A sabedoria da transformação

A sabedoria da transformação Monja Coen

Resenhas - A sabedoria da transformação

Lucinha 31/07/2021

O livro A Sabedoria da Transformação é o primeiro que leio de Monja Coen. Não é uma obra de auto ajuda, mas de reflexão sobre quem somos, suas palavras soam como se fossem um espelho em nossa frente.

Autora, que é monja budista, conta histórias e experiências que vivenciou ao longo de sua vida monástica desde os tempos em que morava nos EUA, passando pelos 11 anos que viveu no Japão e seu retorno ao Brasil.

Não é um livro religioso pois suas reflexões são válidas para todos os seres humanos que querem se auto conhecer e aprender a equilibrar suas emoções.

Jarbas15 21/02/2022

Diversas lições de vida
Livro leve e com diversas lições. Coeh nos da de bandeja suas experiências de vida como Monja e conta diversas parabulas com ensinamentos fascinantes, um livro não só pra quem gosta de budismo, mas pra quem gosta da vida.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/12/2021

Monja Cohen reúne histórias antigas e contemporâneas, personagens ilustres e anônimos. Com seu estilo característicos, leva o leitor a uma viagem pelos primórdios do Budismo e do Zen Budismo. Falando de situações cotidianas, traz os preceitos budistas para a realidade atual. Num texto leve e bem-humorado, com toque autobiográfico, convida o leitor a refletir sobre a própria vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542204407

Capitu 30/09/2021

Para quem deseja paz
Este é um livro para você que está desorientado, o legal que eu acho do Budismo é a liberdade que o Budah prega, de você aprender os ensinamentos e levar adiante somente aquilo que você acha que vai prático pra você. Com a monja aprendi a cultivar a paz interior, a enxergar as coisas além, fazer o bem sem temer um julgamento divino, mas porque esse querer fazer bem vem do melhor que está em você.

Will 29/03/2020

Ensinamentos para a vida
Não leia este livro achando que é de auto-ajuda. Apenas aproveite os ensinamentos e experiências que a Monja Coen consegue demonstrar de uma forma clara e transparente. Você pode aproveitar bastante os ensinamentos.

Lucas.Braga 05/04/2020

Surpreendente
O que mais gostei foi dos pequenos contos que começam como uma história qualquer e quando se percebe passaram uma mensagem incrível.

Gustavo Aranha 01/05/2020

Um livro excelente
Para quem não conhece esta brilhante mulher: Monja Coen é uma monja do Zen Budismo, começou seus estudos em 1983, em Los Angeles, e depois foi para o Japão quando se tornou monja. Neste livro ela traz vários casos super interessantes em que se destacam dois grandes aprendizados:
O primeiro foi algo muito simples, contudo muito transformador. Geralmente quando começamos aprender sobre meditação ou até outras práticas orientais, associamos o estado meditativo ao estado de ausência de pensamentos e completa plenitude. Mas como ela nos ensina - por meio dos hilários casos, em forma de pequenos contos - é que meditar é simplesmente observar os pensamentos. Não é plenitude. É conhecimento. É sair do piloto automático e se observar.
O segundo aprendizado veio com o caso de se entregar ao momento. Ela conta uma situação vivida, em que sentia frio, estavam numa tradicional caminhada, no Japão, numa temperatura menor que zero. Era uma espécie de ritual, e ela não poderia deixar de fazer sua parte ou prejudicaria a todos, e suas mãos estavam congelando, e por uma fração de segundo ela não se achou capaz, mas a energia da caminhada a transbordou, era algo mais forte que ela, não estava sozinha. O que aprendi com o caso? O corpo se adapta, no começo ela sentia muita dor, depois se acostumou.
Nos caminhos tortuosos da vida é assim, o início tem dor e dificuldade até aceitarmos o desafio e podermos começar a viver aquele momento. Assim também foi comigo, numa cirurgia recente, que enquanto eu lutava com o medo de sentir a dor, sentia a mais profunda agonia. Até o momento que entendi, que aquilo era singelo e único, eu deveria aproveitar aquela oportunidade e ser a própria dor. Parece não fazer sentido, mas fez toda a diferença. Transformei algo que era quase uma tortura em prazer. Portanto, apenas leiam e sigam essa mulher.

site: https://www.instagram.com/narrativasdoaranha/

smarcony 14/05/2020

Um banho na alma
Esse é um livro que vale a pena ter em mãos "em carne e osso" para podermos refletir em cada frase ali escrita e que, em alguns momentos na nossa vida, vivemos aquilo que está escrito ou ainda viveremos, se assim o quisermos!

Lica 16/05/2020

Resenha - A Sabedoria da transformação
Relatos sobre as vivências de uma monja zen budista. Traz fábulas, contos e ensinamentos budistas.

jumorgensten 28/02/2019

E depois dos vídeos, resolvi me jogar em um livro da Monja Coen.

Já adianto que li com olhos espiritualistas e não budistas. E para mim foi um show de culturas.

Coen relata as diversas experiências que possuiu e nos trás as tradições diferentes, principalmente na Índia e no Japão. Literalmente se viaja sem sair do lugar.

Ao longo da narrativa, ela vai misturando fatos gerais com a sua vida, onde nos conta como iniciou no budismo e a morte do pai da sua filha.

São 56 capítulos divididos em duas partes: Reflexões e Experiências. Ela coloca um tema, mostra uma história e depois nos dá o seu parecer sobre o assunto.

Coen comenta sobre as escolhas que fazemos, o não mentir, diferenças culturais, o céu e o inferno, liberdade, dar e receber, entre outros. É cada tapa na cara que você fica zonza. :P

3 fatos chamaram bastante a minha atenção:

A história na Índia que as crianças de até 12 anos não são cremadas, se decompõem a olhos vistos e são as comidas dos cachorros. Tudo na maior naturalidade. Para nós é chocante, mas, imaginem o quanto da nossa cultura não é chocante para eles? :)

Um fato que fiquei bastante intrigada é quanto a inveja e aos ciúmes dentro do Mosteiro. Você está ali para evoluir, se propõe a altos sacrifícios e fica de birrinha por ego. Os humanos são pessoas a serem estudadas mesmo porque ooolhaaaa.

E por fim, que existem muitos elos entre o Budismo e o Espiritismo, principalmente, na questão da evolução moral, do auto conhecimento e ajudar o próximo.

A leitura é bem leve e fluída. Se você tiver tempo consegue ler em um dia. As palavras mais complicadas é quando ela se refere as questões budistas, mais daí é uma questão sua ir mais a fundo para conhecer melhor a doutrina ou não.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/02/28/a-sabedoria-da-transformacao-monja-coen/

Carla 13/04/2020

Para refletir...
O livro é feito de histórias que nos levam a refletir sobre a vida, alguns conhecimentos sobre o budismo e passagens da vida da Minha Cohen, acredito que o livro seja exatamente para isto, reflexão. Se o objetivo for conhecer o budismo, acredito que este não será o livro.

wondanland 09/10/2018

Engrandecedor
Se servir, use. Se não servir, descarte.

Mariana.Cavesso 16/04/2020

Livro leve para uma reflexão do cotidiano. As histórias são sobre vários temas do cotidiano.

SarahSteffany 09/09/2021

Livro budista
É um livro budista com diversas histórias curtas e uma moral/ensinamento ao final de cada uma delas. É um livro que nos leva a refletir sobre como levamos a vida e como agimos/reagimos diante dela. Leitura muito edificante!!