Little Women

Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

Nai 29/05/2023

Quando terminei fiquei super decepcionada, especialmente com a segunda parte do livro. Eu estava tão revoltada que inclusive pensei em dar 2 estrelas assim que acabei! Porémmmm, resolvi ir atrás de informações sobre a vida da autora e sobre o contexto histórico, então aceitei um pouco (pouco mesmo kk) o final. Acho que o que mais me irritou nem foi tanto o desfecho de alguns personagens, e sim a enrolação com os sermões e lições de moral a cada dois parágrafos. O livro poderia facilmente ter metade do tamanho sem tanta enrolação. Chegou um momento em que eu só queria acabar de uma vez por todas e, honestamente, acho que um livro sobre a vida da autora, pelo pouco que li sobre ela depois, teria sido mil vezes mais interessante do que essa história inteira! A cena da Beth me emocionou e houveram sim momentos fofos, mas na maior parte do tempo me senti criança de novo tendo que "escutar" um adulto dando sermão sobre moral, bons costumes e como uma garota 'deve' se comportar, ou seja, foi absurdamente cansativo e com certeza não é o tipo de livro que eu sairia recomendando por aí. Não acho que a história do livro em si envelheceu bem! Sendo uma pessoa do século XXI, muitos dos conselhos dados não podem ser considerados hoje em dia, pois soam totalmente absurdos.
Apesar dos pesares, amei descobrir como esse livro impactou muitas mulheres e inspirou autoras renomadas até hoje que vieram depois de Louisa ?

Izadora 17/05/2023

É um livrinho com atividades!!
Eu peguei esse livro na biblioteca porque era em inglês e porque eu amo Mulherzinhas, mas não imaginei que o livro ia acabar na metade e que a escrita ia estar tão simplificada kkkkkk

Estava esperando um desafio, já que é uma história antiga mas quem tem um nível intermediário de inglês consegue ler tranquilamente.

Mas o livro simplesmente acaba com o casamento da Meg e começam várias páginas com atividades de escola sobre a história ? Very sad, vou rever o filme

Mika 19/04/2023

Um drama doméstico que traz quentinho ao coração
Achei a leitura bem prazerosa. Clássicos escritos por mulheres geralmente tendem a girar em torno da vida doméstica e isso me fascina: a criatividade e talento dessas escritoras em criarem personagens tão humanos e complexos mesmo tendo pouco para se inspirar de experiências/aventuras no mundo.

No livro, cada irmã tem uma personalidade única e isso é justamente a força delas. Óbvio que minha favorita é a Jo, que para época, é uma ovelha negra por fugir dos padrões esperados para uma menina. Todas elas se desenvolvem na narrativa de um jeito muito interessante. A Beth é a mais consistente e talvez a mais sem graça porque não parece muito humana. O que nos aproxima de personagens e faz a gente se envolver com eles são justamente os seus defeitos, o que meio que falta na Beth. Apesar de achar que realmente existem pessoas como ela, tão altruístas e generosas que esquecem de si mesmas.

Alguns diálogos envelheceram mal... por ex: bom casamento como a maior conquista e destino último da mulher.

Enfim, gostei bastante e me envolvi a ponto de me sentir parte da família March. Personagens crianças felizes, vivendo suas aventuras, sempre me trazem paz ?

Agatha 03/03/2023

Little women
Gosto da história do livro, acho bem válida e adoro o filme. Mais um áudio book que utilizei para relaxar

Bia 22/02/2023

Decepcionante
É uma versão americana dos romances de Jane Austen, mas extremamente moralista e cheio de nhenhenhém.

Mariele 19/02/2023

Sensível
O filme é uma adaptação muito fiel ao livro. Como assisti anos antes, acabei me recordando de inúmeras cenas ao longo da leitura. As personagens fortes e empomderadas dão o ar da graça e é um dos motivos pelos quais ele ainda faz sucesso entre leitores. Muito bom

Caroline.Aleixo 17/02/2023

Perfeição em escrita
Não tenho palavras pra esse livro, porque com certeza se tornou um dos meus favoritos da vida, a forma como é escrita, as histórias e a personalidade diferentes das personagens e como elas lidam com tudo, eu amei muito. Eu não consigo nem formular algo direito de tão bom que esse livro é

Gabriela 02/02/2023

Cute
Eu fui atraída pra esse livro por causa da interpretação maravilhosa da Saoirse Ronan, da Florence Pugh e do Chalamet no filme Little Women de 2019.
Isso me ajudou demais a visualizar tudo, os personagens, os cenários, e a manter a expectativa alta mesmo nos momentos mais chatinhos.
Creio que sem esse filme, eu não teria gostado tanto da história, porque por muitas vezes me peguei lendo mais pela ansiedade do que eu sabia que ia acontecer, do que pelo que estava acontecendo realmente naquela cena.

É um romance leve, fofinho, que conta a história da vida das 4 irmãs e da família March. Ele é reflexivo, não muito filosófico, e um pouco feminista - talvez pra época fosse considerado muito feminista. O romance final da Jo com o professor só me deixou triste, porque o espírito da Jo era outro até então. Mas nada contra ficar junto com alguém, casar e ter uma família, caso esse seja o desejo da pessoa - o que obviamente não era o desejo dela. A autora foi obrigada a fazer isso mesmo? É o que dizem.

Spoilers

Minha favorita foi a Amy. Apesar de chatinha na infância, ela cresce e se torna a irmã mais interessante - toda voltada pras artes, viagens, estudo de línguas.
Tenho que comentar que a Beth não me despertou nenhuma empatia ou sentimento. Ela era tão sem sal, sem personalidade, que eu não senti a morte dela. Não foi nada emocionante pra mim.
A Meg é legalzinha - muito mais no início da história - mas depois que casa e vira mãe ela se resume a isso, então achava chato ler as partes dela.
E a Jo que é sempre maravilhosa, cheia das reflexões, medos, dúvidas e certezas. Toda tomboy. Não deveria ter tido o final que teve.

Pris 30/12/2022

Onde of the greatest books I've ever read. The version I have is not on the app, but It is a children's thrift classics in easy to read type, of had made this reading more pleasent than I thought. This was the first book I read in English and it was a great pleasure.
Louisa May Alcott has created the most interesting and loving characters she could, Jo, Beth, Amy and Meg are so different and so unique that we really feel like part of this pretty family, full of problems and happiness.

Marina 17/11/2022

Um lindo livro que, a princípio, pode parecer bobinho para alguns; mas isso seria desperdiçar o material. Para aqueles que dizem que o enredo é muito brega e chato, você claramente perdeu alguma coisa. O livro é sobre auto-sacrifício e profundas lições éticas.

Lara 03/11/2022

Livro super fofinho e envolvente (e gigante)! Demorei meses para acabar, mas valeu ter persistido. Traz bons ensinamentos e reflexões.

Karyn 30/10/2022

"Mulherzinhas"
Nessa história a gente acompanha as filhas da família March em seu crescimento. Cada uma com suas características e gostos. Vamos aos poucos conhecendo cada uma e aprendendo com elas enquanto as vemos amadurecer deixando a infância para trás. Um livro sobre a história de pessoas simples, mas muito rica em aprendizados. Me surpreendi como um livro de 1868 tem visões bem feministas para a época. Aqui as mulheres não precisam esperar por homens para ir atrás de seus sonhos, mesmo que seus interesses amorosos são trabalhados na história. Mas ainda são todas personagens femininas fortes e independentes. E quando suas relações amorosas são desenvolvidas, sempre caminham para um sentido de igualdade no casal, dentro do que era possível na época.