Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

mariana 08/07/2022

Little Women
Gostei muito, simplesmente lindo e adorável, muito meu novo comfort book.
Já tinha visto o filme de 2019 e tinha começado a ler quando tinha uns 13 anos mas larguei por ter achado muito lento, e realmente o começo é lento mas a leitura cresce e vicia. É lindo ver eles crescendo e amadurecendo e estou apaixonada pelo Laurie. A escrita é incrível mesmo sendo em inglês antigo e bem gostosa e cativante, mas acho que por ter muitos termos mais "complicados" e pouco usados a pessoa tem que ter um inglês avançado pra não ficar um livro e escrita chata. A Louisa tem um talento pra escrita sensacional que me deixou de queixo caído principalmente na morte da Beth, que ela transformou um momento tão triste em um dos pontos altos do livro, foi lindo demais e extremamente emocionante. Amei que as coisas que eu não gostei do filme são muito melhores no livro, por exemplo e desenvolvimento da Amy e depois o casamento dela, amei demais a amizade da Jo e Laurie ter continuado mesmo depois de tudo mas eles mereciam ter sido endgame sim!!!! Enfim, amei e se tornou um dos meus favoritos.

Lu 15/06/2022

O melhor clássico existente. A historia é tão linda e tão bem escrita que te faz querer ser uma March. Não é uma surpresa que as aventuras de Meg, Jo, Beth e Amy tenham sido adaptadas tantas vezes e que o livro seja elogiado e estudado até hoje. Louisa May Alcott era um gênio.

Gi 18/05/2022

Finalizei Little Women com muito carinho ??
Sempre gostei da história, e graças a Deus eu tive a oportunidade de ler esse clássico. Eu amo que esse livro tem tudo o que eu gosto, protagonistas com personalidades fortes, frases e ensinamentos e uma história que traz quentinho no coração. A Jo é uma das minhas personagens favoritas da literatura, e apesar de achar ela incrível, eu sinto que ela é um pouco invasiva com as irmãs. O que eu gosto é que apesar de ter capítulos onde nada acontece, o leitor não consegue parar de ler, e sempre tem um ensinamento. Não tem uma protagonista, há capítulos que ficam na vida de cada uma das personagens, e achei isso incrível, é claro que tem um foco mais na Jo e Amy, mas as outras duas irmãs tem seu protagonismo. Laurie é um ótimo personagem também, assim como a Mrs. March. Little women é sobre essa transição entre infância e vida adulta, se eu fosse resumir o livro em uma frase seria assim que eu descreveria. Espero ler futuramente essa história ??

Bianca.Seminotti 09/05/2022

Mulheres
Um clássico, com muitas histórias dentro de uma mesma narrativa. Além das quatro irmãs, que acabam sendo a parte central do livro, outras mulheres interessantes aparecem para complementar o enredo. A primeira metade do livro me pareceu tediosa em muitos momentos. Já a segunda metade fluiu mais. Um clássico, que vale a pena ler, mas que precisa de um pouco de paciência e compreensão para com as meninas / mulheres do livro, com seus sentimentos, dilemas e problemas. Ao longo da leitura, algumas bonitas reflexões são feitas, com participação da experiente mãe das 4 personagens principais.

Chunchuna 21/04/2022

Little Women
Não lembro quantas vezes li esse livro quando era criança, era meu livro preferido, sabia vários trechos de cor! Reli ele depois de quase 40 anos e, fui lembrando de cada capítulo e das personagens. Essa releitura foi mais lenta, talvez porque fiquei sabendo que a autora não teve motivação criativa para escrever este romance, a não ser a necessidade econômica. Confesso que isso me fez perder o entusiasmo, pensar que a Louisa M. Alcott foi explicitamente orientada a escrever ou reescrever certas partes do livro como um manual para educar moças e que ela teria feito escrito diferente se tivesse tido autonomia.
Deixou de ser meu livro preferido, mas tenho um carinho especial por ele.

mim.s 29/03/2022

um livro confortável, aquele quentinho no coração numa tardinha de domingo, com muitas (mesmo) liçoes de vida.

