Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Antonio Aresta 16/11/2012

Para adultos
Este livro não foi escrito para crianças: é um livro crítico, no qual, ao descrever as características das terras que visita, ou as críticas que recebe sobre seu próprio país, após descrevê-lo, é como se o personagem que narra a história oferecesse alternativas utópicas à sociedade em que vive. Para escrever um livro como esse, rico em características físicas e nos contrastes com o mundo real, requer-se habilidade descritiva, e Swift a possuía. Ele utiliza humor e ironia, e, antes mesmo de a história começar, já nos diverte com as queixas do Capitão Gulliver em carta a seu primo Sympson. Um trecho singularmente cômico é aquele em que um indignado Gulliver nega os rumores, imagine só, de que teria tido um caso com a mulher do tesoureiro de Lilliput. É um livro sério que diverte, no qual o escritor sabe usar fantasia, qualidade indispensável num utópico.

Raul 25/10/2012

as viagens de gulliver
é muito legal eu já vi o filme e terminei de ler o livro ele conta sobre um homem que em trabalho viaja para o mar e vai parar em uma ilha com pessoas bem pequenas esse livro é muito interessante

Matheu 24/10/2012

As viagens de Gulliver.
Eu achei o livro muito interessante porque se passa em primeira pessoa. Também porque o autor menciona o leitor quase todo momento e ele tenta passar todas as coisas que ele viveu, as suas curiosidades e as suas dificuldades de viver em Lilipute.

Rita 24/04/2012

Quando li este livro tinha 10 anos e até hoje dou boas risadas com ele.Conta a estória de como Gulliver foi parar em uma terra de pequeninos humanos,com muitas aventuras e bom humor.Recomendo!

Lissa - @leiturasdalissa 21/04/2012

Maçante!
Esse livro tinha tudo para ser ótimo em seu contexto fantástico, mas achei que tantas críticas à então política da Inglaterra e aos costumes humanos deixaram o livro maçante, em vez de nos fazer refletir sobre nosso papel no mundo.

Igor 19/03/2012

Um livro de entusiastas
Esta é uma obra realmente boa. Bem narrada e com estórias divertidas, na medida certa. Mas o problema é que foi escrita no século XVIII, com um tom bastante ácido e com objetivo crítico. Então ler este livro sem um conhecimento do contexto da época é quase o mesmo que ler o Guia dos Mochileiros da Galáxia sem conhecer os contextos da NOSSA época.
A minha experiência com a obra não foi das melhores, tanto que a abandonei. Mas a culpa é só minha, pela falta de conhecimento histórico e pela preguiça de procurar o monte de palavras antigas e desconhecidas.
Recomendo o livro para os entusiastas que adoram história e que têm facilidade com a linguagem mais antiga.

Rebeca 26/12/2011

Viagens de Gulliver - Como Jonathan Swift tem imaginação!

Naquela época não existiam satélites nem aviões, então não sabiam quando tinha uma terra povoada por gigantes ou por mini homens, menores que anões,bem menores.
Mas hoje em dia não é possível que isso aconteça, porque nós,homens, conhecemos todo canto do mundo.
Ainda existem,sim, lugares despovoados, mas, o homem os conhecem.
Então mesmo que a história seja legal, não me agradou. Não porque é tudo ficção mas...é cansativa. Não sei como podia melhorar, mas ele escreveu como um diário de bordo e ficou assim.

Luciane 16/10/2011

Recebi este livro pelo Grupo Livro Viajante (http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante) e aproveitei para ler para o meu filho, todos os dias um pouco. Nós havíamos visto o filme no cinema. Gostei.

Cemin 18/12/2012

Cansativo e repetitivo
A primeira estória é bacana, a clássica. A segunda dá para encarar, apesar de ser uma cópia, só invertendo as proporções. Na terceira eu não aguentava mais a mesma estrutura.. larguei. Vale pela primeira apenas.

Fimbrethil Call 02/09/2011

Crítica ácida
Escrito como se fosse mesmo um diário de viagem, sem nenhum diálogo e a narrativa sempre no passado, por ex: "eu acordei e me vesti e fui falar com meu amo, etc", o livro não pode ser descrito como uma aventura empolgante, mas é uma crítica muito bem feita de um autor irlandês à inglaterra e todo o seu sistema, de governo, jurídico e educacional.

Bom mesmo e recomendo a leitura.

Larissa Pickler 28/09/2011

Se aprofundando na historia.
A fabula que todos conhecem mostra apenas uma das muitas aventuras que Gulliver realizou. Já neste livro, as viagens de Gulliver, Jonathan Swift se aprofunda um pouco mais na historia e vai adiante nas aventuras vividas em diferentes lugares. Onde Gulliver passa por diferentes situações, sendo grande em alguns lugares e pequeno em outros, e no final o autor quis mostrar como seria se o ser humano fosse retratado como um animal irracional.

Duh 26/07/2011

Análise
Um clássico inglês que resume muito precisamente os valores da sociedade inglesa (e porque não européia?) do século XVIII. Entendido como crítica para a época, atualmente pode ser classificado como reflexivo.
A obra conta as histórias de Gulliver, um apaixonado por viagens a navio que se encontra com sociedades diferentes (inimagináveis em alguns aspectos), mas que, com o devido convívio, apresentam-se tão semelhantes nas construções morais e de valores à sua.
Dentro os vários aspectos analisáveis e apresentados no livro, cabe-nos um apontamento: assim como o protagonista, somente ao depararmo-nos com o "diferente", com o "externo" e com o outro é que podemos verificar qual a real significância de nossas ações, virtudes e valores.
Por fim, digo que se trata de uma ótima leitura, agradável e fluente, que pode ser esmiuçada em várias significações e questionamentos para as nossas vidas. Atualíssimo, cumpre bem o papel de clássico.

Elizia 24/07/2011

O livro “Gulliver’s Travel” de Jonathan Swift constitui um dos maiores clássicos da literatura infantil. As histórias narradas nessa aventura contam os detalhes das viagens de Lemuel Gulliver a diversas ilhas. Os países visitados por ele mostram personagens que variam de gigantes a pessoas miúdas. Nessa obra, o autor utiliza fortemente o recurso da ironia para fazer crítica à sociedade inglesa em questões como política, ciência, o comportamento humano de forma geral, etc.
A principal sátira feita pelo autor é dirigida ao pensamento cientifico mostrada principalmente no capítulo em que o autor narra a viagem a Laputa, onde visita a Academia de Lagado e vê vários estudiosos que realizam experiências um tanto impossíveis, como por exemplo, extrair raios de sol de pepinos, reconverter excremento humano em alimentos, transformar gelo em pólvora, entre outros. São cientistas com ideias bastante absurdas que não trazem benefício nenhum para a humanidade.

EmiBernardo 30/05/2011

Não é qualquer leitura
Quando se pensa em literatura clássica, Viagens de Gulliver deve constar. Definitivamente o livro é leitura obrigatória para cursos como Letras, Administração, Relações Internacinais e Matemática.
Apesar de ser uma leitura tranquila, nada tem de fácil. A linguagem utilizada é simples, mas às vezes, o livro se torna massante por ser inscrito em discurso indireto do início ao fim.
Contudo, para os que têm paciência, chega até a ser divertido e desejoso. As aventuras narradas nos enchem a imaginação e perguntas do tipo "será possível?".