O Sobrevivente

O Sobrevivente Aleksander Henryk Laks...

Resenhas - O Sobrevivente

1 | 2 | 3 | 4

@stoppajoao 16/01/2022

Um relato dolorosamente triste!!!
Depois de ver sua mãe caminhar para a câmara incineradora, assistiu a morte de seu pai que não resistiu às semanas de caminhada na chamada "Marcha da Morte", de mais de 500 quilômetros, entre vários campos de concentração.

Aleksander Henryk Laks, 72 anos, relata os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido e conta como conseguiu a eles sobreviver.

?Ninguém pensou em nós, judeus. Todos os países se omitiram, à exceção da Dinamarca. O silêncio do mundo indicava a aprovação ao plano de Hitler.?

vinicaio8 03/01/2022

Eu o conheci
Denso e tenso. Foi um enorme aprendizado ter visto a palestra e ter podido conversar com ele por pouco mais de cinco minutos. Vê-lo falar sobre alguns acontecimentos do livro só deu mais realidade a tudo que li.

MarianaCota 20/10/2021

Um livro excelente.
E o melhor ainda foi saber que tive a oportunidade de ouvir o próprio autor contar muitas das histórias ao vivo antes de falecer.

Alice 20/07/2021

Minha maior referência em relação ao holocausto!
Esse livro vale mais que as cinco estrelas que dei!
São coisas que jamais devem ser repetir, com ninguém.
Ele trata o antissemitismo, o holocausto e os acontecimentos da 2°guerra com o peso que deve ter. É um livro PESADO, não tem eufemismo porque não cabem eufemismos nessa situação. Acredito que usa-los em acontecimentos como esse é diminuir a luta de quem sobreviveu e o sofrimento de quem morreu. Além disso, abre espaço para que ocorra novamente.
O nazismo e o extermínio genocída devem ser tratados e descritos de forma pesada, para que nunca se repitam.

Okaywinx 01/04/2021

Biografia
Uma história com certeza muito emocionante. Se você for do tipo que se conecta com o livro com muita facilidade, como eu, se prepare para chorar, passar raiva, se emocionar e apreciar toda a tragetoria de um sobrevivente do holocausto.
Chorei muito com o final, amei a sinceridade dos acontecimentos, mas principalmente ver o ponto de vista de alguém que realmente viveu a época.
Se for sensível a histórias trágicas, apesar de não ser um livro que conte com grandes detalhes todas as coisas ruins, não acho que seja uma boa ideia se jogar de cabeça nele.

Vanessa 16/02/2021

Muito emocionante
Chorei do início ao fim, maravilhoso e retrata muitas coisas importantes vividas na época do Holocausto, grande história de superação!

Maria 09/02/2021

Emocionante e de tirar o fôlego
O relato emocionante, e sem poupar detalhes, de Aleksander me fez refletir mais que tudo. A crueldade expressa nas palavras desse livro me deixa muito triste em relação a humanidade. Mesmo que isso tenha sido no passado, o ser humano consegue ser cruel mesmo hoje em dia.
Sou o tipo de leitora que não consegue chorar lendo um livro, mas nesse não vou esconder que meus olhos lacrimejaram.
Terminei essa leitura com uma imensa vontade de abraçá-lo...

Duda 08/02/2021

Amei o livro realmente muito bom mais cheio de gatilho (pelo menos pra mim) a forma como ele descreve a violência dentro dos campos é bem pesado e ele n esconde detalhes
Mas não posso negar que eu aprendi bastante com esse livro.
Super recomendo de verdade é pequeno e super rápido de ler
A história é triste mas o final é feliz eu prometo.

Silvia AC/DC 07/01/2021

Muitas emoções
O livro é curto, mas sem enrolações. Já li dezenas de livros de sobreviventes e visitei 5 campos de concentração. Este foi um dos livros que mais me emocionou, que me fez sofrer junto com este homem (um herói) e acho que só aguentei ler inteiro pq sei que ele sobreviveu e felizmente teve uma vida longa aqui no Brasil. Super recomendo a leitura!

MellNavarro 15/11/2020

"Espero que meu passado não seja o futuro das gerações que estão por vir. Procuro mostrar aos jovens como as mentes das pessoas foram esvaziadas e dominadas por um louco, por ideias absurdas, e como se perdem o controle e o discernimento dos próprios atos. Alerto sempre para esse perigo..."

Thais.Pires 11/07/2019

Emocionante
Livro emocionante e forte além de muito triste. Realmente impactante os relatos deste guerreiro sobrevivente.

Paulascrap 14/12/2018

Uma lição de vida, perseverança e uma visão do pior momento da História!
📜Uma das melhore leituras de 2018 📜Um menino judeu, polonês de 12 anos e a cruel narrativa do terror que vai tomando conta de seu cotidianoe de sua família, sua chegada a Auschwitz, o inferno vivido, a sobrevivência ao extremo limite da força humana e o fim da guerra mas não do sofrimento. 📜Conheceremos em detalhes de forma crua e direta, nos chocando a cada linha lida. 📜O silêncio do mundo com o extermínio de pessoas nos destrói e a ignorância atual em acharem que o pior período da história morreu com o fim da guerra nos revolta. 📜Ouvir e repassar a experiência de vida de um sobrevivente do holocausto não é só uma leitura mas uma obrigação como ser humano, principalmente por não deixar esse passado ser esquecido ou pior ser desconhecido.

JEAN CARLOS 09/06/2017

''Um judeu ja estava condenado desde que o espermatozoide de seu pai fecundara o óvulo materno''
Nossa...que nó na garganta...relato seco e triste...li muitos livros sobre o holocausto e sem duvida esse é um dos melhores...ainda me pergunto: como pode existir seres humanos capazes de tanta atrocidades com outro ser humano?

1 | 2 | 3 | 4