Maclau 25/03/2022

lindo
Definitivamente é um livro bom, mss não perfeito, principalmente por ser um livro de época (escrito inclusive quando a escravidão não havia sido abolida no brasil) existem algumas ideias e falas que são meio batidos e problemáticos hoje em dia, mas, graças a deus, são poucos casos (se não eu Definitivamente tinha abandonado)
Enfim, esse livro traz várias lições de moral (obrigada Mrs. March) que são de fato atemporais e importantes e que me deixaram muito pensativa, os personagens são extremamente reais e bem escritos, eu me vi TANTO na jo, desde o jeito "boyish" até os problemas com raiva e a situação dela com o Laurie (meu teddy, Definitivamente um dos meus personagens favoritos) e por mais que eu não tenha sido a maior fã da mudança que ela teve (perdendo algumas características marcantes para se adequar na "mulher ideal"), é inegável a maturidade e crescimento que todos os personagens tiveram.
Enfim, para mim pelo menos foi uma leitura de certa forma complicada (principalmente por ser um inglês antigoo) mas ainda sim boa e que eu vou levar pra vida!
Recomendo muito.

Mariane 25/03/2022

O final me surpreendeu
Eu assisti o filme de 2019 e o livro é muito diferente, porque as vidas da Jo e da Amy dão uma reviravolta mais pro final da história.
A essência de família e união apesar das dificuldades é ainda presente e algo muito bonito de se ler.
Amizade também é uma questão muito corriqueira no livro e descrita na sua mais genuína forma.
Gostei bastante, mas fui pega de surpresa pelo plot twist que mencionei no começo da resenha rsrs
Recomendo a leitura em inglês para aqueles que buscam aumentar o vocabulário. Porém cuidado com a linguagem mais arcaica que é muito usada pela autora!

"Into each life some rain must fall, some days must be dark and sad and dreary."

Nicole 07/03/2022

Aquele que ensina a amar.
Esse é o melhor jeito de descrever esse livro.
foi aqui que eu descobri o que é amar incondicionalmente. Até nas partes mais tristes você encontra conforto dentro dele, é realmente incrível.
Pensar que amar tem tantos ângulos e perspectivas diferentes, e até questionar se faz sentido achar que amar assim é real, mas sinceramente uma vez que você entra nesse livro o real deixa de ser desejável.

Nalaura 05/03/2022

Maravilhoso
Gostei muito do livro. Eu já gostava demais da Amy e do Laurie e ver o desenvolvimento deles aqui no livro foi muito bom, embora eu tenha desejado mais (mas isso a autora nunca poderia me dar, pela época em que o livro foi escrito). Gostei da Jo aqui no livro, ainda que o desfecho dela tenha me parecido meio forçado...? A Meg eu não tenho nada a comentar, até porque para os padrões da época ela deve ter atingido o "ápice da felicidade" (mas eu achei que ela ficou bem apagada após ter se casado).
No geral, um ótimo livro e dá para acompanhar super de boas em inglês. Recomendo!

Lala Fugi 23/02/2022

Fantastic but boring
Não irei debater a importância histórica do livros. É um clássico que se colocado em seu lugar na história tem todo o direito a fama e sucesso alcançados.
Contudo para os padrões narrativos de hoje em dia eu considerei Mulherzinhas um tanto quanto entediante.
Cada capítulo discute uma questão moral e referentes a rotina diária, os ideais comportamentais e a cultura de uma família classe média branca da época. Contudo as questões apresentadas são resolvidas rapidamente naquele capítulo.
Assim a sensação que tive é de estar lendo um conjunto de contos sobre um mesmo personagem.

Faffys 13/02/2022

Muito fofo
Conta a história de quatro irmãs que tem seus altos e baixos.
O livro é fofo, as vezes dá uma enrolada mas o final aquece o ??

Lívia Beatrice 03/02/2022

Adorável
Adorável é a palavra. Absolutamente adorável. Cada irmã é bem diferente uma da outra e cada personalidade é igualmente cativante por seu motivo individual. É impossível não ter sua favorita ou com quem mais se identifica, mas ainda assim torce por todas. O livro entrega cenas graciosas, delicadas e contundentes. Não é uma leitura muito fluida, toma tempo, mas vale bastante a pena. É um visão interessante pro leitor poder ver através de cinco pares de olhos com percepções do mundo tão diferentes.