Sombras do Medo

Sombras do Medo Camila Pelegrini

Resenhas - Sombras do Medo

1 | 2 | 3 | 4

Dri 11/09/2015

Uma distopia diferente de todas!
"(...) Relutamos tanto em acreditar em certas coisas que não nos agradam, que quando nos damos conta, a realidade cai sobre nós como um peso mior do que parecemos ser capazes de suportar."

Esse livro trata de uma distopia e só por isso ele já me ganhou. não sei se já comentei para vocês, mas eu adoro distopias e essa não foi diferente, pelo contrario, foi ainda melhor.

Essa é uma distopia, porém com uma história bem diferente de todas essas distopias que já estamos acostumados.

Na história conhecemos o mundo divido em cinco regiões. Cada uma delas tendo Singulares e Ordinários separados por uma muralha.
Os Singulares são os ricos, eles moram na Capital do lado de dentro da Muralha, ele têm vários banquetes e uma boa moradia.
Os Ordinários são as pessoas pobres que trabalham duro para ter uma refeição, moradia entre outras utilidades básicas.

A personagem principal que conhecemos nesta história é a Anabele, uma Ordinária. Ela tem 20 anos, mora com a mãe e está sempre na companhia de seu melhor amigo, Vicent.
Ela é uma menina/ mulher com um coração enorme totalmente disposta a ajudar a todos os que realmente precisam.

"(...) Você conseguiu, somente com amor resgatar o que de melhor já existiu nesse mundo(...)"
"(...) Talvez um dia a gente deixe de alimentar o caos e passe a alimentar a vida."

Como todo bom livro, neste também temos um pouco de romance. Anabele se apaixona por Henry, que é um forasteiro que chegou na cidade e ninguém sabe muito bem sobre sua vida.

Todos os moradores vivem já a muito tempo dessa forma, com essa separação e todo esse esforço, até que um dia as coisas começam a ficar diferentes.
As pessoas começam a sumir, aparecem gelo pelos lugares, ouvem gritos e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo, apenas sabem que quando esse tormento aparece alguém irá sumir. Como todo esse "problema" está afetando ambos os lados da muralha, presenciamos Singulares e Ordinários culpando uns aos outros, enquanto o problema e o caos não só persistem como também estão piorando.

"Eu sei que você sonha em mudar esse mundo, mas se serve de alguma coisa, saiba que você mudou o meu."

A Camila construiu uma história muito bem feita e muito bem elaborada, é uma história que te encanta, quando você começa a leitura e entra no mundo dos Ordinários e dos Singulares é impossível parar de ler e sair daquele mundo.
O assunto abordado foi genial, não consigo imaginar como não tinha lido nada relacionado a isso até hoje.
Quando desvendamos o que está acontecendo, nos deparamos com um duro choque de "realidade", é incrível a maneira como a história fica na nossa mente.

A história poderia ter sido mais longa e ter abordado alguns assuntos que quando começamos a leitura já estão acontecendo. Como por exemplo, como foi feita a divisão das regiões, e como Anabele começou a gostar de Henry.
Mas isso são pequenos detalhes, que a autora pode ter até deixado propositalmente para um próximo livro =D

Eu indico que todos leiam "Sombras do Medo", uma distopia diferente, um livro rápido, com uma história magnifica e que só tem a acrescentar para nós leitores!

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste."

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

Camilla 01/09/2015

Resenha do blog Segredos e sussurros entre livros
Sombras do Medo, escrito pela autora Camila Pelegrini, publicado pela Garcia Edizioni (com editora nova - nossa parceira Arwen - para uma 2ª edição), é um romance distópico nacional que aborda a precariedade de recursos naturais, egoísmo humano e um suspense bem interessante beirando o sobrenatural.

Anabele e sua mãe são ordinárias e, por isso, vivem ao redor de uma capital limitada por barreiras intransponíveis, trabalhando pelo precário próprio sustento e o dos singulares, que vivem na tranquila e esbanjadora capital. Habitantes da Terceira Região, a vida delas e dos outros ordinários não poderia ser mais dura. Todos eles são obrigados a trabalhar com os pouquíssimos recursos que restam, enviando a melhor parte para o sustento da capital, e recebendo em troca uma miséria como pagamento. Enquanto ordinários racionam água e comida, os singulares da capital fazem banquetes e vivem no luxo. A triste realidade ocorre desde o grande colapso do planeta, que no livro não é realmente explicado, apenas mencionado.

“Você disse que dependemos das árvores para viver. E não vejo mais muitas delas. Quer dizer que haverá cada dia menos de nós também?”

Apesar das dificuldades, o círculo de Anabele é formado de pessoas solidárias e capazes de lutarem umas pelas outras. Além dos amigos de toda a vida, Henry, um forasteiro um tanto irritante, acaba marcando presença na vida Anabele. Há um certo mistério em torno dele, mas por alguma razão afastá-lo não é bem uma opção. O problema é que singulares e ordinários vêm sendo perturbados por pesadelos terríveis e desaparecimentos inexplicáveis após um estranho evento congelante. Alguma coisa horrível está levando as pessoas e deixando apenas um frio de gelar os ossos e pedaços de gelo pelo caminho. E é então que a situação fica assustadora.

“(…) talvez os singulares estejam tentando mostrar de uma vez por todas que eles não somente mandam em todas as coisas do mundo como também direta e totalmente em nossas vidas.”

