado é legal mas eu achei que esse livro podia ser menos extenso, honestamente. pra mim foi muitíssimo arrastado e desanimador em diversos momentos. é uma história bacana, envolvente, vááários personagens bem característicos e alguns com nomes/apelidos bem engraçados e brasileiros. a obra foi ficar genuinamente prazerosa pra mim a partir da página 400 e pouca. o resto fluiu perfeitamente e fiquei bem surpresa com o que foi acontecendo dali em diante. o final também achei fortíssimo, digno de filme mesmo (pelo menos na minha mente sim).

queenie 29/05/2024

Amo Jorge Amado mas...
Tentei ler esse livro 3 vezes e depois de muita persistência consegui concluir essa leitura. Apesar de gostar dos personagens e de toda ambientação (marcante na escrita de Jorge Amado), senti que em certos momentos não saía do lugar... super arrastada.

le.menino 05/06/2024

Pão e circo!
Meu primeiro contato com Jorge Amado e confesso que esperava mais. Ele faz toda uma "carnavalização" das religiões de matriz africana que eu não sei dizer se gosto ou não, as vezes fica tudo muito bonito, outras vezes fica tudo muito "medonho". De qualquer forma, no que se refere ao foco da história, eu esperava bem mais, fiquei o livro todo esperando algo extraordinário acontecer mas quando chegou ao final fiquei desapontada, como se no final o cansaço vencesse o autor e ele resolvesse "acabar logo com isso".

Lucas2086 08/06/2024

Jorge Amado fenomenal
Mais uma obra Amadiana lida e a minha admiração pelo Jorge só cresce dia após dia ...
Livro de gostos,cheiros, sentimentos e sabores. Relata a história de dona Flor, professora de uma escola de culinária que ficou viúva de seu primeiro e capadócio marido, logo após casou-se com o segundo,sério e farmacêutico.
A obra trava uma batalha entre a o espírito e a matéria,torna-se ainda mais interessante pois nosso amado Jorge constrói todo o enredo envolto dos costumes baianos,sua cultura,bairros, religião e Dona Flor com seus deliciosos pratos típicos.
História romântica e sensual,vale muito muito a pena ser lida.