As coisas que perdemos no fogo

As coisas que perdemos no fogo Mariana Enríquez

Resenhas - As coisas que perdemos no fogo

Fran 21/12/2020

O terror da realidade
Eu não sou uma grande leitora deste gênero, então peguei este livro sabendo que estaria fora da minha zona de conforto. O que eu são sabia é que estava prestes a me deparar com um terror muito mais assustador do que qualquer outro tipo: o horror do cotidiano, das mazelas que cercam a vida das grandes cidades, da própria maldade humana e, acima de tudo, o horror de ser mulher em um mundo onde isso ainda é tão perigoso.
Todos os contos do livro possuem algum toque de sobrenatural, e isso fica mais evidente em uns do que em outros, no entanto, o grande diferencial da obra é a forma como a autora evidencia que que o real é quase ou mais macabro que o fantástico. Ler sobre crianças decapitadas em rituais, mortos que ressurgem ou casas mal-assombradas pode até dar medo, mas nem se compara à sensação perturbadora de ler sobre tudo isso e descobrir que estes entes de outro mundo causam menos mal que as coisas reais com as quais nos deparamos todos os dias e nem sempre estamos atentos o suficiente para enxergá-las.
Eu gostei muito de quase todos os contos, com destaque especial para Menino Sujo e o conto que dá nome ao livro, as coisas que perdemos no fogo. Este último conto compila bem um tema recorrente nos demais: as diversas posições da mulher dentro da sociedade e a forma como ela é vista e tratada em cada uma delas. É quase como se cada uma das personagens femininas ao longo do livro fosse, em algum momento, julgada e condenada à fogueira (às vezes até por si mesma).
Quem tem problemas com finais abertos pode não se dar tão bem assim com o livro, pois essa é uma característica comum a todos os contos, mas mesmo assim acho que é uma leitura válida, porque a obra traz críticas sociais e reflexões tão importantes, que os finais em aberto se tornam irrelevantes perto da grandeza do desenvolvimento dos contos.

lipelimma 22/11/2023

⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐ Frases ou Citações

Camila 18/04/2021

Boa leitura!
Um livro excelente composto por vários contos. Os contos se passam na Argentina, país de nascimento da autora, e seus temas são histórias cotidianas com toques de suspense envolvendo lendas urbanas, problemas da vida, medos, depressão, histórias familiares. É uma excelente leitura e nos faz conhecer um pouco dos subúrbios de Buenos Aires. Só não dei 5 estrelas porque algumas histórias tem descrições explícitas que me deram uma certa agonia e achei uma leitura um pouco pesada para meu momento psicológico atual.

Jefferson Vianna 01/06/2020

Espetacular!
Que livro espetacular! Sem dúvidas um dos livros mais bem escritos que eu já tive o prazer de ler. Através de uma escrita muito envolvente e impressionante, a autora Mariana Enriquez cria personagens e cenários macabros e surreais que parecem se revelar aos poucos, numa narrativa que oscila entre a realidade e a ficção. Os contos 12 contos deste livro revelam o horror oculto no dia a dia, desafiam o que nomeamos impossível e verossímil, apresenta-nos uma realidade baseada no misticismo, nas crendices populares, na raiva e também na angústia das mais diversas existências. Um livro simplesmente maravilhoso, com uma narrativa de tirar o fôlego. Aqueles que criticam este livro, certamente precisam relê-lo, leram errado. Além disso, a crítica social presente no último conto “As coisas que perdemos no fogo”, conto que fundamenta o título deste livro é GENIAL! Difícil escolher, porém os contos que mais gostei foram: “A casa de Adela”, “Teia de aranha”, “O quintal do vizinho” e “As coisas que perdemos no fogo”. Leitura recomendada!

moonchildisz 31/01/2023

que espetáculo de escrita!
por mais que alguns contos tenham me marcado mais que outros, não deixei de admirar todos em seus respectivos jeitos

Cris 08/05/2023

Esperava mais
Temos aqui alguns contos interessantes e intrigantes, mas isso infelizmente não acontece em todos os contos. Alguns são entendiantes e não consegui absorver bem a mensagem.