O livro é narrado em terceira pessoa, quase sempre com foco em Anabele. A princípio, percebem-se os elementos básicos de qualquer distopia: mundo pós-apocalíptico, governo mesquinho versus povo oprimido, personagens revolucionários que ainda não sabem a força que possuem, coisas horríveis acontecendo… enfim, cada detalhe muito comum ao tema. O que difere esta distopia, na verdade, acaba sendo um elemento surpresa (pelo menos para mim), que surge aos pouquinhos e dá um ar de ficção científica e sobrenatural bem assustador. O que está por trás dos desaparecimentos é algo realmente terrível, alimentado por uma das piores características do ser humano desde os primórdios. Não posso dizer o que é sem estragar a surpresa e, por isso, paro por aqui. Acho que basta dizer que toda a ação contida no livro (e tem bastante disso por aqui) é ligada a esses acontecimentos, que vão piorando a cada página e deixando uma apreensão daquelas no leitor.

“Todos os desaparecimentos fizeram sentido. Mas todo o resto deixou de fazer.”

O enredo é bem agradável, pois é muito objetivo, dando ao leitor, inclusive, a oportunidade de conhecer dois lados de uma moeda, a princípio incompreensíveis entre si. Não há um grande aprofundamento nos sentimentos dos personagens, mas bastante clareza em suas atitudes, algo que ajudou muito na construção de uma história com um ótimo ritmo. Li o livro em uma noite.
Confesso que o que me chamou mais atenção a princípio foi a capa. Saber que se tratava de uma distopia foi a cereja do bolo. Não me decepcionei com a história, pelo contrário, acabei encontrando elementos que me agradaram inesperadamente. Leitura mais do que recomendada a todos que curtem distopias com uma boa dose de romance e crítica social.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Conchego das Letras 17/07/2015

Resenha completa
Hoje estou trazendo um tipo de história que nunca tinha lido, logo, foi uma novidade para mim!! Não pude deixar de me assustar com um futuro quase real e ao mesmo tempo uma história que envolve romance.

Sombras do Medo é uma distopia da autora Camila Pelegrini, uma história que nos faz pensar sobre nossas atitudes, se a maneira que estamos vivendo está correta!

O futuro sem comida, sem água, sem dinheiro, sem vida social, sem casa... As pessoas que amamos morrerem de fome; o trabalho escravo estaria próximo?

Nos faz questionar se nós, humanos, estamos cuidando do nosso mundo, da natureza, do que Deus criou e nos deixou para cuidar! (Algumas pessoas não acreditam nessa versão, mas eu acredito)

Em Sobras do Medo a população é dividida em ordinários - pessoas pobres que só vivem para trabalhar - e singulares, que são os ricos que vivem uma vida de fartura. Os singulares, ainda não contentes com essa separação, fazem uma muralha, dividindo realmente a população.

Os ordinários vivem em total miséria, com pouca água, pouca comida, roupas rasgadas e trabalhando como escravos, sendo proibidos de ir para o lado dos singulares.

No livro vamos conhecer Anabele, uma ordinária, que vive com a mãe e seu melhor amigo, Vicent. Ela trabalha como todos os outros, mas apesar de ter poucas coisas para sobreviver, consegue dividir o que tem com um cachorro e uma senhora que estava sem condições de trabalhar. Mesmo com a bondade à beira da extinção, vivendo em uma situação deprimente, Anabele manteve um coração bondoso.

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste. No medo encontra-se a esperança e também a morte dela." - página 136

Não vou mentir, eu sou medrosa. Lia cada folha com medo!! Mas não porque era terror e sim porque vejo que esse futuro está próximo!! Fui envolvida por cada situação, procurei ter uma visão do ponto de vista dos singulares e dos ordinários e torcer para a felicidade de cada um.

Sombras do Medo realmente consegue passar uma sombra a cada página lida, ficamos imaginando o que mais de assustador poderá acontecer.

Quando achamos que nada poderia acontecer para piorar a vida desses ordinários, algo acontece para provar que sempre dá pra piorar.

À noite eles têm a luz cortada as 22h e sempre ouvem gritos aterrorizantes, chamas de "fogo" que transmitem um frio congelante e uma pessoa sempre acaba sumindo, sem nunca mais ser encontrada, ninguém encontrava. O que poderia estar acontecendo? O que poderia fazer essas pessoas gritarem e sumirem? O que estaria por trás disso?

Uma história cativante, aborda os sentimentos humanos mostrando que tem força tanto os bons quanto os ruins. Além disso, podemos perceber amor, amizade, família, caridade, coragem e por outro lado, egoísmo, maldade, orgulho.

Sombras do Medo é uma leitura agradável e que nos permite refletir, verificar em que posição está o egoísmo e o amor em nossa vida.

Gostou dessa resenha, feita por Daya Maciel? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/07/resenha-sombras-do-medo.html#more

Lary 28/06/2015

Prepare-se para mergulhar em seu pior pesadelo
Acredito eu que um dos maiores temores da humanidade atualmente é que acabe a água, acabemos com toda a flora e fauna do planeta. Estou certa? Pois então, nessa incrível distopia, Camila nos apresenta um mundo nessas condições, porém, ao invés do ser humano se juntar, se afastaram ainda mais e o que reina no mundo é o caos e a maldade.
Graças a essa maldade toda, ressurge uma criatura maligna a muito esquecida.
Tudo isso regado de romance, sarcasmo e companheirismo. Uma distopia fantástica incrível e que merece ser lida por todos. Na verdade, acho que somos nós que merecemos lê-la.

site: http://vidasempretoebranco.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4