Deaolive 02/01/2022

Livro com contos de terror onde apenas um ou outro se salva. Terminei o livro na força do ódio, pq a maioria dos contos me cansava de tal maneira q eu não via a hora desse livro terminar. Quase abandonei.

Carol B. 08/04/2021

Um conto mais perturbador que o outro. A autora mistura bem elementos de horror sobrenatural com um horror mais realista, um horror que, por mais que a sociedade tente ignorar, faz parte do cotidiano dos centros urbanos.
O único problema é que parece que uma das "coisas que perdemos no fogo" foi o final dos contos kkk. A autora não apenas deixa um final aberto, ela realmente termina os contos de forma bastante abrupta.
Ainda sim, valeu a leitura pelas sensações e reflexões que o livro provoca.

Nati156 02/07/2020

Credo, adorei!
Assustador, assombroso, tive pesadelo e dormi de luz acesa! Mas, ao mesmo tempo, me apaixonei ? lindo, maravilhoso, favoritado e provavelmente minha melhor leitura de 2020.

Thais.Classe 10/07/2022

Não gostei
Não sei explicar pq não gostei... Mas acho que foi por achar que os contos acabavam meio q sem desfecho.

gustavo francisco 06/11/2023

O que foi isso?! ?
É um livro de contos, e por começar a leitura bem no escuro ? eu não sabia disso! Isso torna a história bem dinâmica, ao mesmo tempo que faz sentido porque todas as histórias parecem, de alguma forma, pertencer ao mesmo universo. Temas como xenofobia, militarismo, autoritarismo, machismo, direitos sociais etc tecem a trama de todos os contos.
Recomendo bastante! Mas acredito que seja importante destacar alguns temas que podem ser sensíveis: violência contra mulher, homofobia, violência contra crianças, uso e abuso de álcool e outras drogas.

Nathália 22/06/2020

Ouvi comentários positivos sobre o livro e decidir ler já que é um livro pequeno também. Não me incomodei com os finais em aberto como muitos falaram, acho que assim no decorrer de algumas histórias e os finais não serem algo explícito e sim deixar o leitor imaginar, ligar as situações e consequências que poderiam ocorrer pode até ser mais assustador. Mas não consegui me conectar e gostar tanto. Alguns contos me prenderam outros me arrastei pra terminar. Enfim, mas é interessante a escrita da autora e os assuntos abordados ainda mais por fugir do sobrenatural.

Nati Farias 23/01/2021

Surpreendente
O livro me surpreendeu. Alguns contos são maravilhosos, outros nem tanto. Recomendo a leitura para quem gosta de terror. Contém estórias bem macabras.

Giovanna Batalha 24/05/2021

No geral são contos interessantes, que te fazem querer a continuar a ler, mas a grande maioria achei que acabavam do nada, quase como se estivesse faltando algo.

lau 05/06/2022

Terror urbano
É o meu primeiro contato com a autora e senti que apesar de ter esperando algo diferente, não fiquei decepcionada com o que encontrei.

Os contos acontecem na Argentina, cuja realidade não se diferencia tanto do Brasil: pobreza, favelas, corrupção e falta de políticas públicas. É nesse cenário urbano e de escassez que as histórias acontecem, contendo um pouco do realismo mágico, em outras um suspense e um horror gore. Alguns contos são mais do que perfeitos: o quintal do vizinho, fim de curso, a cada de Adela (o melhor). Outros, nem tanto, alguns finais foram deixados para a interpretação do leitor.

Eu gostei da escrita da autora, das críticas que ela traz e de ler um livro com um cenário latino-americano que consigo reconhecer. Com certeza irei ler as outras obras dela.